quinta-feira, 27 de agosto de 2009

AS COISAS BOAS DE PINHEIRO


Camila está cursando Biomedicina

A jovem e talentosa Camila Froes Soares, filha do ex-vereador Herasmo Leite, de Pinheiro, colunista e colaboradora do Jornal “Folha Regional”, está cursando Biomedicina na Faculdade São Luis.

A Biomedicina é uma das mais novas profissões da área de saúde. Ela dedica-se ao conhecimento da estrutura e função do organismo humano, aos mecanismos causais das doenças, aos métodos de investigação científica e de análise complementar de diagnóstico, à análise química e microbiológica do meio ambiente, visando à melhoria da qualidade de vida da população. Em outras palavras, a biomedicina investiga as doenças humanas, suas causas e a formas de combatê-las. .
O curso de ciências biológicas – modalidade médica (antigo nome da biomedicina) foi criado em 1966 na Escola Paulista de Medicina. A regulamentação da profissão ocorreu no final da década de 70. E no final da década de 80 surgiram os Conselhos Federais e Regionais de Biomedicina. A profissão de biomédico se encontra regulamentada pela Lei Federal n° 6.684, de 3 de setembro de 1979 e Decreto Federal n° 88.439, de 28 de junho de 1983. A mesma lei federal criou o Conselho Federal de Biomedicina e os Conselhos Regionais de Biomedicina. O biomédico é oficialmente reconhecido como profissional da área de saúde (Resolução no. 287 de 08/10/1998 do Conselho Nacional de Saúde CNS). O objetivo inicial suprir a carência de professores especializados na área de saúde e também formar cientistas em potencial, ou seja, indivíduos que tenham familiaridade com a metodologia científica e que possam desenvolver um plano de pesquisa dentro da área biomédica. O Brasil ainda tem uma grande demanda de desenvolvimento cientifico, logo é extremamente necessário aumentar o contingente de cientistas.
A biomedicina envolve, basicamente, três segmentos: a pesquisa – tanto empírica como aplicada á melhoria da qualidade de vida, o ensino e a docência – especialmente no ensino superior e o diagnóstico – nas suas mais diversas formas, como o laboratorial, o genético, o por imagem entre outros.
O curso de biomedicina tem duração de quatro anos e é realizado em tempo integral, sendo o último estágio obrigatório. Nesse período, serão ministradas as disciplinas de embriologia, anatomia humana, bioinformática, biofísica, Embriologia humana, metodologia cientifica, bioquímica básica e médica, fisiologia humana, inumologia básica e médica, microbiologia, epidemiologia e saúde pública, patologia, parasitologia médica, hematologia, hemoterapia, sorologia, bacteriologia médica, micologia médica, fluidos corporais, farmacologia, virologia médica, genética geral, molecular, humana e médica, entre outras. Também são disponibilizadas inúmeras disciplinas optativas: radiobiologia, socorro de urgência, hormonologia e marcadores tumorais, microbiologia de alimentos, ambiental e industrial, bromatologia (aferição da qualidade de alimentos), toxicologia aplicada, radiologia, citopatologia, citogenética, enzinatologia clínica, entre outras.A

O BLOG:

Deixamos aqui o nosso parabéns ao Herasmo e família!

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Moção de Descontentamento

Atendendo a pedidos da comunidade o vereador Enezio Viturino apresentou na Câmara Municipal de Pinheiro um requerimento onde ele pede que seja enviada uma Moção de Descontentamento a senhora governadora do estado senhora Roseana Murad Sarney e a seu secretario de segurança Raimundo Cutrim.

No requerimento o edil ressaltou que pinheiro muito mais que um presídio precisa é de Escolas, Universidades. Tendo sido aprovado por unanimidade.

E a hoje terça feira estaremos em uma audiência publica no plenário do Legislativo municipal discutindo essa problemática e dizendo não queremos presídio, queremos sim Universidades e o Socorrão da Baixada; que o dinheiro foi deixado pelo governador Jackson Lago e criminosamente saqueado pela governadora do TSE Roseana Sarney na tentativa de coagir os prefeitos que assinaram convênios legais com seu antecessor.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Jubileu de Ouro...





O Padre Luis Risso, comerou o jubileu de ouro da sua vida sacerdotal com grande festa organizada pela comunidade pinheirense.

Risso italiano de nascimento e pinheirense de coração festejou junto com vários amigos e autoridades como o prefeito Ze Arlindo os seus 50 anos de bons serviços prestados na evangelização e em muitas obras sociais, na saúde, e principalmente na educação em Pinheiro e cidades vizinhas.

Um dos convidados pelo padre foi o governador eleito pelo povo do Maranhão e cassado no TSE. Jackson Lago, que teve a honra de receber a primeira fatia do bolo simbolizando a grande amizade de Risso pelo ex-governador e a gratidão pelo apoio recebido à suas obras sociais.

HOMENAGEM AO PADRE RISSO!



Reverendíssimo Senhor Padre Luis Risso.

Longe vai uma data de 1959! Longe vai o dia em que a Igreja Católica e nós da Arquidiocese de Pinheiro ganhávamos mais um presbítero; mais um fiel dispensador dos dons celestes; mais um pastor de almas, porém não somente mais um...

De lá para cá, se contar dia após dia e sabedor que um Padre dia a dia celebra a Eucaristia foram aproximadamente 18.250 as vezes que pronunciaste as palavras da Consagração Eucarística. O Santo Sacrifício de Jesus aos irmãos foi através de ti renovado 18.250 vezes... Com certeza bem mais!

Quantos foram os dias em que duas ou até mesmo três celebrações foram oficiadas! E daí brotaram muitos dons...Não só os dons espirituais frutos da graça de Deus em ti e por ti derramadas, mas dons de amor.

Se o número de celebrações impressiona, impressiona bem mais o número de manifestações de amor e carinho recebidas ao longo deste ano jubilar...Quantos “ O senhor se lembra de mim?” Eu sou alguém do grupo tal do ano de 19 e tanto. Eu sou alguém de um grupo de jovens, dos escoteiros, das equipes de Nossa Senhora...dos Maristas... Somos um casal que o senhor celebrou o matrimônio há tantos anos...Eu fui batizado pelo senhor”...e por ai vai...

Sabes bem meu bom homem que muitos espinhos atravessaram o teu sacerdócio. Quanta incompreensão ao teu modo de celebrar! De chamar as pessoas, de corrigi-las em alguns momentos! De querer saber quem está proclamando a leitura, quem é o comentarista! “És filho de quem, quem é tua família?” Perguntas que arrepiam quem não está acostumado a ti e até a quem está, pois não espera tal intervenção para o momento!

É teu modo de celebrar. De fazer-nos todos iguais na celebração. De exercer a tua missão a qual tens em plena consciência qual é, pois que certa vez disseste numa celebração em que eu estava... Eu sou Padre também para ensinar... E quanto nos ensinas! E com quanta sabedoria, aliás... Que sabedoria! Sabedoria nem sempre compreendida por nós, mas admirada por muitos como já tive a oportunidade de inúmeras vezes contemplar e conversar com pessoas maravilhadas após ouvirem um pronunciamento teu.

Neste dia Padre Risso, uno-me a todos quantos foram agraciados pela tua amizade carinho e preocupação para lembrar-te que onde há espinhos há possibilidade de ter rosas e tinham... E quantas rosas vieram a ti não só hoje, mas durante toda tua vida sacerdotal!

Para finalizar lembro que: Risso italiano de nascimento e pinheirense de coração merece todas as homenagens dos vários amigos e autoridades, pelos 50 anos de bons serviços prestados na evangelização e em muitas obras sociais, na saúde, e principalmente na educação em Pinheiro e cidades vizinhas.

sábado, 22 de agosto de 2009

SEPULTADOS EM COVA COMUM...


O presidente do senado Jose Sarney, que é filho do Maranhão e senador pelo Amapá deu mostras de todo seu poder com o arquivamento de 11 ações contra a sua pessoa no “Conselho de Ética” na sua maioria com robustas provas ou indícios do ilícito praticados pelo presidente e ou pela sua equipe.

Desmentido por varias vezes o senador vai maculando a cada dia aquela casa legislativa, usando as brechas deixadas pelos próprios senadores, Escolheram um sem voto nas pontas de dedo para presidir o tal “Conselho” não deu outra... IMPUNIDADE! Se fosse um ladrão de galinhas, seria diferente, mas como supostamente é um ladrão do povo foi absorvido sem nem mesmo ser investigado.

E o PT? Sinceramente acho que mostrou seu tamanho, nanico sem ideal, sem projetos a não ser o de se manter no poder, um feito do Lula assessorado pelo Sarney conseguiram acabar com a moral do PT; e o pior! O estão sepultando juntamente com o senado em uma vala comum, na companhia da corrupção, nepotismo, do cinismo e da impunidade. Igual a Julio Cesar, Sarney vai ficar na historia dos senados um por ter sido assassinado pelos seus pares, outro por ter assassinado o senado, que hoje ferido de morte fede tamanha podridão praticadas e guardadas nos porões daquele poder “podre”.

Fica Sarney” O fim dessa tirania vem em breve... Fica, que o Brasil e mundo precisam te conhecer e conhecer todas as mazelas deixadas pelo grupo comandado nestes últimos quarenta anos pelo oligarca no Maranhão e alem fronteiras. Segundo a PF já teria sido identificada até uma “Orcrim” supostamente comandada pelo filho do presidente do Senado, Fernando Sarney que também é dono da retransmissora da tevê Globo no Maranhão a conhecida Mirante ou “Sistema Mentira” para os mais esclarecidos,

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

A DEMOCRACIA PODE VOLTAR!


Apesar do advogado Heli Dourado, da Coligação “Maranhão – A Força do Povo” que tinha como candidata Roseana Sarney, candidata derrotada e atual governadora do Maranhão esta confiante sobre o Recurso Extraordinário (RE) que solicita a analise do Superior Tribunal Federal sobre a decisão que cassou o mandato do então governador Jackson Lago (PDT) e de seu vice, Luiz Carlos Porto e determinou que a posse de Roseana no comando do Governo do Estado. Venha ser mantido.

A sociedade maranhense vislumbra a correção no STF, do erro grosseiro e cheios de suspeitas praticado pelo TRE sob a cassação de um governador eleito pela maioria dos votos neste estado. Onde os eleitores viram seus votos perderem o valor nas mãos do sugestivo ministro daquele tribunal “erros grau”.

Estaremos mais uma vez vigilantes e cheios de esperança, já que o líder e mentor de tal armação não dispõe hoje de credibilidade e influência na “justiça”, hoje ele se tornou o verdadeiro dono do mar... de lama como lembrou o articulista Canavieira.

Os atos ocultos do presidente do senado não deverão enlamear a suprema corte com fez no outro poder com os atos secretos.

Pela volta da ordem e do que diz a constituição. Novas eleições já no Maranhão!

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

FIM DO SENADO


Realmente não existe senador maior ou menor... existe sim, os sem vergonha, os corruptos e os quadrilheiros. Para infelicidade do Povo Brasileiro o que menos tem no Congresso é pessoas ou políticos sérios, talvez não dê para contar nas mãos.

Envergonha o corporativismo que começou... O “duque” começou arquivar os processos com fortes e indícios e provas de crimes do presidente do senado Jose Sarney. Afinal cachorro não come cachorro.

Mas vergonhosos são os escudeiros do velho oligarca, Collor, Renan... Uma corja de mãos e todo o resto sujo. Já passa da hora não de acabar com a crise, mas com a instituição senado que hoje vive em elevado estado de putrefação.

Chega do Fora... Fica Sarney! Esta na hora de dizer a esses políticos ou quadrilheiros que esta na hora de acabar com o senado. Que está imundo cheio de senadores sem voto. Dos três do Maranhão apenas um teve voto.

PELO FIM DO SENADO EU VOTO! CRIEM UM PLEBICITO SEUS.....

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

BRONCA GERAL

No Claudio Huberto
http://www.claudiohumberto.com.br/principal/index.php


03/08/2009 | 18:30

Quem é o imbecil?

O doutor em falar besteiras soltou mais um pérola chamando de imbecis os criticos do bolsa-familia. "Existe pessoas que tiveram oportunidades outros não". Não sei se ele se referia a ele, que teve a oportunidade de oferecer oportunidades, no entanto, ele prefere dar esmolas. Oportunidade ele deu foi para o Lugo, generoso esse Lula-la-la

Gustavo Urbano Lopes
Pinheiro (MA)

Zé Reinaldo diz que Sarney não terá mais força no Maranhão


POR MANOEL SANTOS NETO

Em entrevista à Rádio Capital AM, o ex-governador José Reinaldo Tavares analisou, na manhã de ontem, a crise instalada no Congresso Nacional, por conta dos escândalos que envolvem o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Zé Reinaldo disse que Sarney a avalanche de denúncias é tão intensa, que hoje Sarney está politicamente liquidado. "Eu acho que o Sarney já acabou. Eu acho que o Sarney chegou ao fim. Não tem mais como ele resistir a isto. Ele não tem mais o apoio de ninguém", afirmou o ex-governador, ao ser entrevistado pelo jornalista Djalma Rodrigues, apresentador do programa "Redação 1.180".

Falando durante mais de duas horas, período em que respondeu também a perguntas de diversos ouvintes, Zé Reinaldo teceu duras críticas ao senador do PMDB. "O erro do Sarney foi nunca ter cuidado do Maranhão", declarou, lembrando que um outro coronel nordestino, o ex-senador Antônio Carlos Magalhães, travou uma dura luta política contra seus adversários, mas tinha um grande projeto para a Bahia.

"ACM, ao contrário de Sarney, em relação ao Maranhão, queria a Bahia cada vez mais forte. Ele sempre se bateu por isso e, com sua luta, levou pólo petroquímico, refinaria e um pólo automobilístico para o seu Estado, mesmo nunca tendo sido presidente da República. E o Sarney foi presidente do Brasil, teve tudo. Foi apoiado e apoiou a todos, e o que foi que ele aqui deixou? Trouxe alguma Universidade de ponta ou lutou o tempo todo para manter o povo do Maranhão subjugado na miséria e na marginalidade?", questionou Zé Reinaldo.


Zé Reinaldo concede entrevista a Djalma Rodrigues

Ele analisou o cenário político do Estado, para as eleições de 2010, dizendo que tem certeza de que as forças de oposição estarão novamente unidas, no ano que vem, para derrotar nas urnas o grupo Sarney. "Nós estaremos junto, com pelo menos duas candidaturas ao governo. Mas indo para o segundo, formaremos um bloco único, e aí então, com a vitória, vamos poder resolver definitivamente este grande problema do atraso político do Maranhão", frisou Zé Reinaldo.

Na avaliação do ex-governador, o pior, em relação a Sarney, ainda está por vir. "O Sarney é surpreendente. Podem ficar certo de que virá coisa pior. Aliás, hoje quem se abraça com Sarney morre afogado. E Lula já percebeu isso", afirmou. Eis abaixo os principais trechos da entrevista de Zé Reinaldo:

Sarney está liquidado - "Eu acho que o Sarney já acabou. Eu acho que o Sarney chegou ao fim. Não tem mais como ele resistir a isto. Ele não tem mais o apoio de ninguém. A revista Veja desta semana mostra que o próprio Lula perdeu 3% do apoio que tinha na sociedade brasileira, e a Dilma perdeu 8%. Quer dizer: encostar no Sarney hoje é ir para a morte certa. Então, o Sarney está liquidado. A Veja mostra também que Sarney já disse ao presidente Lula que ele, Sarney, não tem mais condições de ser presidente do Senado. E não tem mesmo. A partir de agora, Sarney e seus aliados, cada vez mais, vão partir para coisas piores, pois eles estão desesperados".

Censura à imprensa - "A notícia que dominou a imprensa brasileira, neste final de semana, foi a indignação da nação inteira contra a censura que o Sarney fez a O Estado de S. Paulo, porque este jornal está divulgando o teor de conversas que foram gravadas na Operação Boi Barrica, na qual o empresário Fernando Sarney é o principal investigado. Eles recorreram a um desembargador do Distrito Federal que tinha sido funcionário do Senado e que trabalhou exatamente no foco da corrupção, que era a gráfica do Senado. E este desembargador do Distrito Federal concedeu uma liminar proibindo O Estado de S. Paulo de divulgar notícias do inquérito da Polícia Federal e da atuação do Ministério Público e da Justiça Federal, na Operação Boi Barrica, contra o Fernando Sarney".

Qual é o medo que eles têm? - "Se o teor de várias destas gravações já foi divulgado na imprensa, qual é o medo que eles têm, em relação ao que consta no inquérito, e ainda não foi divulgado? Só pode ser um medo muito grande, certamente porque ainda há coisas muito graves neste inquérito da Polícia Federal, que ainda não foram divulgadas. Esta atitude do Sarney, de mandar censurar a imprensa, dá força inclusive aos boatos que se ouvem aqui de que haveria gravações de conversas de Sarney com juízes e ministros dos tribunais, buscando influenciar na decisão que retirou Jackson Lago do Governo do Maranhão, para em seu lugar colocar a Roseana Sarney. Então cabe a pergunta: por que tanto medo? por que tentar censurar O Estado de S. Paulo, o maior jornal deste país? Este jornal foi censurado na época da ditadura militar e desde aí ninguém mais ousou censurar este jornal. Mas isto está acontecendo agora, feito por quem? Feito pelo Sarney".

Escândalos sucessivos - "A imprensa nacional começa agora a entrar numa coisa terrível, que são as terras de Santo Amaro e Barreirinhas. A revista Veja já mostra que pessoas humildes foram enganadas, venderam uma pequena parte e a área se multiplicou por não sei quantas vezes. A revista Época mostra que o Sarney comprou em 2008 terras de uma pessoa que havia falecido em 1996, lá no Sítio Pericumã, no Distrito Federal. Mas é tanta coisa, é tanto rolo que o Sarney não tem mais condições de dirigir mais nada neste país".

Defesa do Maranhão Livre - "Sarney está no ocaso da vida pública dele. Felizmente, ele não terá mais força de influenciar mais aqui no Maranhão. O que precisamos é reforçar o Movimento em Defesa do Maranhão Livre; levar essa informação para o interior do Estado, ampliar os debates para que, em 2010, nós tenhamos condições de recolocar o Maranhão nos trilhos, o que havia sido iniciado em 2006 e que, por uma decisão da Justiça, remeteu tudo para fora".

O povo está cansado deles - "Eu acho que ninguém fez tanto mal ao Maranhão quanto o Sarney e a família Sarney. Porque hoje o Maranhão é visto lá fora sem o menor respeito. O Maranhão está sendo visto como um Estado em que aqui existe este grande coronel midiático, que é o Sarney, e que aqui é um feudo, é o quintal, onde há todo mundo apavorado, todo mundo com medo. Ninguém tem coragem nem de olhar para eles fixamente. E aqui eles se locupletaram. O Maranhão hoje é um Estado atrasadíssimo; e eles são uma família poderosa; forte. E quem construiu esta triste imagem do Maranhão foi o Sarney, foi a família Sarney.

O Sarney e a família dele vieram manietando, controlando a política do Maranhão durante tanto tempo, mas o povo hoje está cansado. Além disso, os meios de imprensa de todo o país estão revoltados, porque somente agora estão descobrindo quem é o Sarney. Eles eram enganados. Eles achavam que o Sarney era um estadista, que havia sido presidente da República. E o próprio Sarney vendeu esta imagem para o Lula. Daí porque Lula chegou ao ponto de dizer aquela frase: Sarney não é um homem comum, está acima do bem e do mal. Resultado: perdeu 3% só por causa dessa frase".

Na mira da Rede Globo - "Além de O Estado de S. Paulo e outros grandes jornais e revistas de todo o país, somente agora a TV Globo está mostrando, pela primeira vez, quem é o verdadeiro Sarney. E toda a população do interior do Maranhão está conhecendo os detalhes das coisas que esta família vem fazendo, através da própria televisão deles, da própria emissora que eles representam e são donos do sinal dela aqui, já que a TV Mirante é a afiliada da TV Globo em nosso Estado. A Globo está colocando a público o verdadeiro Sarney, de manhã, de tarde e de noite. Eles tentaram um modelo, que era o de subjugar o Maranhão, baseado na ausência de educação. Tanto que quando eu assumi, não havia ensino médio em 157 municípios do Estado. E isto era feito de forma proposital, para manter o povo à margem do saber e na absoluta miséria".

Sarney é o maior culpado de tudo - "Diante de tantos escândalos, Sarney tenta de colocar como uma vítima. Mas ele não é vítima de coisa nenhuma. Ele é o maior culpado de tudo. E ele não tem como se explicar. O que o Sarney vai explicar sobre estas grilagens, esta confusão de terras; desta Fundação, que o Ministério Público rejeitou as contas durante quatro anos seguidos". (Do Jornal Pequeno)

Gastos com pessoal: TCE-MA emite alerta a 62 prefeitos; saiba quais

  O Tribunal de Contas do Estado (TCE), por meio de sua Secretaria de Fiscalização (Sefis), emitiu alerta relativo ao limite de gastos com p...