MARANHÃO EM OBRAS

MARANHÃO EM OBRAS

quinta-feira, 8 de junho de 2017

Conjunto de ações para agricultura familiar melhora assistência, comercialização e apoio aos municípios

Governador fez entregas e destacou investimentos para o fortalecimento da agricultura familiar. Foto: Karlos Geromy/Secap
O Governo do Estado continua com amplos investimentos na área da agricultura familiar. Em solenidade no Palácio Henrique de La Rocque, na manhã desta quarta-feira (7), o governador Flávio Dino entregou 51 títulos de terra para produtores de Bom Jardim; quatro carros, duas lanchas e um quadriciclo para cadeias produtivas; cartões do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA; 11 patrulhas agrícolas; além de lançar chamadas públicas das cadeias produtivas do mel, mandioca e extrativismo.
A produção de alimentos é uma atividade essencial em todas as sociedades e depende em larga medida, no caso do Maranhão, da agricultura familiar. Por isso, levando em conta a dimensão social e econômica, o Governo do Estado tem muitas ações vigorosas de apoio à área.
Para o governador Flávio Dino, esses atos são importantes porque sinalizam a preocupação com a produção e a produtividade e, sobretudo, com a esperança em dias melhores. “A gente vive no Brasil um momento muito complicado, talvez um dos mais difíceis da nossa história econômica e política. E, com muita dificuldade, vamos avançando naquilo que é prioritário, que é levar direitos, serviços públicos para as pessoas. E é isso que nós estamos fazendo aqui”, pontuou.
Governador fez entregas e destacou investimentos para o fortalecimento da agricultura familiar. Foto: Karlos Geromy/Secap
A cerimônia teve início com a entrega de 51 títulos de terra para 29 povoados do município de Bom Jardim. A iniciativa vai beneficiar cerca de 260 pessoas e visa diminuir as desigualdades com a garantia da segurança jurídica e possibilidade de abertura de crédito. É o que vai acontecer com o senhor Darci Martins, de 65 anos, morador do povoado Galego, que vai poder aumentar a produção de milho, mandioca, peixe e gado em seus 53 hectares de terra. “A gente batalhou muito. É um sonho realizado”, disse feliz o agricultor após receber o seu título.
Assistência técnica e apoio aos municípios
Para melhorar a assistência técnica para o fortalecimento das cadeias produtivas do feijão, aves e ovinocaprinocultura, o Governo do Estado entregou para a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão – AGERP quatro carros, duas lanchas e um quadriciclo que agilizarão e melhorarão o auxílio aos produtores rurais maranhenses.
Além disso, foram entregues 11 patrulhas agrícolas que beneficiarão os municípios de Duque Bacelar, Itinga, Lago da Pedra, Magalhães de Almeida, Milagres, Paraibano, Peritoró, Santa Rita, São Francisco, São João do Paraíso e São João do Sóter. No total, nove municípios e duas associações receberam os veículos.
O prefeito de Lago da Pedra, Laércio Arruda, agradeceu a iniciativa do Governo do Estado em forma de repente. “Hoje é um dia feliz/Porque estamos aqui/ E o motivo é de sorrir/ Pelo que eu vim receber/ Eu sou de Lago da Pedra/ Estado do Maranhão/ E digo de coração/ Ao nosso governador/ Obrigado meu amigo/ Por me dá esse trator”, cantou o gestor.
Comercialização
Governador fez entregas e destacou investimentos para o fortalecimento da agricultura familiar. Foto: Karlos Geromy/Secap
Os investimentos anunciados vão fortalecer também a comercialização dos produtores oriundos da agricultura familiar. Cartões do PAA foram entregues para dar continuidade a inclusão social no campo, fortalecendo a agricultura familiar por meio da aquisição direta por parte dos órgãos públicos federais, estaduais e municipais de alimentos produzidos pelos trabalhadores rurais.
A cerimônia marcou, também, o lançamento de chamada pública que trata sobre a cadeia produtiva do mel e abrange 10 municípios da região do Alto Turi e da Baixada, além da cadeia produtiva da mandioca prevendo seleção para apoio financeiro de projetos de revitalização de agroindústria familiar de pequeno porte para 17 municípios. Também está incluída nessa chamada a cadeia do extrativismo com foco no beneficiamento do coco babaçu, voltada para o município de Lago do Junco, e da juçara/açaí, que vai atender Luiz Domingues, Carutapera, Cândido Mendes, Amapá do Maranhão e Godofredo Viana.
Governador fez entregas e destacou investimentos para o fortalecimento da agricultura familiar. Foto: Karlos Geromy/Secap
Para o secretário de Estado da Agricultura Familiar, Adelmo Soares, essas entregas fecham um eixo completo para o desenvolvimento da agricultura familiar no Maranhão, “fortalecendo o agricultor para que ele possa produzir mais e ter renda, melhorar a qualidade de vida e desenvolver o estado, que é o principal objetivo do governador Flávio Dino”, ressaltou.
BOX
Municípios beneficiados com patrulhas agrícolas: Duque Bacelar, Itinga, Lago da Pedra, Magalhães de Almeida, Milagres, Paraibano, Peritoró, Santa Rita, São Francisco, São João do Paraíso e São João do Sóter.
Municípios beneficiados pelo lançamento de chamada pública da cadeia produtiva do mel: Junco do Maranhão, Maracaçumé, Maranhãozinho, Presidente Médice, Santa Luzia do Paruá e Nova Olinda.
Municípios beneficiados pelo lançamento de chamada pública da cadeia produtiva da mandioca: Água Doce do Maranhão, Alto Alegre, Anajatuba, Araioses, Bequimão, Dom Pedro, Graça Aranha, Guimarães, Magalhães de Almeida, Pindaré, Pinheiro, Presidente Dutra, Santa Filomena, Santa Inês, Santa Luzia, Santana do Maranhão e São Domingos do Maranhão.
Municípios beneficiados pelo lançamento de chamada pública da cadeia do extrativismo: Lago do Junco, Luiz Domingues, Carutapera, Cândido Mendes, Amapá do Maranhão e Godofredo Viana.
Governador fez entregas e destacou investimentos para o fortalecimento da agricultura familiar. Foto: Karlos Geromy/Secap

Nenhum comentário: