segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Campanha ‘Dezembro Vermelho’ incentiva testagem para diagnóstico de HIV

 


O Hospital Presidente Vargas, referência no tratamento de pacientes portadores do vírus HIV, promove durante todo o mês a testagem rápida para diagnóstico da Aids. Nesta segunda-feira (12), além do exame, serão distribuídos preservativos e uma palestra abordará a importância da atenção voltada ao cuidador de pacientes em tratamento na unidade.

 
De janeiro até novembro deste ano, o Hospital realizou 2.872 testes rápidos para HIV, sendo 564 positivos. A Campanha Dezembro Vermelho pretende aumentar a busca pelo diagnóstico que pode ser feito, gratuitamente, através do exame de sangue. Uma gota de sangue, extraída do dedo, é colocada no aparelho de teste e após cerca de 20-30 minutos o resultado aparece, sendo negativo quando apenas uma linha vermelha surge no equipamento, e positivo quando aparecem duas linhas vermelhas.

Com o tema ‘A sua atitude faz toda diferença’, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), deseja que a mobilização em torno da prevenção e estímulo ao tratamento deixe de ser uma barreira, mas uma alerta para uma vida longa e saudável.

Ainda como parte da programação, profissionais da unidade receberão orientações que visam o fortalecimento da humanização do tratamento ofertado no Hospital. A palestra ‘Cuidando do Cuidador’ pretende sensibilizar os profissionais para que a atenção esteja voltada tanto para pacientes, quanto para o cuidador.

 
Dados Aids

O levantamento epidemiológico aponta que, em 2015, o Maranhão registrou 977 novos casos de portadores do HIV, 65,4% de pessoas do sexo masculino e 34,6% do sexo feminino.  O índice parcial de 2016 aponta 473 novos casos no estado. A faixa etária, em ambos os sexos, está entre os 30 e 39 anos.

Programação

A mobilização do ‘Dezembro Vermelho’ conta a parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde, a Prefeitura de São Luís e a sociedade civil. As atividades acontecem diariamente até o dia 15 de dezembro.

 
Durante todo o mês o Hospital Presidente Vargas realizará atividades na Sala de Espera da unidade, distribuição de insumos e ação de testagem rápida para HIV, Sífilis, Hepatite B e C.

Dia 13
8h às 12h - Roda de conversa e distribuição de insumos de prevenção
Locais: UPA Itaqui Bacanga

 
Dia 14
8h às 12h - Roda de conversa e distribuição de insumos de prevenção
Locais: UPA Cidade Operária

 
Dia 15
8h às 12h - Roda de conversa e distribuição de insumos de prevenção
Locais: Centro de Saúde do Bairro de Fátima

Nenhum comentário:

Secretários deixam cargos para disputar eleições municipais de Pinheiro

  O Prefeito Luciano Genésio, anunciou a troca de alguns secretários municipais, que deixarão seus cargos para disputar as eleições municipa...