domingo, 11 de abril de 2021

Eliziane Gama usa religião em fake news contra Bolsonaro


Documentos desmontam farsa da senadora que cobrou “princípios cristãos” com base em mentira noticiada por ela sobre decretos presidenciais.

A senadora comunista Eliziane Gama (Cidadania) segue forme em seu projeto de oposição ao presidente Jair Bolsonaro. Após silenciar pela decisão do Supremo Tribunal Federal em relação à proibição de cultos e missas, a senadora divulgou notícia inverídica em suas redes sociais contra o Bolsonaro. Além disso, Eliziane ainda cobrou do presidente “princípios cristãos”

A senadora afirma, falsamente em suas redes sociais, que o presidente “não editou nenhum decreto sobre vacina, pesquisa ou medicina para salvar vidas”.

A intenção da senadora, obviamente, é falsificar a realidade e tentar manipular a opinião pública. Eliziane quer passar a ideia de que o Governo Federal não faz nada durante a pandemia propositadamente. Apenas um decreto evidenciaria a farsa da senadora. Contudo, em uma leitura rápida dos decretos editados pelo presidente (sem falar dos decretos legislativos que foram aprovados por Bolsonaro) é possível identificar vários decretos de autoria do presidente que têm relação direta com o combate ao Covid-19 e, indiretamente, com vacinação, pesquisa e medicina.

Vale ressaltar que a ação da Presidência da República não se resume a edição de decretos. No que diz respeito a vacina, por exemplo, a senadora omitiu o fato de que o governo já tem previsão para mais de 500 milhões de doses de imunizantes para os próximos meses e que o Brasil é hoje um dos 5 países que mais vacinam em todo o planeta.

A senadora também falta com a verdade sobre a pesquisa. Após o contrato de cooperação com a Universidade de Oxford assinado ainda em julho de 2020, hoje o Ministério da Ciência e Tecnologia financia outros três tipos de pesquisas em relação a vacinas.

Sobre “medicina para salvar vidas”, a senadora também mente. Para ficar em um único exemplo, semanas atrás o ex-ministro das Relações Exteriores (que foi exonerado do cargo após pressão que contou com o apoio da própria Eliziane) foi a Israel buscar acordo de cooperação entre os países para a aquisição de medicamentos que estão se mostrando bastante eficazes na cura da doença e na consequente salvação de vidas.  

Os fatos desmentem a farsa da senadora e sua tentativa de manipulação. Abaixo uma lista dos decretos editados pelo presidente que desmentem a informação de Eliziane (ressaltando-se que a ação contra a pandemia vai muito além deles).

DECRETO Nº 10.277, DE 16 DE MARÇO DE 2020 – Institui o Comitê de Crise para Supervisão e Monitoramento dos Impactos da Covid-19

DECRETO Nº 10.282, DE 20 DE MARÇO DE 2020 – Regulamenta a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, para definir os serviços públicos e as atividades essenciais.

DECRETO Nº 10.292, DE 25 DE MARÇO DE 2020 – Altera o Decreto nº 10.282, de 20 de março de 2020, que regulamenta a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, para definir os serviços públicos e as atividades essenciais.           

DECRETO Nº 10.308, DE 2 DE ABRIL DE 2020 – Dispõe sobre requisição de bens e serviços prestados por empresas públicas vinculadas ao Ministério da Infraestrutura durante o período do estado de calamidade pública decorrente da pandemia de coronavírus (covid-19).

DECRETO Nº 10.311, DE 3 DE ABRIL DE 2020 – Institui o Conselho de Solidariedade para Combate à Covid-19 e aos seus Efeitos Sociais e Econômicos.

DECRETO Nº 10.312, DE 4 DE ABRIL DE 2020 – Amplia, temporariamente, o escopo de multiprogramação com conteúdo específico destinado às atividades de educação, ciência, tecnologia, inovações, cidadania e saúde de entidades executoras de serviço de radiodifusão de sons e imagens em tecnologia digital, com fins exclusivamente educacionais ou de exploração comercial, em razão da pandemia da covid-19.

DECRETO Nº 10.316, DE 7 DE ABRIL DE 2020 – Regulamenta a Lei nº 13.982, de 2 de abril de 2020, que estabelece medidas excepcionais de proteção social a serem adotadas durante o período de enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (covid-19).

DECRETO Nº 10.407 DE 29 DE JUNHO DE 2020 – Regulamenta a Lei nº 13.993, de 23 de abril de 2020, que dispõe sobre a proibição de exportações de produtos médicos, hospitalares e de higiene essenciais ao combate à epidemia da covid-19 no País.

DECRETO Nº 10.659, DE 25 DE MARÇO DE 2021 – Institui o Comitê de Coordenação Nacional para Enfrentamento da Pandemia da Covid-19. 

Nenhum comentário:

Gastos com pessoal: TCE-MA emite alerta a 62 prefeitos; saiba quais

  O Tribunal de Contas do Estado (TCE), por meio de sua Secretaria de Fiscalização (Sefis), emitiu alerta relativo ao limite de gastos com p...