sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Gestores em Educação elogiam atendimento especializado do FNDE

 
Com cerca de 200 atendimentos em dois dias, o Escritório do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) resolveu uma série de dúvidas e pendências de prefeitos, gestores e técnicos em educação dos municípios maranhenses.
 
O serviço foi oferecido durante evento, realizado em São Luís, na quarta (16) e quinta-feira (17), com a presença do presidente do Fundo Nacional, Idilvan Alencar, e do governador Flávio Dino, e recebeu elogios dos participantes pelo caráter resolutivo e esclarecedor.
 
O encontro articulado entre o FNDE, gestão estadual e municipal reuniu representantes de 178 municípios. O objetivo foi criar um espaço para que gestores e técnicos em educação tirassem dúvidas e resolvessem problemas com foco na execução de projetos e operação dos programas do FNDE.
 
O Governo do Maranhão, sob a coordenação da Secretaria de Assuntos Políticos e Federativos (SEAP), em parceria com técnicos do Fundo Nacional, montou uma ampla sala de escritórios para atender a demanda dos representantes municípios participantes.
 
Para a coordenadora de Atendimento Institucional do FNDE, Ana Karina Loschi, os municípios deixam de resolver vários problemas em decorrência da dimensão territorial do Brasil e da dificuldade em conseguir chegar até a sede do Fundo Nacional, em Brasília.
 
Para Ana Karina Loschi, a vinda das ações do ‘Escritório do FNDE’ ao Maranhão para um atendimento personalizado aproxima o órgão dos municípios e agiliza a resolução dos problemas e dos trâmites burocráticos que os gestores tem em relação a operação dos programas.
 
De acordo com Ana Karina, a parceria com o Governo do Estado foi um diferencial para o sucesso do encontro. “O grau de satisfação de prefeitos, gestores e técnicos em Educação superou as expectativas do FNDE. Eu fiquei muito satisfeita. Viemos com uma equipe grande de técnicos e conseguimos atender a todos”.
Durante dois dias, o ‘Escritório do FNDE’ realizou atendimentos acerca de temas como Prestação de Contas, Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e Plano de Ações Articuladas (PAR).
 
O Governo do Estado também disponibilizou, via Secretaria de Estado der Educação (Seduc) e Universidade Estadual do Maranhão (Uema), auxílio para solucionar dúvidas em relação ao Plano de Municipalização e ao Plano de Ações Articuladas.
 
O prefeito de Cachoeira Grande, Francivaldo Vasconcelos, disse que tinha dificuldade sobre a aquisição do mobiliário de uma creche que está em fase de conclusão no município. Para ele, o atendimento do ‘Escritório do FNDE’ resolveu todas as pendências. “É muito importante uma ação dessas porque você dirime qualquer dúvida com relação às ações que a prefeitura tem que desenvolver para ter acesso aos programas”, enfatizou.
 
A técnica em Educação de Alto Alegre do Maranhão, Taliane Vieira, destacou que o atendimento individualizado foi importante porque nem todas as dúvidas podem ser solucionadas através de e-mail ou telefone. “O evento foi realmente muito proveitoso porque deu para sanar os problemas que nós temos e, consequentemente, melhorar a política de educação no município”, realçou Taliane.
 
O secretário de Educação de Pirapemas, Nonato Melo, disse que não é todo município que pode se deslocar até Brasília para resolver os problemas e ter o atendimento das demandas. “Temos que agradecer o Governo do Estado, a Seduc e a equipe do FNDE que estiveram imbuídos em solucionar nossos problemas e fazer com que a gente, a partir daqui, tenha um norte”, finalizou o secretário.
 

Nenhum comentário:

Chuvas já desabrigaram mais de 940 famílias no MA; desalojadas ultrapassam 2.600

Os temporais das últimas semanas já deixaram mais de 940 famílias desabrigadas no interior do Maranhão, além de 2.663 desalojadas – segundo ...