terça-feira, 31 de março de 2020
Por que o comunismo não morre?
por Marco Frenette
Apesar de comprovadamente deletério e imoral, o comunismo não morre por um motivo muito simples e triste: é uma engenhosa forma de ver o mundo e de agir sobre ele que se encaixa perfeitamente com a maneira de ser e pensar do mau caráter.
Enquanto houver seres humanos cujo motor central seja o mau caratismo em vez da decência, o comunismo será uma força criminosa a influir na sociedade, mas sempre disfarçada de força "política".
Os antecessores de Marx tentaram e não conseguiram formular uma teoria que justificasse "moralmente", filosoficamente e socialmente o roubo, o assassinato, a chantagem e a mentira metódica.
Com a ajuda de Engels, Marx conseguiu essa incrível façanha de criar toda uma teoria capaz de elevar vagabundo ao status de "homem superior" que luta por "justiça social".
Na ótica cínica do comunismo, o ser inferior não rouba, "desapropria"; não mata, "luta contra os reacionários e os contrarrevoluvionários"; não mente, engana e trai, mas "trabalha para a revolução" e por "um mundo melhor".
Sem os truques teóricos-linguísticos do comunismo, pessoas como Boulos, Gleisi, Lula, Stédile, Dirceu, irmãos Castro, Maduro, Guevara e tantos outros, seriam apenas criminosos comuns.
Essa é a força diabólica do comunismo: permitir que os piores exemplares da nossa espécie possam exercer sua psicopatia dentro do sistema político e com legitimidade, convencendo populações inteiras de que o lixo não é lixo, mas "força revolucionária".
Lembrem-se de seres inomináveis no Congresso, como Sâmia Bonfim e Glauber Braga, ofendendo pesadamente um homem honesto como Sérgio Moro; e das legiões de zumbis das redes sociais que são fãs de Adélio e votaram em Haddad, o grande admirador de Stálin, um dos maiores genocidas da história.
O comunismo sacraliza vagabundo, demoniza gente honesta e transforma a humanidade em dois grupos básicos: os que servem como matéria-prima para a agenda esquerdista, e os que não servem de matéria-prima; e esses últimos devem ser presos ou mortos.
Assim como os males da doença, do assassinato, da droga e da prostituição, o mal do comunismo não pode ser totalmente extirpado, mas pode e deve ser reduzido drasticamente.
Números confirmam que Brasil enfrenta o coronavírus melhor que europeus
O Brasil tem sido criticado pela mídia e políticos, todos “especialistas” em infectologia, sobre sua estratégia de combate ao coronavírus, mas os números não lhes dão razão. Países como Holanda, Turquia, Áustria, Portugal, Noruega e Suíça, sede da OMS, confirmaram o primeiro caso na mesma época do Brasil, mas têm mais ocorrências, apesar de bem menores, juntos ou isoladamente. Somados, são 58.970 casos em 134,4 milhões de pessoas. Aqui, são 4.579 em 212,2 milhões de brasileiros.
Suíça e Áustria registraram o 1º caso em 24 de fevereiro, como o Brasil. Ontem, 15.922 suíços, 9.618 austríacos e 4.579 brasileiros infectados.
De acordo com o Worldometer, Portugal e Turquia registraram o 1º caso em 1º e 9 de março. Hoje têm 6.408 e 10.827 casos, respectivamente.
Desde o 1º caso, em 26 de fevereiro, a Holanda totaliza 11.750 casos. A Noruega soma 4.445 desde a primeira notificação, em 25 de fevereiro.Mandetta gera ciúmes e faz o governo alterar sua estratégia de comunicação
A crise do coronavírus acabou por revelar, por seu protagonismo, a nova liderança política nacional do ministro Luiz Henrique Mandetta (Saúde), cujo nome já supera outros bolsonaristas, como o ministro Sérgio Moro (Justiça), na citação de candidaturas presidenciais preferidas. Pesquisas encaminhadas ao Planalto mostram que o prestígio de Mandetta sobe em flecha, bem ao contrário do presidente Jair Bolsonaro, desgastado pelas afirmações desdenhando da pandemia que assombra o mundo. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.
Opositores de Bolsonaro sonham com briga, mas não há crise na relação de Bolsonaro. Mandetta apenas está adorando tudo isso.
Pesquisa Datafolha, divulgada no dia 23 deste mês, mostra que 55% dos brasileiros aprovam Mandetta, contra 35% conferidos a Bolsonaro.
Esses números só pioraram, daí a nova rotina de coletivas, inaugurada ontem. Mandetta terá de dividir com o governo os louros da sua atuação.
Aliados de Mandetta no Mato Grosso do Sul já falam em candidatura a presidente. Mas, para o ministro, a prioridade é combater o coronavírus.
MA já tem 31 casos de Covid-19; um está no Hospital do Servidor
Nova atualização da Secretaria de Estado da Saúde (SES) aponta que no Maranhão já são 31 os casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus.
Mais oito firam adicionados à lista de monitoramento da pasta nesta segunda-feira (30).
O caso do homem que teve morte informada ontem (29), segundo a SES, é contabilizado entre os 31 confirmados.
O Blog do Gilberto Léda apurou que um dos casos confirmados é de um funcionário público do Estado, que está entubado no Hospital do Servidor/HSLZ.
PINHEIRO: PAGAMENTO EM DIA DOS SERVIDORES
Em meio as incertezas e as preocupações pelas quais a população tem passado, os servidores públicos municipais tem a garantia do pagamento de seus proventos em meio a quarentena de combate a COVID-19 é um alívio.
O Prefeito da cidade, Luciano Genésio, autorizou o pagamento nesta segunda-feira (30) e o dinheiro já está a disponível dos funcionários nas respectivas contas.
“Estamos cientes das incertezas da nossa atual situação e de que agora mais do que nunca os pinheirenses precisam de nós, da gestão municipal presente e atuante, estamos garantindo o pagamento integral dos salários dos servidores municipais. Estamos tomando todas as medidas para combater a Covid-19 e precisamos que todos contribuam, evitando aglomerações no momento de efetuar o saque do salário nas agências bancárias.” Disse Luciano Genésio, prefeito de Pinheiro.
A administração do Prefeito Luciano, segue mantendo a folha de pagamentos em dia, com planejamento, o prefeito tem inclusive conseguido antecipar seus compromissos, como foi o caso da folha de pagamento da pasta da saúde, programada para o dia 20 de cada mês, mas, tem sido paga com antecipação.
Os demais servidores são pagos no dia 1 de cada mês e esse compromisso também tem sido honrado. O pagamento de forma programada e antecipada, traz segurança aos servidores.
Seguindo os protocolos de segurança da Organização Mundial da Saúde, a orientação para efetuar um saque de forma segura é:
Evite aglomerações;
Mantenha distância de pelo menos 1 m da pessoa a sua frente na fila;
Após efetuar o saque guarde o dinheiro e higienize as mãos com Álcool gel.
Evite aglomerações;
Mantenha distância de pelo menos 1 m da pessoa a sua frente na fila;
Após efetuar o saque guarde o dinheiro e higienize as mãos com Álcool gel.
segunda-feira, 30 de março de 2020
Faltam cinco dias para terminar o prazo de filiação partidária
Apesar de ser crescente o debate sobre o adiamento das eleições 2020, por conta da pandemia do novo coronavírus, como a Justiça Eleitoral e nem o Congresso Nacional se posicionaram sobre o assunto, os prazos para o pleito deste ano seguem correndo.
Sendo assim, faltam cinco dias para o término da filiação partidária ou troca de legendas. Ou seja, quem quiser disputar o pleito deste ano precisa estar filiado até o próximo dia 04 de abril, já que o Tribunal Superior Eleitoral manteve a data.
Muitos pré-candidatos, em todo o Maranhão, devem acelerar a definição e até o dia 04 de abril se filiarem ou trocarem de legenda, para assim estarem aptos para a disputa de 2020.
Na capital maranhense, ao que parece, todos os pré-candidatos à Prefeitura de São Luís já estão filiados nos partidos que pretendem mesmo disputar as eleições. Com isso, a corrida pela filiação e/ou troca de partidos deve ser apenas dos pré-candidatos a vereador.
Professora confessa que matou uma empresária junto com dois comparsas no interior do Maranhão
A professora Fraciane Lima da Rocha, de 33 anos, confessou à Polícia que com a ajuda de mais dois comparsas assassinou a empresária Leuda ( Leuda Construções) na cidade de Vitorino Freire, interior do Maranhão.
A vítima foi dada inicialmente como desaparecida desde a sexta-feira (27), mas os indícios apontavam para um assassinato, tendo Franciane como principal suspeita. Na manhã deste sábado (28), a guarnição da PM de Vitorino Freire conduziu a suspeita para delegacia para averiguações.
Inicialmente Franciane negou ter se envolvido no caso e foi liberada. No período da tarde a PM novamente conduziu Franciane para um novo depoimento e a mesma confessou participação no crime.
De acordo com as declarações de Franciane, Gonçalo que é namorado dela e Esmael executaram a empresária. Na noite anterior do crime tentaram assaltar a vítima e chegaram a roubar objetos pessoais dela.
O corpo ainda não foi encontrado pois os dois executores despareceram com o cadáver. Os suspeitos não foram mais encontrados na cidade. A Polícia investiga a motivação para o crime covarde.
Com informações do Francisco Vale
Mulher morre e 4 pessoas estão desaparecidas após canoa virar em igarapé de Bacabal
Uma pessoa morreu e quatro seguem desaparecidas após uma canoa ter virado no domingo (29) em um igarapé situado na zona rural de Bacabal. Vítimas são membros de uma mesma família.
Segundo a polícia, nove pessoas de uma mesma família estavam fazendo um passeio de canoa em um igarapé na região do Povoado Pau d’Arco, situado na zona rural de Bacabal, quando a canoa em que eles estavam virou e todas as pessoas caíram na água.
De acordo com a polícia, quatro pessoas conseguiram sair e cinco desapareceram. Um corpo de uma mulher já foi encontrado e outras quatro vítimas seguem desaparecidas. Entre os desaparecidos, estão crianças e adolescentes.
O Corpo de Bombeiros trabalhou com buscas no local até o início da noite de domingo, que devem ser retomadas na manhã desta segunda-feira (30) na localidade.
Médicos de Wuhan farão videoconferência com o DF e também com outros estados
Uma videoconferência dos médicos do Distrito Federal com os colegas de Wuhan, epicentro do coronavírus, deve dar início à cooperação solicitada pelo governador do DF, Ibaneis Rocha, à embaixada da China. Ele foi o primeiro a pedir, mas outros Estados e vários municípios fizeram o mesmo, por isso a embaixada fez uma gentileza ao governo federal, por meio do Ministério das Relações Exteriores: enviou uma lista dessas solicitações pedindo que ao Palácio do Planalto que defina prioridades. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.
Uma segunda videoconferência será dos médicos de Wuhan e o pessoal de saúde dos Estados e municípios que solicitaram a cooperação.
Por ter formalizado primeiro o pedido de assistência, o DF “está bem posicionado”, dizem diplomatas. O esforço do DF é considerado modelar.
O “projeto China” é tocado pelo secretário Valdetário Andrade Monteiro (Casa Civil) e Renata Zuquim, diretora de relações internacionais do DF.
Pegou bem junto aos chineses o governo do DF não formular pedidos específicos de equipamentos, por exemplo. Só o que for possível.
Covid-19: vítima no MA era homem, de 49 anos, com hipertensão
A professora Fraciane Lima da Rocha, de 33 anos, confessou à Polícia que com a ajuda de mais dois comparsas assassinou a empresária Leuda ( Leuda Construções) na cidade de Vitorino Freire, interior do Maranhão.
A vítima foi dada inicialmente como desaparecida desde a sexta-feira (27), mas os indícios apontavam para um assassinato, tendo Franciane como principal suspeita. Na manhã deste sábado (28), a guarnição da PM de Vitorino Freire conduziu a suspeita para delegacia para averiguações.
Inicialmente Franciane negou ter se envolvido no caso e foi liberada. No período da tarde a PM novamente conduziu Franciane para um novo depoimento e a mesma confessou participação no crime.
De acordo com as declarações de Franciane, Gonçalo que é namorado dela e Esmael executaram a empresária. Na noite anterior do crime tentaram assaltar a vítima e chegaram a roubar objetos pessoais dela.
O corpo ainda não foi encontrado pois os dois executores despareceram com o cadáver. Os suspeitos não foram mais encontrados na cidade. A Polícia investiga a motivação para o crime covarde.
Com informações do Francisco Vale
PINHEIRO SEGUE MONITORANDO CASOS SUSPEITOS DE CORONAVÍRUS, CIDADE NÃO TEM CASOS CONFIRMADOS
A prefeitura de Pinheiro divulgou, ontem (27), os números atualizados de CORONAVÍRUS no município. A cidade continua sem casos confirmados da doença, mas, segue monitorando casos suspeitos.
Há 4 (quatro) casos suspeitos sendo acompanhados de perto pela secretaria de saúde, essas pessoas que apresentaram sintomas relacionados a Covid-19 já foram submetidas ao exame de diagnóstico do CORONAVÍRUS, estão aguardam o resultado.
Esses indivíduos permanecem isolados do convívio social por precaução. Pinheiro não possui casos da doença. A gestão municipal tem tomado diversas medidas para evitar a entrada do CORONAVÍRUS no município.
Mesmo com a quarentena instituída pelo decreto municipal, a triagem realizada nas divisas da cidade e as ações para desencorajar aglomerações o clima na cidade ainda é de preocupação.
Ao todo o município de Pinheiro já teve 8 casos suspeitos, 4 foram descartados por meio de teste, 4 aguardam os resultados. Assim que identificado como caso suspeito de Covid-19, a Vigilância Epidemiológica tem cuidado para que o indivíduo permaneça em quarenta, isolado, para evitar a possível disseminação da doença.
“Continuem em casa, continuem cautelosos, o perigo ainda não passou, graças a Deus não temos nenhum casos confirmado de Covid-19 no nosso município, estamos fazendo a nossa parte agindo conforme o protocolo do Ministério da Saúde, peço a população faça a sua parte também”. Disse o secretário de saúde de Pinheiro, Fred Lobato.
Covid-19: vítima no MA era homem, de 49 anos, com hipertensão
O primeiro paciente infectado pelo novo coronavírus (Covid-19) no Maranhão era um homem de 49 anos, segundo informou há pouco o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula no Twitter.
A vítima também tinha histórico de hipertensão, uma das comorbidades que fazem os pacientes serem incluídos no chamado “grupo de risco” da doença.
Segundo apurou o blog mais cedo, o paciente já chegou na UPA da Cidade Operária com graves sintomas de insuficiência respiratória.
Primeira morte por Covid-19 é confirmada no Maranhão
A Secretaria de Saúde, confirmou a primeira morte pelo novo coronavírus no Estado.
A confirmação foi feita pelo secretário de Saúde, Carlos Lula, em sua conta no Twitter neste domingo (29).
Segundo a publicação, o paciente estava internado em um hospital de São Luis. Não foi informado se a pessoa era portadora de outra doença.
O Maranhão já tem 22 pessoas infectadas e 647 casos suspeitos de infecção por Covid-19.
sexta-feira, 27 de março de 2020
PREFEITURA DE PINHEIRO CRIA AÇÃO "MÃOS DADAS", QUE BENEFICIARÁ PROFISSIONAIS AUTÔNOMOS COM CESTAS BÁSICAS DURANTE QUARENTENA
Iniciou hoje (27) o cadastramento dos profissionais autônomos da cidade de Pinheiro, na Ação de Auxílio intitulada, Mãos Dadas, que pretende beneficiar essa parcela da população prejudicada finaceiramente pela quarentena. A quarentena foi instituída pelo poder público como forma de prevenir a disseminação do CORONAVÍRUS no município, por meio do isolamento social.
Criado pela prefeitura de Pinheiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES), esse iniciativa distribuirá cestas básicas para esses profissionais que estão em situação de vulnerabilidade, porque precisaram parar de trabalhar. Os primeiros a se cadastrarem, foram os mototaxitas.
"Se a gente não trabalha não recebe, nem todos tem como fazer economias, eu por exemplo não tenho dinheiro guardado, se continuar parado vou passar fome." Explicou, Edson Sousa, mototaxista.
O prefeito, Luciano Genésio, tem adotado uma série de medidas, visando proteger a população de Pinheiro.
"Vamos entregar a esses trabalhadores cestas básicas para que possam se manter durante esse período. Não estamos medindo esforços para ajudar nossa população e manter nossa cidade livre da Covid-19." Disse Luciano.
#LucianoGenésio #SaúdePinheiro #Coronavírus
Globo manda às favas a ética jornalística e parte para o ataque a Bolsonaro, esquecendo-se da sua responsabilidade social, de que não é dona da verdade e nem da concessão que usufrui.
A Rede Globo de televisão deixou a ética jornalística de lado e parte para o ativismo político determinada a derrubar o Presidente Jair Bolsonaro. Colocou todo o seu arsenal tecnológico e humano a serviço de um massacre jamais visto na história de qualquer pais civilizado do ocidente. Tem a seu favor o Coronavírus e um confinamento obrigatório de uma população desprotegida intelectualmente, com baixos níveis educacionais, incapaz de fazer juízo crítico do que consome na frente da TV.
A guerra a Bolsonaro já não é mais velada, tornou-se escancarada e desproporcional, levando a uma inversão de papéis que atenta contra a democracia brasileira. A Globo não é dona dos destinos do país e nem da verdade, precisa de limites URGENTE. Na condição de jornalista não posso me furtar a manifestar repúdio a colegas que se prestam a fazer o jogo sujo da emissora em um momento de aflição e vulnerabilidade do povo e do próprio governo. Os profissionais que produzem o conteúdo da emissora perderam a noção de ética e razoabilidade.
As noticias manipuladas e contextualizadas de acordo com os interesses da direção da Globo passam pelas mãos de jornalistas sujeitos à códigos subliminares, a um juramento que precisa ser lembrado e honrado. Por ordem de superiores não deviam tripudiar de um presidente eleito democraticamente seja ele quem for. Não tenho procuração para defender Bolsonaro, acho que ele também precisa de limites, precisa ouvir os profissionais que ele confia, especialmente os da comunicação, porém o que estão fazendo é um desrespeito não só a ele, mas ao povo brasileiro.
A população vem sendo submetida a uma lavagem cerebral em um momento que a televisão desempenha papel estratégico de informação e de segurança nacional. Por acidente, acompanhei o Jornal Nacional desta quarta feira (25) e o que assisti me chocou como a milhões de brasileiros. Um espetáculo de sordidez inaceitável contra a imagem de um chefe de estado, sem direito ao contraditório.
Do inicio ao fim o Bolsonaro foi alvo de ilações, acusações e manipulação de informações que receberam recursos áudio visuais distorcendo a verdade para massacrar o presidente sem que ele pudesse se defender. Devo lembrar que a emissora entra na casa de 92% da população e que esta briga começou antes mesmo da posse, motivada pelos cortes em verbas publicitárias portentosas que a Globo sempre usufruiu em governos anteriores.
Porém, o resultado desse desentendimento ganha outros contornos na medida em que a veracidade do jornalismo na maior emissora do pais é corrompida. A Globo tem concessão pública e o dever de falar a verdade, sem manipulação ou artifícios no seu conteúdo jornalístico com propósitos descabidos. Se a Globo deixou de produzir noticias e passou a agir como um partido político, sua concessão precisa ser caçada imediatamente.
No rastro da canalhice produzida por profissionais do jornalismo, governadores mal intencionados como João Dória e Witzel estão se aproveitando, da mesma forma que políticos que nunca fizeram nada pelo país, como o garoto mimado David Alcolumbre e Rodrigo Maia, ambos sinônimos de oportunismo. A classe jornalística não pode se submeter a este papel.
As manifestações de Bolsonaro não são libelos, estão recheadas de oportunidades para seus adversários, mas não podem ser distorcidas ao bel prazer dos inimigos políticos e nem de editores interessados em chantagear o presidente e seus ministros. Com efeito, Bolsonaro tem defeitos, é humano, mas não se curva a chantagens de empresários da comunicação acostumados a usar e abusar do dinheiro público.
A ciência já mostrou que o vírus representa maior risco para pessoas com morbidades e idosos, mostrou tambem que COVID 19 não é ameaça para população economicamente ativa, e que se os cuidados de higiene forem tomados, a população não precisa deixar de trabalhar.
Para a Globo não é a saúde do povo brasileiro que importa, e sim a destruição do chefe da nação e dos sonhos de quem acredita nele apesar dos seus defeitos. Chega de CANALHICE, o Brasil é maior do que os interesses de uma emissora de televisão, tá na hora de um basta nessa perseguição covarde.
Por: José Aparecido Ribeiro – Jornalista / Licenciado em Filosofia – BH-MG
jaribeirobh@gmail.com – 31-99953-7945 WhastApp
Brasil tem menor índice de letalidade dos 25 países com mais casos
A defesa do isolamento vertical proposta pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, pode ter vindo de análise estatística relativamente simples. O Brasil é, atualmente, 19º na lista de países com mais casos de coronavírus do mundo, mas tem o menor índice de mortalidade entre os 25 da lista. Na prática, a cada um milhão de pessoas, apenas 0,4 morre. Na China, o índice de mortalidade é cinco vezes maior, nos EUA são dez vezes mais e, na Itália, o número é surreal: 340 vezes maior. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.
O Brasil também tem o menor índice de infectados proporcionalmente à população dos 25 países: são 14 em cada milhão de habitantes.
A República de San Marino tem apenas 208 casos e 21 mortes, mas é proporcionalmente o lugar onde o vírus foi mais contagioso e letal.
Até ontem, a Itália tinha 8.215 mortos, dobro da Espanha (4.145). Com 77 fatalidades, o Brasil aparece em 14º, pouco à frente de Turquia (75).
Acompanhe a evolução dos casos do coronavírus em tempo real pelo site Worldometers
Governador Flávio Dino determina suspensão das aulas no estado até 03 de abril
O governador Flávio Dino (PCdoB) editou, nesta quinta-feira (27), o decreto suspendendo as aulas nas escolas públicas, privadas e instituições de ensino superior até a próxima sexta-feira (3), quando será feita nova avaliação sobre o quadro da pandemia do novo coronavírus no Maranhão.
“Editei agora decreto estabelecendo suspensão das aulas até o dia 3 de abril, próxima sexta, quando será feita nova avaliação com base em orientação científica dos profissionais de saúde e à luz dos dados existentes no Maranhão”, destacou Flávio Dino.
A suspensão das aulas havia sido determinada pelo governador Flávio Dino no último dia 16 de março e valeria até 31 de março. Com o novo decreto vai até 3 de Abril.
DEA põe ditador Maduro na lista de procurados por tráfico e oferece US$15 milhões por sua captura
O DEA, sigla em inglês do temido Drug Enforcement Administration, departamento de combate às drogas do governo dos Estados Unidos, colocou o ditador venezuelano Nicolás Maduro na lista de procurados, sob acusação de narcoterrorismo e lavagem de dinheiro, oferecendo recompensa de US$15 milhões para quem ajude a capturá-lo e US$10 milhões pela prisão de 13 integrantes da cúpula da ditadura.
Fotografias de Maduro e seus cúmplices, na ditadura, foram expostas em cartazes de “procurados” por determinação do procurador-geral americano, William Barr, que reconhece a dificuldade de executar a prisão dentro da Venezuela.
As acusações contra Maduro preveem penas de 50 anos de prisão. “Maduro implantou deliberadamente cocaína como arma”, acusa o promotor Geoffrey Berman, de Nova York.
Os processos resultam de investigação de um esquema, liderado por Maduro com narcoguerrilheiros colombianos das Farc para transferir grandes quantidades de cocaína para os EUA, usando a Venezuela como ponto de conexão. As ações judiciais correm em Miami e Nova York.
Entre os procurados estão o número 2 do chavismo, Diosdado Cabello, o ministro da Defesa, Vladimir Padrino López, e o presidente do Tribunal Supremo, Maikel Moreno.
Quem viver verá? que estava certo
Ao contrário de alguns que foram contra o pronunciamento do Bolsonaro,acho que o nosso presidente foi antes de tudo corajoso,pois sua palavras soaram como uma bomba.Bomba está que se aproveitando das pessoas desinformadas para alardear veneno e aproveitar o momento pra tirar proveito político,alguns governadores,presidente da câmara e senado foram rápidos em se manifestar contra o nosso presidente.Sabemos que esse país parado é caos social de resultados catastróficos.Portanto vamos concentrar nossos esforços ao velhos com mais de sessenta anos,principalmente cardiopatas,diabetes e que apresentam alguma patologia pulmonar.E não parar o país,pois a população produtiva,quase na sua totalidade,tem menos de cinquenta anos.Pois,às vezes,a dose muito alta e descabida mata o doente e não a doença.Reflitam sobre isso.Israel não parou e isolou os velhos suscetíveis e deu uma atenção maior as pneumotapas .
Não, não estamos perdidos.
Antes dele tirar uma sarrinho sobre a gripezinha e ou resfriadinho, é o jeito dele, cutucou, levou. E insisto é assim que lida com bandido.
Antes do intento polêmico ele fez e realizou várias reuniões. Implementou ações, criou um plano de combate ao vírus.
Coordenou com o Ministro da Saúde construções rápidas de Hospitais em hotéis, em bases do exército e em outros lugares.
Conseguiu que fábricas de carro fabricassem os respiradores necessários, estão em plena produção.
Conseguiu que uma industria de cerveja, de perfumaria, fabricassem em alta escala o Álcool Gel e farmácias menores independentes o fabricassem também.
Conseguiu com vários laboratórios e com o Exército que fabricasse de graça para os hospitais o remédio que vence o vírus e cura a doença, garantindo a produção para a demanda necessária.
Aprendeu com outros países quem é o grupo de risco, observou quem morreu, em que condições, ele não foi pego de surpresa, se preveniu, se preparou, se organizou para combater um bom combate.
Ele conta ainda com a autoresponsabilidade de cada cidadão em se isolar. Ele sabe o que não sabemos, tem dados que não conhecemos.
Negociou e anistiou dividas dos estados e municípios, amparou os estados com fundos necessários.
Cuidou com o Ministro da Infraestrutura e garantiu todo abastecimentos por rodovias e ferrovias dos suprimentos e alimentação para o período de isolamento. Elaborou decretos, medidas provisórias e corrigiu itens que podiam não beneficiar o povo
Criou uma linha de financiamento com baixo custo em apoio aos empresários e empreendedores.
Criou com o MEC, com o Ministérios das Ciências e Tecnologias pontes, atalhos, sites e links nos seus ministérios que gratuitamente criavam consciência sobre o que era o vírus, cuidados a tomar e onde e como procurar para o tratamento. Liberou cursos on line gratuitos para ocupar, ensinar e educar profissionais e estudantes,desempregados e confinados, tornou possível mais possibilidade de geração de renda e conhecimento. Ele foi rápido, foi eficiente. TUDO EM TEMPO RECORD!!
Mas uma vez brasileiro, você vai ter que confiar, sair do modo pânico, ter equilíbrio e responsabilidade em saber quando sair, quando evitar aglomeração, cuidar de seus idosos e de suas família.
Ele é da turma do resolve e não age com drama e paternalismo. Não vai esticar aquilo que agora esta administrado, conhecido.
O que não nos impede ainda de ficarmos em casa, estender o isolamento social, mas para aqueles que necessitam urgente de sua renda, proveniente do seu trabalho, ele apoia que volte, claro dentro de tudo que foi recomendando.
Ele é assim e eu o apoio, consigo ver mudanças fundamentais em 1 anos e 3 meses, consigo ver um homem sagaz, corajoso e que luta contra um Mecanismo sujo, pesado, criminoso.
Apoio o Presidente.
Continuo em isolamento social.
Torço para o que o Presidente, seus Ministros, Secretários e equipes, continuem acertando no combate ao Corona Vírus e sei que ele não é arrogante, quando erra volta atrás, vai estar conectado, gerenciando e acompanhando tudo. Eu confio, eu apoio. Não é a Rainha Elizabeth, tem seu modo, mas é reto, honesto e esta bravamente enfrentando o crime organizado, a impunidade, se não o apoiarmos agora em 2022 pode ser tarde. Dias de vitórias, dias de tropeços, dias de acertos, é humano, vamos continuar aplaudindo o acerto. Tem uma equipe técnica brilhante que tem sim ele no comando e gestão de tudo.
Cuida de nós com técnica e coragem. Sem perder tempo e com ação. União é o maior escudo de proteção. Seu forte inimigo é a imprensa corrupta, é aí que você entra no combate, ele precisa de nós. Bora continuar nesse enfrentamento com a responsabilidade de fazermos a nossa parte e acreditando que mais vitórias e acertos acontecerão.
Não, não estamos perdidos.
Antes dele tirar uma sarrinho sobre a gripezinha e ou resfriadinho, é o jeito dele, cutucou, levou. E insisto é assim que lida com bandido.
Antes do intento polêmico ele fez e realizou várias reuniões. Implementou ações, criou um plano de combate ao vírus.
Coordenou com o Ministro da Saúde construções rápidas de Hospitais em hotéis, em bases do exército e em outros lugares.
Conseguiu que fábricas de carro fabricassem os respiradores necessários, estão em plena produção.
Conseguiu que uma industria de cerveja, de perfumaria, fabricassem em alta escala o Álcool Gel e farmácias menores independentes o fabricassem também.
Conseguiu com vários laboratórios e com o Exército que fabricasse de graça para os hospitais o remédio que vence o vírus e cura a doença, garantindo a produção para a demanda necessária.
Aprendeu com outros países quem é o grupo de risco, observou quem morreu, em que condições, ele não foi pego de surpresa, se preveniu, se preparou, se organizou para combater um bom combate.
Ele conta ainda com a autoresponsabilidade de cada cidadão em se isolar. Ele sabe o que não sabemos, tem dados que não conhecemos.
Negociou e anistiou dividas dos estados e municípios, amparou os estados com fundos necessários.
Cuidou com o Ministro da Infraestrutura e garantiu todo abastecimentos por rodovias e ferrovias dos suprimentos e alimentação para o período de isolamento. Elaborou decretos, medidas provisórias e corrigiu itens que podiam não beneficiar o povo
Criou uma linha de financiamento com baixo custo em apoio aos empresários e empreendedores.
Criou com o MEC, com o Ministérios das Ciências e Tecnologias pontes, atalhos, sites e links nos seus ministérios que gratuitamente criavam consciência sobre o que era o vírus, cuidados a tomar e onde e como procurar para o tratamento. Liberou cursos on line gratuitos para ocupar, ensinar e educar profissionais e estudantes,desempregados e confinados, tornou possível mais possibilidade de geração de renda e conhecimento. Ele foi rápido, foi eficiente. TUDO EM TEMPO RECORD!!
Mas uma vez brasileiro, você vai ter que confiar, sair do modo pânico, ter equilíbrio e responsabilidade em saber quando sair, quando evitar aglomeração, cuidar de seus idosos e de suas família.
Ele é da turma do resolve e não age com drama e paternalismo. Não vai esticar aquilo que agora esta administrado, conhecido.
O que não nos impede ainda de ficarmos em casa, estender o isolamento social, mas para aqueles que necessitam urgente de sua renda, proveniente do seu trabalho, ele apoia que volte, claro dentro de tudo que foi recomendando.
Ele é assim e eu o apoio, consigo ver mudanças fundamentais em 1 anos e 3 meses, consigo ver um homem sagaz, corajoso e que luta contra um Mecanismo sujo, pesado, criminoso.
Apoio o Presidente.
Continuo em isolamento social.
Torço para o que o Presidente, seus Ministros, Secretários e equipes, continuem acertando no combate ao Corona Vírus e sei que ele não é arrogante, quando erra volta atrás, vai estar conectado, gerenciando e acompanhando tudo. Eu confio, eu apoio. Não é a Rainha Elizabeth, tem seu modo, mas é reto, honesto e esta bravamente enfrentando o crime organizado, a impunidade, se não o apoiarmos agora em 2022 pode ser tarde. Dias de vitórias, dias de tropeços, dias de acertos, é humano, vamos continuar aplaudindo o acerto. Tem uma equipe técnica brilhante que tem sim ele no comando e gestão de tudo.
Cuida de nós com técnica e coragem. Sem perder tempo e com ação. União é o maior escudo de proteção. Seu forte inimigo é a imprensa corrupta, é aí que você entra no combate, ele precisa de nós. Bora continuar nesse enfrentamento com a responsabilidade de fazermos a nossa parte e acreditando que mais vitórias e acertos acontecerão.
Bolsonaro libera R$ 20 milhões para combate à Covid-19 no MA; veja quanto cada cidade receberá
A Comissão Intergestores Bipartite do Maranhão definiu na quarta-feira (25) a divisão de R$ 20,1 milhões garantidos pelo governo Jair Bolsonaro para o combate ao novo coronavírus no estado.
O valor soma-se aos R$ 14 milhões que já haviam sido disponibilizados no início do mês (saiba mais).
Segundo os critérios aprovados durante o encontro, e já registrados em ata, serão R$ 4 milhões para a Secretária de Estado da Saúde (SES) – R$ 2 milhões dos quais devem ser utilizados para a compra de máscaras, álcool gel e outros Equipamentos de Protecao Individual (EPIs), a serem distribuidos pela Famem às prefeituras – e R$ 16 milhões para as gestões municipais.
São Luís é a cidade que mais receberá recursos: serão R$ 2,5 milhões. Os valores foram divididos de acordo com critérios populacionais.
Número de novos casos de Covid-19 sobe no Maranhão
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) relatou na noite de ontem (26) um aumento de 40% no número de novos casos de infecção por novo coronavírus (Covid-19) no Maranhão.
A quinta-feira terminou com 14 casos confirmados – eram 10 na quarta-feira.
No Twitter, o governador Flávio Dino (PCdoB) disse que, apesar de todas as medidas preventivas adotadas, a tendência é que cresçam mais os casos de pessoas infectadas.
“Tendência continua a ser de elevação de casos, apesar de todas as medidas preventivas que adotamos”, disse.
Flávio Dino recua e já estuda abertura imediata do comércio no Maranhão
Apesar de todo o discurso contrário ao pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que tem criticado os governadores que adotaram medidas fortes de restrições de circulação por causa da pandemia de coronavírus (Covid-19), o governador Flávio Dino (PCdoB) recuou e, agora alinhado às falas de Bolsonaro, já estuda a abertura imediata do comércio no Maranhão.
É o que aponta nota divulgada pela Seinc (Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Energia), nesta quinta-feira 26.
Assinada por seu titular, Simplício Araújo, o comunicado informa, sem maiores detalhes, que a gestão comunista abriu um canal para que “todas as entidades empresariais interessadas na abertura imediata do seu segmento de comércio fundamentem seus pedidos por escrito e encaminhem” para a pasta.
Esses pedidos, ressalta Araújo, “serão encaminhados para análise técnica e respondidos com a máxima velocidade”.
O recuo de Dino ocorre em meio a pressão de deputados estaduais que, para amenizar a crise econômico-financeira provocada pela pandemia da Covid-19, a pedido da população, vinham pressionando o governador para reduzir ou zerar o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) que incide na tarifa de energia elétrica; prorrogar o prazo para recolhimento de impostos à micro e pequenas empresas; suspender a obrigatoriedade de pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) 2020 no estado, até outubro deste ano; e adiar descontos de novas alíquotas da nova Previdência e as prestações dos empréstimos consignados.
PREFEITO DE PINHEIRO MANTÉM DECRETO E PEDE AOS PINHEIRENSES QUE PERMANEÇAM EM CASA
Foi através de um vídeo divulgado em suas redes sociais, que Luciano Genésio, falou aos pinheirenses sobre a crise pela qual passamos e de sua decisão diante do pronunciamento do Presidente da República, Jair Bolsonaro.
Em sua fala ele disse ser “muito importante nesse momento, termos consciência de que nossa prioridade é a vida”. Pediu que todos continuem cumprindo as medidas preventivas do decreto n°009/2020, principalmente o isolamento social, que é uma das ações mais eficazes no combate ao novo Coronavírus (Covid-19).
Luciano está alinhado ao Governo Estadual, que também decidiu pela continuidade da quarentena e das restrições nas divisas do Estado.
Genésio ainda afirmou que na próxima semana se reunirá com a Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL, para tratar sobre as medidas que serão mantidas e que irá a público informar sobre as decisões, em relação principalmente ao retorno de alguns setores do comércio da cidade.
O prefeito Luciano finalizou a gravação pedindo que as pessoas continuem se prevenindo e cuidando do que é realmente mais importante.
#LucianoGenésio #SaúdePinheiro #Coronavírus #FicaEmCasaPinheiro
quinta-feira, 26 de março de 2020
Ferryboats passam a operar com novos horários
A
medida tem o objetivo de adequar o serviço de ferryboat às recomendações
do Decreto do Governo do Estado do Maranhão Nº 35.672, de 19 de março
de 2020, bem como a Portaria Nº 250, de 18 de março de 2020 da Agência
Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) relativa ao
Plano de Contingência e Prevenção da Transmissão do novo coronavírus,
Covid-19.
“Nesse
momento de crise é de fundamental importância o esforço de todos para
vencermos o novo coronavírus. E o Governo do Maranhão está tomando todas
as medidas necessárias para tentar conter essa pandemia”, disse
Lawrence Melo, presidente da MOB.
Serão realizadas diariamente seis viagens saindo de cada terminal, totalizando a quantia de 12 viagens.
As
passagens adquiridas antecipadamente para viagens a partir do dia 24 de
março de 2020, que não correspondam aos novos horários, deverão ser
remarcadas nas bilheterias das empresas prestadoras do serviço.
As vendas de bilhetes e remarcações serão realizadas apenas nos terminais da Ponta da Espera e Cujupe.
Caso haja demanda e disponibilidade de embarcações, poderão ser realizadas viagens adicionais.
Flávio Dino anuncia que vai ampliar paralisação de aulas em escolas públicas e privadas
O governador Flávio Dino (PCdoB), anunciou nesta quinta-feira (26),
que vai ampliar a paralisação das aulas nas escolas públicas e privadas
do Maranhão. Inicialmente o calendário estava suspenso até o dia 31 de
março, o chefe do executivo maranhense falou que terá que alongar essa
interrupção por conta dos dados que estão chegando quanto a contaminação
do coronavírus.
No entanto em relação ao comércio, Flávio Dino espera que após a Semana Santa ocorra uma flexibilização do funcionamento do comércio. Ele descartou a volta de todo comércio, mas de alguma forma será feito um descontingenciamento.
No entanto em relação ao comércio, Flávio Dino espera que após a Semana Santa ocorra uma flexibilização do funcionamento do comércio. Ele descartou a volta de todo comércio, mas de alguma forma será feito um descontingenciamento.
Vendas de combustíveis caem cerca de 60% e Sindicato prevê demissões em massa no Maranhão
Maranhão Hoje – Aquiles Emir
Com a redução de veículos circulando pela cidade desde que foram baixadas as medidas do Governo do Estado para isolamento social da população a fim de conter a propagação do coronavírus, as vendas nos postos de combustíveis de São Luís caíram mais de 60%. A estimativa é do presidente do Sindicato dos Revendedores de Combustíveis (Sindcombustíveis), Leopoldo dos Santos Neto, que teme pela falência de algumas empresas e por uma demissão em massa no setor.
A redução nas vendas se deu porque o fechamento do comércio, cancelamento de aulas, suspensão de atividades em órgãos públicos e privados, proibição de eventos etc e a obrigatoriedade das pessoas ficarem em casa, os carros foram deixados nas garagens e até mesmo táxi e carros que fazem transporte por aplicativo estão rodando menos. Até o transporte de cargas caiu consideravelmente.
De acordo com o empresário, essa queda nas vendas deve afetar significativamente a arrecadação de tributos pelo Governo do Estado, já que estes são os produtos que geram maior receita para os cofres públicos, respondente por 30% de tudo o que o governo arrecada.
Segundo dados do Boletim de Arrecadação de Tributos Estaduais do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) do Ministério da Economia, no ano passado, a receita tributária do Maranhão com combustíveis foi de R$ 2,6 bilhões com o ICMS que incide sobre esses produtos.
Com a redução de veículos circulando pela cidade desde que foram baixadas as medidas do Governo do Estado para isolamento social da população a fim de conter a propagação do coronavírus, as vendas nos postos de combustíveis de São Luís caíram mais de 60%. A estimativa é do presidente do Sindicato dos Revendedores de Combustíveis (Sindcombustíveis), Leopoldo dos Santos Neto, que teme pela falência de algumas empresas e por uma demissão em massa no setor.
A redução nas vendas se deu porque o fechamento do comércio, cancelamento de aulas, suspensão de atividades em órgãos públicos e privados, proibição de eventos etc e a obrigatoriedade das pessoas ficarem em casa, os carros foram deixados nas garagens e até mesmo táxi e carros que fazem transporte por aplicativo estão rodando menos. Até o transporte de cargas caiu consideravelmente.
De acordo com o empresário, essa queda nas vendas deve afetar significativamente a arrecadação de tributos pelo Governo do Estado, já que estes são os produtos que geram maior receita para os cofres públicos, respondente por 30% de tudo o que o governo arrecada.
Segundo dados do Boletim de Arrecadação de Tributos Estaduais do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) do Ministério da Economia, no ano passado, a receita tributária do Maranhão com combustíveis foi de R$ 2,6 bilhões com o ICMS que incide sobre esses produtos.
Artigo no New York Times mostra que Bolsonaro pode estar certo sobre o Coronavírus
Médicos ouvidos por jornalista defendem isolamento apenas de
idosos, pessoas com doenças crônicas e com baixa imunidade — e tratar o
restante da sociedade como se lida com a gripe
Geraldo Samor e Pedro Arbex
Thomas Friedman, um dos colunistas mais influentes do mundo, ouviu três médicos e escreveu o artigo mais contundente até agora sobre o risco do lockdown global se estender por muito tempo.
No texto, publicado hoje à tarde no The New York Times, Friedman nota que os políticos estão tendo que tomar “decisões enormes de vida ou morte, enquanto atravessam uma neblina com informação imperfeita e todo mundo no banco de trás gritando com eles. Eles estão fazendo o melhor que podem.”
Mas com o desemprego se alastrando pelo mundo tão rápido quanto o vírus, “alguns especialistas estão começando a questionar: ‘Espera um minuto! O que estamos fazendo com nós mesmos? Com nossa economia? Com a próxima geração? Será que essa cura — mesmo que por um período curto — será pior que a doença?’
Friedman diz que as lideranças políticas estão ouvindo o conselho de epidemiologistas sérios e especialistas em saúde pública. Ainda assim, ele diz que o mundo tem que ter cuidado com o “pensamento de grupo” e que até “pequenas escolhas erradas podem ter grandes consequências”.
Para ele, a questão é como podemos ser mais cirúrgicos na resposta ao vírus de forma a manter a letalidade baixa e ao mesmo tempo permitir que as pessoas voltem ao trabalho o mais cedo possível e com segurança.
Friedman diz que “se a minha caixa de email for alguma indicação, uma reação mais inteligente está começando a brotar.”
Ele cita um artigo publicado semana passada pelo Dr. John P. A. Ioannidis, um epidemiologista e co-diretor do Centro de Inovação em Meta-Pesta-Pesquisa de Stanford. No artigo, Ioannidis diz que a comunidade científica ainda não sabe exatamente qual é a taxa de mortalidade do coronavírus. Segundo ele, “as evidências disponíveis hoje indicam que a letalidade pode ser de 1% ou ainda menor.”
“Se essa for a taxa verdadeira, paralisar o mundo todo com implicações financeiras e sociais potencialmente remendas pode ser totalmente irracional. É como um elefante sendo atacado por um gato doméstico. Frustrado e tentando fugir do gato, o elefante acidentalmente pula do penhasco e morre.”
Friedman também cita o Dr. Steven Woolf, diretor emérito do Centro Sobre a Sociedade e Saúde da Universidade da Virgínia, para quem o lockdown “pode ser necessário para conter a transmissão comunitária, mas pode prejudicar a saúde de outras formas, custando vidas”
“Imagine um paciente com dor no peito ou sofrendo um derrame — casos em que a rapidez de resposta é essencial para salvar vidas — hesitando em chamar o serviço de emergência por medo de pegar coronavírus. Ou um paciente de câncer tendo que adiar sua quimioterapia porque a clínica está fechada”.
Friedman complementa: “Imagine o estresse e a doença mental que virá — já está vindo — de termos fechado a economia, gerando desemprego em massa”.
Woolf, o médico da Virgínia, afirma no artigo que a renda é uma das variáveis mais fortes a afetar a saúde e a longevidade. “Os pobres, que já sofrem há gerações com taxas de mortalidade mais altas, serão os mais prejudicados e provavelmente os que receberão menos ajuda. São as camareiras dos hotéis fechados e as famílias sem opções quando o transporte público fecha.”
Há outro caminho?, pergunta Friedman.
Para ele, a melhor ideia até agora veio do Dr. David Katz, diretor do Centro de Prevenção e Pesquisa da Universidade de Yale e um especialista em saúde pública e medicina preventiva.
Num artigo publicado sexta-feira no The New York Times, o Dr. Katz diz que há três objetivos neste momento: salvar tantas vidas quanto possível, garantindo que o sistema de saúde não entre em colapso, “mas também garantir que no processo de atingir os dois primeiros objetivos não destruamos nossa economia e, como resultado disso, ainda mais vidas.”
Como fazer isso?
Katz diz que o mundo tem que pivotar da estratégia de “interdição horizontal” que estamos empregando agora — restringindo o movimento e o comércio de toda a população, sem considerar a variância no risco de infecção severa — para uma estratégia mais “cirúrgica”, ou de “interdição vertical”.
“A abordagem cirúrgica e vertical focaria em proteger e isolar os que correm maior risco de morrer ou sofrer danos de longo prazo — isto é, os idosos, pessoas com doenças crônicas e com baixa imunidade — e tratar o resto da sociedade basicamente da mesma forma que sempre lidamos com ameaças mais familiares como a gripe.”
Katz sugere que o isolamento atual dure duas semanas, em vez de um período indefinido. Para os infectados, os sintomas aparecerão nesse período. “Aqueles que tiverem uma infecção sintomática devem se auto-isolar em seguida, com ou sem testes, que é exatamente o que fazemos com a gripe. Quem não estiver sintomático e fizer parte da população de baixo risco deveria voltar ao trabalho ou a escola depois daquelas duas semanas.”
“O efeito rejuvenescedor na alma humana e na economia — de saber que existe luz no fim do túnel — é difícil de superestimar. O risco não será zero, mas o risco de acontecer algo ruim com qualquer um de nós em qualquer dia da nossa vida nunca é zero.”
Fonte: Brazil Journal
Geraldo Samor e Pedro Arbex
Thomas Friedman, um dos colunistas mais influentes do mundo, ouviu três médicos e escreveu o artigo mais contundente até agora sobre o risco do lockdown global se estender por muito tempo.
No texto, publicado hoje à tarde no The New York Times, Friedman nota que os políticos estão tendo que tomar “decisões enormes de vida ou morte, enquanto atravessam uma neblina com informação imperfeita e todo mundo no banco de trás gritando com eles. Eles estão fazendo o melhor que podem.”
Mas com o desemprego se alastrando pelo mundo tão rápido quanto o vírus, “alguns especialistas estão começando a questionar: ‘Espera um minuto! O que estamos fazendo com nós mesmos? Com nossa economia? Com a próxima geração? Será que essa cura — mesmo que por um período curto — será pior que a doença?’
Friedman diz que as lideranças políticas estão ouvindo o conselho de epidemiologistas sérios e especialistas em saúde pública. Ainda assim, ele diz que o mundo tem que ter cuidado com o “pensamento de grupo” e que até “pequenas escolhas erradas podem ter grandes consequências”.
Para ele, a questão é como podemos ser mais cirúrgicos na resposta ao vírus de forma a manter a letalidade baixa e ao mesmo tempo permitir que as pessoas voltem ao trabalho o mais cedo possível e com segurança.
Friedman diz que “se a minha caixa de email for alguma indicação, uma reação mais inteligente está começando a brotar.”
Ele cita um artigo publicado semana passada pelo Dr. John P. A. Ioannidis, um epidemiologista e co-diretor do Centro de Inovação em Meta-Pesta-Pesquisa de Stanford. No artigo, Ioannidis diz que a comunidade científica ainda não sabe exatamente qual é a taxa de mortalidade do coronavírus. Segundo ele, “as evidências disponíveis hoje indicam que a letalidade pode ser de 1% ou ainda menor.”
“Se essa for a taxa verdadeira, paralisar o mundo todo com implicações financeiras e sociais potencialmente remendas pode ser totalmente irracional. É como um elefante sendo atacado por um gato doméstico. Frustrado e tentando fugir do gato, o elefante acidentalmente pula do penhasco e morre.”
Friedman também cita o Dr. Steven Woolf, diretor emérito do Centro Sobre a Sociedade e Saúde da Universidade da Virgínia, para quem o lockdown “pode ser necessário para conter a transmissão comunitária, mas pode prejudicar a saúde de outras formas, custando vidas”
“Imagine um paciente com dor no peito ou sofrendo um derrame — casos em que a rapidez de resposta é essencial para salvar vidas — hesitando em chamar o serviço de emergência por medo de pegar coronavírus. Ou um paciente de câncer tendo que adiar sua quimioterapia porque a clínica está fechada”.
Friedman complementa: “Imagine o estresse e a doença mental que virá — já está vindo — de termos fechado a economia, gerando desemprego em massa”.
Woolf, o médico da Virgínia, afirma no artigo que a renda é uma das variáveis mais fortes a afetar a saúde e a longevidade. “Os pobres, que já sofrem há gerações com taxas de mortalidade mais altas, serão os mais prejudicados e provavelmente os que receberão menos ajuda. São as camareiras dos hotéis fechados e as famílias sem opções quando o transporte público fecha.”
Há outro caminho?, pergunta Friedman.
Para ele, a melhor ideia até agora veio do Dr. David Katz, diretor do Centro de Prevenção e Pesquisa da Universidade de Yale e um especialista em saúde pública e medicina preventiva.
Num artigo publicado sexta-feira no The New York Times, o Dr. Katz diz que há três objetivos neste momento: salvar tantas vidas quanto possível, garantindo que o sistema de saúde não entre em colapso, “mas também garantir que no processo de atingir os dois primeiros objetivos não destruamos nossa economia e, como resultado disso, ainda mais vidas.”
Como fazer isso?
Katz diz que o mundo tem que pivotar da estratégia de “interdição horizontal” que estamos empregando agora — restringindo o movimento e o comércio de toda a população, sem considerar a variância no risco de infecção severa — para uma estratégia mais “cirúrgica”, ou de “interdição vertical”.
“A abordagem cirúrgica e vertical focaria em proteger e isolar os que correm maior risco de morrer ou sofrer danos de longo prazo — isto é, os idosos, pessoas com doenças crônicas e com baixa imunidade — e tratar o resto da sociedade basicamente da mesma forma que sempre lidamos com ameaças mais familiares como a gripe.”
Katz sugere que o isolamento atual dure duas semanas, em vez de um período indefinido. Para os infectados, os sintomas aparecerão nesse período. “Aqueles que tiverem uma infecção sintomática devem se auto-isolar em seguida, com ou sem testes, que é exatamente o que fazemos com a gripe. Quem não estiver sintomático e fizer parte da população de baixo risco deveria voltar ao trabalho ou a escola depois daquelas duas semanas.”
“O efeito rejuvenescedor na alma humana e na economia — de saber que existe luz no fim do túnel — é difícil de superestimar. O risco não será zero, mas o risco de acontecer algo ruim com qualquer um de nós em qualquer dia da nossa vida nunca é zero.”
Fonte: Brazil Journal
Governador do Maranhão na midia diz uma coisa na pratica faz outra
O
governador do Maranhão não perde uma oportunidade para aparecer na
mídia criticando o presidente Jair Bolsonaro, que defende o fim do
isolamento domiciliar e a volta da atividade econômica no pais. Porém, o
mesmo Flávio Dino cometeu um grave crime ao fazer a doação de cestas
básicas e aglomerar centenas de pessoas no Centro Histórico de São Luís,
umas coladas as outras, numa fila infernal, como mostra a imagem da TV
Mirante abaixo.
O
crime foi cometido ontem, terça-feira (24), quando o Governo do Estado
começou a doar 200 mil cestas básicas para milhares de pessoas. Uma
concentração de crianças, idosos, adultos com o argumento de que iria
atender ambulantes. Um cenário de país do 5º mundo.
Hoje,
uma fila maior ainda se formou desde a madrugada no mesmo local e as
cestas não foram distribuídas. Uma grande humilhação e um perigo real
que as pessoas, sem uso de máscaras ou luvas, correram.
Assinar:
Postagens (Atom)
Gastos com pessoal: TCE-MA emite alerta a 62 prefeitos; saiba quais
O Tribunal de Contas do Estado (TCE), por meio de sua Secretaria de Fiscalização (Sefis), emitiu alerta relativo ao limite de gastos com p...
-
É Páscoa, é tempo de mudar É tempo de Páscoa, momento de celebração da vida em família, mas também de reflexão e mudança. Páscoa é sinônim...
-
O Domingo de Páscoa é um dia muito especial para comemorarmos com muita alegria e união, porém para falarmos dela primeiramente temos que ...
-
O enfermeiro Lourendir faz um apelo "Peço ajuda para que intensifiquem em suas redes sociais para que me ajudem na busca pelo meu irm...