segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Hospital Carlos Macieira emociona pacientes e funcionários com atividades na Semana Natalina






“Gostei demais das músicas, o espírito natalino deixa a gente contente, deu uma animada para continuar o tratamento”, contou a paciente Mirtes Nazaré Castro, que acompanhou várias apresentações e elogiou as atividades da Semana Especial de Natal do Hospital Carlos Macieira.

A programação da Semana Natalina do Hospital de Referência Estadual de Alta Complexidade Dr. Carlos Macieira (HCM) contempla uma série de apresentações com o objetivo de promover, ainda mais, a humanização do atendimento, e ser uma forma de terapia para pacientes.

Segundo a diretora administrativa, Clícia Galvão, as atividades foram pensadas para que o paciente pudesse se sentir valorizado e prestigiado. “A nossa alegria maior é ver a satisfação dos pacientes, o sorriso, a alegria deles, já que muitos irão passar o natal aqui no hospital. E essa semana especial tem sido uma forma de minimizar a dor e o sofrimento, levando o espírito natalino para mais perto dessas pessoas”, contou.
 
O médico intensivista, Demian Borges, ressaltou o caráter terapêutico da música. “Achei a iniciativa fantástica e as músicas são ótimas. E existe uma série de estudos falando que a música influencia na diminuição do estresse dos pacientes, melhorando a frequência cardíaca e outros indicadores”.

Já para o médico gastro-hepatologista, Luiz César Costa, as apresentações deixam as pessoas mais leves e felizes. “Esse é um período de paz, amor e aproximação entre as pessoas. E nós, da área da saúde não só sedamos a dor, temos que sedar o desconforto da alma e a música contribui para isso”, elogiou.

A Semana Natalina do HCM conta com as apresentações da violinista Tainara Oliveira; dos Corais Madrigal - Santa Cecília, Cristã Evangélica e AOR; do trio instrumental Três Corações, formado pelos músicos André Roberto, Nelma Carafunim e Paulo Rodrigues; da Banda da Polícia Militar do Maranhão; dos músicos Manoel Mota e Nonato Privado, da Escola de Música Lilah Lisboa de Araújo (Emem); além do Cortejo Natalino.

Apresentações e emoção

Dentro da programação da semana, um cortejo natalino percorreu os setores do Carlos Macieira. Maria, José e os três Reis Magos foram representados por funcionários do hospital, que acompanhados dos músicos Edvan Rodrigues, Ricardo Sandoval, Thales do Vale e Luciano Lima, que também é funcionário do HCM, distribuíram sorrisos e esperança por onde passaram.

Luciano Lima contou que o cortejo tem o objetivo de levar paz e alegria aos pacientes. “A emoção de participar a cada ano se renova. Essa é uma forma de levar a essas pessoas, que tanto precisam, um pouco de alegria, força e a esperança de dias melhores”. “Vejo a alegria nos olhos dos pacientes, e é sempre gratificante poder ajudar os outros”, completou Nilo Melo, que representou José.

A violinista Tainara Oliveira, que também estuda Musicoterapia, exaltou a importância da música no processo de humanização do atendimento. “Os pacientes estão distantes da família e de casa, e esse momento promove um relaxamento”.

Acompanhando o pai, que está internado, Dalmo Candeira elogiou e agradeceu a iniciativa do hospital. “Acredito que atividades como esta são bastante eficazes no tratamento do enfermo, sobretudo, neste período natalino, e vem contribuir também do ponto de vista humanitário”, afirmou.

Com 76 anos, a paciente da UTI Creuza da Costa Ferreira, e sua filha Isa Maria Almeida, se emocionaram com a apresentação musical. “Foi lindo, minha mãe ficou bem feliz com a música, e eu também”. A paciente Mirtes Nazaré Castro acompanhou várias apresentações e elogiou as atividades da semana especial de natal. “Gostei demais das músicas, o espírito natalino deixa a gente mais contente, deu uma animada para continuar o tratamento, contou Mirtes, que fotografou e filmou as apresentações. 

Nenhum comentário:

Assassino da drag queen Paula Ferraz é condenado a mais de 13 anos

Em julgamento realizado na tarde desta quarta-feira (13), no Fórum Desembargador Sarney Costa, o réu Genilson da Silva Reis foi condenado a ...