segunda-feira, 24 de agosto de 2009

HOMENAGEM AO PADRE RISSO!



Reverendíssimo Senhor Padre Luis Risso.

Longe vai uma data de 1959! Longe vai o dia em que a Igreja Católica e nós da Arquidiocese de Pinheiro ganhávamos mais um presbítero; mais um fiel dispensador dos dons celestes; mais um pastor de almas, porém não somente mais um...

De lá para cá, se contar dia após dia e sabedor que um Padre dia a dia celebra a Eucaristia foram aproximadamente 18.250 as vezes que pronunciaste as palavras da Consagração Eucarística. O Santo Sacrifício de Jesus aos irmãos foi através de ti renovado 18.250 vezes... Com certeza bem mais!

Quantos foram os dias em que duas ou até mesmo três celebrações foram oficiadas! E daí brotaram muitos dons...Não só os dons espirituais frutos da graça de Deus em ti e por ti derramadas, mas dons de amor.

Se o número de celebrações impressiona, impressiona bem mais o número de manifestações de amor e carinho recebidas ao longo deste ano jubilar...Quantos “ O senhor se lembra de mim?” Eu sou alguém do grupo tal do ano de 19 e tanto. Eu sou alguém de um grupo de jovens, dos escoteiros, das equipes de Nossa Senhora...dos Maristas... Somos um casal que o senhor celebrou o matrimônio há tantos anos...Eu fui batizado pelo senhor”...e por ai vai...

Sabes bem meu bom homem que muitos espinhos atravessaram o teu sacerdócio. Quanta incompreensão ao teu modo de celebrar! De chamar as pessoas, de corrigi-las em alguns momentos! De querer saber quem está proclamando a leitura, quem é o comentarista! “És filho de quem, quem é tua família?” Perguntas que arrepiam quem não está acostumado a ti e até a quem está, pois não espera tal intervenção para o momento!

É teu modo de celebrar. De fazer-nos todos iguais na celebração. De exercer a tua missão a qual tens em plena consciência qual é, pois que certa vez disseste numa celebração em que eu estava... Eu sou Padre também para ensinar... E quanto nos ensinas! E com quanta sabedoria, aliás... Que sabedoria! Sabedoria nem sempre compreendida por nós, mas admirada por muitos como já tive a oportunidade de inúmeras vezes contemplar e conversar com pessoas maravilhadas após ouvirem um pronunciamento teu.

Neste dia Padre Risso, uno-me a todos quantos foram agraciados pela tua amizade carinho e preocupação para lembrar-te que onde há espinhos há possibilidade de ter rosas e tinham... E quantas rosas vieram a ti não só hoje, mas durante toda tua vida sacerdotal!

Para finalizar lembro que: Risso italiano de nascimento e pinheirense de coração merece todas as homenagens dos vários amigos e autoridades, pelos 50 anos de bons serviços prestados na evangelização e em muitas obras sociais, na saúde, e principalmente na educação em Pinheiro e cidades vizinhas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Querido Padre Risso, aqui de Fortaleza/CE envio os meus votos de saúde, felicidade e muitos anos de vida.

Chuvas já desabrigaram mais de 940 famílias no MA; desalojadas ultrapassam 2.600

Os temporais das últimas semanas já deixaram mais de 940 famílias desabrigadas no interior do Maranhão, além de 2.663 desalojadas – segundo ...