Na pauta, assuntos como Turismo Sustentável e Indústria do Bem promoveram integração entre gestores públicos, instituições de fomento e entidades empresariais a favor do desenvolvimento do turismo na região da baixada Ocidental Maranhense e Litoral Ocidental.
F 01: Presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE), Celso Gonçalo, apresentando projeto de futuras ações do Sebrae para o turismo da região.
F 02: Gestores, secretários, empresários, equipe técnica do Sebrae prestigiaram o 2º Encontro Regional de Gestores Municipais e Empresários do Trade Turístico da Baixada Maranhense.
F 03: Dispositivo com representantes das instituições governamentais e não governamentais que apresentaram seus projetos e prestação de serviço.
Conscientizar autoridades e empresários da região sobre os benefícios econômicos e ambientais do turismo sustentável e consolidar parcerias e cooperação técnica com as instituições de fomento para capacitação e aplicação de recursos em projetos turísticos foram objetivos do 2º Encontro Regional de Gestores Municipais e Empresários do Trade Turístico da Baixada Maranhense. O evento foi promovido pelas Instâncias de Governanças Regionais Polos Lagos e Campos Floridos, Floresta dos Guarás e Amazônia Maranhense, no Auditório da UFMA do município de Pinheiro, entre os dias 01 e 02 de março.
No Encontro, o Sebrae foi representado pelo presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE), Celso Gonçalo; pelo diretor superintendente, Albertino Leal; pela diretora de administração e finanças, Édila Neves da Silva; pela gerente regional de Pinheiro, Maria da Graça Fernandes, e pela equipe regional.
“É um momento muito importante que vivenciamos aqui em Pinheiro, onde conhecemos os projetos que tão vindo para o crescimento da região. Avalio esse momento como um despertar para o potencial integrado da região. E todos nós, representantes do Sistema S presentes, aproveitamos a oportunidade para mostrar o que podemos fazer pela região”, destacou o presidente do CDE, Celso Gonçalo.
), por meio do Serviço Social da Indústria (Sesi) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); Federação do Comércio do Estado do Maranhão, representada pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac); do diretor e cineasta, Jayme Monjardim, da Rede Globo de Televisão e de Nélia Rodrigues, empreendedora e personalidade incentivadora de pesquisas sobre a importância da palmeira do babaçu para o planeta.
Além do Sebrae, estiveram presentes parceiros institucionais como Prefeitura de Pinheiro; Governo do Maranhão; Agência Espacial Brasileira (AEB), representando o Governo Federal; Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema
“Trabalho com hotelaria aqui na região há anos e conheço de perto a necessidade que a Baixada Maranhense tem de investimentos na área do turismo. Sofro muito com o movimento fraco na baixa temporada na região e, realmente, necessitamos que esses projetos sejam levados em frente para que nós tenhamos clientes o ano todo e a nossa economia se desenvolva”, anseia Conceição Coutinho, empreendedora hoteleira.
A programação
Na primeira etapa do encontro, que aconteceu no Auditório do IFMA, as Instâncias de Governanças dos Polos Lagos e Campos Floridos, Amazônia Maranhense e Floresta dos Guarás, juntamente com as Instituições Governamentais e não Governamentais, gestores municipais e empresários, apresentaram os potenciais e os desafios turísticos da região, programas e projetos para o território, produtos e prestações de serviço do trade turístico, além de oficina para construção do Plano de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável para a Baixada Ocidental Maranhense.
Já na segunda etapa, realizada na Sede do Senac de Pinheiro, foram discutidas as propostas e projetos apresentados na primeira etapa, junto com as Instâncias de Governanças dos três pólos turísticos envolvidos. Foram realizadas, ainda, visitas de campo nas dependências da sede do Senac, na obra de construção da nova sede da regional do Sebrae e na obra de construção do Hospital do Câncer no município de Pinheiro.
“Momento importante aqui em Pinheiro e toda região. Momento em que os parceiros se reconhecem mais. O parceiro público, os municípios e as entidades empresariais que falaram sobre suas ações e, principalmente, o que podem fazer pela região, mostrando que para fazer mais fácil e mais rápido é importante todo mundo estar junto. E nós do Sebrae também aproveitamos aqui para dar prosseguimento a essa obra que vai melhorar muito as condições de atendimento aqui na região. Inauguramos duas Salas do Empreendedor – em Serrano do Maranhão e Apicum Açu, visitamosalgumas prefeituras e algumas ações do Sebrae aqui na região e que mostram a firmeza dessa instituição. Realizamos, também, o Encontro de Agentes de Desenvolvimento, levando mais qualificação aos profissionais e incentivando as Salas do Empreendedor dos municípios da Baixada e Litoral Ocidental a participar do Selo Sebrae de Referência em Atendimento. Tivemos, realmente, uma agenda extensa, mostrando a capilaridade do Sebrae e chamando as comunidades e empreendedores locais para estarem conosco”, finalizou o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, Albertino Leal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário