domingo, 24 de julho de 2016

Artigo: Esporte, paz e harmonia

Os ideais de Igualdade, Liberdade e Fraternidade da Revolução Francesa de 1789 formam a base de consenso liberal e progressista para a construção de um mundo solidário e com garantia de direitos para todos. Quando esse lema é atacado, como ocorreu no último dia 14 de julho na França, torna-se ainda mais gritante a crise de valores que vivemos hoje em todo o mundo. Esse ataque absurdo sucedeu a outro, nos Estados Unidos, e foi seguido por mais uma matança, desta feita na Alemanha. São sinais de que chegamos a tempos bárbaros de intolerância, autoritarismo e individualismo extremado.

A brasileira Elizabeth Ribeiro, uma das 84 mortas no atentado da França, mostra que estamos todos expostos a esse tipo de ódio. A luta contra esse mal passa por repetir o mantra da solidariedade e respeito pelas diferenças, valores que têm feito a humanidade evoluir, nos tirando do estágio do “cada um por si”.
Importante lembrar que crise econômica global igual a que estamos vivendo após 2008, ocorreu somente após 1929, desembocando na terrível 2ª Guerra Mundial, impulsionada pelo ódio nazifascista. O que hoje assistimos no mundo e no Brasil é largamente alimentado pela violência derivada da falta de emprego, de renda, de oportunidades, de perspectivas.
Contudo, não podemos perder a fé em dias melhores. Espero que o momento da Olimpíada, que se aproxima, traga um pouco de espírito de solidariedade a todos os povos. Afinal, os Jogos Olímpicos foram retomados no século 19 para celebração do espírito de comunhão entre as Nações, tornando-se o maior evento esportivo do mundo.
Aqui no Maranhão, também temos investido no esporte como forma de incentivar valores derivados do convívio pacífico e da vida saudável. Esses são os objetivos que norteiam o Programa Mais Esporte e Lazer, desenvolvido pelo Governo de Todos Nós, com apoio da CEMAR e do MATEUS.
Especialmente neste mês de julho, de férias escolares, nós intensificamos as Caravanas do Esporte e Lazer, em todas as regiões do estado. Nessas caravanas, são oferecidas atividades esportivas e de lazer a todas as faixas etárias, da criança ao idoso. São atividades como jogos de futebol, basquete, handebol, futebol de salão, voleibol, jogos de mesa como dama, xadrez, tênis de mesa, aulas de karatê, judô para todas as faixas etárias; lazer para o público infantil com piscina de bolinhas, escorregador, recreação, pintura, brincadeiras, animadores, dança, teatro, música. Ao todo, mais de 56 mil maranhenses já participaram diretamente desses eventos.
Também estamos investindo em espaços públicos de convívio comunitário, como a Praça da Lagoa, que reformamos em parceria com a Prefeitura de São Luís; a recuperação da Praça Lula Pereira, em Matões; a reforma do espaço Beira Rio em Imperatriz e o conjunto de obras para melhoria da estrutura da Reserva do Itapiracó, em nossa capital. E há muitas outras cidades beneficiadas com a recuperação de espaços públicos, a exemplo de Timon, São Mateus, Parnarama e Açailândia, alguma já concluídas, outras em andamento.
Nesse período de turbulência nacional, até agora sem resultar em nenhum efeito frutífero para o sistema político, temos nos concentrado aqui no Maranhão a investir no que é mais essencial: as pessoas. Nossa ação no esporte vai nessa direção, possibilitando que a realização de atividades físicas se torne um direito de todos. Tanto pelos efeitos benéficos para a saúde preventiva, quanto pela sanidade mental que gera, aliviando o estresse, e pelo estímulo a valores de confraternização e união. Acreditamos que, no nosso pequeno território, é a contribuição que nos cabe para que a paz e a harmonia possam vencer o ódio e a destruição.

Nenhum comentário:

Assassino da drag queen Paula Ferraz é condenado a mais de 13 anos

Em julgamento realizado na tarde desta quarta-feira (13), no Fórum Desembargador Sarney Costa, o réu Genilson da Silva Reis foi condenado a ...