OBRAS MAIS ASFALTO

OBRAS MAIS ASFALTO

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Colunaço do Pêta

Petinhadas
E o assunto que ‘deu’ na semana foi a saída de Rosângela Curado da Subsecretaria de Estado de Saúde!!! ‘Do nada’, a auxiliar de Marcos Pacheco foi chamada ao Palácio dos Leões para uma conversa, de teor desconhecido, e saiu de lá sem o cargo!!! A reação do PDT foi imediata: Weverton Rocha decidiu tirar licença de 120 dias para cuidar do partido, que acabou de elegê-lo presidente, e abriu vaga para Rosângela assumir por quatro meses a sua cadeira na Câmara dos Deputados, em Brasília!!! Nos bastidores políticos, as especulações ‘pululam’; desde as mais absurdas às mais próximas da verdade!!! E a que mais se aproxima da verdade está a 660 quilômetros da ‘Grande Ilha’: a eleição para a Prefeitura da segunda maior cidade do Maranhão, Imperatriz!!! Clayton Noleto, secretário de Estado da Infraestrutura!!! É esse, no fundo, no fundo, o motivo da saída de Rosângela Curado da Secretaria de Saúde!!! Integrante do PCdoB, com apenas 2 por cento nas pesquisas, hoje, mas comandando uma pasta poderosa, Noleto é o candidato do grupo a prefeito de Imperatriz!!! E o seu obstáculo era justamente Rosângela Curado, que desponta nas pesquisas na cidade e hoje venceria as eleições!!! Problema, agora, é que a reação imediata do PDT, alçando Rosângela Curado à Câmara dos Deputados, em Brasília, pode dar a ela mais visibilidade ainda e dificultar as coisas para Noleto!!! O governador Flávio Dino, atento a tudo isso, certo de que não pode perder uma eleição no segundo maior colégio eleitoral do Estado, e, mais do que isso, consciente de que um rompimento no grupo pode levar o perigoso Ildon Marques à vitória, com certeza pensará muito nesse assunto por esses dias!!! Fora tudo isso, ainda tem a questão da Justiça, que o governador traz de berço e aprendeu no Judiciário a lidar muito bem com ela!!! “Em assim sendo”, como diria o ‘caboclo’, pode ser que, ao colocar a cabeça no travesseiro, Flávio Dino reflita sobre a frieza inacreditável desse golpe que atingiu Rosângela Curado, uma companheira de grupo, que se dedicou muito nas eleições de 2014, e, sensível que é, consiga encontrar uma forma de consertar essa situação!!!
Meu amigo, pense numa ‘confusão dos diabos’, ontem, no Terminal da ‘Ponta da Espera’, na área Itaqui-Bacanga!!! Tudo por única e exclusiva falta de informação!!! Não restam dúvidas de que foi muito boa a intenção da Empresa Maranhense de Administração Portuária e da MOB (Agência Estadual de Mobilidade Urbana), de baixar uma portaria que disponibilizou a venda antecipada das viagens extras, num total de 20 saídas diárias em horários fixos (número máximo atingido no período de maior pico, verificado durante o carnaval)!!! Só que devido à falta de uma maior divulgação, essas modificações não chegaram ao conhecimento do ‘povão’ que ‘desce’ para a Baixada Maranhense em períodos de festas e feriadões!!! Aí, meu amigo, o ‘inferno’ foi ‘pinto’ diante do que aconteceu, ontem, na Ponta da Espera, com cerca de 11 mil pessoas querendo pegar ferry-boat!!! Teve gente que chegou às 3 da manhã e quase às 4 da tarde ainda não tinha conseguido embarcar!!! A revolta era geral!!! O governo distribuiu release ontem, por meio da Secom, garantindo que a nova portaria garantiu maior comodidade e tranquilidade no embarque de passageiros!!! Errado!!! O correto seria “VAI GARANTIR”, porque ontem o ‘bicho pegou’ na Ponta da Espera!!! E vai mesmo, a partir do momento que os usuários estiverem completamente informados das mudanças que ali foram feitas!!!
O balanço oficial das duas operadoras de ferryboat que atuam nos terminais contabilizou, entre a sexta-feira (4) e o meio-dia de ontem um total de 31 viagens, com 11.778 passageiros e 1.771 veículos!!! A média de passageiros – em período normal – é de 1.500 por dia!!! Imagina essa demanda toda com um ‘povo’ completamente desinformado!!! Tinha que dar no que deu!!!
Quando Dr. Pêta fala que não tem ‘parelha’ para ‘ex-deputado-corajoso’, ‘nego’ ainda acha que é ‘perseguição’!!! Agora, olha só a mais nova ‘estrepolia’ dele!!! Dois dias depois de ser condenado, no início da semana, por ter ‘grampeado’ Edson Vidigal (ex-presidente do STJ), Jamil Gedeon (desembargador), Lítia Cavalcante (promotora de Justiça), Milton Bandeira (juiz), Washington Torres (advogado) e Wilson Lopes (advogado), ‘Corajoso’ ‘aprontou’ mais uma!!! Estava resolvendo uns ‘pepinos’ em sua televisão, quando chegou um oficial de justiça, acompanhado da polícia, com um mandado de prisão por falta de pagamento de pensão alimentícia!!! Quando o oficial anunciou o teor do mandado, o ex-deputado pediu um instante, pois iria pegar o dinheiro para pagar!!! Em seguida, entrou numa sala, pulou a janela dos fundos, pulou o muro, saiu numa rua em frente à televisão de Humberto Coutinho, pegou um mototáxi, desceu longe, enfiou a espada no chão e ‘sumiu na fumaça’!!! É ‘ninja’ ou não é, hahahahahahahahahahaha???!!! Ah, resta saber se o mototaxista foi pago!!!
Viram o comunicado que a Secretaria de Comunicação de São José de Ribamar enviou à imprensa anunciando que “na próxima segunda-feira, dia 7 de setembro, Dia da Independência da Republica, feriado nacional, não haverá expediente nos órgãos da administração municipal???!!! Ululante, meu caro ‘Glautson’!!!
E a Paulinha, gente???!!! Pois é…, depois que ‘enfiou na cachola’ que vai disputar uma cadeira na Câmara de Vereadores de São Luís resolveu acrescentar ‘algo mais’ no seu programa dos sábados!!! Agora, além de ‘Mauricinho mau-mau’, ‘Maurinho Blugkup’s e historinhas de superação, ‘Paulinha S’ resolveu ‘botar a boca no trombone’, ‘cavando’ ruas esburacadas e criticando a administração do prefeito Edivaldo!!! É, ‘rapá’, depois da estréia do novo quadro, PS já deve ter mostrado umas ‘trinta’ ruas sem pavimentação!!!
Meu amigo, a crise chegou ‘braba’ e ‘sumiu’ com os ‘patrocinadores’ de ‘Duas Letras’!!! Agora, a cada ‘investida’, o ‘não’ é certo!!! É, ‘meu’, pelo visto, em vez de ‘Parri’, vai ter que passar o feriadão em ‘Curador’!!!
Falar em crise, ‘rapaz’, a criatividade dessa galera das redes sociais tá em alta mesmo!!! Que o diga a ‘sofrência’ vascaína!!! Mas, deixando o ‘pai do Mengão’ de lado, ‘saída’ dos vascaínos para amenizar as gozações, olha só essa que ‘caiu na rede’ ontem!!! “A CRISE TÁ TÃO FEIA, QUE ATÉ AS MULHERES VOLTARAM A AMAR…, PORQUE NINGUÉM TEM MAIS DINHEIRO”, hahahahahahahahahahahahaha!!!
Rapaz, o governador Flávio Dino quase vai à loucura essa semana com um desencontro de informações oriundas de uma secretaria de Estado!!! Precisando de informações corretas para fazer sua equipe defender o governo dos ataques da oposição e da mídia “do outro lado da ponte”, Dino acabou foi sendo ‘desinformado’!!! Um setor informou uma coisa, o outro informou outra, deixando o governador ‘tontinho’!!!
Brincadeira!!! Com um terço do segundo mandato, uma presidente de badalada entidade já começa a deflagrar o processo sucessório, que só acontecerá em dezembro de 2016!!! Com uma crise dessas, os associados todos doidos de preocupados com a situação do País e do Comércio, a presidente ‘me vem’ com mais esse ‘tiro no pé’!!! Rapaz, vamos resolver os problemas da ‘casa’, que enfrenta muitas dificuldades e precisando de reparos urgentes!!! Vamos focar no objeto da entidade, que é lutar pelos interesses da classe!!! Será que o desvio de foco é para criar clima com o objetivo de levar de volta à mídia do setor ex-presidente de entidade, ex-secretário bom de ‘gogó’, que no momento está sem palanque e adora os holofotes???!!! Melhor trabalhar, o momento não tá para brincadeira!!!
E aquele deputado da região do Médio Mearim, gente???!!! Pois é…, foi só tirar uma foto e ter um vídeo ao lado do governador, que saiu espalhando que é ele o dono das obras na região!!! Tá pensando que Flávio Dino é a ‘ex’, é, ‘meu filho’???!!!
Não é segredo pra ninguém que edis das mais variadas plumagens e linhagens estão com dificuldades para encontrar legendas e apoiadores para o pleito disputadíssimo de 2016!! Porém, o senso de sobrevivência acometeu mais cedo alguns integrantes da ‘casa do povo’ na capital, e a tendência é que o prefeito enfrente algumas dificuldades com a sua base!!! O primeiro sinal foi a assinatura de duas CPIs idealizadas pelo vereador Fábio Câmara!!! Por outro lado, quem navega em céu de brigadeiro é o vereador Astro de Ogum, que prepara o seu ato de filiação no PR!!! Tá virando um verdadeiro festejo o ato político marcado para o próximo dia 12/09, na Batuque Brasil!!! Bom, essa opinião é de quem acompanha a política um pouco longe dos bastidores, porque quem acompanha de perto, mesmo, sabe que as ‘favas estão contadas’ e que, com a parceria estabelecida com o Governo do Estado, o prefeito Edivaldo Holanda dificilmente deixará de se reeleger!!! Só não enxerga quem não quer enxergar o que está sendo feito nessa cidade!!!
No dia 17 de agosto, Dr. Pêta perguntou quando seria publicado o edital do concurso da Força Estadual de Saúde anunciado pelo secretário Marcos Pacheco, em julho/15, e reforçado por Flávio Dino em seu programa de rádio Conversando com o Governador!!! Dias atrás, o governador respondeu ao questionamento, anunciando, no mesmo programa, a realização de processo seletivo direcionado aos profissionais da saúde interessados em compor as equipes da Força Estadual de Saúde!!! É isso aí!!!
No Colunaço de domingo último Dr. Pêta perguntou: Por onde será que andam os ‘Setmenudos’ da ‘natimorta’ CPI da Saúde???!!! Pois bem…, durante a semana teve Pêtanauta gaiato que emendou: poderiam ser os sete anões: Sabichão, Tímido, Atchim, Feliz, Mudo, Soneca, Zangado!!! ‘Zangado’, aquele que jura que não é arregão sendo, foi duramente criticado por tornar O ‘Poder Rangedor’ palco de disputas paroquiais e baixarias!!! Já o líder deu uma de ‘Tímido’, o que não deixa de ser uma evolução para quem era apelidado ‘carinhosamente’ de ‘porcão’!!! Já o ‘Feliz’ só pensa ‘naquilo’…, ser eleito prefeito maranhense com o apoio do governo!!! O ‘Sabichão’ deve estar curtindo sombra e água fresca em seu oásis à beira do rio Tocantins!!! O ‘Soneca’ está longe de ter a mesma performance política do pai…, o ‘mudo’ também é conhecido como ‘Moral da BR”…, e, pra finalizar, temos o ‘Atchim’…!!! Sem comentários!!!
Olha essa que um aprovado no concurso do TJ encaminhou ao Dr. Pêta!!! “Gostaria de pedir a importantíssima, valiosa e indispensável ajuda nesta árdua e ferrenha luta dos aprovados do Concurso do TJ-2011, em busca da tão sonhada convocação. Estou enviando essa carta para que o senhor pudesse publicá-la. Ela demonstra o nosso sentimento de profunda tristeza, mágoa e revolta por parte do descaso a que todos nós, aprovados, estamos sofrendo. Mas o que eu gostaria de frisar também é o fato de ter muitas vagas disponíveis nas comarcas, principalmente do interior, e estão sendo ocupadas por funcionários das prefeituras, fazendo com que os aprovados do concurso (que possuem legitimidade para isso) não sejam convocados. Um absurdo. Eu, por exemplo, fui aprovado para o cargo de comissário de menores para a comarca de Açailândia e pelo visto jamais serei convocado. Mas o que mais me assusta, no caso do cargo de comissários, é que em todo o Estado sejam necessários apenas 55 profissionais desse setor. Ou seja: só por esse detalhe já se observa uma desproporcionalidade gritante. O pólo de Imperatriz, que abrange diversas comarcas e termos judiciários, inclusive o de Açailândia, simplesmente lançou um tal de “seletivo para a contratação dos chamados ‘Comissários Voluntários’, para desempenhar a nossa função de Comissários da Infância e da Juventude, de uma forma gratuita e temporária. Ou seja, um verdadeiro descaso, absurdo e abuso com os aprovados.
Minha esposa foi aprovada para Analista Contador para a Comarca de Viana e também está na mesma situação que a minha, visto que o TJ dificilmente cria vagas para contadores, psicólogos, assistentes sociais, etc. A Desembargadora e presidente do TJ alega falta de orçamento para convocar os aprovados. No entanto, quando se trata o aumento do seus salário e dos demais desembargadores e juízes por uma espécie de ‘milagre’ o orçamento aparece. Portanto, gostaria, mais uma vez, de poder contar com a sua ajuda nesta nossa luta e publicasse em sua respeitável e bem acessada coluna essas informações a fim de nos auxiliar e fazer com que o TJ tenha consciência e cumpra com a sua obrigação de nos convocar”. Por motivos óbvios, o autor da missiva prefere permanecer no anonimato!!!
E no Ensino a Distância de uma universidade renascentista, que era considerado um dos melhores do Norte/Nordeste, um diretor acadêmico resolveu fazer algumas inovações desde o final do semestre passado, com o intuito de ‘melhorar’ o EAD!!! No entanto, segundo ‘notícias’ que chegam ao Dr. Pêta, o que está acontecendo por lá são desencontros de informações, fazendo com que a credibilidade do EAD seja abalada!!! Essa tal ‘revolução’ fez apenas piorar as coisas, pois não estão aceitando ouvir sugestões dos demais funcionários (que são as pessoas que vivem o dia a dia do EAD), e andam tomando decisões por conta própria, colocando em risco a credibilidade do ensino a distância da faculdade!!! Alunos apelam ao reitor e ao dono da instituição para que tomem providências o mais rápido possível, sob pena de o Ead, que já foi um modelo para diversas outras IES do MA e do Norte/Nordeste, venha a acabar por causa de má gestão!!!
E lá pras bandas da região tocantina o ‘bicho está solto’!!! Desde que o governador começou a ‘abrir a torneira’ de obras, iniciadas com a cobertura da arquibancada do estádio Cafeteirão, da grande ‘Gameleira’, dois gestores tucanos, parentes, andam ‘entortando os bicos’!!! O da ‘Gameleira’, mais conhecido como ‘Salomé’, mantém a fama pedindo ao parente padrinho da cidade vizinha mais uma ‘decapitação’!!! ‘Válame’, pai!!! Ele alega que o médico plantonista de um hospital municipal está fazendo política com os serviços do hospital e atrapalhando seus planos de reeleição!!! O doutor é pré-candidato a prefeito na ‘Gameleira’ e o tucano Salomé votou contra o governo, defendendo a ‘ex’ até as últimas, e hoje ainda quereria prejudicar um ‘pecedebista’ que ajudou a ‘matar a onça’!!! É ‘mole’???!!!
E pra fechar…
Bom dia, Dr. Pêta;
Meus queridos filhos, nesta data eu parabenizo os amigos, todos aqueles que me adotaram com mãe, as famílias, os jovens e os trabalhadores de Pinheiro. Venho aqui deixar minha homenagem a todos vocês, de uma forma geral, todos nós sabemos que o tempo não é dos melhores, mas temos sempre que acreditar no outro dia e também acreditar numa nova pessoa.
Como uma mãe presente, preocupada, sei que o país enfrenta uma grande e grave crise econômica, trabalhista, social, sustentável e muitas outras que ainda estão por vir. A nossa cidade está aí entregue em muitas partes ao abandono a decadência administrativa. O gestor público parece escolher estúdios de televisão para fazer sua administração, enquanto outros cantos ficam abandonados e entregue ao caos. Por exemplo: obras inacabadas, postos de saúde (Matriz) com serviços parados, o lixo tomando conta onde, poderiam ser os cartões postais da cidade; a feira livre abandonada, mercado público deteriorado onde se trabalha com vendas de alimentos e derivados estão entregues aos urubus, baratas, lixo; a própria construção está comprometida, o teto caindo, os banheiros masculinos e femininos sem as mínimas condições de uso…
A Rodoviária, construída em cima de lago, vem ruindo e sendo remendada diariamente; Parque Ambiental construído em cima do moribundo, Viva Pinheiro, creches abandonadas praticamente concluídas, UPA parada por falta de vontade do prefeito, quadras esportivas, escolas deixadas de lado… as minhas ruas esburacadas estão sendo cortadas, interditadas pelos filhos, que, cansados de esperar e de tantas mentiras, começam a dizer “não aguentamos mais”.
Filhos amados, rogo a Deus para que eu volte a ostentar o Título de Princesa da Baixada, pois no momento me sinto a “princesa abaixada”, envergonhada com esses filhos que saqueiam, denigrem a minha imagem, me maltratam, a mim e a todos vocês; eu sou a ‘mãe’, mas vocês são meu povo e o povo tem força. O que eu quero dizer com isso é que o povo tem que cumprir o seu papel. Temos que mudar esse quadro político e administrativo.
Que Pinheiro volte a viver nos séculos de Rainha… Parabéns!!
(Gustavo Lopes – Pinheiro MA)
Mistérios
Qual integrante da ex-equipe de ‘Don Ricardon’, acompanhado de um causídico, procurou a Justiça Federal para propor delação premiada, dizendo que queria contar tudo que sabia sobre a ex-gestão na Secretaria de Estado da Saúde???!!! Sorte que o magistrado que atendeu, muito equilibrado e coerente, fez ver ao causídico que não cabe delação premiada em processos de improbidade!!! Fosse um ‘levado a breca’…
Qual prefeito da ‘Grande Ilha’ pagou o aluguel de uma casa de show para um evento com um cheque da Prefeitura???!!! E pode???!!!
Por que será que as badalada noitadas de sexta-feira naquela famosa casa de vinhos da ‘Grande Ilha’ não estão mais tão concorridas como outrora???!!!
Quem foi o prefeito da região dos Cocais que ‘embalou’ um empresário jornalista durante uma semana, prometendo-lhe um flat para passar o feriadão em Barreirinhas, mas, na hora ‘agá’, simplesmente ‘desapareceu’ e nunca mais foi encontrado ‘no celular’???!!!
Qual é o doutor, ‘cantor’, ‘tocador’, pré-candidato a prefeito na ‘Grande Ilha’, que anda dizendo pra ‘todo mundo’ que na campanha vai dar um ‘baile’ nos concorrentes, principalmente em ‘E-36-Agora-12’!!! Pior é que disse que já fez uma pesquisa interna e que está ‘voando alto’ em popularidade!!! Que pesquisa será que foi essa que ‘ti viu’ ‘voando’, doutor???!!!
Qual é o secretário municipal que, todas as vezes, às vésperas de um feriadão, tira o celular da ‘circulação’ e fica fora de área???!!! Será fugindo da ‘tchurma’ do ‘ferro’???!!! Pior é que a galera da notícia, por conta disso, fica sem a informação!!!
Será por que a polícia de Caxias não consegue encontrar ‘ex-deputado-corajoso’ para cumprir um mandado de prisão por falta de pagamento de pensão alimentícia???!!! Vai ver ele procurou o mesmo esconderijo ‘inachável’ da prefeita Lidiane!!!
Qual é a secretaria que está deixando o governador Flávio Dino ‘tontinho’ com informações desencontradas a respeito de licitações e serviços contratados???!!! ‘Prestatenção’ no ‘serviço’, ‘rapá’!!!
Quem foi o doutor, que, depois de tomar mais de meio litro do ‘velho old’ com amigos num restaurante da Lagoa, confessou que de tanto examinar ‘preciosa’ enjoou a ‘dita-cuja’???!!!
Por que, em outros tempos, a greve de servidores das universidades públicas federais era pauta na mídia e hoje setores da blogosfera se negam a discutir o fato de que estudantes universitários e alunos dos institutos federais sofrem prejuízo irreparável com a incerteza da volta às aulas???!!!
Qual é a secretária que diz, ‘de manhã’, para o seu ‘padrinho político’, que vai resolver uma situação e à noite já não resolve mais nada???!!!
Qual a ex-chefe de setor de uma pasta estadual que andava falando ‘cobras, lagartos e mariscos’ do novo secretário e só agora ‘desapegou do lugar do novo chefe???!!!

Nenhum comentário: