terça-feira, 22 de março de 2011

Prefeito de Pinheiro apresenta sete novos ônibus escolares




O Prefeito de Pinheiro, José Arlindo Silva Souza, adquiriu 7 novos ônibus escolares para atender à demanda dos estudantes que moram na zona rural, através do Fundo Nacional de Educação (FNDE), dentro do plano de ação do programa Caminhos da Escola, que visa facilitar o acesso dos alunos às escolas distantes.
Os novos veículos, zero quilômetro, com capacidade para até 50 passageiros, vão atender alunos da rede municipal de ensino a partir da próxima semana. A Secretaria de Educação já está cuidando dos trâmites com emplacamento de cada coletivo e contratação e capacitação dos motoristas. 

De acordo com o Secretário de Educação Ribinha Dias, a iniciativa beneficia crianças e adolescentes de comunidades onde ainda não existem linhas de transporte. “Os estudantes que hoje precisam se deslocar através de caminhonetes e caminhões tipo-pau-de-arara passarão a ser conduzidos com total conforto e segurança”, frisou o secretário.

O prefeito José Arlindo explica que a chegada desses ônibus aumentará o número de estudantes do interior que poderão frequentar a escola de uma forma mais segura e confortável. “Esses ônibus atenderão, principalmente, às comunidades do interior, devido ao deslocamento do aluno para a escola e ao déficit de transportes nas localidades. Os novos transportes contribuirão muito para a diminuição da evasão escolar, possibilitando um maior desempenho dos alunos”, declarou o prefeito.

Os veículos possuem equipamentos de acessibilidade, com cadeira de rodas especial, que pode ser declinada até o nível do solo para embarcar alunos com dificuldade de locomoção. Os ônibus também possuem cintos de segurança, além de tacógrafo eletrônico, para não ultrapassar a velocidade máxima permitida, que é de 70 km/h. 

A largura do corredor central é menor que a dos ônibus convencionais. Isso confere maior conforto aos assentos e evita que os estudantes fiquem em pé nos veículos, o que resulta em maior segurança. Há também duas lixeiras, dispostas na entrada e nos fundos do carro.

Herança Maldita - Pneus carecas, lataria enferrujada, bancos de madeira, inexistência de assentos e cintos de segurança. Assim era a frota de veículos que servia o transporte escolar da rede de ensino do município de Pinheiro, deixada pelo ex-prefeito Filuca Mendes. A frota era formada por ônibus velhos, caminhões e caminhonetes modelo D-20, que transportavam os estudantes do município, sem oferecer nenhuma segurança. 

Os alunos mais pareciam retirantes viajando nos chamados pau-de-arara."Todos os dias ficava apreensiva, imaginando que poderia acontecer o pior. Infelizmente não tínhamos outra opção a não ser deixar os meninos subirem nesta caminhonete", contou uma moradora do povoado Outerinho de Pedra. Seus dois filhos são alunos da escola pólo Bom Viver e utilizam o transporte escolar.

Situação de aflição parecida vivia o lavrador José Ribamar Silva, também morador da zona rural. Ele foi um dos pais de aluno que pediu ao prefeito José Arlindo para acabar com esse tipo de transporte herdado pela administração anterior.

Do Herasmo Leite

Nenhum comentário:

Secretários deixam cargos para disputar eleições municipais de Pinheiro

  O Prefeito Luciano Genésio, anunciou a troca de alguns secretários municipais, que deixarão seus cargos para disputar as eleições municipa...