sexta-feira, 28 de julho de 2017

Hoje é feriado!!!!

Nesta sexta é feriado estadual. De quê?, podem perguntar. Pois bem, foi no dia 28 de julho que as tropas do Duque de Caxias cercaram a Vila de Caxias no Maranhão e renderam o Major Fidié, resistente ao comando do Rio de Janeiro, na lendária batalha do "Jenipapo", tão pedida nos vestibulares.
O Maranhão levou pelo menos dois anos para aceitar a independência do Brasil.
Fidié foi preso e mandado de volta para Portugal, onde foi recebido como herói. São Luís foi bloqueada por mar e ameaçada de bombardeio pela esquadra do Lord Cochrane, sendo obrigada a aderir à Independência em 28 de julho de 1823. Os anos imperiais que seguiram foram vingativos com o Maranhão; o abandono e descaso com a rica região levaram a um empobrecimento secular, ainda hoje não rompido. No início do século XX outro abutre, desta vez um fidiegua de Pinheiro chamado "jose nao sei das quantas".., tomou novamente o Maranhão e ainda hoje o Estado agoniza essa presença maldita. Oh! Estado pra ter cão!!

Nenhum comentário:

Chuvas já desabrigaram mais de 940 famílias no MA; desalojadas ultrapassam 2.600

Os temporais das últimas semanas já deixaram mais de 940 famílias desabrigadas no interior do Maranhão, além de 2.663 desalojadas – segundo ...