quinta-feira, 29 de abril de 2021

Após discussão homem é morto a tiro na zona rural de Pinheiro

Por volta das 9:30h desta quinta-feira (29), um homicídio foi registrado na zona rural da cidade de Pinheiro. Domingo Magno Soares dos Santos de 35 anos, foi morto a tiro no povoado Santana dos Pretos.

O suspeito de ter cometido o crime, morador da mesma povoação foi identicado pelas inicias A.A.C se invadiu do local após o ocorrido.   Segundo relato de populares a Policia Miliar, suspeito e vítima, estavam conversando debaixo de uma árvore, onde houve um desentendimento entre amos.

A.A.C teria sacado por uma arma de fogo e efetuado um disparo na cabeça da vítima que foi a óbito no local. O pai do suspeito, relatou a Polícia, que nesta quarta-feira 28 (um dia anterior ao homicídio), Domingo Magno teria furtado um celular e R$ 150 de seu filho.

A Polícia realizou rondas na região na tentativa de capturar o suspeito do homicídio mas  não obteve êxito.

Prefeito Luciano anuncia antecipação de 50% do 13º salário dos servidores públicos efetivos

O prefeito Luciano anunciou o seu presente aos servidores efetivos do município, a antecipação de 50% do 13º salário neste dia 1º de maio, data em que comemoramos o dia do trabalhador. O objetivo da decisão, além de dar uma forcinha para os funcionários que estão no aperto é aumentar o poder de compra dessas pessoas, um bom incentivo econômico para o comércio.
Os valores serão repassados no dia 1º para as respectivas contas e cada funcionário poderá realizar o saque e aproveitar o extra. Além da antecipação de 50% do 13º, também será realizado o pagamento dos servidores cujo calendário está previsto para o dia 1 de cada mês.
“O planejamento e responsabilidade tem nos feito conseguir arcar com todos nossos compromissos, de forma prioritária o pagamento de nossos servidores. Continuo, junto com toda a equipe municipal e parceiros, fazendo esforços para que a economia local flua sem causar tantos danos à população. Por conta do nosso compromisso com o povo, conseguimos mais 2 milhões para impulsionar a economia em Pinheiro em novos projetos que serão anunciados em breve”, disse Luciano Genésio

Maranhão receberá mais 126,4 mil doses de vacinas hoje

Frascos rotulados como de vacina contra Covid-19 em frente ao logo da AstraZeneca em foto de ilustração 31/10/2020 REUTERS/Dado Ruvic

O Maranhão deve receberá, ainda nesta quinta-feira (29), 126,4 mil novas doses de vacinas contra a Covid-19.

Serão 124 mil doses da vacina de Oxford/AstraZeneca, e outras 2,4 mil doses de CoronaVac.

Os imunizantes fazem parte de um lote de 5,2 milhões de doses que começam a ser distribuídas pelo Ministério da Saúde.

Segundo o Ministério da Saúde, as doses são destinadas para a vacinação de idosos entre 60 e 64 anos, forças de segurança e salvamento e Forças Armadas que atuam na linha de frente da pandemia. Além disso, estão sendo enviadas vacinas adicionais para imunização de trabalhadores da saúde de Santa Catarina. As orientações estão no 13º informe técnico da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS). 

quarta-feira, 28 de abril de 2021

Último adeus: Pinheiro se despede de Edmilson Silva na manhã desta quarta-feira (28)

 

Familiares, amigos e admiradores de Edmilson Silva velaram o corpo do vereador com honras e homenagens que se seguiram durante toda a terça-feira (27). O parlamentar faleceu em São Luís na noite da segunda-feira (26) vítima de câncer de fígado, doença contra a qual vinha lutando desde 2020. Seu corpo foi trasladado para Pinheiro nas primeiras horas da terça-feira (26).

Ao chegar na cidade o corpo foi levado à Câmara de Vereadores onde aconteceu a Sessão Solene Póstuma em sua  honra. Edmilson era vereador, eleito em 2020 com 1094 votos. Após a sessão da Câmara, o corpo foi velado em sua residência, um momento particular fechado ao público.

Pela manhã o féretro foi encaminhado para o Ginásio  de Pacas onde ocorreu o velório aberto. Durante algumas horas amigos e admiradores puderam dar o seu último adeus a Edmilson. No local foi realizado culto ministrado pelo Pastor Lobato, presidente da Assembleia de Deus do bairro de Pacas, igreja a qual Edimilson era membro.  As homenagens se seguiram em forma de poemas e louvores.

“Pinheiro perdeu um grande homem. Alguém que sempre contribuiu com seus serviços e ajudou a muitos. Reconhecido por todos por sua bondade e caráter”, disse o pastor Lobato.

Logo após as homenagens, o corpo de Edmilson foi levado em cortejo pelo carro da Guarda Municipal  até o cemitério de Pacas. Onde aconteceu o sepultamento. No trajeto, emocionadas, muitas pessoas olhavam o cortejo da porta de suas casas com  tristeza pela partida daquele que muitos admiravam.

“Pacas está em choque pela morte do vereador. Afinal, foi por esse bairro que Edmilson lutou bravamente até os seus últimos dias. Levantou suas bandeiras, intercedeu pelos seus, buscou melhorias e nunca deixou de acreditar nos seus ideais, pessoais e políticos”, disse o vereador João Morais.

Edmilson sempre acreditou fielmente em sua capacidade de conquistas. Em sua última campanha travou uma batalha incansável para conquistar um dos seus maiores sonhos, ser vereador, e conseguiu. Edmilson partiu, deixando saudades e a certeza de que o seu legado jamais será esquecido.

Lucyana Genésio assume compromisso de dar continuidade às ações e investimentos voltados a área ambiental do Maranhão em especial da Baixada.

 

Luciana Genésio assumiu a Secretaria Adjunta de Meio Ambiente do Estado do Maranhão em 2019. Sua proposta foi buscar melhorias para área  ambiental no Maranhão  principalmente na Baixada Maranhense que é  carente de políticas nesse sentido.

Seu foco está  na melhoria das condições  de quem vive em área de preservação  objetivando dar condições  para essas pessoas habitarem essas localidades de forma sustentável. Foi por esse motivo que Lucyana articulou a escolha de cidades da Baixada para a expansão do Programa Maranhão  Verde, projeto de maior destaque no Estado. Esse programa irá beneficiar cerca de 400 famílias na região.

Foram muitas as conquistas ao longo do ano de 2020, Pinheiro foi sede de oficinas de Educação Ambiental e Seminários, com o CONSEMA  que facilitou a formação do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Pinheiro.

A atuação de Lucyana Genésio, é reconhecida pelo empenho em busca de mais ações para os municípios. Diego Rolim, Secretário Estadual de Meio ambiente, afirma, que seu desempenho tem garantido, grandes conquistas.

“A Lucyana tem demonstrado dedicação ao trabalho de melhorar as políticas ambientais do Maranhão. O que tenho visto é seu empenho voltado à garantia de ações  direcionadas para a Baixada”, afirmou Diego.

Recentimente as atenções de Lucyana estão voltadas para novos Programas que em breve serão  implantados nos 217 municípios do Estado. Reunida na última terça-feira (27) na capital, São Luís, com o Secretário, Diego Rolim, ela tratou de assuntos como o Programa de Governo Agente Jovem Ambiental, que irá envolver 2 mil jovens de 16 a 21 anos na discussão ambiental, com incentivo financeiro no valor de R$ 250 reais por mês, para desenvolverem ações no campo da preservação  e cuidado com o ambiente.

“Meu compromisso é  com a melhoria da qualidade de vida da população  do Maranhão em especial da Baixada Maranhense. Sou de Pinheiro sei da realidade da Baixada por isso compreendo a importância de investimentos como esses que estamos  promovendo na região. O Maranhão é  ainda um Estado carente em políticas públicas ambientais estamos trabalhando para a cada dia mais mudar essa realidade” destacou Lucyana.

Ainda na terça-feira (27), Lucyana  esteve com Hayane Araújo, Superintendente Estadual de Gestão de Resíduos, para tratar sobre a semana no meio ambiente e resíduos sólidos que  terá uma programação especial no município de Pinheiro.

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS DURANTE ASSALTO NA CIDADE DE BACURI

 


O empresário Jamilton Pestana  foi morto com um  tiro no peito na madrugada desta terça-feira,  ( 27 ) durante um assalto no município de Bacuri, (MA) . Bandidos armados invadiram a residência da vítima naquele município  e anunciaram o asaalto.  Os criminosos usaram um alicate de pressão para cortar os cadeados do portão de acesso da casa da  vítima.  Em seguida eles tiram as câmeras de segurança do posicionamento e partiram para dentro da casa onde abordaram a vítima.  Jamilton foi atingido com um tiro no peito e acabou morrendo no local. Os criminosos fugiram levando dinteiro e outros objetos da casa do empresário.  Jamilton era primo do ex-prefeito da cidade de Cururupu José Francisco Pestana.  A vítima era dono de lojas de material de  construção nas cidades de Bacuri,  Cururupu e  Porto Velho . A polícia está a procura dos  acusados de cometerem o crime




terça-feira, 27 de abril de 2021

LUTO: Prefeito Luciano decreta luto de 3 dias pelo falecimento do vereador Edmilson Silva

 

O vereador Edmilson Silva (PDT), foi internado no Hospital Regional Dr. Antenor Abreu, com dor aguda. Segundo a nota, divulgada pela assessoria da prefeitura de Pinheiro, ele sentiu-se mal e buscou ajuda médica no Hospital na noite do domingo (25) e foi de imediato encaminhado para o Hospital Geral de São Luís para tratamento especializado onde faleceu.

A cidade de Pinheiro, em especial o bairro de Pacas recebeu a notícia impactante do falecimento do vereador, Edmilson José Alves da Silva (PDT) de 46 anos. Ele havia sido diagnosticado com câncer de fígado em 2020, algumas semanas antes das eleições. Desde então iniciou tratamento na capital do estado, São Luís. Impossibilitado de participar dos movimentos políticos na reta final da campanha, familiares, amigos e correligionários coordenaram todo o processo eleitoral que foi coroado com uma belíssima vitória, eleito com 1094 votos.
O prefeito de Pinheiro, Luciano Genésio, divulgou nota de pesar e decretou luto de 03 dias pelo falecimento do parlamentar.







Veja a nota:

NOTA

É com imenso pesar que o prefeito, Luciano Genésio, em nome da Prefeitura de Pinheiro, lamenta o falecimento do vereador Edmilson José Alves da Silva, ocorrido na noite desta segunda-feira (26). O vereador deu entrada no Hospital Regional Dr. Antenor Abreu na noite do domingo (25) com fortes dores abdominais e foi imediatamente transferido para São Luís, para o Hospital Geral de tratamento especializado, onde faleceu vítima de complicações decorrentes de câncer no fígado, doença contra a qual vinha lutando desde 2020.

Candidato em 2020 pelo PDT, foi eleito com 1094 votos, Edmilson era muito conhecido e querido na cidade, sua luta pela vida e sua consequente perda inesperada abalou a todos.

Edmilson tinha 46 anos, era religioso e muito envolvido com causas sociais, ele deixa esposa e 3 filhos.

Luciano Genésio se solidariza com familiares e amigos nesse momento de imensa dor e deseja que Deus possa confortar seus corações.

Pinheiro de Luto – Morre o vereador Edmilson Silva (PDT) aos 46 anos


A cidade de Pinheiro, em especial o bairro de Pacas recebeu na noite desta segunda-feira a notícia impactante do falecimento do vereador, Edmilson José Alves da Silva (PDT) de 46 anos.

Edmilson foi diagnosticado com câncer logo no período eleitoral das eleições de 2020. Desde então iniciou tratamento na capital do estado, São Luís. Impossibilitado de participar dos movimentos políticos na reta final da campanha, familiares, amigos e correligionários coordenaram todo o processo eleitoral que foi coroado com uma belíssima vitória.

Edmilson foi sétimo vereador mais votado da cidade de Pinheiro com 1.094 votos. Tomou posse no dia primeiro de janeiro de 2021, apresentou importantes indicações em favor do seu bairro de Pacas, mas continuava a luta pela vida.
Neste domingo (25), Edmilson teve uma crise e foi levado às pressas para São Luís, onde infelizmente não resistiu falecendo por volta das 22:30h desta segunda (26). O vereador deixa a esposa e três filhos.


Anvisa nega pedido do MA para importação da vacina Sputnik V

 

Foto: Vladimir Gerdo/TASS

Por falta de dados consistentes e confiáveis, a Diretoria Colegiada (Dicol) da Anvisa decidiu, por unanimidade, não recomendar a importação em caráter excepcional da vacina russa Sputnik V. O pedido – feito pelo Maranhão e mais 13 estados – foi avaliado nesta segunda-feira (26), portanto dentro do prazo de 30 dias estabelecido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em decisão proferida pelo ministro Ricardo Lewandowski.

A decisão foi tomada com base em dados levantados e avaliados pelas equipes técnicas das gerência-gerais de Medicamentos e Produtos Biológicos (GGMED), de Inspeção e Fiscalização Sanitária (GGFIS) e de Monitoramento de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária (GGMON). Também participaram do levantamento de informações a Gerência-Geral de Portos, Aeroportos e Recintos Alfandegados (GGPAF) e a Assessoria de Assuntos Internacionais (Ainte).

De acordo com o relator do processo, diretor Alex Machado Campos, a decisão é um retrato do momento. Ele destacou que a Agência é conhecida por viabilizar o acesso a medicamentos e vacinas e que, neste momento de pandemia, a instituição tem atuado no limite, mas que não há flexibilização em relação à segurança dos produtos.

O relator afirmou também que o desafio diário da Anvisa é estabelecer se os benefícios das vacinas superam os riscos relacionados ao produto. “A segurança é um aspecto inalienável diante da incerteza do risco. Chegamos até aqui de mãos dadas com a ciência e amparados por evidências”, disse o diretor.

Até o momento, 14 estados enviaram pedidos de importação da vacina Sputnik V para a Anvisa: Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Sergipe e Tocantins, além dos municípios fluminenses de Maricá e Niterói.

FALHAS E INCONSISTÊNCIAS

De acordo com a GGMED, foram identificadas falhas no desenvolvimento do produto, em todas as etapas dos estudos clínicos (fases 1, 2 e 3). Também há ausência ou insuficiência de dados de controle de qualidade, segurança e eficácia. Uma das informações preocupantes com relação à avaliação dos dados disponíveis até o momento é que as células onde os adenovírus são produzidos para o desenvolvimento da vacina permitem sua replicação. Isso pode acarretar infecções em seres humanos, podendo causar danos e óbitos, especialmente em pessoas com baixa imunidade e problemas respiratórios, entre outros problemas de saúde.

Esse aspecto foge dos padrões de qualidade recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Conselho Internacional para Harmonização de Requisitos Técnicos de Medicamentos para Uso Humano (International Council for Harmonisation of Technical Requirements for Pharmaceuticals for Human Use – ICH), seguidos pelas principais agências reguladoras do mundo, incluindo a Anvisa.

Além disso, foram detectados estudos de caracterização inadequados da vacina, inclusive com relação à análise de impurezas e de vírus contaminantes durante o processo de fabricação, além de ausência de validação/qualificação de métodos de controle de qualidade, entre diversos outros aspectos. Foi verificada, ainda, a ausência de testes de toxicidade reprodutiva, que permitem verificar se o produto pode ou não ser prejudicial às células reprodutivas.  

Em sua análise, a GGMON reforçou aspectos apontados pela GGMED, mas chamou atenção especialmente para a questão do desconhecimento de efeitos adversos de curto, médio e longo prazos decorrentes do uso da vacina.

Leia mais no site do Ministério da Saúde.


quinta-feira, 22 de abril de 2021

Mesmo sem aval da Anvisa, Flávio Dino insiste na Sputnik V

Depois que o governador do Maranhão, Flávio Dino, ingressou no Supremo Tribunal Federal para pedir que a Anvisa se posicionasse sobre a vacina russa Sputnik V, pedido atendido pelo ministro Ricardo Lewandowski que deu o prazo até o fim de abril para esse posicionamento, a Anvisa afirmou não possuir dados suficientes para atestar a segurança e eficácia da vacina.

Além disso, a Anvisa pediu ao STF um prazo maior para se posicionar, já que alega não ter dito acesso para realizar a análise da Sputnik V e, por esse motivo, não autorizou a utilização da vacina no Brasil, inclusive no Maranhão, como deseja o governador Flávio Dino. 

Só que apesar desse posicionamento da Anvisa, o governador maranhense, nas redes sociais, demonstrou que vai insistir no imunizante russo. Dino alega que a Sputnik já está sendo aplicada em outros países.

“Governo Federal quer ainda mais prazo para analisar a vacina Sputnik, largamente empregada em vários países, inclusive a vizinha Argentina. A Lei 14124/2021 ampara a importação pelos estados da Amazônia e do Nordeste. Não cabe ao governo federal sabotar a Lei, e sim cumpri-la”, afirmou.

Flávio Dino ainda insinua que o Governo Bolsonaro protela propositadamente a autorização para a utilização da vacina russa, mesmo o Governo Federal também tendo um contrato de pré-compra, semelhante ao do Governo do Maranhão.

“O curioso é que, enquanto protela a vacina Sputnik, o próprio governo federal diz querer adquiri-la. Comitiva técnica já foi à Rússia. Documentos previstos na Lei 14124 e na Resolução 476 já foram apresentados. E basta examinar as informações técnicas da Argentina”, finalizou.

Agora é aguardar e conferir, primeiramente o posicionamento do STF diante do pedido da Anvisa e do Governo Flávio Dino, se, mesmo sem o aval da Anvisa, vai mesmo comprar e aplicar a vacina Sputnik V.

Luciano lança nova etapa do “Pró-asfalto” com Othelino e Ana Paula

 


Em Pinheiro, nesta manhã de quarta-feira (21), as atenções estavam voltadas para o bairro da Floresta onde o prefeito Luciano na presença do Deputado Estadual e Presidente da Assembléia Legislativa do Maranhão, Othelino Neto e da Vice-prefeita, Ana Paula Lobato, assinou o termo compromisso para a continuidade do Programa Pró-asfalto. A nova etapa iniciou a todo vapor com a implantação de camada asfáltica na rua Três de Setembro no bairro Floresta.

“Estive acompanhando o trabalho do prefeito na cidade, são ruas que ganham nova vida, deixando moradores satisfeitos com o resultado. Esse trabalho é fundamental para a segurança das pessoas que transitam pela cidade, reflete em economia também. O prefeito Luciano está de parabéns visto o alcance desse programa”, falou Ana Paula, Vice-prefeita de Pinheiro.

A continuidade do Programa Pró-asfalto foi possível graças a articulação do prefeito Luciano que conseguiu junto ao Deputado, Othelino Neto, emendas, verba necessária para financiar os gastos com a execução das obras de melhoria das ruas.

“É muito importante que o trabalho da gestão continue e o prefeito Luciano tem garantido isso, que a máquina pública continue ativa em nome do benefício à população. O que estamos fazendo é contribuindo para que os programas e ações deste governo continuem”, disse Othelino Neto, Deputado Estadual e Presidente da Assembléia Legislativa do Maranhão.

Em 2020 o programa implantou mais de 50km de asfalto na cidade de Pinheiro, com implantação e recuperação da camada asfáltica de ruas de diversos bairros. O trabalho não parou, só neste ano mais de 10km já foram implantados no município. Um benefício que chega à porta dos pinheirenses levando não apenas beleza, mas conforto, segurança e agilidade no deslocamento.

“Esse é um trabalho que precisa estar constantemente ativo, são muitas ruas já beneficiadas e bairros a espera da chegada dessa ação. O que posso dizer é que muito foi feito e que continuaremos fazendo. O asfalto é uma infraestrutura importante para o saneamento, segurança e locomoção, proporciona conforto aos moradores e é claro que deixa nossa cidade mais bonita. Agradeço ao Deputado Othelino pela parceria, não é a primeira vez que ele destina emendas para o asfalto de Pinheiro, é graças a ele que mais uma etapa desse programa se inicia”, afirmou Luciano.

quarta-feira, 21 de abril de 2021

21 DE ABRIL: Quem foi Tiradentes???

 Joaquim José da Silva Xavier, também conhecido pelo apelido de “Tiradentes”, consagrou-se por sua participação ativa na Inconfidência Mineira. Tragicamente, ele foi o único dos envolvidos no movimento a receber a pena de morte, uma vez que os outros envolvidos foram perdoados pela Coroa Portuguesa.

De uma família de origem humilde, Joaquim José nasceu na Capitania de Minas Gerais, em 12 de novembro de 1746. Com a morte prematura dos pais, Joaquim José precisou exercer inúmeros trabalhos ao longo de sua vida, como a de dentista amador, função que lhe deu o apelido de “Tiradentes”. Ele também havia trabalhado na mineração, porém, foi no posto de alferes nos quadros da cavalaria imperial que Tiradentes alcançou certa estabilidade. Apesar da pouca instrução, ele era um republicano convicto e adepto dos ideais do Iluminismo.

Causas da Inconfidência Mineira

O movimento dos inconfidentes, organizado em 1788, foi consequência do contato dos colonos brasileiros com os ideais iluministas divulgados na Europa, ideais que haviam, por sua vez, inspirado o movimento de independência dos Estados Unidos.

Os historiadores atribuem a divulgação do pensamento iluminista no Brasil ao contato de estudantes brasileiros com o Iluminismo ao serem enviados por suas famílias da elite econômica da colônia para estudarem na Universidade de Coimbra, em Portugal. Os ideais iluministas foram muito difundidos, principalmente, na Capitania das Minas Gerais, e isso se explica pelo fato de boa parte dos estudantes brasileiros em Coimbra ser originária de Minas Gerais.

Além da propagação dos ideais iluministas, a Inconfidência Mineira aconteceu em consequência da insatisfação das elites da Capitania de Minas Gerais com a pesada política de cobrança de impostos estabelecida pela Coroa Portuguesa sobre os colonos. O visconde de Barbacena havia sido nomeado pela Coroa Portuguesa como governador da capitania com o objetivo de promover a derrama, ou seja, a cobrança obrigatória dos impostos sobre a extração do ouro.

Essa derrama havia sido determinada por Portugal em razão das dívidas acumuladas dos impostos que não estavam sendo pagos. A intransigência portuguesa na arrecadação de impostos manteve as cobranças altas, mesmo com a queda na extração de ouro na região, o que acabou por gerar o acúmulo de dívidas.

Inconfidência Mineira

A insatisfação com uma possível derrama mobilizou as elites da capitania contra o domínio português. Os inconfidentes planejavam assassinar o governador da capitania e proclamar o republicanismo na Capitania de Minas Gerais. Tiradentes era um dos envolvidos na conspiração, pois, além de ser um defensor dos ideais iluministas, também havia sido prejudicado pela gestão do visconde de Barbacena ao ser destituído do comando da cavalaria, que fiscalizava uma importante estrada da região.

O movimento conspirado pelas elites mineradoras, entretanto, não chegou a acontecer. Todos os envolvidos foram denunciados por Joaquim Silvério dos Reis, que optou por denunciar o movimento para se livrar das dívidas pessoais que havia adquirido com a Coroa Portuguesa. Assim, em 1789, o visconde de Barbacena suspendeu a derrama e prendeu os envolvidos na conspiração – entre eles, Tiradentes.

Prisão e condenação de Tiradentes

Moeda brasileira de cinco centavos com o rosto de Tiradentes estampado
Moeda brasileira de cinco centavos com o rosto de Tiradentes estampado

A prisão de Tiradentes e outros inconfidentes ocorreu após a devassa (investigação). O processo de julgamento dos envolvidos na Inconfidência estendeu-se por três anos. Durante esse período, muitos dos presos negaram sua participação no movimento, com exceção de Tiradentes, que reconheceu abertamente seu envolvimento. Alguns historiadores também afirmam que, durante os interrogatórios, muitos dos envolvidos denunciaram o papel de Tiradentes na conspiração.

A sentença dos inconfidentes saiu em 1792 e determinava a pena de morte por enforcamento a dez pessoas. Entretanto, por intermédio da Rainha D. Maria I, nove dos envolvidos na Inconfidência foram perdoados e condenados ao degredo (expulsos do Brasil), enquanto a sentença de morte foi mantida para apenas um: Tiradentes.

Atribui-se esse fato a duas possibilidades: a primeira afirma que a sentença só foi mantida a Tiradentes por ele não pertencer à elite mineradora e, portanto, não possuir influência na Coroa. A segunda possibilidade levantada pelos historiadores é a de que, por falar abertamente do seu envolvimento na conspiração durante o interrogatório, Tiradentes foi considerado um elemento perigoso pela Coroa e, por isso, deveria ser eliminado.

Assim, Tiradentes foi usado como bode expiatório pela Coroa Portuguesa. Ele foi enforcado na manhã de 21 de abril de 1792, na cidade do Rio de Janeiro. Em seguida, teve o corpo esquartejado em quatro partes e espalhado pela estrada de acesso a Ouro Preto. Sua cabeça foi exibida em uma estaca colocada na praça central da cidade. A condenação de Tiradentes foi utilizada como demonstração de força da Coroa para evitar que futuras rebeliões acontecessem.

Tiradentes como herói

A figura de Tiradentes permaneceu esquecida durante o resto do período do colonial e também no período imperial, principalmente pelo caráter republicano dos envolvidos na Inconfidência Mineira, como afirma o historiador Boris Fausto:

o episódio [Inconfidência] incomodava, pois os conspiradores tinham pouca simpatia pela forma monárquica de governo. Além disso, os dois imperadores do Brasil eram descendentes em linha direta da Rainha dona Maria, responsável pela condenação dos revolucionários|1|.

A imagem de Tiradentes como herói foi construída com a Proclamação da República. Os republicanos desejavam exaltar as figuras de republicanos brasileiros em contraposição aos tempos de monarquia e, por causa disso, Tiradentes foi escolhido pelo caráter da sua condenação. Republicano convicto, Tiradentes foi exaltado como um mártir do movimento republicano e, portanto, um herói nacional.

Em consequência disso, o dia de sua execução, 21 de abril, foi estabelecido como feriado, e sua imagem passou a ser retratada, muitas vezes, parecida com a de Cristo crucificado, uma forma de relacionar Tiradentes como mártir e herói.

|1| FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2013, p. 103.

*Crédito da imagem: Domínio Público | Acervo Museu Paulista (USP)

Por Daniel Neves
Graduado em História

Pintura de Oscar Pereira da Silva traz o rosto idealizado de Tiradentes*
Pintura de Oscar Pereira da Silva traz o rosto idealizado de Tiradentes*

Cururupu – Julgado pelo tribunal do crime, homem que foi obrigado cavar a própria sepultura escapa da morte

 

Um homem conhecido como “Curiri” escapou da morte ao ser julgado pelo Tribunal do Crime no município de Cururupu-MA. Ele foi punido com a pena de morte pelos integrantes de uma facção criminosa e chegou a cavar a própria cova.

No entanto, na hora em que foi feito o pedido de permissão para o líder da facção que está no presídio em Pinheiro-MA, ele não concordou com a pena imposta a “Curiri” e mandou que ele sofresse uma punição conhecida como “palmatória” ou seja, que ele fosse punido com tiros nas mãos.

“Curiri” foi apontado como culpado pela apreensão feita esta semana por policiais do 25° BPM da cidade de Cururupu, que durante uma operação feita no bairro Nova Jerusalém,  apreendeu uma pistola 0.40 e cerca de 44 papelotes de maconha.

“Curiri” seria um dos responsáveis pela guarda desse material e na hora da incursão feita pela polícia, ele e outros comparsas abandonaram tudo e fugiram do local. Diante disso os criminosos decidiram julga-lo pela sua atitude.

Após levar uns balaços nas mãos, ele foi socorrido e levado para o hospital da cidade de Cururupu, onde acabou sendo preso.

Do G7 MA

CPI deve apurar se governadores usaram verba federal para pagar salários

 

De O Estado

O uso de verba federal que deveria ser gasto com o combate à pandemia pode ter ajudado estados e municípios a fecharem a folha e pagar, por exemplo, 13º salário de servidores públicos. A informação é da Rádio Jovem Pan.

A suspeita deverá ser esclarecida na CPI da Covid, cujos trabalhos devem ser iniciados na próxima terça-feira, 27, com a escolha de presidente, vice e relator.

Segundo dados do Tesouro Nacional e do Banco Central, apesar da pandemia do novo coronavírus, estados e municípios fecharam 2020 com quase o dobro de dinheiro em caixa em relação ao ano anterior (saiba mais).

De acordo com as duas instituições, o saldo de estados e municípios passou de R$ 42,7 bilhões em 2019 para R$ 82,8 bilhões, no fim do ano passado, uma alta de 94%. Trata-se da maior disponibilidade de caixa para prefeitos e governadores em ao menos 19 anos (desde 2001).

Ainda segundo o Tesouro Nacional, pelo menos R$ 37 bilhões extra foram enviados diretamente aos governos estaduais desde o início das ações de combate à pandemia no Brasil. Além disso, houve a recomposição do Fundo de Participação dos Estados, no valor de R$ 7,4 bilhões, e a suspensão temporária de R$ 32,5 bilhões em dívidas dos estados com o governo federal. No total, o socorro da União aos governos locais chegou a quase R$ 77 bilhões em 2020.

Mau uso

Com os cofres cheios, há suspeitas de mau uso dos recursos federais por governadores. Diante disso, a Procuradoria-Geral da República (PGR) encaminhou novos ofícios aos gestores cobrando informações dobre sua aplicação.

Segundo a coluna Painel, da Folha de S. Paulo, os documentos foram enviados imediatamente após a criação da CPI da Covid, que teve a abertura determinada pelo Supremo. A linha de frente da comissão mira as omissões do governo federal na pandemia.

A PGR elenca quatro perguntas a serem respondidas e diz que elas têm relação com outro pedido de informação não respondido de forma satisfatória pelos estados.

A subprocuradora afirma no ofício que as respostas devem ser assinadas “pessoalmente” pelo governador porque “tal responsabilidade não pode ser atribuída a outros órgãos”

Covid-19: PF indicia suspeitos de desviar vacinas de indígenas no MA

 


A Polícia Federal instaurou Inquérito Policial, no dia 17 de março de 2021, para apurar a conduta de uma técnica de enfermagem da Saúde Indígena do Polo Base de Barra do Corda que desviou doses da vacina CORONAVAC destinada à imunização da população indígena e aplicou em três familiares.

Equipe da Polícia Federal se deslocou aos Municípios de Barra do Corda/MA e de Jenipapo dos Vieiras/MA para a colheita dos depoimentos dos envolvidos. Na oportunidade, a técnica de enfermagem confessou a prática delitiva e os parentes vacinados também confirmaram o recebimento das doses da vacinação.

Com o desenrolar das investigações foi possível verificar que um enfermeiro ao qual estava subordinada a técnica de enfermagem acompanhou a vacinação indevida de dois parentes desta, tendo, inclusive, feito os registros da vacinação irregular de um deles.

Com isso, a Polícia Federal indiciou a técnica de enfermagem no crime de peculato (art. 312 do CP) e o enfermeiro no crime de peculato a título de omissão imprópria (art. 312 c/c art. 13, §2º, “b” do CP), pois figurava na posição de garantidor, possuindo o poder e dever de agir para impedir a vacinação irregular, entretanto manteve-se inerte.

PINHEIRO INICIA VACINAÇÃO CONTRA COVID-19 EM PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO QUE ESTÃO NA ATIVA NO MUNICÍPIO

 


Imunização começou nesta terça-feira (20), no Centro de Vacinação Dr. Pedro Lobato, para quem tem 55 anos ou mais e trabalha nas unidades educacionais municipais, estaduais e particulares, desde que estejam na ativa.
Estão inclusos todos os profissionais que atuam dentro das escolas tais como professores, gestores, supervisores, zeladores, porteiros, merendeiras e técnicos. Para garantir a dose, os profissionais devem estar munidos de documento com foto (RG e CPF), comprovação que atua em uma unidade situada na Cidade (contracheque) e Cartão do SUS.


“Enfim chegou a vez dos profissionais da educação, esperávamos ansiosos por esse dia. Precisamos ter a certeza de que nossos profissionais estão protegidos para realizar um retorno seguro às aulas. Estamos muito satisfeitos com o início da vacinação e esperamos que logo todo o nosso corpo de profissionais seja imunizado. Peço a todos que estão dentro dos critérios de vacinação que realizem sua imunização o quanto antes”, falou Augusto Miranda, Secretário Municipal de Educação.
A imunização está acontecendo de segunda a sexta das das 8h às 12h e das 14h às 18h no Centro de Vacinação, localizado na Escola Dr. Pedro Lobato.

Polícia Federal apura desvio de vacinas contra a Covid-19 em pólo índigena no Maranhão

 A Polícia Federal instaurou Inquérito Policial, no dia 17 de março de 2021, para apurar a conduta de uma técnica de enfermagem da Saúde Indígena do Polo Base de Barra do Corda que desviou doses da vacina CORONAVAC destinada à imunização da população indígena e aplicou em três familiares.

Equipe da Polícia Federal se deslocou aos Municípios de Barra do Corda/MA e de Jenipapo dos Vieiras/MA para a colheita dos depoimentos dos envolvidos. Na oportunidade, a técnica de enfermagem confessou a prática delitiva e os parentes vacinados também confirmaram o recebimento das doses da vacinação.


BARBÁRIE: Pai é preso acusado de estuprar a própria filha desde que tinha 1 ano na cidade de Pinheiro

 



Conforme investigação realizada pela Delegacia da Mulher de Pinheiro, o investigado vem abusando sexualmente da menor desde que se separou da mãe da vítima, tendo a criança, na época, com aproximadamente 1 ano de idade, ficado sob responsabilidade do pai. Oportunidade em que o mesmo passou a manter conjunção carnal com a própria filha, conforme constatado em exame de conjunção carnal e relatado com riqueza de detalhes pela menor/vítima.A Delegacia Regional de Pinheiro, por intermédio da Delegacia Especial da Mulher( DEM) deu cumprimento ao mandado de prisão preventiva nesta terça-feira(20), em desfavor do nacional L.M.P.P, 24 anos, expedido pela 3 Vara de Pinheiro, pela prática do crime de ESTUPRO DE VULNERÁVEL (Art. 217-A do CPB), tendo como vítima sua filha T.L.M.P, nascida aos 08/06/2017, com 3 anos de idade.

Destaca-se que devido ao abuso sofrido a criança foi contaminada com doenças sexualmente transmissíveis (DST).

Após os procedimentos de praxe o capturado foi encaminhado a Unidade Penitenciária de Pinheiro onde permanecerá à disposição da justiça.


Prefeito Luciano flexibiliza horário de funcionamento de estabelecimentos de comerciais

 

Após avaliar a situação da pandemia na cidade e como forma de colaborar com a economia, o prefeito Luciano decretou hoje (20), que comércios do gênero alimentício como restaurantes, lanchonetes, bares, dentre outros, poderão funcionar até às 00h.

Será de responsabilidade dos proprietários a organização do local com distanciamento entre mesas, uso de máscara obrigatório e também disponibilização de álcool em gel ou água e sabão para funcionários e clientes. Para anunciar a novidade o prefeito publicou vídeo em suas redes.

Veja:

Gastos com pessoal: TCE-MA emite alerta a 62 prefeitos; saiba quais

  O Tribunal de Contas do Estado (TCE), por meio de sua Secretaria de Fiscalização (Sefis), emitiu alerta relativo ao limite de gastos com p...