Nesta quarta-feira, 26, é comemorado o Dia dos Avós, uma data para lembrar a importância das pessoas que geralmente são as mais queridas e respeitadas dentro de uma família. Os avós exercem papel importante em nossas vidas, devido a experiência e sabedoria que acumulam ao longo dos anos. A data tem suas origens no mundo cristão, mais especificamente no dia 26 de julho, dia de São Joaquim e Santa Ana, pais de Maria e avós de Jesus Cristo.
Qual a origem do dia dos avós?
A escolha de 26 de Julho para celebrar o dia dos avós possui origem bíblica. A data foi instituída pelo Papa Paulo VI, no século XX, para homenagear os pais de Maria, mãe de Jesus, chamados Ana e Joaquim.
Esses dois personagens históricos foram canonizados no século XVI pelo papa Gregório VIII por serem os avós de Jesus Cristo. Segundo a tradição cristã, mediante a uma ação milagrosa, o casal concebeu Maria, mesmo sendo estéreis.
Santa Ana e São Joaquim receberam muitas comemorações festivas em diversas datas, porém o papa Paulo VI determinou que dia 26 de Julho seria a data definitiva.
A história de vida do casal não é conhecida, porém o exemplo de fé que eles deixaram no mundo é propagado até os dias atuais.
Origem do dia dos avós no Brasil
No Brasil, a comemoração do "Dia dos Avós" também é realizada em 26 de julho, seguindo a influência religiosa católica. A data ganhou relevância a partir do século XX, sendo promovida principalmente por igrejas e instituições religiosas. A celebração tem como objetivo honrar a sabedoria e o amor transmitidos pelos avós aos seus netos, fortalecendo os laços familiares e reconhecendo a importância dessa geração na formação das novas gerações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário