domingo, 31 de agosto de 2014

Colunaço do Pêta

Hora de falar sério, porque o assunto é da maior seriedade!!! Em reunião essa semana com a OAB-MA, representantes da coligação ‘Todos pelo Maranhão’, encabeçada por Flávio Dino, sugeriram a participação da entidade no pleito eleitoral de 2014 como observadores e fiscalizadores das eleições deste ano!!! Na oportunidade, relataram a preocupação com as eleições de 2014, no Maranhão!!! Ao mesmo tempo, o presidente do PCdoB-MA, Márcio Jerry, e o deputado Marcelo Tavares protocolaram um ofício convidando a OAB-MA e outras entidades para acompanharem de perto o transcurso da disputa no mês que antecede o dia das eleições!!! Bom, Dr. Pêta não sabe se alguma ‘fumaça’ bateu ‘nas orelhas’ dos ‘dinistas’, mas a verdade é que a providência é oportuna !!! Informações importantes que chegaram ao Colunaço são motivos de sobra para a galera da coligação ‘Todos pelo Maranhão’ ficar não só de orelha, mas do que mais o puder, de pé’!!! Senão vejamos:
– Para a logística do TRE-MA, todo ano um contrato é firmado entre os Correios e o tribunal!!! Só que neste ano de 2014 os Correios cobraram mais de 1 milhão de reais por turno para fazer o transporte das urnas e das mídias de resultado!!! Resultado: devido ao elevado valor, até agora o TRE-MA está sem uma logística pronta para as eleições!!! Bom, no dia do pleito, quando termina a votação, os motoqueiros dos Correios pegam as mídias de resultado das urnas e levam para o Fórum Eleitoral, onde é feita a totalização!!! Logo depois, os carros dos Correios levam as urnas para o fórum!!! Bem…, agora, como não vai ter Correios esse ano e o TRE MA diz que não há tempo para licitar uma empresa de logística, não pode a nossa Justiça Eleitoral, evidentemente, permitir que empresas de ‘fundo de quintal’ ou de ‘cunho duvidoso’ fiquem responsáveis pelo transporte das urnas e dos votos de todos os maranhenses!!! Outra coisa que merece toda a atenção de um eventual ‘Observatório das Eleições’!!! Todo ano, o TSE faz licitação, PARA TODO O BRASIL, dos técnicos de urna!!! Mas esse ano, o TRE do Maranhão fez a sua própria licitação, e quem ganhou foi a empresa Atlântica, do empresário Luís Carlos Cantanhede, como pode ser constatado no site http://www.grupoatlantica.com.br/paginas/view/noticias.aspx?c=91No dia 22 de julho de 2014 foi publicado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão o aviso de abertura do pregão eletrônico nº 53/2014, visando “à contratação de serviços de apoio à realização das Eleições de 2014 no Estado do Maranhão, mediante alocação de postos de trabalho para atuar nos Cartórios Eleitorais, Municípios Termo, locais de armazenamento de urnas eletrônicas e locais de votação, no primeiro e segundo turno, este se houver”!!! No dia 15 de agosto de 2014, foi homologado pelo Diretor Geral do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão o resultado do Pregão Eletrônico nº 53/2014 (DOC. 3), confirmando a adjudicação para a empresa ATLÂNTICA SERVIÇOS GERAIS LTDA – CNPJ: 12.104972/0001!!! Ou seja, em vez do TSE, como acontece (ou ao menos acontecia) em todo o Brasil, quem fez a licitação aqui no Maranhão foi o próprio TRE-MA!!! E quem ganhou foi a Atlântica, de Luís Carlos Cantanhede!!! E o que tem de mais nisso???!!! Bom, de mais, mesmo, só as fortes ligações da empresa com a família Sarney, especialmente com Jorge Murad!!! Só para ilustrar, Cantanhede foi o responsável por uma das SETE versões que os Sarney encontraram para tentar justificar a apreensão, pela Polícia Federal, de R$ 1.350.000,00 (1 milhão e 350 mil reais) num cofre da Lunnus, no Renascença-São Luís!!! Só isso!!!
E olha o ‘fogo de palha’ aumentando as chamas e mostrando que é fogo de incendiar a floresta amazônica com todos os ‘bichos’ do PT dentro!!! Pois é…, para quem pensava que o ‘fator Marina’ era emocional, parece que a coisa não é bem assim!!! E do jeito que está indo, tudo indica que teremos, mais uma vez, um comando feminino no Brasil…, e não será o ‘poste’ de Lula!!! Bom, dito isso, aqui vai uma humilde sugestão do Dr. Pêta para Marina…, curta, grossa, ‘didática’ e sem rodeios!!! Fosse ela, chamaria Aécio Neves para uma ‘conversa de gente séria’ e diria: “Aécio, se eu ganhar as eleições, a Rede (com o PSB, claro) vai querer governar o Brasil com o PSDB, como se fosse uma vitória de vocês também”!!! O Brasil deve muito ao PSDB, ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que venceu uma inflação monstruosa deixada pelos governos anteriores e estabilizou economicamente o país, promovendo as privatizações que a nação precisava para crescer!!! E se José Serra tivesse vencido as eleições posteriormente, não estaria o Brasil na situação que está hoje…, teríamos avançado muito!!! Em vez disso, caímos nas mãos do PT, com integrantes em sua maioria corruptos e incompetentes, e regredimos dez anos!!! Estávamos muito perto de retomar esse caminho, com a eleição do tucano Aécio Neves ou de Eduardo Campos para a Presidência – Eduardo Campos, sim, porque depois da entrevista ao Jornal Nacional e com o início do horário eleitoral, com o Brasil todo conhecendo aquele político e administrador extraordinário, a tendência era o ex-governador de Pernambuco crescer bastante!!! Veio a tragédia de Santos e deu um novo rumo às eleições!!! Não se sabe exatamente até que ponto chegam a consistência e o preparo de Marina Silva, como se sabe, por exemplo, de Aécio Neves!!! Portanto, um eventual governo da Rede com o PSDB, e ainda com o PSB, deixando de lado partidos e políticos fisiologistas, com certeza colocará o Brasil novamente nos trilhos, sepultando de vez essa triste história de mais de uma década que o país viveu sob o comando de um partido sem quadro competente para conduzir os destinos de uma nação desse tamanho e importância!!!
BINGOOOOOOOOOO…, do Mateus!!! Pois é…, o empresário ‘olhos de águia’ enxergou longe, pegou aquele ‘ponto’ espetacular onde funcionou o ‘Bingo Tentação’, na Rua das Cajazeiras, e instalou ali uma das maiores lojas do Grupo Mateus em São Luís!!! Pense num sucesso a inauguração do novo Mateus Supermercados, no ‘cagar dos pintos’ da última sexta-feira!!! Pois é…, de Parabéns o Ilson, o filho Júnior e toda a família Mateus por mais esse belo empreendimento!!! Apesar do horário – “seis e meia da madrugada” –, meu chefe esteve lá e conferiu tudo!!! A propósito desse ‘ponto’, meu chefe me contou uma história interessante!!! Meses depois que Edivaldo Holanda Júnior assumiu a Prefeitura de São Luís, quando a galera “do outro lado da ponte” começou a ‘bater’ forte em Edivaldo por causa do velho e nunca solucionado problema dos camelôs da Rua Grande e transversais, meu chefe, numa conversa com o pai do prefeito, ex-deputado Edivaldo Holanda, sugeriu que a Prefeitura comprasse o ‘ponto’ onde funcionou o Bingo Tentação e instalasse ali um grande camelódromo!! Local excelente, perto de um terminal de ônibus e de enorme movimentação!!! Citou como exemplo, inclusive, o que havia sido feito em Teresina, uma iniciativa da Prefeitura daquela cidade que resolveu de vez o angustiante problema dos camelôs mafrenses!!! Seria o ‘ponto’ ideal para construir um baita de um Camelódromo, o que, com certeza, acabaria com o drama da Rua Grande!!! Pois é…, mas quando a Prefeitura procurou o proprietário do terreno para verificar a situação da área, a negociação já estava fechada, uns três anos atrás, com Ilson Mateus!!! Ganhou o Grupo Mateus, perdeu a Prefeitura de São Luís!!!
Viram a importante observação do jornal Correio Braziliense, de sexta-feira???!!! Se não viram, olha ela aí!!! “Exceção – No Maranhão, a dinastia Sarney está perto de perder a hegemonia no governo estadual. A única exceção havia sido em 2006, quando o pedetista Jackson Lago conseguiu ser eleito, mas acabou cassado em 2009. Como Roseana Sarney tinha sido a segunda colocada naquele pleito, acabou assumindo o mandato no Palácio dos Leões. Hoje, o clã depende de Edison Lobão Filho (PMDB)”!!! É, meu amigo, toda dinastia um dia acaba!!!
E não é que Dr. Pêta ‘cantou a bola’, aqui, sobre a greve dos professores da rede municipal!!! Pois é…, agora a ‘galera radical’ vai se acorrentar em Brasília, a pedido do ‘comando-maior’ do movimento…, tudo para criar um fato político e tentar atingir a candidatura da oposição ao governo do Estado!!! Na opinião de observadores do movimento, até agora, a complacência do alcaide e suas tentativas de negociação esbarraram na intransigência e nas questões ‘políticas’!!! Em sã consciência, quem nesse país deu praticamente 30% acima da inflação em um ano e meio de mandato, como quer o sindicato dos professores de São Luís??? Sim, porque, se Edivaldo, com todas as dificuldades, deu acima de 9% ao receber a Prefeitura, e os ‘grevistas’, depois de um ano e meio de mandato, pediram mais 20%, alguém tem dúvidas de que não queriam negociar e de que o motivo do sindicato é evidente???!!! E agora, por que estão pedindo para negociar aceitando menos do que o que o prefeito acenou no início, quando tentou evitar a greve???!!! Cabe a Edivaldo fazer valer os rigores da lei e colocar os interesses públicos acima das questões políticas!!! Pelo menos é isso que a sociedade espera!!! E que fique aqui o exemplo de manipulação dos interesses de uma categoria que merece respeito!!!
Rapaz, uma fonte da mais alta ‘fidedignidade’ revelou ao Dr. Pêta que profissionais de terreiros da Bahia foram vistos, dias atrás, desembarcando na ‘Grande Ilha’!!! Será pra quem vieram ‘trabalhar’???!!! Haja ‘tambor’ e ‘descarrego’!!!
Balanço do escândalo da Caixa Econômica dá conta de que seis funcionários já foram afastados, que milhares de notas fiscais frias foram emitidas e que, desde 2010, o esquema corria solto, com empreiteiras e empresários engordando suas riquezas!!! Agora, escritórios de contabilidade, causídicos e pequenos empresários que davam ‘cobertura’ estão sem dormir!!!
Três conhecidas construtoras estão na liderança do desvio de milhões do programa Minha Casa Minha Vida!!! Seis funcionários da Caixa já foram afastados e prestaram depoimento na Polícia Federal!!! Tá ‘fedendo’ por lá!!!
Meu amigo, o que tem de caminhonete 4 x 4 roubada e rodando em grandes fazendas do Maranhão e do Pará é uma ‘festa’!!! E adivinha por quanto são adquiridas???!!! Quinze mil reais apenas!!! Brincadeira!!!
E o que tem de carro sendo vendido com alienação fiduciária e recebido como quitado nos quatro cantos do Estado também não ‘está no gibi’!!! O pior é que as multas vão para o ex-proprietário, muitos dos quais já estão até com habilitação cassada!!! Pode???!!!
É…, a dinheirama das emendas já está depositada…, mas os precatórios transitados e julgados não saem!!! Quando será que a ‘vice-sub-judice’ vai pagar???!!!
Vem cá, por que será que as emissoras de rádio de São Luís não transmitem os jogos do Sampaio fora do Estado, no Brasileirão da Série B???!!! ‘Grana, papai’!!! A maioria das emissoras arrendou o departamento de esportes para profissionais que ‘ralam’ atrás dos comerciais para administrar o compromisso assumido!!! E como o maior patrocinador de todas as equipes esportivas não ‘comparece’ regularmente, fica impossível grandes gastos, tais como viagem, passagens, hospedagem…!!! Na realidade, a Prefeitura de São Luís, por meio da Aclem (Associação de Cronistas e Locutores Esportivos do Maranhão), firmou contrato com todas as emissoras que falam de futebol na ‘Grande Ilha’, mas, dos meses de 2014, apenas quatro foram pagos!!! É…, aí fica mesmo difícil levar equipe para transmitir jogo de fora!!! O atraso provoca uma correria nos pequenos comerciais para honrar o compromisso do pagamento no final do mês!!! O arrendatário da equipe 680, por exemplo, já perdeu 70% dos cabelos, surgindo no local uma calvície precoce!!! O ‘cabra’ tá parecendo uma ‘tartaruga’ de tanto esperar uma decisão do palácio La Ravardière!!!
Rapaz, o negócio tá escancarado ali pras bandas daquele ‘quase poder’!!! O gabinete do chefe maior virou ‘balcão de negócios’ e comitê, o dia todo!!! Faz é fila de lideranças do interior e de prefeito ‘encalacrado’ tentando negociar com ‘zoim azul’!!! E das duas uma: ou sai de lá sorrindo ou com processo congelado, pra decisão final depois da eleição…, ou, em alguns casos, com o ‘dindim’ no bolso!!! Pense num ‘desmantelo’!!! As ‘historinhas’ ali daquela ‘usina de arroz’ são escabrosas!!!
Agora, ‘durma-se com o barulho’ dessa ‘trupiada’!!! Em maio, uma locutora de rádio AM e comandante de brincadeira de boi anunciou um grande festival de toadas com alusão à seleção brasileira e ao Sampaio Correa, com boa premiação e patrocínio maior de um vereador da ‘Grande Ilha’!!! Os compositores se animaram, fizeram suas toadas, gravaram, gastaram e o festival…., nada!!! É assim…, depois querem falar mal da cultura maranhense, dizendo que ninguém dá apoio e tudo mais!!! Pior é que agora, ‘nego’ tá cobrando explicações tanto da apresentadora quanto do vereador!!!
E a ‘pisada’ do ‘blogueiro-esportivo-coordenador’ “do outro lado da ponte”, hein???!!! Pois é…, logo depois do jogo em que o Sampaio enfiou 4 x 2 no Atlético de Goiás, o ‘cabra’ autorizou a chamada para a partida Sampaio x América MG com de sábado, às 20h30!!! Só segunda-feira a chamada foi corrigida!!! O jogo foi às 20h30, mas de sexta, anteontem!!!
Meu amigo, ‘sai de baixo’ que a ‘Tríplice-Fronteira’ tá ‘pegando fogo na venta’!!! Principalmente de ‘43…zinho’, que na sexta-feira estava ‘uma arara’ lá pras bandas do Iate Club, ali na ‘pontinha’ da Ponta da Areia!!! Pense num ‘cabra’ ‘brabo’…, tão ‘brabo’, que ‘nego’ pensava até que tinha sido deserdado pelo ‘papi’ ‘Cabelo de Trim’!!! Que nada!!! Levou ‘foi’ uma baita de uma ‘chamada nas tamancas’ da ‘cara-metade’ de ‘rebentador de corações!!! O negócio ficou ‘feio’!!! ‘Rapá’, ‘panta-mestre’ tá que tá!!!
Hahahahahahahahahah, rapaz, ‘nego’ não ‘perde uma’ mesmo!!! Na melhor das intenções, o candidato ‘Edinho-Lobão-Filho’ anunciou para o seu eventual governo um programa chamado ‘Alô Doutor’, com atendimento ‘via embratel’ e destinado a atender a um grande número de pessoas!!! Aí, ‘me aparece’ um gozador e manda essa!!!
“Dr. Pêta, você que também é doutor, mostre aí para os seus leitores como vai ser o atendimento do ‘Alô, Doutor” do Lobão Filho!!!
– Alô, Doutor?
– Oi, bom dia. Eu sou o seu médico virtual. Aperte 1 para dor de cabeça; 2 para passamentos e piripaques; 3 para infarto; 4 para ferimentos provenientes de bogues, rasteiras e sambacus; 5 para tiros e facadas; 6 se quiser mudar de promoção ou consultar saldos e créditos.
– Doutor, é o Senhor?
– Não entendi? Repita pausadamente o seu problema, por favor. Exemplo: D O RDE C A B E Ç A;
– Puta que pariu. Não é uma pessoa que está falando?
– Alguém enfartando, senhor?
– Máquina infeliz! Não é um médico atendendo??
– Alguém morrendo, senhor?
– Estou perdendo a paciência. Minha sogra engoliu uma tampinha de Guaraná Jesus, está ficando roxa.
– Não entendi? Repita pausadamente o seu problema, por favor. Exemplo: D O RDEC A B E Ç A;
– M I N H A S O G R AT ÁE N G A S G A D AC O MT A M P AD EJ E S U S !
– Entendi, senhor. Jesus light ou normal?
– N O R M A L !
– Ela já está bem, senhor?
– Não, está engasgada!
– Não entendi! Repita pausadamente o seu problema, por favor. Exemplo: D O RDEC A B E Ç A; tu…tu…tu…tu…tu…tu…”!!!
E pra fechar…
Caro Dr.Pêta;
Quero, em primeiro lugar, parabenizar esse espaço, pois é o único onde nós, cidadãos, temos a liberdade de expressar nossas idéias como também relatar fatos que acontecem ao nosso redor.
Como morador da cidade de Santa Rita, quero colocar algumas coisas para conhecimento da população e dos maranhenses. Passamos quatro anos apostando nas melhorias que ocorreriam na cidade em relação a infraestrutura, saúde, educação, saneamento básico, etc devido à entrada de um novo gestor no município e vereadores. Veio o primeiro ano, ficamos na expectativa do próximo; chegou o segundo ano e a expectativa até então começou a diminuir, pois observa-se como um jogo de xadrez que as pedras começam a se movimentar não em sentido de um jogo real onde o resultado final será positivo e terá um vencedor (a população), mas, ao contrário, há um desencontro das pedras e será negativo o resultado (descaso). Essa ilustração foi para mostrar que aqui em nossa cidade o descaso é total a população vive um clima de insegurança, assaltos e roubos quase todos os dias; a infraestrutura da cidade está a desejar, tem buracos em algumas ruas que parecem mais uma lagoa, o trânsito é perigoso, os condutores de motos só andam em alta velocidade, pondo em risco os moradores; a saúde nem se fala; ruim; a educação igual à saúde. Essas situação que vivemos no dia a dia de nossa cidade nos coloca diante de uma vertente que é acreditar ainda nos políticos ou não. O Portal da Transparência nos mostra todos os recursos direcionados aos municípios, a população toma conhecimento do que chega ao nosso e não vemos esses recursos aparececem através das ações de governo para o bem estar da cidade e sua população.
(Raimundo Lago – Santa Rita MA)
Prezado Dr. Pêta;
“O mineiro só é solidário no câncer”. Com essa frase, o seu autor e também mineiro Oto Lara Resende quis dizer que só num momento trágico e irreversível, o mineiro ajuda alguém.
Apesar de eu saber que o brasileiro é o povo mais fraterno do mundo, suspenderei meu juízo para a ascensão da candidata Marina Silva na corrida presidencial. Neste caso, não só o mineiro, mas todo o povo brasileiro está sendo mineiramente levado pela tragédia recente com o ex-candidato Eduardo Campos. Ou seja, estamos sendo solidários perigosamente levados pelo abalo emocional.
É só olhar para o entorno humano dos candidatos, sobretudo da que está em ascensão, e chegaremos à conclusão de que esse momentâneo altruísmo fúnebre não ajuda em nada. São as mesmas e manjadas pessoas de sempre, com direito a banqueira coordenar a campanha de quem ora surpreende: Marina Silva. Agora tem um detalhe: o maranhense é o mais solidário dos brasileiros com os cânceres da vida. Só suportar por 50 anos um grupo político que só nos faz mal, além de extremamente solidário, é covardemente conivente. Haja vergonhaterapia!
Mas, como nós, maranhenses não suportamos mais essa solidariedade doentia quinquenal, só há uma saída: ter um pensamento comum. E só Flávio Dino será capaz de aplicar o remédio certo nos quinquenais.
Pronto! Não precisa falar mais nada. Estamos diante do maior atestado de bons antecedentes dos últimos tempos em nossa política. É a única pessoa que pode radioterapizar o nosso câncer com a solidariedade que todo ser humano deve ter.
P.S. Quem tem mais galardão lá no céu: o comunista que só faz o bem, ou o(s) cristão(ãos) que só faz(em) o mal?
(Antonio Carlos – São Luís MA)
Mistérios
Será verdade que a ‘vice-sub-judice’ falou pra ‘ELF’ que está decidida a apoiar a campanha dele, mas só no segundo turno???!!!
Afinal, a presidente Dilma Roussef vem ou não vem ao Maranhão???!!!
Qual assessor de conhecida construtora beneficiada com várias obras do programa Minha Casa Minha Vida foi visto entrando numa agência de banco oficial, no Centro Histórico da ‘Grande Ilha’, com uma sacola com ‘logomarca’ de loja de calçados recheada de ‘dindim’???!!!
Quem é a sobrinha de ex-prefeito dos Lençóis Maranhenses, parente de ‘Don Bigodon’, que foi ‘agraciada’ com um cargo de direção, lá pras bandas do Itaqui, ‘papando’, agora, 25 ‘pilas’ todo mês???!!!
Quem é o genro de candidato majoritário que ganha um salário ‘daqueles’, mas nem ‘pisa’ no trabalho, ali pras bandas do Itaqui???!!! Deve estar ajudando o sogro na campanha!!!
Pergunta que não quer calar: a estatal que vai comandar as unidades de saúde da SES vai se chamar EMSERH ou Hospitalar???!!! Quando será o seletivo???!!!
Qual é o político ‘pesado’ que ‘espanta’ todo mundo que dorme no mesmo quarto em épocas políticas de maior intensidade???!!! Pois é…, quando o ‘cabra’ pega no sono, tanto solta pum como assobia!!! E olha que faz tempo isso!!! Ninguém mais quer se habilitar a dormir no quarto dele!!!
Quem é o ‘tarja preta’ que se transformou no maior emitente de notas frias e muito conhecido no meio das construtoras por dar calote em pessoas física e jurídica, além de utilizar empresas de pequeno porte em ‘ações’ com várias prefeituras???!!!
Quem será o causídico, sambista, criminalista e que ‘tira onda’ de ‘carioca, que a galera tá chamando de novo ‘Moacir Neves, em virtude da sua indumentária???!!!
Quem será o sambista e cantor paulista, recém associado de uma nova ‘Distribuidora de Madeira’, que já conta na sociedade com um ‘velho crustáceo’, um ‘colega madreleno’ e outro ‘mecenas’ recentemente ‘desaliançado’???!!!

Nenhum comentário:

Assassino da drag queen Paula Ferraz é condenado a mais de 13 anos

Em julgamento realizado na tarde desta quarta-feira (13), no Fórum Desembargador Sarney Costa, o réu Genilson da Silva Reis foi condenado a ...