quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Boato: vai ter carnaval em Pinheiro SIM!!! E o Bloco das viúvas vai ter que aceitar

Em matéria divulgada recentemente, as viúvas choronas e desesperadas da oposição, tentaram pregar a mentira de que o carnaval de Pinheiro seria cancelado. VAI TER CARNAVAL SIM!!! E as viúvas mentirosas vão amanhecer junto aos foliões que farão do carnaval de Pinheiro, o melhor do Maranhão.
ESCLARECIMENTOS
A matéria argumenta que Luciano Genésio, atual prefeito de Pinheiro, decretou estado de emergência logo que assumiu o mandato no dia 2 de janeiro de 2017 (municípios em estado de emergência ou calamidade nos últimos 12 meses estariam impedidos de realizar o evento); além de Pinheiro não se encaixar no prazo (já passa de 12 meses), Luciano estava recebendo o mandato do antigo gestor e conseguiu regularizar todo o município.
Outro argumento é o atraso de salários e pagamentos de locações; outra balela!!! O município está regular com os pagamentos e absolutamente nada ameaça o carnaval de Pinheiro!!!
Um ano já é tempo suficiente pra acabar com esse luto!! Vamos largar de recalque e entrar no clima de alegria porque o carnaval está chegando e será em Pinheiro!!!

Tragédia - Trem atinge caçamba de lixo e deixa dois mortos e um ferido em Cidelândia

Acidente deixou dois mortos e um gravemente ferido

Um grave acidente envolvendo uma caçamba do lixo da prefeitura Municipal de Cidelândia e um trem carregado de minério na ferrovia Carajás, na área do Povoado Andirobal, deixou duas pessoas mortas e um motorista gravemente ferido, na manhã desta quarta-feira (31).

Os dois irmãos que estavam na caçamba, identificados apenas como como Zé Branco e Gordim, morreram na hora. Uma outra pessoa que estava no carro que fazia rota de coleta de lixo conseguiu pular do veículo antes da colisão. Já o motorista, que não teve o nome divulgado, foi socorrido com vida e encaminhado para um hospital em Cidelândia em estado grave.


Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi acionada para o local do acidente. As causa ainda estão sendo apuradas.

Quebrou a cara: Pinheiro esta fora da lista do TCE que suspende carnaval em 55 municípios do Maranhão, confirma a lista

Levando em conta que várias prefeitura estão com salários de funcionários atrasados, o Tribunal de Contas do Estado Maranhão aprovou por unanimidade o cancelamento de festas públicas. O TCE contou com o apoio do Ministério Público neste sentido. Como os prefeitos da cidades com atraso salarial já gastaram com os preparativos e contratos com bandas, eles já estão condenados, assim como a ampla maioria da população de cada município que não é servidor público, inclusive os que ganham uma renda extra durante o período momesco.

plenario foto
De acordo com a medida aprovada, são consideradas ilegítimas para os fins do artigo 70 da Constituição Federal, qualquer despesa custeada com recursos públicos municipais – inclusive aqueles decorrentes de contrapartida em convênio – com eventos festivos quando o município estiver em atraso com o pagamento da folha salarial (incluindo terceirizados, temporários e comissionados); ou em estado de emergência ou de calamidade pública decretados.
Assim sendo, não haverá carnaval em várias cidades maranhenses, sob pena dos prefeitos estarem desobedecendo a lei. A medida deve causar revolta entre os brincantes que, inclusive, retornam às suas cidades de origens para cair na folia. O município também perde receitas.
O pior de tudo é que os prefeitos já gastaram com recursos de contrapartida com convênios estaduais para o carnaval e vão ficar sem saber o que fazer com o dinheiro das emendas parlamentares destinadas ao mesmo fim. Além disso, já gastaram com equipamento para a infraestrutura carnavalesca, assim como já pagaram as parcelas iniciais de contratos com bandas e terão que arcar com o total do acordo se for cancelado.
Abaixo a relação onde as festas estarão canceladas:

1. Anapurus
2. Amapá do Maranhão
3. Arame
4. Bacabal
5. Bacuri
6. Bom Lugar
7. Carutapera
8. Cândido Mendes
9. Centro Novo do Maranhão
10. Colinas
11. Cururupu
12. Esperantinópolis
13. Godofredo Viana
14. Governador Edison Lobão
15. Governador Nunes Freire
16. Grajaú
17. Icatu
18. Joselândia
19. Lago Açu
20. Lago da Pedra
21. Lago do Junco do Maranhão
22. Lago dos Rodrigues
23. Lago Verde
24. Luis Domingues
25. Maracaçumé
26. Mirador
27. Nova Iorque
28. Nova Olinda
29. Paraibano
30. Parnarama
31. Pedreiras
32. Peri-Mirim
33. Peritoró
34. Pindaré-Mirim
35. Poção de Pedras
36. Porto Franco
37. Presidente Médici
38. Presidente Vargas
39. Santa Luzia
40. Santa Luzia do Paruá
41. Santa Quitéria
42. São João do Carú
43. São João dos Patos
44. São Mateus do Maranhão
45. São Roberto
46. São Vicente Férrer
47. Senador La Rocque
48. Serrano do Maranhão
49. Sucupira do Norte
50. Timon
51. Tuntum
52. Turiaçu
53. Tutoia
54. Urbano Santos
55. Vargem Grande

Açailândia-MA - Sargento é morto dentro de sua residência a tiros,namorada é a principal suspeita

Foto do casal e o momento em que a jovem foi presa pela PM


Na manhã desta quarta feira (31), o 3° sargento da Polícia Militar identificado como Araújo foi morto a tiros dentro do banheiro de sua residência em Açailândia,á 290 KM de São Luis.

A namorada do policial foi presa em flagrante pela PM quando tentava fugir da cidade e levada para a 9ª Delegacia Regional de Açailândia.

Sargento Araújo, era lotado no 26º BPM, há alguns anos desde quando ainda era 5ª CI.


O corpo do Sargento foi encaminhado para o IML. 

SUSPEITA DE SER A “PRIMEIRA-DAMA “DO TRÁFICO DE DROGAS EM ÁGUA DOCE DO MARANHÃO É PRESA PELA POLÍCIA CIVIL


Uma ação coordenada pela Polícia Civil da cidade de Araioses com apoio da Polícia Militar, resultou na manhã desta terça-feira (30) no cumprimento ao mandado de prisão preventiva de Elisabete Marques do Nascimento (45), suspeita comandar o tráfico de drogas na região do baixo Parnaíba maranhense.
Segundo o delegado Raphael Reis, a presa teria assumido controle do tráfico de entorpecentes nos municípios de Água Doce do Maranhão, Tutóia e Araioses, logo após a prisão do seu marido, identificado como Valgleides Feitosa da Silva, preso em fevereiro de 2017 durante a “operação Madson”.
Ainda de acordo com o delegado, desde então, Elisabete começou a ser investigada pela Polícia Civil no intuito encontrar vestígios de sua conduta criminosa, tendo êxito nas investigações. A prisão de Elisabete foi executada pelo setor de inteligência da SEAP e do 12º Distrito Policial de São Luís, no momento em que a mesma pretendia fazer uma visita ao marido, que se encontra preso no Complexo Penitenciário de Pedrinhas.
Anselmo Oliveira – ASCOM/SSP 

Maranhenses podem usar site e aplicativos para ver saldo do Bolsa Escola

Gleciane Silva, beneficiada com o Bolsa Escola disponibilizado em São José de Ribamar. (Foto: Handson Chagas)

Os créditos do Bolsa Escola começam a ser liberados nesta quarta-feira (31) em todo o Maranhão. O programa do Governo do Estado complementa a renda de famílias maranhenses, com o objetivo de garantir a compara de material escolar para estudantes de 4 a 17 anos.

É o terceiro ano em que o governador Flávio Dino coloca o programa em ação. Nos dois anos anteriores, foram investidos mais de R$ 100 milhões para a compra de cadernos, livros, canetas, mochilas e outros itens.

O Bolsa Escola funciona por meio de um cartão. É nesse cartão que serão depositados os créditos.

“É um crédito em cartões para que nossas crianças possam garantir a compra de seu material escolar”, conta o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Neto Evangelista, responsável pelo Bolsa Escola.

Quem já tem o cartão vai receber o saldo nesta quarta-feira. São alunos que já foram beneficiados nas edições anteriores. Ou seja, eles já poderão comprar o material nos quase 1.800 comércios cadastrados em todo o Estado.

Quem ainda não tem o cartão ou quem tinha e perdeu vai ser contemplado posteriormente, pois é preciso aguardar a emissão por parte da instituição bancária. A previsão é que isso seja feito até março. Quem tem o cartão e não sabe mais a senha pode procurar o Banco do Brasil para voltar a ter acesso aos créditos.

Site e aplicativo

A partir desta quarta-feira, as famílias já podem ver se o crédito está disponível. Isso pode ser feito pelo site http://www.bolsaescola.sedes.ma.gov.br/site/ ou pelos aplicativos em todas as plataformas para telefones celulares e tablets.

Lá também está a lista dos estabelecimentos cadastrados. A relação está dividida por cidades para facilitar a busca.

O valor do Bolsa Escola é de R$ 51,00 para cada criança e jovem de 04 a 17 anos. Não há limites de quantidade de filhos por família.

Renda e trabalho

O Bolsa Escola também gera renda e trabalho, já que movimenta o comércio de quase 2 mil papelarias e comércios no Maranhão.


“Com a chegada do Bolsa Escola, aumentou consideravelmente nosso movimento e nosso faturamento também. Mas, ao nosso ver, o melhor de tudo foi que milhares de famílias maranhenses tiveram um incremento em seus orçamentos na hora de comprar os materiais escolares de seus filhos. Uma iniciativa governamental como esta é digna de elogios”, diz Mauricio Lino Costa, dono da Aquarela Papelaria, no Turu, em São Luís.

terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Vaqueiro é preso novamente em virtude da morte do ex-prefeito de Barra do Corda

Por Nelson Melo
Pela segunda vez em pouco mais de um mês, foi capturado novamente, na manhã desta terça-feira (30), Luzivan Rodrigues da Conceição Nunes, que era vaqueiro de Manoel Mariano de Sousa, o “Nenzim”, de 79 anos, ex-prefeito de Barra do Corda/MA que foi morto em dezembro de 2017. A polícia descobriu que ele mentiu em depoimentos prestados sobre este assassinato, que ganhou repercussão nacional.
Jornal Pequeno apurou que a Polícia Civil representou pela prisão temporária de Luzivan, que é conhecido na região como “Luizão”, sendo que a Justiça acatou o pedido porque novas provas surgiram durante a investigação realizada nos autos complementares. De acordo com a polícia, o vaqueiro mentiu quando disse que não esteve em Barra do Corda no dia 6 de dezembro do ano passado, data em que “Nenzim” foi assassinado a tiros.
O vaqueiro, como a investigação descobriu nos autos, não só esteve na cidade no dia do crime, como, também, foi visto conversando com Manoel Mariano de Sousa Filho, 47, o “Júnior do Nenzim” ou “Vaqueiro da Barra”, filho do ex-prefeito e autor dos disparos que mataram o próprio pai. Nesse sentido e diante desse desvendamento complementar, Luzivan Rodrigues pode ter agido como coautor deste assassinato. Mas, para fechar esse “quebra-cabeças”, a Polícia Civil aguarda o resultado dos laudos periciais e algumas oitivas, que resultarão na reprodução simulada dos fatos.
Conclusão do inquérito: em 22 de dezembro de 2017, a Superintendência Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP) concluiu o inquérito sobre este crime, sendo que, segundo declarações do delegado Lúcio Rogério Reis, titular da SHPP, todos os laudos feitos pela Perícia Criminal do Maranhão mostraram que Mariano Filho atirou no pai de dentro da caminhonete Ford Ranger prata. “Júnior do Nenzim” guiava o veículo e o ex-prefeito foi atingido pelo projétil no pescoço quando descia do automóvel. No carro, o suspeito circulou com a vítima baleada por cerca de quarenta minutos em um trecho da cidade, e, só depois desse longo tempo, conduziu “Nenzim” ao hospital mais próximo.
Em virtude desse período longo dentro do carro e por estar bastante ensanguentado, Manoel acabou falecendo. De acordo com Lúcio Rogério, Mariano obteve a ajuda de seu primo, Francisco David Correia de Freitas, para destruir os vestígios que estavam na caminhonete, que passou por um processo de limpeza em um lava a jato, sendo que até os bancos da Ford Ranger foram retirados.
Devido a esta colaboração, Francisco foi preso temporariamente e está respondendo em liberdade por fraude processual, sendo que ele é o proprietário do veículo, como confessou em novo interrogatório.
Do: JP

Filho do cantor Cristiano Neves morre em acidente na BR-135 no Piaui



O filho do cantor Cristiano Neves, morreu, vítima de um acidente automobilístico na BR-135, conhecida como Rodovia da Morte. A vítima foi identificada como Adhemir Teixeira Neves. A informação foi confirmada pelo major Hortêncio, comandante da Polícia Militar de Corrente.


O acidente aconteceu por volta das 6:30 da manhã desta terça-feira (30), próximo ao povoado Santa Marta, município de Corrente, no sul do Piauí.Outros integrantes da banda foram socorridos pelo Samu e encaminhados ao Hospital Regional de Corrente, João Pacheco Cavalcanti."Estamos em ocorrência. A princípio as vítimas foram levadas para o hospital de Corrente. 

Temos conhecimento de que apenas um veio a óbito", disse o major Hortêncio ao portal R10. Adhemir morava em São Paulo, juntamente com o pai. Ele era empresário do cantor e acompanhava o pai nos shows. O último ocorreu no domingo (28), em Magalhães de Almeida, no Maranhão.


PortalR10 

Um homem conhecido por Cacau, morador nas imediações do Açude,  em Presidente Sarney, foi morto com uma facada no peito na tarde desta segunda-feira 29.  O fato  teria ocorrido por volta das 18 horas. De acordo com informações repassadas ao Blog,  testemunhas disseram que a vítima discutia com um amigo quando tomavam bebida alcoílica em um bar da cidade. Cacau  foi atingido por um golpe de faca, não resistiu ao ferimento e morreu no local da briga. O corpo dele foi levado para o Hospital. 
O suspeito de cometer o assassinato fugiu com a faca utilizada no crime. A  polícia ainda não sabe a  motivação da briga, mas  pode estar relacionada uso e trafico de drogas.  O caso será investigado pela Polícia Civil.

Identificados os corpos dos dois homens encontrados mortos na zona rural de São Vicente Ferrer. Um é natural da cidade de Pinheiro


Dourival Pereira, conhecido como ‘Lourico’, de 39 anos e Abmael Pereira dos Santos, vulgo Fábio, de 36 (Foto: Reprodução)


De acordo com a Polícia Militar de São Vicente Ferrer os dois homens executados com requintes de crueldade na cidade são naturais das cidades de Penalva e Pinheiro na baixada maranhense. 

Os corpos foram encontrados por populares no povoado São José, zona rural daquele município por volta das 11:00h deste domingo (28), e foram identificados como sendo de Dourival Pereira, conhecido como ‘Lourico’, de 39 anos, natural do povoado Jacaré, município de Penalva e Abmael Pereira dos Santos, vulgo Fábio, de 36 anos, natural de Pinheiro. Ambos residiam atualmente no povoado Santa Rosa na zona rural de São Vicente.


Uma das vítimas estava com as mãos amarradas para trás e os dois corpos estavam com várias perfurações de disparos de arma de fogo, e hematomas pelo corpo. No local a Policia encontrou uma moto honda Fan 150cc, cor vermelha, placa OIZ 5852, Chassi: 9C2KC1670DR449632, dois relógios e documentos pessoais. O veículo seria de Abimael.



Segundo relatos de policiais, as vítimas eram suspeitas de envolvimento com roubo de gado, cavalos e envolvimento com pistolagem e estelionato. Quanto aos autores dos crimes, a Policia iniciou as investigações mas até o momento nenhum suspeito foi identificado. 

Senarc prende suspeitos de integrar organização criminosa e apreende pistolas roubadas de policiais

A Polícia Civil, por meio da Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (SENARC), apresentou, na manhã desta segunda-feira (29), na Secretaria de Segurança Pública (SSP), quatro homens suspeitos de integrar organização criminosa

Eles foram identificados como Marcos Vinicius de Sousa Goulart, o “Zarolho”; João Pedro Silva Rocha, o “Gago”; Fabrício Cunha Oliveira e Francisco Ney Aguiar Araújo, todos suspeitos de praticar crimes de diversas naturezas no Maranhão.

Os acusados foram presos e autuados em flagrante por prática de vários crimes. “Zarolho” tem em seu desfavor dois mandados de prisões preventivas das Comarcas de Cantanhede e São José de Ribamar. “Gago” tem duas prisões preventivas, da Comarca de Cantanhede e da 9ª Vara Criminal de São Luís.

Na operação, foram apreendidos um revólver calibre 38 e duas pistolas calibre .40, sendo uma da Polícia Civil  e outra da Polícia Militar.

O delegado Carlos Alessandro, titular da Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Senarc), disse que as prisões ocorreram na cidade de Itapecuru-Mirim/MA, na BR-135, na madrugada de sábado (27), em uma barreira montada no posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) localizado no Povoado São Francisco.

Os quatro suspeitos de crimes estavam em um veículo modelo táxi Prisma, de placa PSR-9785, que foi revistado pelas equipes policiais.

A pistola calibre ponto 40 estava com João Pedro. A arma foi subtraída de um policial militar no dia 13 de janeiro deste ano na cidade de Cantanhede/MA.

A outra pistola, do mesmo calibre, estava com Marcos Vinícius. A arma pertence à Polícia Civil do Maranhão e está registrada nos sistemas como roubada/furtada. Um revólver calibre 38, que estava no interior o automóvel, também foi apreendido.

VICE-PRESIDENTE DO STJ REAGE A ATAQUES CONTRA A MAGISTRATURA


O ministro Humberto Martins, vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça, criticou nesta segunda-feira (29/1) que os “reiterados ataques à conduta dos magistrados brasileiros” e declarou que esse comportamento representa perigo à “integridade do Estado Democrático de Direito”.
Ele lembrou que nos últimos dias "a honra, a dignidade e a própria integridade física dos magistrados – juízes de direito e federais, dos tribunais de segunda instância e dos tribunais superiores – têm sido ameaçadas por meio de publicações, como também pessoalmente em ambientes públicos, em viagens nacionais e internacionais, e até mesmo em seu ambiente privado, por ataques desarrazoados que colocam em perigo a integridade do Estado Democrático de Direito". Para Martins, "as insatisfações pessoais contra as decisões proferidas devem ser combatidas por meio dos canais próprios estabelecidos em nosso ordenamento jurídico".
No entendimento do vice-presidente do STJ, "a liberdade de expressão, a livre manifestação do pensamento, valores tão caros à nossa Democracia, não podem se transformar em palavras de ordem, em impropérios contra a honra e a dignidade das pessoas, sob pena de os caminhos jurídicos serem atropelados por uma busca de suposta justiça por vias inadequadas, o que é um retrocesso inadmissível para a sociedade brasileira".
Humberto Martins tem atuado no exercício da presidência do STJ e, nessa condição, afirmou que a magistratura tem sido ameaçada na imprensa, em locais públicos, em viagens e até mesmo em ambiente privado. Ele não citou casos específicos, como as recente agressões ao ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Leia a íntegra da nota:
O Vice-Presidente do Superior Tribunal de Justiça – STJ, no exercício da Presidência, vem externar a sua preocupação diante dos reiterados ataques à conduta dos magistrados brasileiros no exercício de suas atribuições funcionais.
O Poder Judiciário é a última trincheira na defesa dos direitos e garantias individuais, tão arduamente conquistados e assegurados pela Constituição Federal de 1988, e os magistrados são os garantidores dos direitos da cidadania.
Nos últimos dias, porém, a honra, a dignidade e a própria integridade física dos magistrados – juízes de direito e federais, dos tribunais de segunda instância e dos tribunais superiores – têm sido ameaçadas por meio de publicações, como também pessoalmente em ambientes públicos, em viagens nacionais e internacionais, e até mesmo em seu ambiente privado, por ataques desarrazoados que colocam em perigo a integridade do Estado Democrático de Direito.
As insatisfações pessoais contra as decisões proferidas devem ser combatidas por meio dos canais próprios estabelecidos em nosso ordenamento jurídico. A liberdade de expressão, a livre manifestação do pensamento, valores tão caros à nossa Democracia, não podem se transformar em palavras de ordem, em impropérios contra a honra e a dignidade das pessoas, sob pena de os caminhos jurídicos serem atropelados por uma busca de suposta justiça por vias inadequadas, o que é um retrocesso inadmissível para a sociedade brasileira.
Os magistrados brasileiros são pessoas que merecem o nosso respeito, que trabalham diuturnamente em prol de um Brasil mais justo, humano e solidário.
Os poderes constituídos no Brasil vêm funcionando normalmente e, em particular, o Poder Judiciário, que exerce com independência e livre convencimento a interpretação das leis e da Constituição.
Judiciário respeitado, cidadania fortalecida.”
Ministro Humberto Martins
Vice-Presidente do STJ, no exercício da Presidência

Flávio Dino diz que disputará eleição contra desejo de restauração do império de privilégios

Em diálogo com a mídia alternativa brasileira, ocorrido na sede do Centro de Estudos Barão de Itararé, na tarde desta segunda-feira, o governador Flávio Dino fez uma análise da conjuntura política nacional e respondeu a uma série de perguntas dos jornalistas presentes.

Uma das questões foi em relação as eleições de outubro no Maranhão. De acordo com Flávio Dino, o pleito, provavelmente, será contra um desejo de restauração do império de privilégios representado pela suposta candidatura da ex-governadora Roseana. 

“Será plebiscito do governo dos 99% contra os governos dos 1%. E eles são movidos por esse objetivo de acesso a fonte de riqueza, privilégios de casta, classes, que eles perderam e tem sentido falta”, disse o governador ao se referir a família Sarney.

Ainda segundo Dino, a oligarquia nunca desistiu de ter de volta os privilégios de outrora, “eles acreditavam que o nosso governo ia fracassar, e que voltaria ao colo deles por inércia”. 

O governador disse que nunca houve trégua nenhuma, todos os dias, rigorosamente, o império midiático sarneyzista se dedica a atacá-lo. “Fake news não tem nada de novidade, a gente convive com isso todos os dias”, destacou.

Flávio Dino comentou também que a eleição de outubro será plebiscitária, entre o que foi feito nos últimos três anos e o que a oligarquia Sarney fez nos seus 50 anos de poder. 

Ele explicou ainda que o campo político oligárquico se enfraqueceu porque o atual governo é bem avaliado e tem conseguido ampliar o arco de alianças. “Nesse momento o plebiscito me favorece”, completou Dino.

segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Procon/MA realizará concurso público ainda no primeiro semestre

O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor realizará concurso público para o preenchimento de 51 vagas ainda no primeiro semestre deste ano.
O anúncio foi feito pelo presidente do órgão, Duarte Júnior, em suas redes sociais.
Atenção, concurseiros, intensifiquem os estudos! Neste semestre, vamos realizar o 2º concurso da história do @ProconMaranhao. Desta vez, serão mais 51 vagas, sendo 11 para o cargo de conciliador (nível superior em Direito), e 40 vagas p/ auxiliar de serviços (nível fundamental).
O certame será o segundo do tipo no Procon/MA, com 11 vagas para formados em Direito, para o cargo de Conciliador, e 40 vagas de nível fundamental, para auxiliar de serviços.

O primeiro concurso o Instituto, que tem 30 anos de existência, foi aberto no segundo semestre de 2017. Foram 10 vagas para o cargo de fiscal com nível superior em qualquer área.

Homem é encontrado morto por enforcamento em avançado estado de decomposição em Santa Luzia -MA



Um homem identificado como Hozano de Sousa foi encontrado morto por enforcamento na manhã desta segunda-feira (29), em seu quarto na Rua Mendes Júnior, próximo a Rodoviarinha em Santa Luzia no Maranhão, o corpo já se encontrava em avançado estado de decomposição. 


Hozano era funcionário público da Educação lotado na escola Aureliano Chaves localizada no Bairro Liberdade, filho de Dona "Raimundinha" que trabalha na secretária Municipal de Educação. 

O jovem estudava o ensino médio e segundo um colega de turma do centro de Ensino Valmir da paixão (João Alberto), o mesmo afirma ter conversado pessoalmente com Hozano no ultimo sábado(28) as 14:00h. A polícia esteve no local e não se tem até o momento suspeita de crime, pois nas dependências do local foi encontrada "carta"que confirma o suicídio .





Baleia de 10 metros encalha em mangue na zona rural de Arari

Uma baleia foi encontrada morta na zona rural do município de Arari, no povoado São Domingos, a 165 km de São Luís.
Com quase 10 metros, a baleia estaria encalhada há pelo menos oito dias no povoado, numa região de mangue, quando foi encontrada.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Arari (Sematec) foi acionada e notificou o Instituto Amares, ONG responsável pelo atendimento de encalhes de mamíferos marinhos no Maranhão.
Este é o segundo caso recente de encalhamento na região. Em 2015, um boto-cinza ficou preso em uma rede de pesca e foi resgatado pela Amares.
De Redação.
Com informações de MA10.

domingo, 28 de janeiro de 2018

BLITZ DA SOLIDARIEDADE: EQUIPE DO MATERNO CONVIDA POPULAÇÃO PARA DOAR SANGUE DIA 31 NO MACRORREGIONAL DE PINHEIRO


Esta semana o diretor do Materno Infantil de Pinheiro, Louredir Lobato, juntamente com sua equipe do hospital saíram às ruas em uma campanha em forma de blitz para convidar e conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue, especialmente no período carnavalesco, onde o número de acidentes aumentam consideravelmente.

A iniciativa partiu do diretor do hospital infantil Louredir Lobato após as três principais casas de saúde de Pinheiro, o Macrorregional, Hospital Antenor Abreu e Materno Infantil, se unirem para uma grande campanha de doação de sangue.

O dia “D” da campanha será no dia 31 (quarta-feira) no Macrorregional que estará o dia inteiro de portas abertas coletando sangue dos doadores.

A ação em Pinheiro acompanha a campanha estadual de doação de sangue neste período do ano; com o tema “Folião Solidário… Antes de cair na folia faça sua parte – Doe Sangue”, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), unidade vinculada à Secretaria de Estado da Saúde, lançará nesta segunda-feira (29), a partir 9h, a nova campanha de carnaval com o objetivo de sensibilizar doadores e reforçar os estoques de bolsas de sangue, que sofrem baixas no período carnavalesco.

A realidade dos estoques de sangue do Pólo Pinheiro é altamente preocupante pois é quase zero; por isso é muito importante iniciativas como a do diretor Louredir Lobato em usar a criatividade para conquistar doadores.
O doador voluntário precisa ter entre 16 e 69 anos de idade, os menores de 18 precisarão apresentar o consentimento do responsável. O doador também precisa estar em boas condições de saúde e ter peso mínimo de 50 kg. Entre uma doação e outra é necessário respeitar o intervalo para reposição de ferro pelo organismo, mulheres devem aguardar 120 dias, nos homens o período compreende 90 dias.

Gastos com pessoal: TCE-MA emite alerta a 62 prefeitos; saiba quais

  O Tribunal de Contas do Estado (TCE), por meio de sua Secretaria de Fiscalização (Sefis), emitiu alerta relativo ao limite de gastos com p...