segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Maranhão tem 58% das retransmissoras de TV nas mãos de políticos, diz Folha

stf-determina-quebra-de-sigilos-do-ex-ministro-edison-lobao
Uma reportagem publicada nesta neste domingo (31), no site da Folha de São Paulo, afirma que o Maranhão é o estado da chamada Amazônia Legal que mais tem retransmissoras de TV nas mãos de políticos. Segundo a publicação, 58% do total de retransmissoras maranhenses estão nas mãos de políticos.
O número, porém, é ainda maior se adicionarmos os outros 23% de canais ligados às prefeituras, o que totaliza 81% que estão sob controle de políticos no Estado.
Um exemplo, é a TV Difusora da família do senador Edson Lobão, afiliada do SBT, que tem 79 outorgas de retransmissão no interior do Maranhão, o que a fez se tornar uma máquina de alianças políticas. Já a TV Mirante, que é do grupo Sarney, tem 20 retransmissoras em todo o estado, sendo que a principal emissora do grupo Mirante é dos três filhos de Sarney: Roseana Sarney, Fernando Sarney e Sarney Filho.
De acordo com a reportagem, esse cenário se dá por uma situação jurídica excepcional, herdada pela ditadura militar, que permite que as retransmissoras da região possam exibir até 3 horas de programação própria e faturar com anúncios locais, que atraiu políticos, igrejas e até especuladores, que que alugam canais a terceiros e conseguem as outorgas dos canais com apadrinhamento políticos.
Para conferir a matéria na íntegra, clique aqui.
(Fonte: Jeisael Marx)

Nenhum comentário:

Assassino da drag queen Paula Ferraz é condenado a mais de 13 anos

Em julgamento realizado na tarde desta quarta-feira (13), no Fórum Desembargador Sarney Costa, o réu Genilson da Silva Reis foi condenado a ...