terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Pinheiro: "Canelas Cinzentas" arrasta multidão

Nesta segunda-feira (27), o Bloco Canelas Cinzentas sacudiu a cidade de Pinheiro, com a concentração na São José uma verdadeira multidão tomou conta das Avenidas, Numa grande prova de Popularidade o prefeito Luciano Genésio seguiu com os foliões pelas ruas da Praça São José até a Praça Sarney.
Lucio André o idealizador do Bloco se disse surpreso com o sucesso  ainda no primeiro ano, e garante que ano que vem vai ser melhor.
Assim como o carnaval de Pinheiro os Canelas deixaram aflorar a alegria e num arrastão de harmonia e paz seguiram brincando o carnaval, famílias inteiras fizeram a festa  numa festa marcada pela segurança numa clara demonstração que aqui  não tem divisão de classes como alguns frustrados quiseram disseminar para prejudicar o Carnaval de Pinheiro, e para desesperos o Carnaval de Pinheiro vem batendo recorde de Publico e os Canelas Cinzentas não foi diferente. Puxado pelo Trio Elétrico Formiga e cantor Bruno Shinoda, alem de mines trio e carretinhas de som.
De parabéns o prefeito, e o organizador Lucio André pelo sucesso do Bloco e principalmente do carnaval











segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Integrante da Força Estadual de Saúde morre em acidente

Ronaldo Pires Kaltner não resistiu ao grave acidente sofrido.
Um acidente automobilístico neste domingo de carnaval provocou a morte do terapeuta ocupacional Ronaldo Pires Kaltner, de 28 anos, integrante da Força Estadual de Saúde do Maranhão (Fesma) e lotado no município de Itaipava do Grajaú.
Natural de Guarulhos (SP), Ronaldo não resistiu a uma colisão frontal, por volta das 9h, entre uma Toyota Etios, na qual viajava, e um Fiat Strada, na BR-020, próximo ao posto Oeste, entre os municípios de Roda Velha e Rosário, a cerca de 130 quilômetros de Luís Eduardo Magalhães (BA).
Ronaldo viajava com a esposa e filhos (quatro pessoas na Toyota). Os demais ocupantes foram socorridos pelo SAMU.
No veículo Fiat Strada havia duas pessoas, que também foram socorridas e levadas para o hospital em ambulância do SAMU. O acidente deixou cinco feridos, no total.
Isaque P. Cardoso, de 26 anos, passageiro do Fiat Strada, ficou preso nas ferragens. Ele foi socorrido pela ambulância de Roda Velha e em seguida foi transferido para UPA de Luis Eduardo Magalhães. O motorista do Strada após receber atendimento médico evadiu-se do local.
Duas ambulâncias do Samu foram ao local e socorreram as vítimas para UPA de Luis Eduardo Magalhães. Um jovem de 13 anos, ocupante do veículo Etios, ficou gravemente ferido e foi transferido para o HO, em Barreiras (BA). A Polícia Militar de Roda Velha deu suporte aos socorristas e controlou o trânsito que ficou lento.
A PRF esteve no local registrou o acidente e liberou os veículos para serem levados pelo Bel Guincho. O rabecão removou o corpo da vítima fatal para o IML de Barreiras.
Nota de pesar – Em nota, o Governo do Estado lamentou o acidente: “Rogamos a Deus que o receba e que console seus familiares e amigos. Todos os profissionais da Fesma estão profundamente abalados pela partida tão breve de um de seus queridos integrantes.
O governador Flávio Dino solidariza-se aos demais profissionais nesse momento de tristeza”, diz a nota.
 

Brandão: “Mais de 90% do PSDB prefere Flávio Dino em 2018”

O Imparcial – Não tem briga. Têm divergências naturais, nas quais estamos buscando o melhor caminho para as eleições de 2018”. Quem afirma calmaria política no PSDB maranhense é seu presidente regional, Carlos Brandão, vice-governador da chapa que elegeu Flávio Dino em 2014. Disse ele a O Imparcial, que o PSDB costuma decidir questões importantes em cima da hora, como aconteceu no fechamento da coligação com o PCdoB de Dino, o que até então parecia uma união impossível. Portanto, é cedo para definição futura.
Brandão disse que tem conversado bastante com as correntes políticas que gravitam em torno do governo Flávio Dino, tanto dentro quanto fora do ninho tucano. Como as eleições estão muito distantes, ele acha que os movimentos atuais são legítimos e fazem parte do jogo democrático. “Mas nada irreconciliável”, admite.
Madeira e seus queixumes
Segundo o presidente do PSDB, escaramuças tipo a do ex-prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, que saiu do cargo e das eleições de 2016 reclamando de Flávio Dino, são normais. “Acho até que está faltando uma conversa do governador com Madeira para passar a limpo as possíveis divergências”, contemporizou.
Quanto às demais correntes do PSDB, Brandão garante que mais de 90% apoiam o governo do PCdoB. Ele preferiu dizer que não é opinião sua, mas das lideranças com as quais tem conversado sobre as eleições de 2018. “Como este ano é mais de conversa do que de acertos, acredito que o partido está focado muito mais nas eleições proporcionais do que na majoritária, onde quase tudo é definido no afogadilho”, avaliou.
O tucano acha muito difícil parte do PSDB se posicionar em favor da provável candidatura do senador Roberto Rocha, do PSB, ao governo do Maranhão. Também em relação à ex-governador Roseana Sarney, ele faz a mesma avaliação. Ele questiona quais seriam os motivos que poderiam atrair tucanos para o lado de Roberto Rocha ou de Roseana. “Não vejo nenhuma razão plausível para isso”.
Retorno de Roberto Rocha
Brandão disse que, orientado pelo senador Aécio Neves, tem conversado com todas as correntes peessedebistas e anotado o posicionamento de todos. Flávio Dino tem o apoio da maioria esmagadora. “Quanto a Roberto Rocha, todos sabem que ele não consegue agregar e tem uma base política restrita. Quanto ao grupo Sarney, a situação não é muito diferente. São poucos os prefeitos, a estrutura que tinham não tem mais e não tem resposta para os problemas do Maranhão”, analisou Brandão.
Quanto a possibilidade de Rocha retornar ao PSDB, conforme vem sendo especulado nos meios políticos, Brandão disse que nada o impede de fazer isso. Como quem diz que, querendo, será bem-vindo, mas sem esperar que o partido vá atrás do senador. No PSB, Roberto Rocha trava uma briga intestina com outras lideranças, que o deixa fragilizado perante as militâncias.
Sobre o PSDB no Maranhão, Carlos Brandão afirma que a missão recebida do presidente nacional, Aécio Neves, foi cumprida em 2016. Tinha oito prefeitos e hoje são 29, o que fez o Maranhão ser colocado entre os seis estados em que o partido mais cresceu. Mesmo assim, em 2018, o partido não terá candidato a governador.

União "momesca" pode ser vitória de pirro

Muita "festa" no anuncio da suposta união dos grupos do Deputado Othelino atrelado ao governador e derrotado na ultima eleição, e o grupo do deputado Victor Mendes atrelado a família Sarney e também derrotado em 2016 pelo grupo do Luciano Genésio. Prometeram até o PDT histórico combatente a oligarquia e comandado pelo saudoso Jackson Lago, agora segundo eles o PDT de Pinheiro estará ligado ao Clã Sarney através do ex vereador Jaelson (PV) que assumiria o Diretório do PDT.

Só existem duas vagas a serem apoiadas ao Senado por Flávio Dino  e vários Pré candidatos o  Weverton Rocha do PDT, esta enciumado porque em Pinheiro prevalece o nome do deputado Waldir Maranhão, sendo assim ele sacaria o atual Presidente do Partido em Pinheiro, fiel escudeiro e histórico no Partido o ex vereador Nezio. Ao que parece  Rocha vai mostra seu verdadeiro caráter. “ Nunca me misturei com a catinga dos sarneis, sempre militei fazendo oposição  e vou continuar assim” ressaltou o ainda presidente Nézio.
Especialista também afirmam que o governador dificilmente estaria no mesmo palanque do afilhado de Saney, mas como dizia João Castelo " Ne politica só ainda não vi foi vaca voar" Esperar as águas passar e ver esses possível 'casamento'

Jovem toma arma de policial federal e tenta o suicídio dentro de igreja em SL

A jovem Cleidiane Silva Rocha foi presa por supostamente ter tentado se suicidar no interior de uma igreja na Divineia.
Residente na Rua Alcântara, no Vicendas do Turu, Cleidiane, com sintomas de embriaguez, teria invadido a igreja, tomado a arma do seu ex-namorado, um policial federal, e tentado acabar com a própria vida. A arma, uma pistola 9mm, Taurus, foi apreendida pela polícia.
Uma outra versão dá conta de que Cleidiane foi à igreja para se vingar do namorado (ou ex-namorado) policial

domingo, 26 de fevereiro de 2017

Novo golpe de Whatsapp atinge 1,5 milhão de vítimas em 3 meses

Atualização falsa de Whatsapp
Layout de atualização falsa de Whatsapp

Com apenas um dia de Folia Pinheiro se consolida como o melhor carnaval do Maranhão




A Praça de José Sarney em Pinheiro Maranhão ficou tomada por muita alegria e irreverência com a invasão dos foliões. Cerca de 30 mil pessoas diariamente passam diariamente pelo Circuito montado na Matriz, São Benedito e palco principal na Sarney.
“O carnaval de Pinheiro esta muito bom, não adianta eles tentarem mostrar o contrario tenho participado diariamente, o prefeito esta de Parabéns” . Nos falou a Foliã Suelly
A animação do público nos quatros dias de momo ficará por conta :  Munike & Mariane, Hannah Vanessa, Pathanca, Axerife, Chicabana, Avine Vinny, Samyra Show, Miragem de demais bandas da cidade
“Foi  preparado uma grande estrutura para receber os foliões i em nossa cidade. Bandas de renome nacional, Além de um forte aparato de segurança, com a polícia militar, Guarda Municipal, e segurança particular fazendo a segurança dos nossos foliões” afirma o prefeito Luciano Genésio .
Para o empresário  Lucio André,. " .  O carnaval já começou superando todas as nossas expectativas de públicos e, e convida para amanhã o grande arrastão dos Canelas Cinzentas com Trio Eletrico Formiga e Bruno Shinoda ”.
 A primeira Dama Thaiza Hortegal disse que a cidade está em festa, mas que mesmo assim tem uma equipe de prontidão para qualquer eventualidade.  Samu, equipes medicas, prontas para atender qualquer emergência , claro que esperamos que não sejam preciso usar pois o povo de Pinheiro sabe brincar na paz e muito bem receber os turistas.
E hoje é Chicabana meu Rei, venham para o melhor carnaval do Maranhão em Pinheiro é Dito e Feito.



Encontrado o corpo do Jovem que se afogou no Pericumã




Morte no Pericumã


infelizmente mais uma pessoa perde a vida, desta vez um jovem ainda não identificado se afogou no Pericumã nas proximidades da Maria Santa, segundo apuramos ele teria 15 anos, e teria tentado a travessia de uma margem a outra, juntante com a namorada, tendo  ela conseguido e ele desaparecido.
Equipes do Corpo de Bombeiros, continuam as buscas pelo corpo da Vitima.
qualquer novidade  traremos aqui no Blog.


sábado, 25 de fevereiro de 2017

Luciano consegue Emenda com deputado Júnior Mareca

Desde quando foi eleito o prefeito Luciano, preocupou-se inicialmente em trazer melhorias para o município de Pinheiro. Através da sua grande influência política já viabilizou por intermédio de alguns deputados, mais de 14 milhões em emendas favorecendo várias áreas como: saúde, esporte, pavimentação asfáltica e reforma da feira municipal.
Na última quinta(23), o Deputado Federal Júnior Marreca destinou 2.200.000,00 (Dois milhões e duzentos mil reais) para o município, sendo que 1.200.000,00(Um milhão e duzentos mil reais) destinados a saúde e 1.000.000,00(Um milhão de reais) para o esporte, especificamente para construção de praças esportivas. Vale relembrar que o prefeito Luciano já conseguiu com o Dep. Waldir Maranhão 10.000.000,00(Dez milhões de reais) sendo 6.000.000,00(Seis milhões de reais) para a área da saúde, 2.000.000,00(Dois milhões de reais) para pavimentação asfáltica e 2.000.000,00(Dois milhões de reais) para reconstrução da feira municipal. O Dep. André Fufuca e a Dep. Luana Alves destinaram 2.000.000,00(Dois milhões de reais) para ajudar na reconstrução da Feira Municipal e asfalto para o município.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Filhos de Edison Lobão têm contas bloqueadas pela Suíça

edison-lobao
Contas secretas na Suíça em nome dos dois filhos do senador Edison Lobão foram bloqueadas.
Sentenças dos tribunais suíços confirmam que o senador Edison Lobão (PMDB-MA) está entre os políticos brasileiros que “fazem parte de uma investigação” por corrupção. Os documentos também apontam que contas secretas na Suíça em nome dos dois filhos do senador foram bloqueadas. O Ministério Público da Suíça confirmou que as contas estão em nome de Edison Lobão Filho e Márcio Lobão, alvo já da Polícia Federal no Brasil.
De acordo com sentenças dos tribunais suíços de 15 de julho de 2015, delações premiadas no âmbito da Lava Jato revelaram “um vasto sistema de corrupção, de financiamento de partidos e de lavagem de dinheiro”. “Partidos políticos e empresas fazem parte da investigação. Entre as pessoas está Edison Lobão. Seus dois filhos, Edison Lobão Filho e Márcio Lobão também são alvos da investigação brasileira”, indicou a sentença.
As suspeitas são de que essas contas receberam depósitos de origem criminosa. De forma preventiva, os recursos estão bloqueados em mais de uma conta desde 2015 e um processo criminal foi lançado contra ambos. “Podemos informar que o Escritório do Procurador-Geral da Suíça abriu processo criminal em fevereiro de 2015”, indicou o MP em um comunicado. “Nesse contexto, o Procuradoria Geral congelou contas bancárias”, declarou. Uma delas estaria em nome de Edison Lobão Filho. A outra estaria “em nome de seu irmão”, indicou o MP suíço e numa referência Márcio Lobão.
“A investigação suíça está em andamento”, completou a procuradoria, sem informar os valores congelados. O Ministério Público Federal já indicou que vai pedir cooperação dos suíços para obter os dados.
Lobão atua como presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado. Mas foi citado nas delações da Lava Jato.
As contas não estão em nome do senador, mas a pessoas e empresas ligadas a ele. O que chamou a atenção dos investigadores é que parte das transferências ocorreu com a movimentação de somas de dinheiro sem qualquer tipo de justificativa, o que acendeu os sinais de alerta entre os serviços de monitoramento.
Segundo a apuração do jornal, foi o próprio banco usado que, diante do surgimento do nome de Lobão entre os citados nas delações da Lava Jato, optou por comunicar às autoridades suíças a existência das contas.
Agora, elas estão sendo investigadas diante da suspeita de que tenham sido usadas para receber dinheiro de propina no setor elétrico, em especial no que se refere à usina de Belo Monte.
Nos últimos meses, os dois filhos de Lobão usaram todos os mecanismos legais para impedir que os dados relacionados com as contas fossem enviados ao Brasil e, assim, usados em um eventual processo no País.
A reportagem apurou que, por duas vezes, os tribunais suíços rejeitaram os recursos apresentados pelos donos das contas. Numa das decisões, os advogados alegaram que não existem provas de que o dinheiro tenha origem suspeita e que a medida é desproporcional. Os juízes, porém, rejeitaram o argumento.
Outro argumento era de que o banco que tomou a decisão do congelamento não havia informado de forma adequada os filhos do senador. A tese também foi derrubada.
Ainda assim, o processo está em andamento na Suíça e, portanto, os documentos e extratos não foram repassados aos procuradores brasileiros. O Ministério Público da Suíça optou por manter bloqueadas as contas até que seja esclarecida a origem.

Futuro

Esgotados todos os procedimentos legais, a esperança de procuradores brasileiros é de que o caso seja enviado ao Brasil, assim como ocorreu no processo do ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Não tendo residência na Suíça e nem vínculos com o país, os suspeitos teriam maiores chances de serem punidos.
Para que haja uma repatriação do dinheiro, porém, os envolvidos precisam ser condenados em última instância ou fechar um acordo de delação premiada em que estejam de acordo a devolver os recursos.
Fonte: Veja

Decisão judicial proíbe o uso de paredões de som em São João dos Patos


Uma decisão proferida pelo Judiciário proibiu em São João dos Patos a utilização de som automotivo audível pelo lado externo e os chamados “paredões de som” ou assemelhados em vias públicas, locais públicos ou privados de acesso ao público.

Segundo a decisão assinada pelo juiz titular Raniel Barbosa Nunes, a proibição não alcança os eventos objeto de alvará e/ou licença pelo Poder Público, devendo este respeitar a legislação mencionada na decisão, notadamente a Lei do Silêncio, o Código de Posturas do Município e Resolução CONAMA nº. 001/90, para fins de permissão.
A ação civil pública enfatizou que é notória a omissão do Estado do Maranhão e do Município de São João dos Patos, em prevenir e combater a poluição sonora na cidade. E ressalta que constantes reclamações chegam ao Ministério Público tratando da grande quantidade de veículos, residências, estabelecimentos comerciais e templos religiosos, emitindo sons acima da quantidade autorizada, inclusive alguns cidadãos chegam a ter problemas de saúde.
“O Município de São João dos Patos encontra-se longe do seu papel fiscalizatório. Foram muitas as idealizações, mas quase nada de ações. O Município de São João dos Patos disse em audiência pública que ia regulamentar a questão de horário dos carros de som, a proibição / permissão de paredões e os locais / horário das festas nesta cidade; acontece que nada disso foi feito (…) Como pode ser visto no documento anexo (…), na Câmara de Vereadores de São João dos Patos tramitou apenas um pré-projeto de lei tratando da poluição sonora na cidade (não chega nem a ser um projeto de lei)”, destacou o MP no pedido.
De acordo com o pedido, o Poder Judiciário não pode se afastar da jurisdição quando verificar violação ou ameaça a um direito (art. 5º, XXXV, da CF), sendo que no caso em voga o direito constitucional ao meio ambiente equilibrado e à saúde estão sendo violados, motivos pelos quais a Justiça deve condicionar a emissão de poluentes, sob pena de não fazer nada em prol daquele que estão sendo lesionados/ameaçados. Em razão disso, requereu, inicialmente, a concessão de tutela provisória a fim de que sejam estabelecidos limites quanto ao volume e horário de emissão de ruídos por parte de agentes poluidores, por meio de “portaria judiciária”, e, ao final, a procedência dos pedidos.
Ao fundamentar a decisão, o juiz ressaltou que “é incontroverso que a poluição sonora, mesmo em áreas urbanas, é prejudicial ao ser humano e ao meio ambiente como outras atividades que atingem a sadia qualidade de vida, mencionada no art. 225, caput, da CF. O direito ao silêncio é uma das manifestações jurídicas mais atuais da pós-modernidade e da vida em sociedade”. Ele citou que, em âmbito estadual há a Lei nº. 5.715/93, que estabelece padrões de emissão de ruídos e vibrações, conhecida como “Lei do Silêncio”, enquanto que, no plano municipal, há o Código de Posturas do Município (Lei nº. 447/14), que prevêem, respectivamente: “Art. 1º. É vedado perturbar a tranquilidade e o bem-estar público com ruídos, vibrações, sons excessivos ou incômodos de qualquer natureza, produzidos por qualquer forma ou que contrariem os níveis máximos fixados nesta Lei. Art. 64. É expressamente proibido perturbar o sossego público com ruído ou sons excessivos, evitáveis, tais como”.
“Ocorre que, inobstante o suficiente arcabouço normativo de proteção do meio ambiente e da paz pública, o que se percebe é um taciturno processo de mitigação da eficácia das regras jurídicas, seja por ausência de fiscalização pelos órgãos públicos, seja pelas várias investidas de setores específicos da comunidade em esparzir poluição sonora, especialmente por parte de frequentadores de bares, lanchonetes e restaurantes que possuem veículos, bem como pelos proprietários de paredões de som e assemelhados, o que não pode ser tolerado pelo Poder Judiciário”, expressou o magistrado na decisão.
Ele pontuou que em São João dos Patos, é tradicional o “paredão de som”, manifestações que são acentuadas nos períodos festivos da cidade, cumpre afiançar que isso não infirma o direito de cada cidadão de descansar, dormir e de ter tranquilidade. “Os paredões de som possuem a aptidão de propagar poluição sonora e afetar o sossego das pessoas, notadamente nesta Comarca, onde os paredões de som sempre estão próximos às escolas, hospitais, órgãos públicos, hotéis, etc”, disse Raniel.
Ele informou que no fórum de São João dos Patos já compareceram diversas pessoas pedindo providências do Poder Público no sentido de conter os paredões de som, alegando que os mesmos não respeitam horários, tampouco a condição peculiar de saúde de idosos que moram no entorno do centro da cidade, sendo que há espaços abertos próprios para festas e aparelhagens de som, como a Praça de Eventos.
“Dessa forma, o uso abusivo de som automotivo e de paredões de som deve ser limitado, em favor do meio ambiente e da paz pública, revelando a relevância do pedido de tutela de urgência. Igualmente, a necessidade de proteção da qualidade ambiental dispensa a demonstração de periculum in mora, cumprindo consignar somente que, por conta das festas de carnaval que se avizinham, as investidas contra a paz pública e o meio ambiente sadio tem se intensificado”, entendeu o Judiciário.
Ao acatar parcialmente o pedido, o juiz destaca que a proibição não alcança os carros volantes para fins de propaganda comercial que estejam licenciados/autorizados pelo Poder Público e que no período carnavalesco (sexta-feira até a terça-feira de carnaval), em atenção à cultura e costumes locais, fica excepcionada a proibição até as 22:00 horas.
“Determinar ao órgãos municipais de meio ambiente e trânsito que, no prazo de até 10 (dez) dias, comecem a efetivamente fiscalizar o cumprimento da legislação ambiental, notadamente a relacionada à poluição sonora, sob pena de configuração de ato de improbidade administrativa e multa diária de R$ 1.000,00 (um mil reais), limitada a 50.000,00 (cinquenta mil reais), a ser revertido ao fundo previsto na Lei nº. 7.347/85, que disciplina a ação civil pública de responsabilidade por danos causados ao meio ambiente, ao consumidor, a bens e direitos de valor artístico, estético, histórico e turístico”, decidiu.
A decisão judicial requisita, ainda, ao Comandante da 6ª Companhia Independente da Polícia Militar e aos delegados de polícia lotados em São João dos Patos que façam cumprir a presente ordem, apreendendo todo e qualquer automóvel ou “paredão de som” em desconformidade com os limites estipulados, independentemente de laudo por decibelímetro.
“Que seja usada a força tão somente em caso de resistência ao cumprimento da decisão, devendo o condutor ser apresentado à autoridade policial para fins de termo circunstanciado de ocorrência ou inquérito policial”, finaliza o juiz, designando uma audiência de conciliação para o dia 24 de abril.

Polícia apreende 86 quilos de maconha e prende acusados de tráfico no bairro Renascença, em São Luís

A maconha apreendida seria comercialização durante o carnaval na região metropolitana

Em operação realizada no bairro Renascença, em São Luís, a Polícia Civil, por meio da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC), conseguiu apreender 86 kg de maconha prensada que seria comercializada durante o carnaval na região metropolitana. 

A droga estava em poder de João Victor Gomes Ayres, de 23 anos, Maria Carolina da Rocha Silva, de 22 anos, e Nivaldo dos Reis Amorim, de 32 anos, residentes no bairro São Francisco. Eles foram autuados em flagrante por crime de tráfico de drogas e associação ao tráfico. 

O trio foi apresentado à imprensa na manhã desta quinta-feira (23) durante entrevista coletiva na Secretaria de Segurança.

O delegado Tiago Bardal, Superintende de Investigações Criminais, disse que, após o recebimento de denúncia anônima, os investigadores do Departamento de Combate ao Crime Organizado da SEIC se dirigiram à Praça do Bigode, localizada no bairro do Jardim Renascença, onde flagraram João Victor e Maria Carolina utilizando um veículo de marca Polo, cor preta, placa NHC-3527, para comercialização de entorpecentes para Nivaldo Amorim.
 
Toda a droga foi encontrada dentro de duas caixas de papelão no porta-malas do veículo. Dois homens que participavam da negociação conseguiram empreender fuga.

João Victor e Maria Carolina não possuem antecedentes criminais, e Nilvaldo Amorim estava cumprindo prisão domiciliar, pois já possui antecedentes por roubo e tráfico de drogas. A Seic vai pedir que a Justiça revogue essa prisão domiciliar por conta da nova prática delituosa cometida por Nivaldo, que voltou a ser autuado em flagrante por tráfico.

Segundo relatos do trio, esse entorpecente é maconha do tipo ‘skank’, geneticamente modificada e mais forte, oriunda do  Paraguai. Cada tablete é vendido, em média, a R$ 3 mil, o que representa um prejuízo de aproximadamente R$ 250 mil aos traficantes.

“As ordens são expressas do governador Flávio Dino e do Secretário de Segurança, Jefferson Portela, para que se combata prioritariamente o tráfico de drogas, pois é exatamente esse delito que alimenta financeiramente as organizações criminosas que praticam latrocínios, roubos e homicídios contra a sociedade maranhense”, disse o Delegado Geral Lawrence Melo.

Em janeiro foram apreendidas mais de 2,5 toneladas de maconha no município de Fortaleza dos Nogueiras. 

Flávio Dino entrega Iema e CAIC em São José de Ribamar


Educação de qualidade e novas oportunidades serão ofertadas pelo Governo do Maranhão aos estudantes de São José de Ribamar, a partir da entrega da primeira Unidade Plena do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia (Iema) e do Centro de Ensino São José de Ribamar (Caic), inaugurados nesta quinta-feira (23), pelo governador Flávio Dino. As inaugurações fazem parte do projeto de reestruturação da Rede Estadual de Ensino executado pela atual gestão.

A entrega das unidades marca um grande avanço na implantação do ensino em tempo integral no Maranhão, destacou o governador Flávio Dino. “Estamos mostrando que a gestão parceira surte resultados e que o Brasil tem jeito. Aqui no Maranhão caminhamos para grandes conquistas, a partir de um esforço coletivo e pelo bem da população. Essas inaugurações são muito especiais”, pontuou. Com o Iema Ribamar, somam cinco as unidades plenas entregues pelo Governo aos municípios de Bacabeira, Axixá, Coroatá e São Luís.

Além do modelo de educação integral, com oferta de Ensino Médio, aliada à capacitação técnica, o Governo tem investido na recuperação física das unidades escolares de modo a otimizar o processo ensino/aprendizado nas escolas maranhenses. Por isso, também nesta quinta-feira (23), o governador Flávio Dino entregou, totalmente reformado e equipado, o novo prédio do Caic, que já tem 20 anos de funcionamento. “É um grande orgulho entregar mais uma escola que estava em uma situação degradante e, que, agora, se torna uma escola digna para a comunidade. Com esse trabalho, o governador reforça o compromisso em levar educação de qualidade a todo o Maranhão”, enfatizou o secretário de Estado de Educação (Seduc), Felipe Camarão.
Para o prefeito do município, Luís Fernando Silva, as inaugurações consolidam os esforços para melhorar a qualidade do ensino na região. “É mais uma escola em tempo integral que nasce na cidade, agora com ensino médio e soma ao pioneirismo que tivemos em implantar esta modalidade no município. Parabenizo o governador pelo compromisso e pela parceria com a nossa cidade”, ressaltou.

O gestor do Caic, Fábio Orlan, parabenizou a iniciativa do Governo e disse esperar “que os jovens aproveitem ainda mais para aprender, agora que terão educação em tempo integral”. 

Aluno da instituição, o estudante Paulo Ricardo de Lima, 17 anos, já pensa nas opções que terá com a ampliação das atividades. “Vai ser muito melhor porque vamos ter a oportunidade de aprender mais, de ter uma formação mais qualitativa”, disse o jovem. Para a mãe do jovem, Gracinete Pereira de Lima, 43, que representa os pais no colegiado da escola, é uma “alegria ver o filho poder se profissionalizar e aprender mais em um prédio com estrutura e ensino de referência”.
Com as obras, o prédio foi todo climatizado, recebeu melhorais estruturais na parte hidráulica e elétrica, recebeu reparos na fachada, foi construído um muro de concreto, substituindo o gradeado e o alambrado que estavam danificados e a segurança foi reforçada. O prédio ganhou ainda novos equipamentos.

Ensino técnico-profissionalizante

O município foi agraciado com uma Unidade Plena do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), com sede na Estrada de Panaquatira, Lote 01, bairro Mutirão. A estrutura conta com 10 salas de aula, dois laboratórios, cozinha, refeitório, quadra poliesportiva com área urbanizada, auditório com instalação acústica, ginásio e laboratórios adequados. O prédio foi todo refrigerado e adaptado para receber pessoas com deficiência.

“A inauguração de mais essa unidade do Iema só reforça o compromisso do governador Flávio Dino com a implantação do ensino em tempo integral e profissionalizante e assumido a cada nova inauguração realizada. Estamos felizes em poder consolidar esse importante projeto e oportunizar mais educação para os maranhenses”, destacou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Jonathan Almada.

A jovem Nívea Ribeiro não conteve a satisfação com as melhorias no prédio. Para ela, um ganho imensurável na educação dos ribamarenses. “Levei um susto quando vi a nova estrutura. Nunca pensei que pudesse estudar em uma escola tão boa e equipada. Quando vi, pensei, ‘aqui começa o meu futuro’. Estou muito feliz por essa oportunidade”, disse a estudante.

As salas de aula são amplas e refrigeradas e o auditório tem capacidade para 200 pessoas e banheiros adaptados, além de sistema de água e iluminação nas bancadas dos laboratórios. Na grade curricular serão ofertados cursos técnicos de Agricultura Orgânica, Guia de Turismo, Eletromecânica e Informática (Manutenção de Redes). O prédio tem capacidade para até 450 alunos em tempo integral.

Gastos com pessoal: TCE-MA emite alerta a 62 prefeitos; saiba quais

  O Tribunal de Contas do Estado (TCE), por meio de sua Secretaria de Fiscalização (Sefis), emitiu alerta relativo ao limite de gastos com p...