quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Carreta da Mulher retoma itinerância


  

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (Semu), iniciou, na segunda-feira (18), por São Luís, as ações do Programa Mulher Maranhense de 2016, que tem na Carreta da Mulher o seu principal instrumento. A Carreta percorreu, no ano passado, 58 municípios levando ações como atendimento à saúde e enfrentamento à violência contra a mulher.

Uma das prioridades do Governo Flávio Dino, as políticas públicas voltadas para as mulheres abrem acesso, ao público feminino de todas as idades, de acesso aos seus direitos.

São disponibilizados serviços de orientação jurídica e sócio–assistencial, palestras sobre a Lei Maria da Penha, saúde da mulher negra, bolsa família, nutrição e exame de papanicolau que previne o câncer do colo de útero.

Recebem destaque os estandes da Ouvidoria da Mulher e a Biblioteca Maria da Penha, da Semu, que trabalham a aplicabilidade da Lei Maria da Penha e orientações sobre a rede atendimento para mulheres em situação de violência doméstica.

Na área de saúde, os serviços são dos mais diversos: papanicolau, teste de hanseníase, glicemia, testes rápidos de HIV, sífilis, hepatites, vacinas contra HPV, orientações sobre a saúde reprodutiva e sexual e outros serviços oferecidos de acordo com a disponibilidade e parceria do município.
 
As atividades da carreta nos municípios são resultado de um trabalho de parceria entre a Semu e as Secretarias de Estado de (SES) e Segurança (SSP), juntamente com as Superintendências Regionais de Assuntos Políticos, prefeituras municipais (secretarias e coordenadorias municipais de políticas para as mulheres e de saúde) e sociedade civil organizada. Desde outubro de 2015, o trabalho em conjunto com a SES tem oferecido às mulheres do estado o serviço do Mamógrafo Móvel.

Ubiralina Oliveira, 54 anos, moradora do bairro Nova República, gostou de ter serviços tão essenciais próximos dela. “Pra fazer serviços como a mamografia, a gente precisa se deslocar pra longe e muitas mulheres não conseguem. Estamos agradecidas pelo Governo do Estado por estar trazendo essa facilidade para nós”, disse.

O atendimento da Carreta da Mulher Maranhense e do Mamógrafo Móvel é realizado, em média, um dia e meio em cada lugar. Os resultados dos exames vão servir de base para que o governo determine ações mais efetivas no enfrentamento a violência contra mulher assim como na área da saúde.

Agenda Carreta Mulher Maranhense janeiro
- Dias 18 e 19 – bairro Vila Nova República
- Dias 21 e 22 – Nova Terra
- Dia 23 – Por meio do Programa Todos Por São Luís
- Dias 25 e 26 – Centro de Cultura Negra
- Dias 28 e 29 – Santa Bárbara
- Dia 30 – Por meio do Programa Todos Por São Luís


Nenhum comentário:

Chuvas já desabrigaram mais de 940 famílias no MA; desalojadas ultrapassam 2.600

Os temporais das últimas semanas já deixaram mais de 940 famílias desabrigadas no interior do Maranhão, além de 2.663 desalojadas – segundo ...