terça-feira, 21 de março de 2017

Serviços de atenção básica à saúde da Caravana ‘Governo de Todos’ atendem mais de 1.400 pessoas na Baixada Maranhense

Oferta de testes rápidos para detectar HIV, Sífilis e Hepatites durante a Caravana Governo de Todos, em Bacurituba. (Foto: Divulgação)
Oferta de testes rápidos para detectar HIV, Sífilis e Hepatites durante a Caravana Governo de Todos, em Bacurituba. (Foto: Divulgação)
Durante a Caravana Governo de Todos, mais de 1,4 mil atendimentos foram realizados na área da atenção básica à saúde. Executados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), os serviços beneficiaram a população dos municípios de Palmeirândia, São Vicente Ferrer e Bacurituba, localizados na região da Baixada Maranhense. A ação, organizada pela Secretaria de Estado de Comunicação e Articulação Política (Secap), contou com a participação de várias secretarias.
Na ação, a SES, através da Vigilância Epidemilógica, ofereceu o serviço de imunização, com atualização da carteira de vacinação da população. A população teve acesso a vacinas ofertadas pela rede pública de saúde, inclusive imunização contra a febre amarela, como parte das ações de combate à doença que têm sido implementadas em todos os municípios do estado. Mais de 230 doses foram ministradas, entre elas vacinas contra febre amarela, tétano e hepatites.
Também foram realizadas consultas e exames de prevenção e diagnóstico da hanseníase. Foram ofertados, ainda, testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C. Quase 400 testes foram realizados durante toda a ação. Seguindo com os cuidados na área da atenção básica, a SES ofereceu aferição de pressão, além de orientação e avaliação nutricional. Com o projeto Visa Itinerante, a Vigilância Sanitária realizou mais de 480 abordagens educativas, orientando a população sobre alimentação saudável, cuidados com automedicação e produtos vencidos, além de prevenção contra tabagismo.
Vacinação. (Foto: Divulgação)
Vacinação. (Foto: Divulgação)
O secretário adjunto de Atenção Primária e Vigilância em Saúde, Marcelo Rosa, enfatizou a importância do papel da saúde em ações como essa. “Essas ações têm uma função social importante para nós, principalmente imunização e diagnóstico de hanseníase. Normalmente as pessoas não se mobilizam para ir até o posto de saúde realizar os exames ou tomar a vacina, a não ser que haja um surto de alguma doença, por exemplo. Nessas ações, pela característica dos serviços, há uma mobilização maior das pessoas e conseguimos atingir boa parte da população”, explicou o secretário adjunto.
As ações de saúde na Caravana Governo de Todos beneficiou a doméstica, Edna Angela Pinheiro, 40 anos. “Achei muito proveitosa. Essa ação é fantástica. Tem muita gente que nem sai de casa e, com uma atividade assim, tem oportunidade de, por exemplo, se vacinar e fazer um teste rápido, que pode demorar pra sair o resultado, mas aqui você recebe em 30 minutos”, contou a moradora do povoado Mouzinho, em Bacurituba

Nenhum comentário:

Assassino da drag queen Paula Ferraz é condenado a mais de 13 anos

Em julgamento realizado na tarde desta quarta-feira (13), no Fórum Desembargador Sarney Costa, o réu Genilson da Silva Reis foi condenado a ...