sábado, 16 de dezembro de 2017

Porto do Itaqui ganha nova iluminação e novo pátio

O Porto do Itaqui deu mais um salto de modernidade e competitividade nesta quinta-feira (14), com a entrega oficial do novo pátio para contêineres e do sistema de iluminação do complexo. Isso significa que o porto está mais atrativo para a iniciativa privada, ajudando a economia e os empregos no Maranhão.
As entregas desta quinta-feira representam investimentos de R$ 16 milhões, com destaque para a iluminação, que permite a operação do porto 24 horas por dia, dando maior vantagem ao Itaqui. O pátio de contêineres, inclusive para refrigerados, também é um grande estímulo para o setor privado usar o porto, “um dos melhores do Brasil”, frisou Flávio Dino.
O governador lembrou que o Itaqui é um “importante vetor de desenvolvimento do Maranhão, que gera direta ou indiretamente 14 mil empregos”. Ele acrescentou que “modernizar o Porto do Itaqui significa aumentar o PIB do Maranhão, aumentar a riqueza do nosso Estado e aumentar a geração de empregos”.
“Hoje estamos completando R$ 150 milhões de investimentos durante o nosso mandato para que tenhamos um porto mais moderno, mais competitivo, capaz de atender bem os que já estão conosco e atrair outros operadores”, ressaltou o governador.
Iluminação
O sistema de iluminação abrange a chamada área primária, que é o coração das operações e concentra as atividades da carga e da descarga dos navios. Foram instalados postes em concreto armado e estruturas auxiliares em fibra de vidro, de modo a evitar a ação da maresia, garantindo maior vida útil ao sistema.
Também foram substituídos todos os refletores de vapor metálico por refletores LED, reduzindo pela metade o consumo e ampliando a intensidade luminosa.
Contêineres
O novo pátio tem capacidade para armazenagem de contêineres e cargas gerais, inclusive as que precisam de refrigeração. Isso amplia o uso do porto por empresas que exigem esse recurso.
O presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), Ted Lago, disse que as entregas de hoje atendem uma demanda antiga e praticamente dobram a capacidade de movimentação de contêineres no Itaqui. “Agora cabe a nós, junto com a iniciativa privada fazer essa realidade acontecer”, afirmou, referindo-se à nova expansão de qualidade e quantidade do porto.
Mais segurança
Flávio Dino também entregou a 3ª Companhia do 1º Batalhão da Polícia Militar do Terminal da Ponta da Espera, levando mais segurança para a área portuária e os bairros vizinhos.
“A companhia vem em apoio dessa importante atividade econômica. Riquezas são movimentadas por aqui, e temos que dar atenção integral às pessoas”, disse o secretário de Estado da Segurança Pública, Jefferson Portela.
O governador também ressaltou que vêm sendo feitos grandes investimentos no entorno do Porto do Itaqui, incluindo os terminais da Espera (na Ilha) e de Cujupe (no continente), usados por 1,8 milhão de pessoas por ano.
“Estamos construindo um terminal totalmente novo, que está sendo finalizado, do lado do continente. No caso da Ponta da Espera, temos feito reformas”, disse o governador.

Nenhum comentário:

Chuvas já desabrigaram mais de 940 famílias no MA; desalojadas ultrapassam 2.600

Os temporais das últimas semanas já deixaram mais de 940 famílias desabrigadas no interior do Maranhão, além de 2.663 desalojadas – segundo ...