sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Ciro Gomes diz que relação entre PT e PMDB é "frouxa"

DO FOLHA ONLINE
O deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) afirmou nesta sexta-feira que a relação entre PT e PMDB é "frouxa". O PMDB faz parte da base de sustentação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

"O PT é o principal partido do Brasil e o PMDB é um partido tão bom e tão ruim como qualquer outro. Uma aliança tem que ter sentido moral e intelectual defensável. Mas eu acho que a atual hegemonia moral e intelectual que preside a relação entre PMDB e PT é frouxa."

O socialista criticou ainda um debate "conservador" nas eleições ao afirmar que a aliança entre PMDB e PT para 2010 tende a isso.

Ciro reafirmou hoje sua disposição em disputar a Presidência da República em 2010 e disse ter conversado com o presidente sobre assunto, que ficou de pensar sobre a possibilidade de duas candidatura da base --a outra seria a da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil). Lula ficou de dar uma resposta ao socialista em fevereiro.

O partido de Ciro, o PSB, pertence à base aliada do presidente Lula. Setores do PT são contrários ao lançamento de duas candidaturas da base. O deputado, entretanto, voltou a defender o lançamento das duas candidaturas. "Devemos ter duas candidaturas da base. Uma que esteja na TV e outra nas ruas mostrando as coisas que o governo fez", afirmou.

Ele disse que conversou sobre suas ideias para 2010 com Lula, que achou a proposta "interessante". Por isso, o presidente ficou de decidir até fevereiro sobre a possibilidade de duas candidaturas. Apesar de respeitar a opinião do petista, Ciro afirmou que a decisão final será da direção de seu partido. "A última palavra será do meu partido."

O socialista, no entanto, descartou uma candidatura independente. "Sou um candidato da base do governo, se puder ser." Ele afirmou estar "muito animado" para 2010. "Com um punhado de ideias bastante claras com relação à referência que é o governo do presidente Lula."

Segundo Ciro, sua candidatura trará dificuldades para o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), seu desafeto político e possível candidato tucano à Presidência. "A pesquisa aponta que não vai ter vitória da oposição no primeiro turno."

Pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta semana mostrou o crescimento da taxa de intenção de voto de Ciro Gomes, que passou de 12% para 14% entre junho e setembro. No mesmo período, as taxas de Dilma e de Serra recuaram quatro pontos. Dilma recuou de 18% para 14%; e Serra de 38% para 34%.

Com esse resultado, Ciro aparece empatado em segundo lugar com Dilma. A senadora Marina Silva (AC), que aparece pela primeira vez na pesquisa, tem 6%.

Nenhum comentário:

Chuvas já desabrigaram mais de 940 famílias no MA; desalojadas ultrapassam 2.600

Os temporais das últimas semanas já deixaram mais de 940 famílias desabrigadas no interior do Maranhão, além de 2.663 desalojadas – segundo ...