sábado, 1 de julho de 2017

Governo e Prefeitura entregam novo complexo viário da Forquilha, em São Luís

Foto: Reprodução
O Governo do Estado e a Prefeitura de São Luís vem investindo na melhoria da mobilidade urbana com intervenções e reordenamento do tráfego nos principais corredores da cidade. E neste sábado (1º), os dois entes parceiros entregam o Novo Complexo Viário da Forquilha, que solucionaram o antigo congestionamento na MA-201 (Estrada de Ribamar) e na MA-202 (Estrada da Maioba), no trecho da Forquilha. As vias são responsáveis por interligar as cidades de São Luís, São José de Ribamar e Paço do Lumiar, por onde transitam uma média de 12 mil veículos em horário de pico.
O trabalho foi iniciado pelos serviços de alargamento dos canteiros centrais nas imediações do Pop Center (Cohab), e da pista no sentido Cohab-Forquilha. Na rotatória maior, foi criado um cruzamento semafórico de dois tempos, permitindo a fluidez de veículos em dois sentidos: em direção ao Anil/Maiobão e Maiobão/Anil. Já na atual rotatória da Forquilhinha, foram criadas alças para direcionar o fluxo no sentido Maiobão/Anil; Maiobão/Cohab e vice-versa.
As alterações do trânsito na área incluíram ainda a criação de novas alças de retorno na Avenida Guajajaras, nas proximidades do Centro Elétrico; e outra na Cohab, próximo ao Terminal de Integração, para permitir o escoamento dos veículos nos sentidos Anil/Cohab/aeroporto/Anil. 
SERVIÇOS ESTRUTURANTES
O trecho de aproximadamente 15 mil metros trabalhado recebeu todo serviço de drenagem profunda. Foram feitos assim como os novos retornos, a divisão do fluxo de veículos, novo asfalto, construção de calçadas, meios-fios e sarjetas. Também já foram realizadas intervenções para drenagem e pavimentação da Avenida Guajajaras, as rodovias MA-201 e MA-202. Além das obras no retorno da Forquilha, outras importantes intervenções foram executadas para desafogar o trânsito na região. Entre elas estão as melhorias das condições de tráfego nas ruas dos bairros Forquilhinha e Cohab, que dão acesso à Avenida Jerônimo de Albuquerque, como Rua do Livramento, Rua 01, Avenida 08 e Rua 04, que já receberam serviços de drenagem e asfaltamento.
SEGURANÇA
Nas últimas duas semanas foi liberado o cruzamento para fluxo de veículos após a implantação da sinalização semafórica pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) o que imprimiu maior segurança para pedestres, bem como mobilidade urbana e fluidez do trânsito. Um conjunto de faixas de pedestres e semáforos nos quatro sentidos da avenida substituíram a rotatória, pondo fim aos enormes engarrafamentos e facilitando a travessia de pessoas a pé.
ILUMINAÇÃO
Além dos serviços estruturantes, no trecho em que os serviços foram executados,  uma nova iluminação foi implantada. Novas luminárias em LED, as mesmas usadas nas Avenidas Guajajaras e Jerônimo de Albuquerque. Foram instalados aproximadamente 35 novos postes e 55 luminárias ao longo da rotatória para auxiliar os motoristas na visualização dos novos acessos, no período noturno. O projeto de iluminação contemplou também a instalação de 800 metros de eletrodutos para controle do abastecimento do sistema elétrico subterrâneo, evitando assim a exposição de cabos elétricos, fator que polui a paisagem urbana da cidade.

Nenhum comentário:

Secretários deixam cargos para disputar eleições municipais de Pinheiro

  O Prefeito Luciano Genésio, anunciou a troca de alguns secretários municipais, que deixarão seus cargos para disputar as eleições municipa...