O governador do Maranhão, Carlos Brandão, confirmou a realização de um novo concurso para o Corpo de Bombeiros do Estado. O anúncio foi feito na terça-feira, 4, durante a posse e recondução dos gestores da Secretaria da Segurança Pública (SSP).
O Executivo ainda não informou qual será o número de vagas do concurso Bombeiros MA e quais carreiras serão contempladas. Outras ações voltadas para a segurança também foram anunciadas por Brandão:
"Entregamos 1.250 novos coletes, trajes antibombas, kits de proteção individual, unidades itinerantes para o Corpo de Bombeiros e anunciamos reforma nas delegacias. Recebemos ainda do Ministério da Justiça 40 novas viaturas. Também vamos contratar novos delegados, escrivães, policiais e realizaremos concurso público do Corpo de Bombeiros", disse o governador, em suas redes sociais .
Carlos Brandão ainda completou:
“Quando o foco é melhorar a segurança, temos que ampliar os investimentos então eu solicitei ao secretário Maurício Martins a demanda do Estado por delegados, escrivães, investigadores, policiais militares, e da mesma forma temos o projeto para os bombeiros, profissionais que também terão uma sede própria, que estudamos construir na região da rodoviária”, declarou durante a solenidade.
Desde o final do ano passado, o governador já tinha reconhecido a necessidade de um novo concurso para o Corpo de Bombeiros. A corporação não publica editais para ingresso de servidores desde 2016.
Em 2018, o então governo do Maranhão, Flávio Dino, chegou a anunciar a abertura de novo concurso para soldados dos Bombeiros. O edital, no entanto, não chegou a ser divulgado na ocasião.
Últimos concursos Bombeiros MA foram em 2016 e 2012
O último concurso para ingresso no Corpo de Bombeiros do Maranhão ocorreu em 2016. Ao todo, foram disponibilizadas 20 vagas para o curso de formação de oficiais.
Para se candidatar foi preciso atender a requisitos como: idade máxima de 28 anos (somente para os candidatos civis, das forças armadas, das policias militares e bombeiros militares de outros estados), ter altura mínima de 1,65m para o sexo masculino e 1,60m para o sexo feminino,
Além de Carteira Nacional de Habilitação, no mínimo na Categoria “B”, saber nadar, entre outros. Os candidatos foram submetidos a sete etapas: a primeira foi o exame intelectual e a última fase foi o próprio curso de formação.
As demais etapas foram avaliação documental e requisitos para inscrição, exame médico-odontológico, exame físico, exame psicotécnico e avaliação social, todas de caráter eliminatório.
No caso de soldados, o último concurso foi realizado em 2012. Na época, os participantes foram avaliados por várias etapas, sendo elas:
- Provas objetivas;
- Teste de aptidão física;
- Teste psicotécnico;
- Exames médico e odontológico;
- Investigação social documental;
- Curso de formação (para os classificados no concurso)
A organização ficou por conta da Fundação Getulio Vargas (FGV). A oferta foi de 150 vagas, tanto para homens (135) quanto para mulheres (15). A remuneração, na época, era de R$2.240.
Nenhum comentário:
Postar um comentário