sábado, 26 de setembro de 2009

Instituto Federal de Pinheiro será inaugurado em 2010


Para o prefeito de Pinheiro José Arlindo, a obra deve fomentar o comércio da região, mas o principal objetivo é valorizar a educação na Baixada.

Fruto de uma indicação do deputado federal Domingos Dutra(PT), o Governo Federal investirá R$ 5 milhões na construção do Ifet- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pinheiro,que terá capacidade para abrigar até 1.200 estudantes, garantindo a eles oportunidade de profissionalização.

José Ferreira Costa, reitor do Ifets/MA, falou sobre as próximas etapas da construção do Campus Pinheiro. “Qualificação para o mercado, estudos da realidade regional, geração de ocupação, renda e inclusão social por meio da educação, na visão do reitor, estão entre os grandes benefícios dessa iniciativa. De acordo com ele, o Campus de Pinheiro oferecerá ensino superior e cursos técnicos profissionalizantes na forma presencial, além de ampliar a oferta de formação na Baixada por meio das ações de Educação à Distância. “Paralelamente às obras, estaremos dando prosseguimento à solicitações para aquisição do mobiliário e dos equipamentos de laboratórios e trabalhando na montagem das propostas pedagógicas da unidade”.

No ensino superior as peculiaridades da Baixada e de Pinheiro e a necessidade de produção de estudos e pesquisas sobre a diversidade vegetal e ambiental recomendam que ofereçamos um curso de licenciatura em Biologia. Outras áreas estão sendo avaliadas com os segmentos interessados para então chegarmos ao perfil ideal”, explicou o reitor. No que se refere aos cursos profissionalizantes estudos apontam para Eletromecânica, Produção de Alimentos e Informática.

Para o prefeito de Pinheiro José Arlindo, a obra deve fomentar o comércio da região, mas o principal objetivo é valorizar a educação na Baixada. Os jovens da região vão ganhar uma educação de qualidade, que vai aumentar o IDH do estado e vai proporcionar a juventude continuar seus estudos. Com a implantação do Ifet na cidade, jovens de Palmeirândia, Presidente Sarney, Cururupu, Santa Helena, Turiaçu e outros municípios serão beneficiados. A unidade de Pinheiro será construída em blocos de edificações, ocupando uma área construída de 5.315,05 m², área verde de 35.578,87 m², estacionamento de 2.469,22 m², piscina, quadras esportivas, biblioteca, refeitórios, áreas administrativas, dois blocos de salas de aula e outras instalações.

HERASMO LEITE

Nenhum comentário:

Secretários deixam cargos para disputar eleições municipais de Pinheiro

  O Prefeito Luciano Genésio, anunciou a troca de alguns secretários municipais, que deixarão seus cargos para disputar as eleições municipa...