segunda-feira, 31 de agosto de 2015

BABALAÔ DO MARANHÃO PREVÊ O RETORNO DE ROSEANA AO GOVERNO


O mais famoso babalorixá do Maranhão, Wilson Nonato de Souza, o “Bita do Barão”, que declara 107 anos de idade, declarou à edição de agosto da revista Maranhão Hoje que a ex-governadora Roseana Sarney ainda vai voltar ao poder e "mandar muito" no Maranhão.

Muito embora diga que não gosta de se meter em assuntos de política, Bita do Barão criticou o governo de Flávio Dino (PCdoB), que estaria deixando o Maranhão "derrubado". Disse também que continua amigo do ex-presidente José Sarney, e que durante encontro com a ex-governadora Roseana Sarney aconselhou-a a voltar para a política.

Em 2013, à mesma revista, ele contou haver aconselhado Roseana a deixar a política para cuidar de sua saúde. Bita do Barão, que cobra R$ 500,00 por consulta e “trabalho completo” até por R$ 100 mil, é um homem rico, ao contrário da maioria dos donos de terreiro. Ele garante ter poderes tanto para o bem quanto para o mal, mas não aceita fazer nada que prejudique alguém.


Bita do Barão afirmou ao jornalista Diego Emir que percebe estar se aproximando a hora de sua partida, ou seja, acha que não viverá mais muito tempo, e anuncia que todos os preparativos para seu funeral estão prontos, porém não revela onde será sepultado, até porque seu corpo pode ficar espalhado por várias partes do Maranhão.

Prefeitos do Maranhão torram o dinheiro público com bandas de forró


Uma lástima que ocorre no Maranhão e que, por conseguinte, legitima o quadro de miséria e fome na maioria dos municípios e realização excessiva de festas públicas.

Em qualquer matéria escrita ou televisionada que aborde a fome no Brasil, os municípios maranhenses serão sempre os primeiros a serem focalizados.

Não foi diferente com a matéria que chocou o país abordando o mapa da fome realizada pela TV Record. As cidades de Belágua, Centro do Guilherme e Marajá do Sena  envergonharam, mais ainda, o nosso combalido estado neste quesito.

Não é de hoje que prefeitos e prefeitas de cidades paupérrimas preferem despejar uma dinheirama substancial dos recursos públicos nas famigeradas bandas de forró eletrônico. Ou o "falso forró",  como diriam os entendidos de música.

Por conta da falta de investimentos em áreas prioritárias do município como, por exemplo, atendimento médico, alimentação escolar, educação de qualidade, iluminação pública e saneamento básico, a população fica à míngua e acaba migrando para os bolsões de miséria e pobreza da capital.

Pelo andar da carruagem, ainda veremos o dinheiro das nossas cidades ir embora nos ônibus dos safadões, pavanellis, sacodes e outros lixos da vida.

Um desgraça que teima em manter a "sindrome de gabriela" no estado.

Janot PGR determinou arquivamento de investigação contra a campanha eleitoral de Dilma Rousseff

Rodrigo Janot
Rodrigo Janot em sabatina no Senado: ele acaba de ser reconduzido ao posto de PGR
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, se tornou alvo da oposição e do vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Gilmar Mendes, após determinar o arquivamento de uma das investigações contra a campanha de Dilma Rousseff em 2014. A apuração foi solicitada por Mendes e é defendida pela oposição, que busca uma maneira de remover Dilma do Planalto antes de 2018.
A devassa nas contas eleitorais da petista é uma das estratégias da oposição contra Dilma. Nas últimas semanas, esse "plano B" ao impeachment foi colocado em prática por Mendes por meio de seu cargo na Justiça Eleitoral – Mendes também é ministro do Supremo Tribunal Federal.
Relator das contas de Dilma logo após a eleição de 2014, ele dera parecer favorável à papelada, com três ressalvas somente. O relatório acabaria aprovado pelo TSE por unanimidade em dezembro. Mendes resolveu, porém, desarquivar o caso. 
Às vésperas das últimas passeatas “Fora Dilma”, realizadas em agosto e fomentadas pelo PSDB, o ministro decidiu pedir novas investigações sobre as contas eleitorais de Dilma “tendo em vista fatos amplamente noticiados”, como doações ao PT por parte de empreiteiras metidas na Operação Lava Jato. Nenhuma das “ressalvas” originais tratava da Lava Jato. A reabertura do caso contra Dilma foi determinada pelo TSE, em debate acalorado na semana passada, e Mendes determinou uma série de investigações envolvendo a campanha petista.
No domingo 30, após examinar os pedidos feitos por Mendes, Janot determinou o arquivamento de uma das apurações: a que envolve supostas irregularidades cometidas pela gráfica VTPB Serviços Gráficos e Mídia Exterior Ltda, fornecedora da campanha de Dilma.
Segundo Janot, "não foram constatadas irregularidades praticadas pela empresa no que diz respeito às esferas eleitoral e penal". Os fatos narrados, diz o PGR, "não trazem indícios de que os serviços gráficos não tenham sido prestados, nem apontam majoração artificial de preços".
Em seu parecer, Janot destacou o que chamou de “inconveniência” da Justiça Eleitoral e do Ministério Público Eleitoral de se tornarem “protagonistas exagerados” da democracia. Na análise do pedido, o procurador-geral citou ainda a possibilidade de uma “judicialização extremada” do processo político eleitoral e destacou que a democracia deve ter como atores principais candidatos e eleitores.
As declarações de Janot constam em despacho, datado de 13 de agosto, a favor do arquivamento do pedido feito por Gilmar Mendes. Segundo o texto, os fatos apontados pelo vice-presidente do TSE não apresentam “consistência suficiente para autorizar, com justa causa, a adoção das sempre gravosas providências investigativas criminais”.
Mendes e oposição criticam Janot
O parecer de Janot irritou Gilmar Mendes, advogado-geral da União durante o governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), nomeado por ele para o STF. Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, Mendes disse que Janot atuava como "advogado" de Dilma.
Gilmar Mendes
Gilmar Mendes durante sua posse no TSE: ele quer mais investigações contra Dilma
"Continuo convencido da necessidade da investigação diante da relevância dos fatos, independente da questão eleitoral", disse Mendes. "O procurador deveria se ater a cuidar da Procuradoria-Geral da República e procurar não atuar como advogado da presidente Dilma", afirmou o ministro.
Em nota, os líderes de PSDB, DEM, PPS e SD na Câmara criticaram a decisão de Janot e o que avaliam ser uma tentativa de "dar lições ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e às oposições." "No processo eleitoral, eleitores, partidos, Justiça Eleitoral e Procuradoria têm papéis distintos e complementares e é fundamental que todos cumpram o que lhes cabe, com equilíbrio e isenção. 'Inconveniente' seria se não o fizessem", escreveram os deputados.
Abaixo, a íntegra da nota:
Causou grande estranheza nas Oposições os termos da decisão assinada pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, determinando o arquivamento do pedido de investigação referente às contas da campanha da presidente da República, Dilma Rousseff.

Não obstante os fortes indícios de irregularidades apontados, o despacho do procurador parece querer dar lições ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e às Oposições.

No processo eleitoral, eleitores, partidos, Justiça Eleitoral e Procuradoria têm papéis distintos e complementares e é fundamental que todos cumpram o que lhes cabe, com equilíbrio e isenção. "Inconveniente" seria se não o fizessem.

Acreditamos, da mesma forma, que a "pacificação social", aludida pelo procurador, só virá quando não pairarem dúvidas sobre os métodos utilizados pelos candidatos para vencer eleições, sobretudo quando um dos concorrentes, no caso a presidente Dilma, ter anunciado, um ano antes do início do processo eleitoral, que eles poderiam “fazer o diabo quando é hora de eleição”.

O voto, como disse corretamente o ministro Joao Otávio de Noronha, do TSE, garante a presunção da legitimidade, que só será confirmada quando da decisão final da Justiça Eleitoral.

O TSE já formou maioria para investigar as graves denúncias de ilícitos, alguns deles apontados não pelas Oposições, mas por colaboradores no bojo da Operação Lava Jato, que vem tendo como justo "protagonista" exatamente o Ministério Público Federal, o que justificaria ainda mais o avanço das investigações.

Continuaremos aguardando e confiando na imparcialidade da Procuradoria-Geral da República para que ela continue cumprindo, como vem fazendo, o papel de guardiã dos interesses da sociedade.
Rubens Bueno, Líder do PPS
Carlos Sampaio, Líder do PSDB
Arthur Maia, Líder do SD
Mendonça Filho, Líder do DEM

Moradores da Matriz interditam a Rua Antenor Abreu

Assim como os moradores da Rua João Paulo segundo no Bairro João Castelo,  que desde 2013 lutam para o prefeito arrumar aquela rua, os moradores da Matriz, especialmente da Rua Antenor Abreu resolveram cortar a ruas em 3 pontos para chamar a tenção do prefeito Filuca Mendes, que promete asfaltar a referida rua no período eleitoral e depois esquece... Ocorre que essa rua já foi asfaltada na primeira gestão de Filuca, e como podemos perceber a rua não volume em trafego de carros mais o asfalto frio “Sorinzal”  já se desmanchou todo e assim como João Castelo, Matriz a cidade de Pinheiro está abandonada pelo poder publico.




Antenor Abreu

Rua Joao Paulo II

sábado, 29 de agosto de 2015

Brasil vence por 4 a 1 no TSE, mas ministra de Dilma chuta a bola pro mato

Boa notícia:
Por 4 votos a 1, ficou garantida no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a reabertura da ação do PSDB pela impugnação do mandato de Dilma Rousseff e do vice Michel Temer por abuso de poder político e econômico durante a campanha presidencial de 2014.
LóssioMá notícia:
Assessora da campanha de Dilma de 2010 e indicada à corte pela própria mulher sapiens, a ministra Luciana Lóssio pediu vista do julgamento, só para atrasar a investigação por mais uma semana, assim como Dilma quer atrasar por mais 15 dias suas explicações ao Tribunal de Contas da União (TCU), recorrendo até ao STF.
A oposição já havia adiado a reunião sobre o pedido de impeachment para o ‘momento adequado’, que seria após as decisões de pelo menos um dos dois tribunais e também a do PMDB de sair da base aliada, adiada para o congresso do partido em 15 de novembro.
Dilma, portanto, investe na bola de neve do atraso nacional para tentar ser salva pelo gongo.
No TSE, votaram pela continuidade da ação os ministros Gilmar Mendes, João Otávio de Noronha, Luiz Fux e Henrique Neves.
Contra, só a governista Maria Thereza de Assis, que havia pedido o arquivamento do caso e insiste na tese vencida de que o tribunal não seria o local para discutir as fraudes descobertas nas contas da campanha de Dilma, uma vez que os crimes já são apurados pela Lava Jato em Curitiba.
Agora, faltam apenas os votos de Lóssio e de outro “ex”-advogado do PT: o presidente do TSE, ministro Dias Tóffoli.
Para o bem do Brasil, eles só podem reduzir o placar para 4 a 3.
A propósito:
– Repórteres não vão emparedar Dias Tóffoli por presidir um TSE que aprovou contas sujas da campanha de Dilma, cheia de gráficas fantasmas?
– Imprensa tem de perguntar: Dias Tóffoli, o senhor preside o TSE para legitimar campanha suja, ou a legitima por incompetência no exame das contas? (As duas coisas?)
– Gilmar Mendes, que pediu nova investigação da campanha de Dilma, havia admitido no vídeo abaixo o despreparo do TSE. E Tóffoli?

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Hospital Regional da Baixada Maranhense será inaugurado em setembo

Quase tudo pronto para inauguração do Hospital Regional da Baixada Maranhense, que por gesto de reconhecimento ao empenho deve ter seu nome mudado para Dr. Jackson Lago, o saudoso governador chegou a mandar o dinheiro para a construção do mesmo."Socorrão da Baixada". Essa ideia de hoenagem que partiu do nosso amigo Herasmo Leite foi copiada e apresenta na Assembleia por um deputado, esperamos que seja aprovada essa merecida homenagem ao Medico e ex-governador.
Esse hospital que contará com com cem leitos e dez médicos de plantão, não atenderá Urgência e Emergência,  é um hospital de alta complexidade, em Pinheiro por exemplo a porta de entrada será o hospital Antenor Abreu, que encaminhará para o hospital regional, "o paciente sofreu um acidente teve um traumatismo, ele vai para emergência, e de lá quando chegar no hospital  terá uma equipe inclusive com neurocirurgiões" nos adiantou um técnico que preferiu não ter seu nome divulgado.
A data da inauguração esta prevista para o dia 23 de setembro, o hospital já esta todo equipado, faltando apenas completar a equipe de  cerca de 454 funcionário, e do pleno funcionamento do Hemo núcleo que ja esta sendo revitalizado.  

Abandono da educação em Governador Nunes Freire resulta na interdição de dez escolas

Escolas estão em situação precária
Escolas estão em situação precária
O Ministério Público do Maranhão, por meio da Promotoria de Justiça de Governador Nunes Freire, encaminhou, em 25 de agosto, Recomendação ao prefeito Marcelo Dantas Silva e ao secretário de Educação, João Marinho, solicitando modificações e interdições em dez escolas de ensino fundamental do município.
A Recomendação, de autoria da promotora de justiça Laura Amélia Barbosa, também requer a construção de prédios próprios; a regularização do fornecimento de merenda escolar e a compra de equipamentos, entre carteiras e ventiladores.
Prefeito de Governador Nunes Freire
Prefeito de Governador Nunes Freire, Marcel Curió
O documento refere-se às escolas São José I, Faixa do Clóvis, Reginaldo Lima dos Santos, Severo Soares dos Santos, Antonio Torres, Governador Nunes Freire, Hamilton Werneck, Vila União, Povoado Macaxeira 2 e Pequeno Príncipe.
AUDIÊNCIA PÚBLICA
A entrega da Recomendação foi feita durante a Audiência Pública que discutiu a qualidade da educação no município, em 25 de agosto, na Câmara de Vereadores, realizada em atendimento a pedido do MPMA.
Além da promotora de justiça, também participaram representantes da Prefeitura, da Câmara de Vereadores e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma) no município.
SALAS SEPARADAS
Dentre as escolas citadas no documento, em pelo menos três unidades de ensino, as salas de aula funcionam separadamente dos prédios. Outras duas não têm prédios próprios, funcionando em edificações cedidas ou alugadas.
O caso mais grave é o da Escola Fundamental Faixa do Clóvis, cuja sala funciona no prédio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STTR) do município. Há outro cômodo que serve para local como classe e secretaria ao mesmo tempo.
“Nesse colégio, também há outra sala em que o aluno vê e ouve a aula ministrada na sala vizinha. Ocorre uma verdadeira mistura de conteúdos”, exemplifica a promotora Laura Amélia Barbosa.
Na Escola Fundamental Severo Soares dos Santos, três salas funcionam sem janelas, sem ventilação e sem ventiladores. As carteiras também devem ser trocadas, devido às suas condições precárias.
Ainda de acordo com a representante do Ministério Público, algumas escolas não têm banheiro; e os banheiros das que têm são totalmente inadequados”.
PEDIDOS
A Recomendação estipula o prazo de 30 dias para cumprimento das solicitações feitas, à exceção dos casos em que foram requeridos prazos específicos.
No documento, também foi estabelecido o prazo de 10 dias para que o Município de Governador Nunes Freire informe ao MPMA as providências tomadas para cumprir as solicitações, sob pena do ajuizamento de medidas judiciais.
Governador_Nunes_Freire_Escolas__9


Governador_Nunes_Freire_Escolas__12
Do:Blog do Luis Cardoso

Flávio Dino e ministro do Desenvolvimento Agrário anunciam ações para a Baixada Maranhense

Governador Flávio Dino e ministro Patrus Ananias entregam título de propriedade a produtora de São Bento. Fotos: Nael Reis/Secom
Governador Flávio Dino e ministro Patrus Ananias entregam título de propriedade a produtora de São Bento. Fotos: Nael Reis/Secom
O governador Flávio Dino lançou no município de São Bento, ao lado do ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, um conjunto de ações nas áreas de Educação, Agricultura, Regularização Fundiária, Produção, Segurança e Cidadania para os municípios da Baixada Maranhense. A entrega de títulos de regularização fundiária, concessão de terrenos para instalação de sistemas de abastecimento de água, o lançamento do Plano Safra e o anúncio da reforma e ampliação do Campus da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) foram algumas das ações anunciadas pelo Governo do Estado e Governo Federal para o município de São Bento.
O ministro do Desenvolvimento Agrário lançou o Plano Safra da Agricultura Familiar 2015/2016 para o Maranhão. O Plano Safra apoia o desenvolvimento rural e o fortalecimento da Agricultura Familiar a partir do crédito de R$ 500 milhões. O ministro Patrus entregou ainda 500 títulos rurais e 20 títulos urbanos através do Programa Terra Legal que regulariza áreas que estão em terras federais.
Patrus Ananias elogiou a iniciativa do governador em dar prioridade ao pequeno produtor, mostrando ser sensível às causas sociais e com isso proporcionar desenvolvimento com inclusão. “Acredito no desenvolvimento da agricultura familiar como espaços de vida”, disse o ministro.
Agritec São Bento (4)Governador lança Feiras Agrotecnológicas
Um espaço para troca de experiências, exposição e comercialização de produtos, as Feiras Agrotecnológicas (Agritec) serão realizadas em quatro municípios do Maranhão até o fim do ano e têm como objetivo impulsionar o desenvolvimento da Agricultura Familiar em todo o estado.“Esse era um sonho da região, que esperou muitos anos por políticas de valorização da agricultura na Baixada Maranhense”, disse o secretário de Estado da Agricultura Familiar, Adelmo Soares.
Durante o lançamento da Feira Agrotecnológica de São Bento, o governador Flávio Dino anunciou a reforma e ampliação do Campus da Uema em São Bento onde serão investidos mais de R$ 9 milhões para a construção de salas de aula, auditório, alojamento e reformas estruturais. Serão implantados cursos de graduação, na modalidade presencial, em Ciências Agrárias, criando 500 novas vagas para os alunos no primeiro ano.
“O governo investe em duas causas principais: Educação e Produção. Por isso, todas as obras anunciadas hoje dizem respeito a esses dois pontos, pois é por este caminho que o Maranhão se tornará grande, competitivo e com mais justo socialmente”, afirmou o governador Flávio Dino.
No lançamento da Agritec, o ministro Patrus Ananias assinou 30 contratos do Programa Mais Alimentos, do Governo Federal, que concede linha de crédito aos agricultores familiares para investimentos em propriedades rurais. O Selo Quilombos Brasil foi entregue pelo ministro a representantes das comunidades quilombolas do Maranhão que participam da Agricultura Familiar, gerando trabalho e renda.
Como parte da política de ações permanentes de regularização fundiária, o Governo do Estado concedeu terrenos ao município de São Bento, destinados à construção de sistemas de abastecimento de água na zona rural do município. Ainda durante a Feira, o governador Flávio Dino assinou a mensagem do projeto de lei, que será encaminhado à Assembleia Legislativa, criando o Programa CNH Rural. O Programa isentará o pagamento da Carteira de Motorista a trabalhadores rurais de baixa renda no estado.
O programa que concedeu duas mil carteiras de habilitação gratuitas aos jovens de escola pública no Maranhão, o CNH Jovem, é agora ampliado aos trabalhadores que residem na zona rural do Maranhão, acima de 21 anos e que tenham no mínimo o Ensino Fundamental completo.
Também marcaram presença no evento o vice-governador Carlos Brandão, o deputado estadual Othelino Neto, o prefeito de São Bento, Carlos Alberto Pereira;o secretário nacional de Agricultura Familiar, Onaur Ruano; o secretário de Estado da Igualdade Racial, Gerson Pinheiro, professor da Uema, Gustavo Pereira; o delegado geral do MDA no Maranhão,Vicente Mesquita e representantes do Incra, Conab, Iterma, Embrapa, Sebrae, Banco do Brasil, Detran e movimentos sociais Aconerucq, STTR, Fetaema, Fetraf e Miqcb.
A Agritec
Resultado da parceria entre o Governo do Estado, Serviço e Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Maranhão (Sebrae) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a 1ª Feira de Agricultura Familiar e Agrotecnológica do Maranhão (Agritec) segue até sábado (29), em São Bento. O evento deve atrair cerca de 15 mil pessoas nos três dias de realização.
A Agritec de São Bento é a primeira de uma série de quatro feiras de agricultura familiar programadas para este ano. As outras três edições previstas são: uma em Açailândia de 8 a 10 de outubro; outra em Caxias, de 11 a 14 de novembro; e a última em Bacabal de 10 a 12 de dezembro.
O ministro Patrus Ananias e o governador Flávio Dino entre produtores da agricultura familiar da região de São Bento.
O ministro Patrus Ananias e o governador Flávio Dino entre produtores da agricultura familiar da região de São Bento.

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

CORRUPÇÃO: POLÍCIA INDICIA EX-SECRETÁRIO DE ROSEANA SARNEY

A Polícia Civil do Maranhão indiciou o ex-secretário da Casa Civil do governo Roseana Sarney (PMDB), João Abreu, por corrupção. Ele é suspeito de ter recebido R$ 3 milhões em propinas para garantir que o governo maranhense, na gestão Roseana, pagaria um precatório de R$ 134 milhões à empresa Constran-UTC.
O milionário precatório do Maranhão é um emblemático capítulo da Operação Lava Jato que escancarou o elo do doleiro Alberto Youssef, pivô da investigação sobre esquema de propinas na Petrobrás, com o empreiteiro Ricardo Pessoa, dono da UTC Engenharia que virou delator e confessou cartel na estatal petrolífera entre 2004 e 2014.
Além do ex-secretário da Casa Civil de Roseana foram indiciados outros personagens importantes da Lava Jato – o próprio doleiro, o carregador de malas de dinheiro de Youssef, Rafael Ângulo Lopes, e Adarico Negromonte, irmão do ex-ministro do governo Dilma Rousseff Mário Negromonte, todos sob suspeita de terem operado os pagamentos.
A Polícia enquadrou, ainda, o corretor Marco Antonio Ziegert, o Marcão, suposto elo entre Youssef e o governo do Maranhão. O indiciamento se baseia em depoimentos e delações premiadas colhidas pela Lava Jato e testemunhos da contadora de Youssef, Meire Poza, e do sócio do doleiro no laboratório Labogen, Leonardo Meirelles, feitas pela própria Polícia Civil do Maranhão.
Segundo os depoimentos, Negromonte e Ângulo fizeram ao menos três viagens a São Luís a mando de Youssef nas quais levaram a propina em dinheiro vivo escondido no próprio corpo. De acordo com a Polícia Civil maranhense, o secretário reclamou da falta de R$ 1 milhão no montante da propina. Isso teria levado o próprio Youssef a ir até São Luís para resolver pessoalmente o problema.
Youssef foi preso em um hotel de luxo na capital maranhense no dia 17 de março de 2014. A prisão desencadeou a Lava Jato. De acordo com a Polícia Civil, enquanto Youssef era preso Marcão saiu do hotel com a propina que seria entregue a integrantes do governo Roseana.
“Na oportunidade da prísão de Youssef, Marcão não teria sido abordado pela Polícia Federal, embora estivesse no mesmo hotel, e conseguiu efetivamente levar o dinheiro da propina para membros do governo”, diz o relatório.
Em março deste ano, diante das revelações feitas pela Lava Jato, a juíza da 1.ª Vara da Fazenda Pública do Maranhão, Luiza Nepomucena, desobrigou o governo a pagar as parcelas restantes do precatório. Na mesma época a Constran rescindiu o acordo feito com a administração Roseana para quitação da dívida.

O governador do Maranhão, Flavio Dino (PC do B), que sucedeu Roseana no Palácio dos Leões, determinou a criação de uma comissão para apurar o caso. O advogado de João Abreu, Carlos Seabra, disse que ainda não teve acesso ao teor do indiciamento e pediu que as perguntas fossem enviadas por e-mail, mas não respondeu aos questionamentos. (AE)

Estado antecipa pagamento dos servidores nesta sexta-feira (28)

Os servidores do Estado terão seus pagamentos antecipados para esta sexta-feira (28). Pelo calendário, o pagamento seria efetuado no dia 1º de setembro, mas devido à viabilidade financeira do Estado, será adiantado, como vem ocorrendo desde o início da gestão, por determinação do governador Flávio Dino.

Atualmente, o Estado conta com mais de 110 mil servidores, entre ativos e inativos, que são beneficiados diretamente com a efetivação do pagamento dentro do mês trabalhado.
Os contracheques já estão disponíveis para consulta online, no Portal do Servidor. Para acessar, é necessário apenas ter senha de acesso, que pode ser cadastrada presencialmente na sala do Portal do Servidor (localizada no Edifício ClodomirMilet, s/nº,térreo), ou pelos telefones (98) 99611-2893 e (98) 98234-2451 (as ligações podem ser efetuadas a cobrar, porém não será aceito o envio de mensagens para solicitação de atendimento).

Flávio Dino e ministro do Desenvolvimento Agrário Patrus Ananias visitam a Baixada nesta quinta

O governador Flávio Dino estará na cidade São Bento, na Baixada Maranhense, nesta quinta-feira (27), juntamente com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias. Na ocasião, governador e ministro irão anunciar ações do Governo Estadual e do Governo Federal nas áreas de Educação, Agricultura, Regularização Fundiária, Segurança e Cidadania para o município de São Bento e cidades vizinhas.
O Governo do Estado, na oportunidade,também lança a primeira Feira Agrotecnológica (Agritec), que começa na quinta-feira e vai até o sábado (29), em São Bento. Na Agritec, o governador vai anunciar o Programa CNH Rural, oPlano Safra do Maranhão para 2015 e 2016 e também a reforma e ampliação do campus da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), também localizado na cidade de São Bento.
Já Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário, entregará o Selo Quilombo Brasil a grupos produtivos quilombolas da cidades de Santa Helena, Bequimão e Viana. O ministro Patrus Ananias entregará ainda títulos rurais e urbanos de regularização fundiária da Amazônia Legal.
Agritec
Resultado de parceria entre o Governo Estadual, Serviço e Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Maranhão (Sebrae) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a 1ª Feira de Agricultura Familiar e Agrotecnológica do Maranhão (Agritec) será realizada de 27 a 29 de agosto de 2015, em São Bento. O evento deve atrair cerca de 15 mil pessoas nos três dias.
A Agritec de São Bento será a primeira de uma série de quatro feiras de agrotecnológicas direcionadas para a agricultura familiar que serãorealizadas este ano no Maranhão: uma em Açailândia de 8 a 10 de outubro; outra em Caxias, de 11 a 14 de novembro; e a última em Bacabal, de 10 a 12 de dezembro.
A Feira Agrotecnológica começa às 9h30 desta quinta-feira (27), no município de São Bento e conta com a presença do ministro Patrus Ananias, do governador Flávio Dino, senadores, deputados, secretários estaduais e presidentes de órgãos ligados à Agricultura.

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Justiça decide que sistema de abastecimento de água de Santa Inês continua com a Caema


A 5ª Câmara Civil do Tribunal de Justiça do Maranhão decidiu nesta segunda-feira (24) que a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) vai continuar operando o Sistema de Abastecimento de Água do município de Santa Inês. Ao julgar o agravo de instrumento (processo nº 15253/2015) interposto pela Companhia, foi dado total provimento ao recurso, por decisão unânime, reformando por completo liminar concedida pelo juiz de Santa Inês, desobrigando a empresa de devolver o sistema de abastecimento de água da cidade.
 O relator do agravo de instrumento, desembargador Raimundo Barros, ponderou que a devolução do sistema de abastecimento de água do município prescinde de robusta instrumentação processual e levantamento de diversas questões, razão pela qual não deve ser concedida em decisão liminar, o que foi ratificado pelos demais desembargadores. 
O Ministério Público Estadual se manifestou pelo acolhimento do pedido da Caema, solicitando que o Estado do Maranhão passe a fazer parte do processo, em razão de sua competência para definir políticas de saneamento.
 O desembargador-relator ressaltou, ainda, a importância desse julgado, tendo em vista o crescente aumento das concessões para a iniciativa privada, o que deve ser examinado com cautela.

Prefeito de Pinheiro vai torrar R$ 808 mil com manutenção em poço

R$ 808.734,00 mil é o que a prefeitura de Pinheiro vai gastar com a contratação da W.M. Perfurações e Construções Ltda, especializada na construção e manutenção de poço tubular profundo. Os serviços serão para o sistema de abastecimento de água das secretarias de Saúde e Educação do município, até dezembro de 2015.
O preço para construção de um poço artesiano no mercado gira em torno de R$ 30 mil, logo sua manutenção deveria ser bem mais em conta considerando que toda a parte complicada do processo já foi executada.
Agora, pagar um valor que equivale à perfuração de mais ou menos 15 poços é um exagero e tanto ainda mais quanto se acredita que a manutenção será constante, o que dificilmente acontecerá.
Do Blog do Neto Ferreira

terça-feira, 25 de agosto de 2015

São Luís IX de França

Comumente chamado de São Luís, foi o Rei da França de 1226 até sua morte. Ele ascendeu ao trono aos doze anos após a morte de seu pai Luís VIII, com sua mãe Branca de Castelagovernando o reino em seu nome até ele alcançar a maioridade. Ela lidou com a oposição de vários vassalos rebeldes para encerrar a Cruzada Albigense que havia começado vinte anos antes.
Quando adulto, Luís enfrentou conflitos recorrentes com poderosos nobres, como Hugo X de Lusignan e Pedro I, Duque da Bretanha. Simultaneamente, o rei Henrique III de Inglaterra tentou restaurar suas possessões continentais, porém foi derrotado na Batalha de Taillebourg. O reinado de Luís viu a anexação de vários territórios como a NormandiaMaine e Provença.
Suas ações foram inspiradas nos valores cristãos e foi representado como punindo blasfémia, jogos de azar, empréstimos de interesse e prostituição, comprando relíquias de Cristo para construir a Sainte-Chapelle e tentar converter os judeus franceses.
Nossa capital recebeu o nome de São Luis em sua homenagem.

25 DE AGOSTO – DIA DO SOLDADO

No Brasil, aos 25 dias do mês de agosto, comemora-se o Dia do Soldado. Essa comemoração faz referência à data de nascimento de Luís Alves de Lima e Silva, oDuque de Caxias, nascido em 1803. O renomado oficial foi considerado o patrono do ExércitoBrasileiro e, pela honra desse título, o Dia do Soldado constitui-se como uma homenagem ao seu nascimento.
Luís Alves nasceu em uma fazenda da então Capitania do Rio de Janeiro. Era herdeiro de uma família da aristocracia militar portuguesa. Seu pai serviu ao exército português no Brasil, que, à época do nascimento do futuro duque, em 1803, estava na iminência de um choque contra as forças napoleônicas na Europa, o que resultaria na mudança da família real portuguesa para o Brasil. A vinda da família real para o Brasil, a elevação do país à categoria de Reino Unido e a futura independência, em 1822, transformaram a vida de Luís Alves.
Quando o Brasil tornou-se independente e adotou o modelo imperial de governo, sob a liderança de D. Pedro I, as forças militares também começaram a passar por uma transformação e associaram-se à figura do imperador brasileiro e às novas instituições criadas sob a égide da Constituição Imperial de 1824. Anos mais tarde, sobretudo no Período Regencial, quando, a partir do ano de 1838, começaram a estourar várias revoltas de teor separatista no Brasil, o Duque de Caxias já era um oficial respeitado e conseguiu uma enorme projeção por comandar exitosamente a dissipação de várias dessas revoltas.
Nesse período, especificamente no ano de 1841, Caxias recebeu seu primeiro título nobiliárquico, o de Barão de Caxias, que faz referência à cidade maranhense de Caxias, onde o exército imperial conseguiu uma de suas mais célebres vitórias. Ao longo do Segundo Reinado, Caxias teve a sua posição de nobre elevada para conde, marquês e, por fim, duque.
Além disso, Caxias foi senador do Império pelo Rio Grande do Sul, província para a qual também foi nomeado por Dom Pedro II comandante-em-chefe do Exército em operações. Nas fronteiras do Sul do país, a partir de 1852, Caxias esteve à frente das represálias contra as investidas de Argentina e Uruguai ao Brasil. Ao lado de outros comandantes célebres, como o general Osório, o Duque conseguiu grandes vitórias sobre as tropas do ditador paraguaio SolanoLopez entre os anos de 1866 e 1868, naquela que foi a maior guerra já vista na América do Sul, a Guerra do Paraguai.
Caxias faleceu em 1878 e até hoje sua memória é lembrada não apenas no Dia do Soldado, mas também em vários rituais e cerimônias do Exército Brasileiro, com o uso de uma réplica do seu espadim pelos oficiais formados na Academia Militar das Agulhas Negras.
*Créditos da imagem: Shutterstock e Georgios Kollidas

sábado, 22 de agosto de 2015

VIBRAÇÃO E EMOÇÃO TOMARAM CONTA DO ATO DE FILIAÇÃO DE LUCIANO GENÉSIO AO PSDB E LANÇAMENTO DA PRÉ-CANDIDATURA A PREFEITO DE PINHEIRO.

Nesta sexta-feira (21), O superintendente de Articulação Política do Governo Flavio Dino, Luciano Genésio realizou no Auditório São José, seu ato de filiação ao PSDB. coma presença de varias lideranças politcas e populares, o presidente Estadual do PSDB o vice governado Carlos Brandão, o Suplente de Senador Pinto da Itamaraty, Ex. prefeito de Pinheiro Zé Arlindo e Zé Genésio, os vereadoresLucas Do BeiradãoEliseu Rodrigues Furtado, Stelio Cordeiro, Selma da Colônia,  e militantes do partido marcaram presença na solenidade.
O evento também serviu para lançar a pré-candidatura de Luciano Genesioa prefeito de Pinheiro. Carlos Brandão agradeceu ao Luciano Genésio por filia-se ao PSDB, pois ele podia ter escolhido outro partido, "todos gostariam de ver Você marchando nos partidos que fazem a base do governo, obrigado por escolher  ninho tucanos" Falou Brandão, o próprio governador Flavio Dino o convidou para se filiar ao PCdoB,mais sua família tem uma historia no PSDB, aqui seu pai construiu vários amigos, foi deputado e prefeito pelo PSDB. Luciano é um homem de convicções anti-oligárquica, hoje esta mais maduro pronto para governa esta cidade. afirma o vice governador.
Um evento democrático e popular, classificou Luciano Genésio, depois de mais uma vez ser acolhido calorosamente pela população de Pinheiro no ato de Filiação,  e reafirmou seu compromisso de trabalhar a cada dia mais por Pinheiro, consolidando sua Candidatura e ao chegar na prefeitura dar continuidade aos programas sociais iniciados na gestão do prefeito Ze Arlindo que foram extintos na atual gestão. "Eu só tenho a agradecer a cada um de vocês o apoio que sempre me foi dado, e por estarem aqui até agora firmes ao nosso lado" finalizou o tucano Luciano.
Oposição a favor de Pinheiro.











sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Luciano Genésio agora é tucano

O jovem Luciano Genésio ingresou na manha de hoje nas fileiras do PSDB, numa concorrida solenidade que contou com varias lideranças entre elas o vice governador Carlos Brandão e uma multidão de amigos  que foram prestigiar e levar seu apoio ao próximo prefeito de Pinheiro. Amanhã mais detalhes do ato de filiação do mais novo Tucano!!!





Gastos com pessoal: TCE-MA emite alerta a 62 prefeitos; saiba quais

  O Tribunal de Contas do Estado (TCE), por meio de sua Secretaria de Fiscalização (Sefis), emitiu alerta relativo ao limite de gastos com p...