Durante os dias 21 e 22 de maio, a Prefeitura de Pinheiro, por meio da Secretaria de Educação, promoveu mais uma formação para os professores da educação infantil.
A formação disposta aos professores é de Apresentação da Proposta do Livro Didático Infantil da Coleção Descobrir e Aprender, da editora IPDH.
O início da formação foi marcado pela palestra da Professora Dra. Walkiria Kamiski, formada em Letras pela PUC- Paraná, Mestre em Arte e Terapia pela UFSC e Doutora em Arte e Terapia para Saúde Mental, que abordou as Competências Sócioemocionais na Educação Infantil.
Para a Secretária Adjunta de Educação, Leidiane Roland, as formações dispostas pela Secretaria de Educação de Pinheiro tem sido um suporte essencial para a sala de aula, em especial para a educação infantil: “A educação infantil é a primeira etapa da vida escolar do aluno. É a base que o aluno precisa para sua formação humana integral. Esses momentos de formação com os professores dão um suporte pedagógico, para que estes melhorem suas aulas e aperfeiçoem suas práticas.” Concluiu a Secretária Adjunta.
Para o ano letivo de 2018, a Secretaria de Educação elaborou o projeto de educação infantil “LENDO, BRINCANDO E CONSTRUINDO CONHECIMENTOS ATRAVÉS DA LITERATURA INFANTIL” com o objetivo de desenvolver atividades com base na literatura infantil que possibilitem momentos de interação entre as crianças, estimulando a oralidade, o desenvolvimento da capacidade de produção de texto, a criatividade, a percepção auditiva e de despertar o gosto pela leitura e escrita.
A Professora e Diretora da Escola Bem Me Quer, Vera Lúcia, que participou da formação, enfatizou a qualidade dos profissionais e do conteúdo levado para os professores da educação infantil de Pinheiro: “Eu gostaria muito de agradecer a Secretaria de Educação em nome do Secretário Augusto Miranda e da Leidiane Roland pela escolha da equipe que foi excelente; uma equipe que trouxe muita bagagem, muito conhecimento e muita novidade que só vem a somar com a nossa prática do dia-a-dia que já trabalhamos com esses livros; está sendo fundamental esse conhecimento para os professores e será levado sem dúvidas para a sala de aula.”
A formação realizada no Auditório do Centro de Cultura José Sarney contou com palestras e práticas dinâmicas realizadas em grupos com proposta de aproveitamento teórico e prático que serão abordados em sala de aula.
Em torno de 300 professores participaram da formação sendo eles professores titulares, auxiliares e de apoio a alunos com deficiência; participaram também as formadoras Neusa de Paula, pedagoga, Especialista em Coordenação, Supervisão e Psicopedagogia e Beatriz da Silva Barbosa, Especialista em Psicopedagogia e Educação Inclusiva.
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