Além das medidas protetivas orientadas pelo Ministério da Saúde que estão sendo adotadas pela unidade de Pinheiro, como desinfecção do prédio com produtos hospitalares, uso de EPI – Equipamento de Proteção Individual, disponibilização de álcool em gel em todo o prédio para colaboradores e usuários, desinfecção das cadeiras de espera e de coletas, atendimento sem aglomerações e dispensa de servidores acima de 60 anos, a diretora da instituição, enfermeira Ana Paula comunica aos doadores que ampliou os horários para doação de sangue.
Segundo Ana Paula, as doações podem ser feitas de segunda à sexta-feira, das 9 às 17 horas, initerruptamente e as pessoas que desejam doar sangue podem fazer o agendamento por meio do seu próprio aparelho telefônico, WatZapp números 98526 8926.
Ela explica que apesar dos novos critérios de doação adotados pelo Ministério da Saúde, não existe evidência de contágio da infecção por transfusão de sangue, e que
CRITÉRIOS PARA SER UM DOADOR
Podem ser doadores pessoas entre 16 e 69 anos que tenham boa saúde. Além disso, o candidato deve pesar acima de 50 kg. Não pode doar sangue quem teve Hepatite após os 11 anos de idade, exceto se tiver comprovação laboratorial da época de que se tratou de Hepatite A (IgM positiva), quem tem exposição a situações de risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis nos últimos doze meses e quem teve gripe, resfriado ou diarreia nos sete dias anteriores à doação. Está impedido também quem ingeriu bebida alcoólica nas últimas doze horas anteriores à doação, já usou alguma vez drogas injetáveis, apresenta ferimento ainda não cicatrizado e mulheres que estiverem grávidas ou em período de amamentação.
Após o parto normal, é necessário aguardar três meses e, após cesárea, seis meses. Quem fez qualquer exame endoscópico nos últimos seis meses não pode doar e também quem fez cirurgia por laparoscopia nos últimos seis meses, quem fez tatuagem nos últimos doze meses.
Tratamento dentário recente pode impedir a pessoa de doar por um período de um a 30 dias, conforme o caso. Além de quem colocou piercing nos últimos doze meses anteriores à doação. Em caso de piercing localizado em área genital ou na boca, somente poderá ser liberada a doação após 12 meses da sua retirada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário