terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Hemomar lança Campanha que incentiva doações de sangue para o Carnaval

 As ações de conscientização sobre a importância do ato da doação de sangue são constantemente ressaltadas pelo Governo do Estado. No período que antecede o carnaval, a campanha tem sido intensificada, devido ao aumento da demanda e a baixa de até 30% no número doadores.

A intenção do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) responsável por suprir a demanda de toda a rede da saúde – estadual, municipal e privada –, é reforçar o estoque para prover a demanda do banco de sangue.

Segundo a coordenadora do setor de captação de doadores do Hemomar, Socorro Ferreira, a campanha oficial lançada nessa segunda-feira (25), com o tema: ‘Neste carnaval compartilhe muito mais que alegria. Doe sangue!’, segue até a quarta-feira de cinzas. “Estamos intensificando as atividades de incentivo à doação. Nosso objetivo é aumentar o estoque que tem uma queda considerável no período”, explicou Socorro Ferreira.

As doações podem ser feitas normalmente de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados das 7h30 às 12h. Já no período de carnaval, o Hemomar receberá os doadores no sábado (6) e na segunda-feira (8), das 7h30 às 12h.

A comercialização de sangue é vedada mediante a Lei 10.205, de 23 de março de 2001. Portanto, é necessário que haja cada vez mais doadores compromissados e solidários para manter os estoques nos hemocentros dentro do padrão desejado.

Hoje, o país conta com 1,8% de doadores. De acordo com os parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS), para manter os estoques regulares é preciso que 1,5% a 3% da população doem regularmente.

Essa foi a decisão de Wellington Souza (40) que pela sexta vez foi ao Hemomar realizar a doação. “Acho importante ajudar as pessoas, principalmente, nesse período em que infelizmente há um risco maior de acidentes e outras ocorrências. Eu retorno para doação a cada dois meses e me sinto bem em poder contribuir”, contou o doador.

A auxiliar de escritório, Wilderlene Veiga (24) doou pela primeira. Apesar do nervosismo ela diz que o que prevaleceu foi a emoção em poder ajudar. “Hoje a minha doação é direcionada para uma conhecida que está precisando. Mas vou começar a doar de forma regular, pois acredito que essa é a doação que faz a diferença”, destacou.

No Maranhão, a quantidade de bolsas doadas rotineiramente na sede do Hemomar, atualmente é de 180 por dia, o que faz o banco trabalhar com o estoque regrado. Em cada doação são retirados, em média, 450 mililitros de sangue, quantidade que não afeta a saúde do doador e que é reposta pelo organismo em 24h (parte líquida).

Quem pode doar sangue

Para ser um doador de sangue, o voluntário precisa estar bem de saúde, levar um documento oficial de identidade com foto, ter entre 16 e 68 anos e pesar mais de 50 quilos. Não é necessário estar em jejum. O candidato deve somente evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e as bebidas alcoólicas 12 horas antes. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar com autorização dos pais ou responsáveis. Após a doação, o intervalo para uma próxima coleta é de 90 dias para mulheres e 60 dias para homens.

O Hemomar fica localizado na Rua cinco de janeiro, s/n, no Bairro Jordoa, em São Luís. Em Pinheiro na Rua Maria Pinheiro ao lado do Hospital Antenor Abreu.
Seja um doador! 
Participe da Campanha de Coleta da Hemomar Pinheiro.

Semanalmente todas às:

✔Terças das 8h às 12h e 14h às 17h 
✔Quintas das 8h às 12h
✔Sextas das 8h às 12h

“Salve vidas doando sangue.Tenha consciência de que um dia você também pode precisar” 

Nenhum comentário:

Secretários deixam cargos para disputar eleições municipais de Pinheiro

  O Prefeito Luciano Genésio, anunciou a troca de alguns secretários municipais, que deixarão seus cargos para disputar as eleições municipa...