sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Flávio Dino entrega Iema e CAIC em São José de Ribamar


Educação de qualidade e novas oportunidades serão ofertadas pelo Governo do Maranhão aos estudantes de São José de Ribamar, a partir da entrega da primeira Unidade Plena do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia (Iema) e do Centro de Ensino São José de Ribamar (Caic), inaugurados nesta quinta-feira (23), pelo governador Flávio Dino. As inaugurações fazem parte do projeto de reestruturação da Rede Estadual de Ensino executado pela atual gestão.

A entrega das unidades marca um grande avanço na implantação do ensino em tempo integral no Maranhão, destacou o governador Flávio Dino. “Estamos mostrando que a gestão parceira surte resultados e que o Brasil tem jeito. Aqui no Maranhão caminhamos para grandes conquistas, a partir de um esforço coletivo e pelo bem da população. Essas inaugurações são muito especiais”, pontuou. Com o Iema Ribamar, somam cinco as unidades plenas entregues pelo Governo aos municípios de Bacabeira, Axixá, Coroatá e São Luís.

Além do modelo de educação integral, com oferta de Ensino Médio, aliada à capacitação técnica, o Governo tem investido na recuperação física das unidades escolares de modo a otimizar o processo ensino/aprendizado nas escolas maranhenses. Por isso, também nesta quinta-feira (23), o governador Flávio Dino entregou, totalmente reformado e equipado, o novo prédio do Caic, que já tem 20 anos de funcionamento. “É um grande orgulho entregar mais uma escola que estava em uma situação degradante e, que, agora, se torna uma escola digna para a comunidade. Com esse trabalho, o governador reforça o compromisso em levar educação de qualidade a todo o Maranhão”, enfatizou o secretário de Estado de Educação (Seduc), Felipe Camarão.
Para o prefeito do município, Luís Fernando Silva, as inaugurações consolidam os esforços para melhorar a qualidade do ensino na região. “É mais uma escola em tempo integral que nasce na cidade, agora com ensino médio e soma ao pioneirismo que tivemos em implantar esta modalidade no município. Parabenizo o governador pelo compromisso e pela parceria com a nossa cidade”, ressaltou.

O gestor do Caic, Fábio Orlan, parabenizou a iniciativa do Governo e disse esperar “que os jovens aproveitem ainda mais para aprender, agora que terão educação em tempo integral”. 

Aluno da instituição, o estudante Paulo Ricardo de Lima, 17 anos, já pensa nas opções que terá com a ampliação das atividades. “Vai ser muito melhor porque vamos ter a oportunidade de aprender mais, de ter uma formação mais qualitativa”, disse o jovem. Para a mãe do jovem, Gracinete Pereira de Lima, 43, que representa os pais no colegiado da escola, é uma “alegria ver o filho poder se profissionalizar e aprender mais em um prédio com estrutura e ensino de referência”.
Com as obras, o prédio foi todo climatizado, recebeu melhorais estruturais na parte hidráulica e elétrica, recebeu reparos na fachada, foi construído um muro de concreto, substituindo o gradeado e o alambrado que estavam danificados e a segurança foi reforçada. O prédio ganhou ainda novos equipamentos.

Ensino técnico-profissionalizante

O município foi agraciado com uma Unidade Plena do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), com sede na Estrada de Panaquatira, Lote 01, bairro Mutirão. A estrutura conta com 10 salas de aula, dois laboratórios, cozinha, refeitório, quadra poliesportiva com área urbanizada, auditório com instalação acústica, ginásio e laboratórios adequados. O prédio foi todo refrigerado e adaptado para receber pessoas com deficiência.

“A inauguração de mais essa unidade do Iema só reforça o compromisso do governador Flávio Dino com a implantação do ensino em tempo integral e profissionalizante e assumido a cada nova inauguração realizada. Estamos felizes em poder consolidar esse importante projeto e oportunizar mais educação para os maranhenses”, destacou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Jonathan Almada.

A jovem Nívea Ribeiro não conteve a satisfação com as melhorias no prédio. Para ela, um ganho imensurável na educação dos ribamarenses. “Levei um susto quando vi a nova estrutura. Nunca pensei que pudesse estudar em uma escola tão boa e equipada. Quando vi, pensei, ‘aqui começa o meu futuro’. Estou muito feliz por essa oportunidade”, disse a estudante.

As salas de aula são amplas e refrigeradas e o auditório tem capacidade para 200 pessoas e banheiros adaptados, além de sistema de água e iluminação nas bancadas dos laboratórios. Na grade curricular serão ofertados cursos técnicos de Agricultura Orgânica, Guia de Turismo, Eletromecânica e Informática (Manutenção de Redes). O prédio tem capacidade para até 450 alunos em tempo integral.

Nenhum comentário:

Assassino da drag queen Paula Ferraz é condenado a mais de 13 anos

Em julgamento realizado na tarde desta quarta-feira (13), no Fórum Desembargador Sarney Costa, o réu Genilson da Silva Reis foi condenado a ...