terça-feira, 27 de junho de 2017

Governo e Prefeitura preparam festa para o encontro de bois em homenagem a São Marçal

Foto: Divulgação
O Governo do Estado e a Prefeitura de São Luís estão trabalhando no circuito da grande festa popular em celebração ao Dia de São Marçal, realizada no João Paulo, na próxima sexta-feira (30), quando ocorre o maior encontro de grupos de bumba meu boi de sotaque de matraca da Ilha. Para proporcionar mais brilho, alegria e segurança à festa, todo o circuito por onde se apresentam as manifestações está recebendo nova iluminação pública e reparos especiais para proporcionar a estrutura necessária ao evento que já é uma tradição da capital. A festa é realizada Governo do Estado conta com o apoio da Prefeitura.
Nesta segunda-feira (26), o Secretário de Estado da Cultura e Turismo, Diego Galdino, se reuniu com o comando da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, representantes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) e organizadores da Festa de São Marçal para alinhar as últimas pendências com relação a realização do evento nesta sexta-feira (30).
Como em anos anteriores, o evento está garantido pelo Governo do Maranhão, que, por meio da Sectur, está disponibilizando toda a estrutura para a realização da festa, além de um aporte financeiro. Neste ano, o instituto que tradicionalmente organizava a festa se afastou da organização e membros da sociedade civil envolvidos com a cultura procuraram a Sectur para tomar a frente da festa.
“A Festa de São Marçal é feita pelo povo e para o povo, como o objetivo maior de preservação e disseminação de um dos mais peculiares atrativos da cultura maranhense: o bumba-meu-boi. Por isso, procuramos novas parcerias para dar continuidade a esse momento único, que certamente será realizado com o mesmo brilhantismo de sempre”, pontuou o secretário.
Durante a reunião, os órgãos de segurança garantiram toda a logística necessária para a realização tranquila do evento. “Estaremos na rua com um efetivo de 600 policiais atuando no policiamento preventivo, garantindo a paz nessa festa tão tradicional do Maranhão”, explicou o coronel Pedro Ribeiro.
A Festa de São Marçal integra os investimentos dos festejos juninos do Governo do Estado que, além da realização dos arraiais oficiais, apoia os arraiais de bairros e os festejos tradicionais, apoia neste período a Festança Junina, o Festival de Zabumbas, Encontro de Gigantes, Encontro de Miolos de Boi e Encontros de Bumba Meu Boi na Capela de São Pedro na Madre Deus.
Iluminação
O secretário municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Antônio Araújo, informou que foram realizados serviços de manutenção e instalação de nova iluminação em toda a avenida São Marçal, principal corredor de apresentação dos bois. Na via foram instalados 28 novos projetores de 400w do tipo VT (luz branca). “Queremos que toda a área onde acontece essa grande festa da cultura popular ludovicense esteja muito bem iluminada e preparada para receber os brincantes, com qualidade e a alegria que já é uma marca do evento”, disse Antônio Araújo.
Além da Avenida São Marçal, outras vias e logradouros importantes no entorno do palco principal do evento também receberam serviços de iluminação pública, como as ruas São Vicente de Paula, Agostinho Torres, São José, Antônio Bayma, Rua da Cerâmica, Rua da Cruz e Travessa da Malária. As transversais que dão acesso ao corredor principal também foram revitalizadas e receberam serviços gerais de manutenção do sistema, para garantir a qualidade do serviço durante o evento.
Para valorizar ainda mais a manifestação tradicional do Dia de São Marçal no João Paulo, praças localizadas próximas à grande festa também receberam atenção especial da Prefeitura, entre elas estão a Duque de Caxias e Praça do Viva.
Assim como o João Paulo, outros bairros da capital onde foram instalados palcos oficiais do ‘São João de Todos’, realizado pelo Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de São Luís, também receberam serviços especiais de infraestrutura urbana, capina e roçagem e melhorias no sistema de iluminação pública, para valorização dos arraiais do Cohatrac, Vila Palmeira, Anil, João de Deus, Cidade Operária, Vila Embratel, Liberdade, Fátima, além do Largo de Santo Antônio e Praça Maria Aragão.
Trânsito
A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), vai disciplinar o trânsito na área do João Paulo onde ocorre, sexta-feira (30), o encontro de bois de matraca da Ilha em celebração ao Dia de São Marçal.
A interdição para o tráfego de veículos será feita nas seguintes vias: Avenida São Marçal (próximo à Feira do João Paulo), Avenida Getúlio Vargas (próximo ao Curso Wellington) e Avenida Kennedy (próximo ao Colégio Gonçalves Dias), com suas respectivas transversais. As interdições terão início a partir das 22h de quinta-feira (29) e prosseguem até a 0h de sábado (1º de julho).
A SMTT ressalta que a utilização de equipamentos de som nos locais indicados deverá obedecer ao que preceitua a Lei do Silêncio. No que se refere ao serviço de carga e descarga de veículos para abastecimento dos locais interditados, será permitido até as 22h de quinta-feira (29).
Os veículos militares, de bombeiros, de polícia, de reparos de serviços públicos essenciais e ambulâncias, assim como os veículos dos moradores das áreas interditadas devidamente identificados, terão livre acesso, de acordo com a orientação dos agentes de trânsito da SMTT.

Nenhum comentário:

Assassino da drag queen Paula Ferraz é condenado a mais de 13 anos

Em julgamento realizado na tarde desta quarta-feira (13), no Fórum Desembargador Sarney Costa, o réu Genilson da Silva Reis foi condenado a ...