sexta-feira, 31 de março de 2017

Governador do Maranhão visita Lula e fala sobre caminhos inclusivos para deixar crise


O governador Flávio Dino, em visita ao ex-presidente Lula: "Precisamos retomar a ideia de que o Brasil não é programado para o fracasso" (Foto: Claudio Kbene)
O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), esteve nesta sexta-feira (31) na sede do Instituto Lula, em São Paulo, onde se reuniu com o ex-presidente e conversou sobre temas ligados à crise institucional por que passa o país e quais as soluções a buscar para deixar a retração sem penalizar aqueles em situação econômica mais precária.

"Vim para falar e ouvir do ex-presidente Lula sobre formas para retomar a trajetória de desenvolvimento com justiça social. No quadro atual, de crise profunda das instituições, é preciso buscar uma solução que seja positiva para a maioria do povo. Precisamos retomar a ideia de que o Brasil não é programado para o fracasso", explicou o governador.

Dino e Lula falaram também de um ponto de vista que têm em comum, sobre o que é prioridade atualmente dentro do fazer político de esquerda. "O fundamental é garantir que os poucos recursos públicos disponíveis em uma conjuntura de crise sejam aplicados na direção correta, priorizando os serviços públicos e o acesso a direitos. Este deve ser o núcleo programático da esquerda no Brasil, reabrir a porta aos direitos. àqueles que mais precisam." 


O governador exemplificou como a teoria se transforma em prática em sua administração no Maranhão. Hoje, o salário inicial de um professor da rede pública do Estado é de R$ 5,3 mil (regime de 40 horas semanais), o maior valor do Nordeste e um dos maiores do país. Em tempos de crise que deterioram e reduzem o raio de ação do serviço público, o Maranhão tem caminhado na rota oposta. "Temos conseguido manter os serviços públicos funcionando e aprimorando a sua qualidade, ainda que ampliando as ações. Ao mesmo tempo que já reformamos 547 escolas, construímos mais de 200 unidades novas. Estamos caminhando na direção do verdadeiro desenvolvimento, que tem que ser inclusivo".

Operação Batismo chega a Pinheiro

A convite do Diretor do PROCON estivemos hoje acompanhando  equipe de fiscalização na cidade de Pinheiro, uma nova etapa da "
Operação Batismo"  para fiscalizar postos de combustíveis e garantir a melhoria na prestação do serviço.
 Antes de iniciar a operação, foi apresentado o novo coordenador do órgão no município e entregue um carro para reforçar a fiscalização.
Com testes de qualidade e volumetria o PROCON iniciou a Operação pelo Auto Posto Diniz, onde foi acompanhado de perto pelo empresario Geraldo Junior que apoiou a fiscalização, e seguida a fiscalização chegou ao Posto Pericumã, Posto São José, Posto JR, Auto Posto Pinheiro, onde uma Bomba foi Lacrada, em seguida no Auto Posto Ferreira, Girafa, Pericumã II e Auto Posto Diniz II. Com a finalidade de garantir qualidade e segurança tanto para os consumidores como para os empresários informou o Duarte Junior.

Em conversa com ele me garantiu que o problema do Procom em Pinheiro está resolvido com a chegado de um coordenador e um viatura., e que vai fazer também uma parceria com a prefeitura de Pinheiro mas melhor servir nossa cidade.
 no intervalos entre um posto e outro o diretor do VIVA e  PROCOM realizou uma reunião com os colaboradores, oportunidade em que pode ouvir as reclamações, sugestões e de dizer o que pode ser feito no primeiro momento, como a revitalização do Procon com a chegada de um novo coordenador do órgão em Pinheiro, como a entrega de uma viatura e até o final deste mês vai resolver todos os pequenos problemas.
Em conversa com  o prefeito Luciano Genésio ele me garantiu que a prefeitura estará sempre a disposição para ajudar e fazer as parcerias  que se fizerem necessitarias.
A PM deu apoio na operação, e que outras venham como nos bancos que prestam um serviço de péssima qualidade.







quinta-feira, 30 de março de 2017

Articulação: Lúcio André já busca apoio para seu Projeto em 2018

Estamos nesse momento,Conversando com Dr Ricardo Advogado. 
Disputou a eleição para prefeito de Tuntum pela primeira vez 
E teve quase 10 mil votos 
E em seu sentimento nos confidenciou que se inspira politicamente no prefeito Luciano 
Pois acha sua história parecido com a dele 
E desde já está se comprometendo em caminhar conosco para a eleição que se avizinha 
Agora Tuntum e Dr Ricardo é Lúcio André.

Na contra mão do seu próprio discurso, o deputado Victor Mendes vai acumulando votos contra a classe trabalhadora

DEP. PINHEIRENSE VOTA A FAVOR DA COBRANÇA DE MENSALIDADES EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS.

Na contra mão do seu próprio discurso, o deputado Victor Mendes vai acumulando votos contra a classe trabalhadora, e agora se superou votando contra a classe estudantil, felizmente a PEC não passou e os aluno não vão pagar mensalidade nas universidades públicas
VictorMendes
Após votar contra os direitos dos trabalhadores brasileiros quando votou favorável ao projeto de terceirização, contra os pescadores votando contra o seguro-defeso. Agora o deputado federal Vitor Mendes vota a favor da cobrança de mensalidades em universidades públicas.
A votação aconteceu na noite desta quarta, mas foi barrada por não ter obtido o número de voto suficiente.
Curiosamente o Deputado Victor Mendes divulgou ainda no dia de ontem um vídeo se dizendo defensor da UFMA/Campus Pinheiro em virtude das manifestações que ocorreram, mas à tarde, mais uma vez, ele vota contra o próprio famigerado discurso ao votar “sim” em uma emenda à constituição, que caso fosse aprovada, mudaria a gratuidade das universidades públicas de todo o Brasil que passariam a cobrar mensalidades.
A matéria é tão absurda que chega a ser difícil de acreditar, como é que um parlamentar que se diz defensor dos direito do povo vota a favor de tal atrocidade social? Os impactos que isso acarretaria em nossa sociedade seriam imensos. O fato do nobre parlamentar não ter estudado em escolas/universidades públicas por ser de família abastada, não lhe dá o direito de tirar essa oportunidade de quem não pode pagar para ter uma formação acadêmica. É triste vermos o nível de nossos representantes.

MP denuncia Assis Filho secretário nacional de Juventude



A Promotoria de Justiça da Comarca de Pio XII, a 270 km de São Luís, ofereceu denúncia contra Francisco de Assis Costa Filho, que foi nomeado pelo presidente Michel Temer para o cargo de secretário nacional de Juventude. A denúncia consiste em peculato, falsidade ideológica, falsificação de documentos e participação em uma organização criminosa responsável por desviar dinheiro dos cofres públicos por meio de nomeações de funcionários fantasmas pagos pelo Município de Pio XII.

O Ministério Público diz que Assis Filho exerceu, no intervalo de quatro meses, seis funções na Prefeitura de Pio XII, entre 2014 e 2016. A denúncia mostra que em maio de 2016, Assis Filho aparecia na folha de pagamento do município nos cargos de secretário de Cultura, professor e procurador-geral do município. A denúncia foi feita em janeiro de 2017 e aponta outras 47 pessoas.



Do G1 Maranhão

SESSÃO DO DIA 29 DE MARÇO: CÂMARA APROVA O PLANO DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Na Sessão de ontem (29) a Câmara de Vereadores aprovou o projeto do executivo municipal criando o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – PMGIRS, que atuará diretamente com a Secretaria de Meio Ambiente, a lei tem como objetivo regulamentar o destino dos resíduos domésticos, industriais, hospitalares e outros, iniciando assim uma política de reuso de muitos materiais desperdiçados no meu ambiente.
O projeto que segue agora para a sanção do Prefeito João Luciano, contou com os votos favoráveis dos vereadores João Moraes (PSB), Rubemar (PMDB), Riba do Bom Viver (PDT), Alessandro Montenegro (PP), Paulinho Enfermeiro (PMN), Valter Soares (PV), Sandro Lima (PCdoB), Albininho (PCdoB) e Edinildo Rodrigues (PCdoB).
Faltaram à Sessão os vereadores Lucas do Beiradão (PSDB), Beto de Ribão (PSD), Capadinho (PMDB) e Oziel Menezes (PSD). Já o vereador Guto (PV) se absteve de votar.
O Vereador Elizeu de Tantan (PP) apesar de favorável ao projeto por ser o Presidente da casa só vota em casos excepcionais como empate por exemplo.

Igor Lago repercute decisão do STF e detona Weverton Rocha

Igor Lago ao lado do pai Jackson
Igor Lago ao lado do pai Jackson
O médico Igor Lago, filho do ex-governador Jackson Lago (já falecido), repercutiu a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) contra o deputado federal Weverton Rocha (PDT), que virou réu por peculato e violação à Lei de Licitações.
Em seu Facebook, o médico fala sobre uma suposta trama para Rocha se tornar deputado com único objetivo de ter foro privilegiado e escapar de “todo o processo na primeira instância devido ao Foro Privilegiado.”
Igor Lago diz ainda que o “Menino de ouro do Lupi e amigo-irmão do governador Dino, o rapaz foi reeleito no fisiologismo do atraso que impera em nosso Estado, um dos piores do país.”
E dispara: “PDT maranhense que restou foi pacificado e tutelado sob o lupismo e vive de barganhar espaços e nacos de poder.”
Leia abaixo:

Secretario Isaías e o Vereador Marcone, de Pedro do Rosário, são recebidos pelo Secretario de Estado da Cultura, Diego Galdino




Manter a tradição das manifestações juninas, com destaque para apresentação de bumba meu boi, danças, quadrilhas, tambor de crioula, apresentação de artista da terra e grupos de forró, entre outros. Esta é a determinação do prefeito Raimundo Antonio feia ao Secretario  Municipal de Cultura, Esportes e Juventude, Isaías Frazão.  

Para garantir os recursos do arraial, na semana passada o secretário  Isaias, acompanhado pelo Vereador Marcone do Cartório, esteve reunido em São Luis com o secretário de Estado da Cultura, Dr. Diego Galdino, discutindo parcerias que garantam a realização do festejo junino no município.

 “Devemos dizer que  podemos contar com o apoio do Governo do Estado para a realização do São João em Pedro do Rosário. Essa garantia nos foi dada pelo Secretário de Estado da Cultura, Diego Galdino. Estamos confiante”, disse o vereador Marcone.

Segundo o secretário Isaías,o prefeito Raimundo Antonio não medirá esforços para que o São João de Pedro do Rosário seja um dos melhores e mais organizados da região. “Já estamos trabalhando no sentido de termos um grande arraial na cidade” disse o secretário.  

Governo discute projetos esportivos para o município de Pinheiro


Secretário Márcio Jardim com o prefeito de Pinheiro, Luciano Genésio. Foto:Divulgação
O Governo do Estado está intensificado as parcerias com as prefeituras com o objetivo de incrementar as ações de esporte e lazer nos municípios. Na terça-feira (28), o secretário do Estado de Esporte e Lazer, Márcio Jardim, e o prefeito de Pinheiro, Luciano Genésio, discutiram, em São Luís, uma agenda de ações da Secretaria do Estado de Esporte e Lazer (Sedel) para o município.
Para Márcio Jardim, as parcerias entre o Governo do Estado e prefeituras são imprescindíveis para que as ações de esporte e lazer tenham pelo êxito. “Manter o diálogo com os municípios é de extrema importância para que haja um desenvolvimento no âmbito social, que ocorre a partir do esporte, utilizado como ferramenta de socialização. É por isso que nos empenhamos em manter esse contato com as cidades”, afirmou.
Luciano Genésio afirmou o interesse da prefeitura de colocar em prática, em Pinheiro, novos projetos e cursos voltados à valorização de atividades físicas, com o apoio do Governo do Estado e destacou atividades que a Sedel já realiza no município, como os projetos Longa Vida, ‘Mais Esporte e Lazer Para Todos’ e ‘Caravana Mais Esporte e Lazer’. Ele citou, também, cursos técnicos de arbitragem nas áreas de futebol, futsal, handebol, badminton, atletismo e beach soccer e entrega de materiais esportivos para prática das modalidades. Lembrou que Pinheiro é uma das cidades que sediará a etapa regional dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) este ano.

REIVIDICAÇÃO DE ALUNOS E PROFESSORES DA UFMA DESMENTE DISCURSO DEMAGOGICO DE DEPUTADO PINHEIRENSE

maxresdefault
Deputado Victor Mendes – PSD
Hoje (29) alunos e professores da UFMA/Campus Pinheiro percorreram ruas e avenidas da cidade reivindicando melhores condições para o pleno funcionamento da instituição de ensino, um movimento importante e democrático que encerrou na Câmara de Vereadores onde foi discutida uma pauta e formuladas algumas situações que podem vir a resolver à problemática.
O que causou estranheza foram os acontecimentos seguintes, imediatamente a noticia chegou a Brasília e ai começou a demagogia que justifica o título desta matéria, mas inicialmente queria recordar alguns fatos do passado voltando ao período em que se iniciaram os estudos de viabilidade para a instalação do Campus aqui em Pinheiro, nesse período, vários políticos do estado todo tentaram tirar um saldo da situação, e a obra ficou conhecida na época – como uma criança de muitos pais.
No entanto, passado todo esse tempo, o que se ver com a reivindicação de hoje é que “o pai que fez, não criou”. No trocadilho digo que diferente do inicio da construção onde tinham muitos que se declaravam preocupados e empenhados que a tão sonhada universidade saísse do papel, esqueceram ao longo do tempo e o Campus foi deixado de lado.
Recentemente foi ao ar na grade da TV Pericumã a divulgação da agenda do Dep. Victor Mendes em que ele afirmava ter destinado dinheiro para a UFMA e UEMA de Pinheiro, sem falar em várias intercessões que ele se declara muito comprometido com a educação dos pinheirenses. Mas, toda essa atenção que o parlamentar diz ter ficaria apenas na tribuna da Câmara Federal? Onde realmente está o empenho do parlamentar? O que vimos hoje é uma instituição às mínguas, sem orçamento, sem estrutura e sem pai.
Discursar da capital federal amparado por todas as “pompas” inerentes ao cargo de deputado é fácil, mas enfrentar as dificuldades para lecionar uma aula satisfatória, dificuldades com o transporte escolar, com a falta de segurança, dividir turmas com outros cursos é completamente diferente.

PREFEITO LUCIANO VISITA O CONHECIDO PARQUE DO POVÃO E DISCUTE CONSTRUÇÃO DE COMPLEXO ESPORTIVO NA ÁREA

povão
Ontem (29) o Prefeito João Luciano acompanhado dos vereadores Riba do Bom Viver e Sandro Lima e com os Secretários José Carlos Marinho e Filemon Guterres, Infraestrutura e Esporte respectivamente, estiveram visitando a área que é conhecida por Parque do Povão, para análise e viabilidade para construção de um grande centro esportivo para Pinheiro. 
O projeto contemplará 2 quadras, ginásio, área de Cooper, pista de skate, quadra para voleibol e basquete, além de espaços de interatividade. O Secretário de Esportes Filemon Guterres acompanhou a discussão e por ser conhecedor do projeto, considerou a obra como sendo de grande importância para a juventude desportiva da cidade. 
povão2
Já o Prefeito Luciano Falou da importância que é o esporte para a formação do jovem para a sociedade e para a vida: Proporcionar e facilitar o ingresso de nossa juventude no esporte faz bem para todos, para a sociedade porque afasta esse jovem das drogas, para a família pois dar a ele uma dimensão melhor do “mundo” e principalmente para o próprio jovem. Declarou o Prefeito João Luciano ao Blog.

quarta-feira, 29 de março de 2017

PREFEITO LUCIANO SE REÚNE COM A UFMA/CAMPUS PINHEIRO E FECHA PARCERIA IMPORTANTE

UFMA2
Na manhã de hoje (29) o Prefeito de Pinheiro Luciano Genésio esteve reunido com os professores da Universidade Federal do Maranhão – UFMA/Campus Pinheiro para discutir a possibilidade de firmar uma parceria entre o executivo municipal e a instituição de ensino. O Prefeito esteve acompanhado do Secretário de Educação Augusto Miranda, Secretário de Esportes Filemon Guterres e José Carlos Marinho Secretário de Infraestrutura.
A reunião tinha como pauta a atual situação do Campus no que se refere estrutura física da instituição, após expostos todos os problemas o Prefeito Luciano se comprometeu em concluir a quadra poliesportiva da Universidade.
Durante a reunião os professores explanaram que apesar de muitos falarem que ajudam a instituição, o que acontece de verdade é a falta de consideração com a importância dessa instituição para o alunado Pinheirense, foi colocado também que a Universidade não recebe nenhum recurso oriundo de emenda parlamentar como vez por outra se ver noticiado nos meios de comunicação da cidade.
Ao fim da reunião o prefeito Luciano enalteceu a parceria firmada pela importância que vai representar para os alunos, e concluiu agradecendo aos professores que se puseram a disposição para ajudar a gestão municipal.
UFMA4
Depois da reunião o Prefeito Luciano foi conferir in loco a real situação da quadra poliesportiva do Campus e se comprometeu com a recuperação da mesma
UFMA3UFMA

S.O.S Patas pede socorro e sua ajuda

O Projeto S.O.S Patas Pho está passando por dificuldades estamos mudando de casa e estamos sem ração para os animais resgatados das ruas de Pinheiro- Ma, por isso meus amigos venho pedir ajuda para o projeto não acabar. Muitos animais dependem de nós protetoras e sem a uma casa fica difícil de resgatar mais animais. Nos ajude a continuar ajudando os animais.

Para ajudar financeiramente:
Banco do Brasil
Ag: 566-5
C/c: 52507-3
Alysson Brunno Santos e Sousa

Se quiser fazer a Doação pessoalmente Rua Floriano Peixoto 570 - Centro.

Agradeço a atenção!
Letícia Guterres
98 981364300
🐶🐺🐱🐭🐹🐰🐷🐴🐑
Compartilhem

ALUNOS SAEM EM DEFESA DA UFMA CAMPUS DE PINHEIRO

Alunos da UFMA em Pinheiro, foram as ruas numa caminhada simbólica  em defesa da Universidade. 
A manifestação saiu da Praça do Centenário seguiu pela avenida principal até a Câmara de Vereadores, onde foram recebidos pelo Presidente Elizeu de Tantan e demais edis,  os mesmos foram convidados a entrar e participar da seção e mostrar as autoridades e a sociedade a situação em que se encontra o campus.
Prefeitura de Pinheiro:
Em reunião realizada nesta sexta-feira, 24, na Cidade Universitária Dom Delgado, entre a Reitora Nair Portela e o Prefeito da cidade de Pinheiro, Luciano Genésio, a Universidade Federal do Maranhão reafirma parceria firmada anteriormente entre o Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES) e a UFMA.

A reunião abordou as dificuldades enfrentadas pelo câmpus Pinheiro, como a infraestrutura e atrativos para receber novos profissionais, no caso do curso de medicina, a criação de cursos de especialização e pós-graduação como forma de fidelizar estes alunos àquela região.

Como já havíamos postado  AQUI: REVEJA



Ao final foram distribuídas aos vereadores e publico presente uma carta aberta veja abaixo na integra:

CARTA ABERTA EM DEFESA DA UFMA CAMPUS DE PINHEIRO

A Universidade Federal do Maranhão, desde a década de 1980, vem atuando na Baixada Maranhense, com o foco no município de Pinheiro, por meio da oferta de Cursos de Extensão e outros projetos de ensino e pesquisa, funcionando em caráter não formal até 2010. Em decorrência do processo de expansão das universidades para o interior do Brasil com a criação do REUNI – Projeto do Governo Federal, assinado pela UFMA, em 2007 e gestado desde então, foram implantados diversos campi no interior do Maranhão para abrigar os cursos de Licenciatura em Ciências Humanas e Ciências Naturais. Em Pinheiro, a UFMA passou a funcionar no prédio do DNOCS, na Prainha, abrigando os Cursos de Licenciatura citados. Naquele momento, as condições eram muito precárias, com a Instituição funcionando num prédio adaptado de um antigo hotel. Além disso, professores tiveram que trabalhar em condições insalubres e alunos assistirem aulas e realizarem sua formação em um ambiente inadequado. No ano de 2012, foi inaugurado o prédio da UFMA na estrada de Pacas. As condições foram melhoradas e os professores, técnicos e alunos puderam encontrar um ambiente bem mais adequado para a realização de suas atividades. O processo de expansão continuou e outros cursos foram criados e implantados, a exemplo de Medicina (2014), Enfermagem (2014), Educação Física e Engenharia de Pesca (2015). Até 2015, esses cursos tiverem que dividir o espaço físico com as Licenciaturas (apenas 8 salas de aula para 6 cursos). Apesar das dificuldades, professores, gestores, técnicos e alunos foram tentando se adaptar a este crescimento, visto que esta situação era provisória, uma vez que foram feitas promessas de investimentos de recursos federais para a construção dos prédios que abrigariam os cursos recém-criados. Depois de muita espera o prédio da Saúde foi construído com recursos do REUNI e do Programa Mais Médicos, do Governo Federal, com mais salas e laboratórios, abrigando majoritariamente o Curso de Medicina, mas também os cursos de Enfermagem e Educação Física. O curso de Engenharia de Pesca – sem salas, laboratórios e livros desde a sua criação, resolveu ocupar um antigo prédio da UFMA cedido ao Governo do Estado que fica na área do Campus. No entanto, seu funcionamento, mesmo que provisório, foi custeado pelos professores de Engenharia de Pesca e de Educação Física, pois a gestão superior, apesar de diversas solicitações, não disponibilizou naquele momento a estrutura necessária para o funcionamento do curso. O Curso de Educação Física, em condições ainda piores, não dispõe sequer de uma quadra poliesportiva adequada para a realização de suas aulas práticas, bem como também não tem acesso a equipamentos básicos, tais como bolas, argolas, tatames, etc. Ademais, há também problemas no que diz respeito a quantitativo de servidores para prestar serviços de maneira satisfatória a comunidade acadêmica. A Biblioteca no Campus, que atende aos seis cursos do Centro e que deve funcionar das 8h às 21h, só conta atualmente com uma bibliotecária, 2 que regimentalmente deve trabalhar apenas 6h por dia de forma ininterrupta, o que prejudica atendimento ao público, que não pode contar com os serviços da Biblioteca o dia inteiro. Estes são apenas alguns exemplos das dificuldades enfrentadas pelo Campus de Pinheiro que, pacientemente, acreditando que os gestores superiores precisavam de tempo para resolver as demandas dos cursos recém-criados e dos já existentes, esperou que a situação fosse regularizada, inclusive contando com os recursos pessoais dos docentes e a sua boa vontade, fazendo cotas para que as atividades do campus não fossem paralisadas, prejudicando ainda mais a formação dos alunos. Somem-se a isto os problemas estruturais comuns a todos, tais como a falta de iluminação do espaço externo do campus, gerando perigo para os que transitam ali principalmente no período noturno; falta de vigilantes, o que agrava o clima e insegurança; inexistência do muro para proteger os que ali se encontram; a livre circulação de animais, gerando perigo aos transeuntes e possibilidade de acidentes e transmissão de doenças; internet que não suporta a demanda do Centro; falta de salas de aulas para abrigar todos os cursos; obras paradas ou não concluídas, gerando prejuízos a todos. Desta forma, depois de se esperar a resolução de tais problemas pacientemente e ordeiramente durante todos esses anos, os alunos, docentes, técnicos e gestores, representados pelo Conselho de Centro do CCHNST, resolveram adiar o início do semestre letivo de 2017 até que os problemas estruturais básicos sejam resolvidos. A paralisação das aulas do UFMA – Pinheiro não traz impactos apenas ao público universitário, pois diferentemente dos ínfimos reflexos da UFMA dos anos 80 na região, atualmente, ela influencia significativamente a cidade e os municípios do entorno, gerando emprego, renda, conhecimento, pesquisa, extensão, formando uma geração de jovens que podem modificar profundamente os baixíssimos índices de desenvolvimento humano desta região. Se estamos adiando agora o início do semestre – medida drástica, porém no momento, infelizmente, necessária –, é porque estamos comprometidos com a Universidade Pública, sobretudo, aquela resultante do projeto de expansão, pois em regiões carentes como a baixada maranhense a presença de uma Universidade faz uma grande diferença. E se a falta de estrutura gerar o fracasso desse projeto, levando ao fechamento de cursos sem condições de funcionar atualmente, tais como o de Educação Física, Engenharia de Pesca, Enfermagem e Medicina, por exemplo, o impacto negativo será na própria região. Portanto, estamos lançando um grito de alerta em defesa da UFMA de Pinheiro; precisa-se de mais estrutura para funcionar e de um orçamento para que as atividades do campus não precisem depender completamente da UFMA de São Luís, como ocorre atualmente. Contamos, assim, com o apoio de todos os setores da sociedade civil para que possamos lutar em favor da UFMA em Pinheiro, uma luta legítima e em prol de melhores condições de trabalho e de funcionamento dos Curso ali presentes. Pinheiro, 29 de março de 2017

Sai 3ª chamada do seletivo para professores





Polícia apreende armas em residência de sargento da PM


O policial que não teve o nome divulgado terá que esclarecer a procedência das armas.

Durante uma operação da Superintendência de Repressão e Combate ao Narcotráfico (Senarc), realizada na manhã desta quarta-feira (29), resultou na apreensão de armas na residência de um Policial Militar, no Bairro de Fátima.
De acordo com informações do delegado Carlos Alessandro, durante o cumprimento de busca e apreensão, cinco armas de fogo foram encontradas em poder do sargento da PM.
O policial que não teve o nome divulgado foi conduzido para sede da Senarc para esclarecer a procedência das armas.

Armas apreendidas: duas pistolas, um revólver calibre 38 e duas escopetas calibre 12 e várias munições.

Fonte MA10

WhatsApp dará dois minutos para usuário se arrepender e 'cancelar' mensagem


O WhatsApp continua testando a possibilidade de permitir aos usuários o cancelamento do envio de uma mensagem, oferecendo uma chance para de evitar que uma publicação constrangedora chegue ao destinatário. A empresa já desenvolve a ferramenta há alguns meses, mas agora reduziu o período em que é possível “revogar” o envio.

Quando o recurso foi conhecido inicialmente, o WhatsApp pensava em dar até 29 minutos para que o usuário deletasse o post, mas agora esse período se transformou em apenas 2 minutos, como informa o perfil WABetaInfo, que acompanha e destrincha as atualizações do aplicativo atrás de novidades.


Para quem ainda não entendeu como o recurso funciona: a ideia de revogar a mensagem é diferente do recurso de apagar que existe atualmente. Hoje, quando você deleta um envio, a outra pessoa ainda recebe o material; ele só some da sua tela. Com a nova ferramenta, seria possível remover a publicação do celular do destinatário, permitindo que ele não veja alguma publicação de que você tenha se arrependido de enviar. A pessoa ainda será informada de que chegou alguma mensagem sua, mas não terá acesso ao conteúdo.

Com a restrição de 2 minutos, a janela para o arrependimento diminuiu drasticamente, no entanto. Após o período, não será mais possível cancelar o envio.

O recurso, por enquanto, está escondido no aplicativo, mesmo para os usuários da versão beta, e as informações têm sido obtidas “hackeando” o app a cada update atrás de novidades. É importante observar que ferramentas em fase de testes nem sempre acabam chegando à versão final, então existe a chance de que o WhatsApp nunca receba a versão final do recurso.


Fonte: Olhar Digital

Justiça - Preso o acusado de matar o vereador Cesar da Farmácia em Godofredo Viana


Como é muito conhecido o dito popular, o crime não compensa, por mais que o elemento fuja, se esconda, mais um dia ele cai nas malhas da justiça, e certamente pagará por seus atos, mesmo nossa justiça sendo morosa, mas um dia a casa cai para o mundo do crime.

Finalmente a justiça começa a ser feita, e por mais tardia que seja ela se fará presente, foi capturado em Imperatriz no final da tarde desta terça-feira (28), o homem acusado de assassinar por encomenda, o vereador de Godofredo Viana no final do ano passado.

Cumprindo decisão, Policiais da 10ª Delegacia Regional de Imperatriz, cumpriram mandado de prisão em desfavor de Gabriel Vieira Almeida, 18 anos de idade, e o principal acusado do assassinato do vereador, conforme investigações, o assassino teria chegado em Imperatriz na ultima segunda feira(27), vindo da cidade de Maracaçumé, e foi preso na Rua 12, Bairro São José. 

Sob o mandato de prisão, Gabriel é acusado de ter assassinado no dia 08 de Dezembro de 2016, o vereador Cezar Augusto Miranda, mais conhecido por Cesar da Farmácia. 

O crime aconteceu dentro da farmácia da vitima, na cidade de Godofredo Viana, o vereador foi alvejado com três tiros a queima roupa.


Depois de ter sido capturado, o acusado deve ser recambiado para o Complexo penitenciário de Pedrinhas, onde deverá cumprir a pena pelo crime cometido.


Via Noticia da Foto

Eri Castro rebate denuncias vazias de ex vice prefeito

 "César quem tentou fraudar às eleições ao excluir da lista de filiados do PT a professora Lucinês, nossa candidata a presidenta do partido em Pinheiro, e mais 4 pessoas. Isso foi objeto de denuncia e foi reparado pela Direção Nacional do PT.
O processo disciplinar contra César será aberto nos próximos dias, cabendo suspensão de filiação e ou mesmo expulsão.
Ademais, quem é César para falar de abuso de poder político e econômico.
Todos sabemos como foi que ele levou o PT para às guarras de Filuca.
O PT de LULA que tem o apoio do senador Waldir Maranhão e do prefeito Luciano não pode se intimidar diante dessa situação.
Filuca  e César farão de tudo para manter o PT de Pinheiro prisioneiro de seus interesses.
Mas, está na hora da nossa reação na mesma densidade."

Eri Castro

PIRACEMA: MUDANÇA JÁ.
Eleições do PT dia 9 de abril.

Achado macabro: Corpo de homem é encontrado esquartejado no Residencial José Reinaldo, em Ribamar


O corpo de um homem, ainda não identificado, foi achado esquartejado e decapitado no fim da manhã desta terça-feira (28), na localidade São Brás dos Macacos, nas proximidades do Residencial José Reinado Tavares, região da Cidade Olímpica, em São José de Ribamar.

Os moradores da região encontraram a cabeça do homem em um monte de areia, em frente a uma residência. Já o tronco e os membros estavam espalhados por uma área de matagal.

Ao se deparar com o achado cadavérico, os moradores entraram em contato com a Polícia Militar do Maranhão, que enviou de imediato uma guarnição ao local.

A região onde ocorreu o crime é dominada pelo tráfico de drogas, com registro de grande número de assassinatos. Suspeita-se que pode ter sido uma espécie de acerto de contas.

Weverton Rocha vira réu no STF por violação à Lei de Licitações e peculato


Por Fabiano Costa, G1, Brasília

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) aceitou denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal e tornou réu nesta terça-feira (28) o deputado federal Weverton Rocha (PDT-MA) pelos crimes de violação à Lei de Licitações e peculato (desvio de recursos praticado por servidor público).

O deputado é acusado pelo Ministério Público Federal de irregularidades, em 2009, quando era secretário de Esporte e Juventude do Maranhã, na contratação de uma empreiteira e de dispensa de licitação para a reforma de um ginásio de São Luís.

O Ministério Público afirma na denúncia que o contrato, com dispensa de licitação, foi fechado inicialmente em R$ 1.988.497,34. Posteriormente, destacou o MP, Weverton Rocha assinou um termo aditivo ao contrato inicial no valor de R$ 3.397.944,90.

Procurada pelo G1, a assessoria do deputado informou que ele acredita no Judiciário e tem "plena confiança" de que, ao final da ação penal, "ficará provado que não houve obtenção de vantagem indevida ou injusta para ele ou para outra pessoa, não houve superfaturamento ou prejuízos ao erário público".

"A licitação em questão foi dispensada com base em decreto de emergência do então governador Jackson Lago, dentro do prazo estipulado, e fundamentada pelo parecer da Assessoria Jurídica da Secretaria de Esportes", acrescentou a nota.

A denúncia
Segundo a denúncia do Ministério Público, o deputado do PDT cometeu irregularidades ao contratar uma empresa para a reforma de um ginásio em São Luís sem licitação.

A suspeita de irregularidades na contratação da construtora começou a ser investigada pelo Ministério Público maranhense, mas o caso foi enviado ao Supremo quando Weverton Rocha assumiu uma cadeira na Câmara dos Deputados.

Segundo as investigações do MP, houve fraude no procedimento administrativo que contratou a empresa Maresia Construtora Ltda para executar a obra. Os procuradores da República afirmam que houve omissões, descuidos e condutas irregulares por parte de Weverton Rocha.

A denúncia do Ministério Público acusou Weverton de alterar contrato "de forma ilegal", contrariando o que prevê a Lei de Licitações.

Ainda de acordo com os procuradores da República, o dono da empreiteira contratada sem licitação desviou dinheiro da obra para "benefício próprio" com o apoio do então secretário.

O julgamento
No julgamento da denúncia, a relatora do processo, ministra Rosa Weber, recomendou que o tribunal aceitasse a acusação de violação à Lei de Licitações. A magistrada, no entanto, rejeitou a denúncia por peculato.

Ao votar, os ministros Alexandre de Moraes, Marco Aurélio Mello e Luiz Fux acompanharam Rosa Weber em relação ao crime das licitações, mas divergiram dela sobre rejeitar a acusação de peculato. Por maioria, Weverton se tornou réu pelos dois crimes.

Com a decisão da Primeira Turma, será iniciada, a partir de agora, a fase chamada de instrução processual, na qual há a coleta de provas e depoimentos de testemunhas, tanto de defesa quanto de acusação. Ao final desse processo, o STF terá que decidir se condena ou absolve o parlamentar do PDT.

Gastos com pessoal: TCE-MA emite alerta a 62 prefeitos; saiba quais

  O Tribunal de Contas do Estado (TCE), por meio de sua Secretaria de Fiscalização (Sefis), emitiu alerta relativo ao limite de gastos com p...