Luciano esteve mais uma vez no Programa de TV, Pinheiro Agora, que vai ao ar de segunda a sexta, na TV Cidade de Pinheiro, para falar sobre os impactos do trabalho de sua gestão, novas realizações, expectativas para a reta final de seu mandato e eleições de 2024.
*GESTÃO*
Luciano iniciou sua fala lembrando do trabalho desenvolvido em sua gestão, que resultou na elevação do Produto Interno Bruto – PIB do município de Pinheiro, que subiu de 27 para 13 no ranking dos municípios do Maranhão. Outros dados positivos foram com relação à economia, desenvolvimento, crescimento, modernização e avanços na Princesa da Baixada. O gestor apontou suas parcerias como principais meios de conseguir tais resultados.
“Desde o início de nossa gestão priorizamos o município, a nossa população, por isso sempre fizemos questão de separar campanha e mandato o que nos interessa nesse momento é buscar benefícios”, afirmou Luciano.
Atualmente o gestor refez os laços de parceria com o governo do Estado do Maranhão, e conseguiu bons resultados com a atitude.
“No dia 3 de setembro o governador Carlos Brandão, que pretende ser o governador da Baixada, estará conosco na entrega de importantes empreendimentos em Pinheiro: A casa da mulher; a escola militar, que decidimos que funcionará melhor na Escola Municipal José Erivan Cordeiro e, não no IEP como havíamos anunciado antes”, continuou.
O gestor ainda conseguiu garantir que o governo do Estado viabilize a instalação de uma Fábrica de Pescado para a Baixada, também está nos planos uma fábrica de cerveja. O que será muito bom para a região.
“Temos grandes projetos para a baixada, tudo já encaminhado. Já conquistamos muito, não podemos esquecer esse grande empreendimento que é o Hospital do câncer, que será inaugurado ainda este ano no município, o Iema será entregue no mês de aniversário da cidade. Infelizmente estamos a 1 ano sem receber repasses federais, o que nos deixa no limite de tudo o que é possível fazer no município, mas continuamos trabalhando”, pontuou o prefeito.
PRÓXIMOS MESES
*Saúde*
Na saúde Luciano anunciou as reformas da rede de postos de saúde, e dos principais hospitais municipais da cidade, Antenor e Materno. As maquetes foram exibidas e mostraram prédios imponentes, amplos e modernos.
“Nessa conta entra também a reforma do Cemp e Caps, a capacitação dos profissionais e o investimento na melhoria da estrutura de atendimento. Como todos sabem temos apenas 17 municípios pactuados com Pinheiro e que atendemos 40, então a conta não fecha, mas continuamos atendendo e salvando vidas”, destacou Luciano.
*Infraestrutura*
Na infraestrutura Luciano deve iniciar em agosto o trabalho de construção de pontes em concreto começando pela ponte do povoado Ave Maria, também está nos planos o bloquete que continuará de forma intensiva, o que já foi feito está 100% aprovado pela população, que tem preferido esse tipo de pavimentação ao invés do asfalto. No povoado Paraíso será instalada uma máquina para produção de bloquetes que atenderão essa região e em seguida os polos Fortaleza, Purão Grande e Gama.
“Não vamos nos esquecer do programa pró-vicinais que atenderá toda a zona rural recuperando estradas e garantindo trafegabilidade”, detalhou Luciano.
Um dos pontos altos da entrevista foi a confirmação da chegada do programa minha casa minha vida com centenas de moradias para os pinheirenses. Também foi aprovado o projeto de regularização fundiária da zona urbana e rural de Pinheiro. Quem tem apenas a posse do seu imovel, vai poder ter a documentação e com isso inúmeros benefícios.
“Ainda no aniversário da cidade pretendemos inaugurar junto com o Governador a Estação de Tratamento de Água que atenderá mais de 5 mil famílias com água nas torneiras. Em breve a Caema iniciará o trabalho de pavimentação das áreas danificadas pela instalação da tubulação dessa estação”, Explicou.
*ELEIÇÕES 2024*
Quando questionado sobre as eleições, Luciano afirmou que já tem data para apresentar o seu candidato ou candidata, em breve será de conhecimento de todos. O prefeito disse ainda que tem um grupo forte e coeso. Falou sobre política e gestão pública e criticou a atitude de seu adversário político durante evento do Governador Carlos Brandão.
“Vitor não quis subir ao palanque porque eu estava lá, achei a atitude muito feia, demonstrou que ele ainda está preso nessa velha política, que não leva em conta o que é bom para o povo. Isso é péssimo”, destacou o prefeito.
O gestor ainda falou sobre a grande quantidade de pessoas que pretendem se candidatar ao cargo de prefeito, em especial falou do João Batista Segundo, que já foi secretário de seu governo e hoje critica sua gestão.
“O que eu posso fazer é sugerir um direcionamento de discurso para ele, porque tem criticado a gestão, mas se esqueceu que participou de boa parte dela, foram 6 anos como secretário do meu governo, era meu braço direito, o segundo homem no comando, e agora que não estamos mais no mesmo grupo a gestão passou a não prestar. Fica mais bonito Segundo, falar que enquanto esteve no governo, estava tudo bem depois que saiu não prestou mais, fica mais bonito”, continuou.
Luciano disse não entender o porquê dessa atitude do agora adversário político, visto que tem atacado o seu próprio trabalho, reformas de escolas e postos de saúde que ele mesmo fez.
Para finalizar Luciano comentou sobre o São João, o sucesso de públicos, lucro e aprovação. Se despediu dizendo ser grato a todos pelo que conquistou até aqui e deu boas vindas aos visitantes que chegam para o festejo de Santo Inácio de Loyola.