segunda-feira, 31 de julho de 2017

Unesp testa aparelho que mede diabetes por ‘bafômetro’


A “picadinha” no dedo para medição do nível de glicose no sangue, realidade diária na vida de quem tem diabetes, está com os dias contados e pode dar lugar a um simples sopro, de acordo com o projeto que está sendo desenvolvido por pesquisadores da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de São José do Rio Preto (438 km de São Paulo).
Trata-se de uma espécie de “bafômetro” que, por meio do sopro em um sensor, identifica o índice de glicemia da pessoa.
O teste, portanto, é feito de maneira totalmente não invasiva, analisando as moléculas que são exaladas pela respiração do paciente.
O professor de Química da Unesp Diogo Volanti, o mestrando Tarcísio Perfecto e a doutoranda Cecilia Zito são responsáveis pelo desenvolvimento do equipamento, que teve início há dois anos.
“Os sensores são feitos de material descartável e barato e poderão ser utilizados por qualquer paciente, em casa”, afirma Volanti.
O professor também explica que a eficácia do “bafômetro” já foi comprovada em testes de laboratório, que simulam as condições reais da respiração humana.
Por: Metro São Paulo

Nenhum comentário:

Chuvas já desabrigaram mais de 940 famílias no MA; desalojadas ultrapassam 2.600

Os temporais das últimas semanas já deixaram mais de 940 famílias desabrigadas no interior do Maranhão, além de 2.663 desalojadas – segundo ...