terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

SES reúne laboratórios para padronização de exames de detecção do Zika Vírus, Dengue e Chikungunya

  
O Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (Lacen/MA), vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (SES), reuniu-se com representantes de 25 laboratórios, da rede pública e privada, com a finalidade de padronizar os exames para diagnóstico laboratorial doZika Vírus, Dengue e Chikungunya, nesta segunda-feira (1°).

O Ministério da Saúde (MS) padronizou em todo território nacional o diagnóstico clínico e laboratorial para esses agravos de saúde pública. Os protocolos para Dengue e Chikungunya já existiam, porém, com o advento do Zika Vírus e de sua ligação aos novos casos de microcefalia, ele vem sendo constantemente reavaliado e melhorado.

A novidade divulgada na última semana do mês de janeiro visa garantir que o diagnóstico seja realizado pela rede de laboratórios regionais com precisão. “Para os exames encaminhados aos laboratórios regionais escalados pelo Ministério da Saúde, que no caso do Maranhão é o Instituto Evandro Chagas em Belém (PA), é necessário que essas amostras estejam em conformidade com esse novo protocolo”, explicou a responsável pelo setor de patologia clínica do Lacen/MA, Lécia Cosme.
 
Lécia Cosme complementou, ressaltando que as etapas precisam ser realizadas de forma padronizadapara que as amostras, o acondicionamento, fluxos de encaminhamento e o transporte ao laboratório regional sejam feitoscom segurança.“Precisamos garantir quecada amostra coletada chegue em condições padrões de análise eseja aceita para ser examinada pelo laboratório referenciado”, completou.

Essa padronização se dará em curto prazoe por meio do alinhamento com a rede laboratorial, havendo mais segurança no diagnóstico das doenças. As amostras devem ser colhidas em seus primeiros cinco dias, que caracteriza afase aguda dadoença.

Devem ser encaminhadas 10 amostras semanaispor Estadoparaa realização de exame laboratorial específico no Laboratório de Referência, acompanhadas da cópia da ficha FormSUS.

Ao final da reunião, os responsáveis pela Vigilância Epidemiológica no Estado e municípiosdefiniram em conjunto com o Lacen/MA, os técnicos responsáveis pela coleta, acondicionamento e transporte das amostras, conforme padronização orientada pelo Ministério da Saúde.


Nenhum comentário:

Assassino da drag queen Paula Ferraz é condenado a mais de 13 anos

Em julgamento realizado na tarde desta quarta-feira (13), no Fórum Desembargador Sarney Costa, o réu Genilson da Silva Reis foi condenado a ...