tema-2O prefeito reeleito de Tuntum, Cleomar Tema (PSB), se movimenta para unificar a disputa pela presidência da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão, FAMEM, em torno de uma chapa única. Ao menos nove prefeitos manifestaram intenção de disputar a vaga do prefeito Gil Cutrim (São José de Ribamar), que encerra a gestão em janeiro: Irlahi (PMDB, Rosário), Júnior Cascaria (PCdoB, Poção de Pedra), Juran (PP, Presidente Dutra), Erick Costa (PCoB, Barra do Corda), Miltinho Aragão (PSB, São Mateus), Fábio Gentil (PRB, Caxias), Erlânio Xavier (PP, Igarapé Grande), Djalma Melo (PTB, Arari) e Fred Maia (PMDB, Trizidela do Vale).
“Temos que construir uma chapa única em benefício de todos os prefeito. Especialmente neste momento de crise, precisamos de unidade para que possamos conquistar os recursos necessários para administrar nossas cidades. Não podemos partir para esse desafio com divisão que gera conflito e divergências”, disse Tema. Aplaudido na abertura do Seminário Novos Gestores – transição Municipal e Início de Governo”, promovido pela FAMEM, o prefeito de Tuntum desponta como favorito.
Na contramão da unidade, o prefeito eleito de Caxias, Fábio Gentil, tem alardeado apoio de mais de 80 prefeito. Defensores da candidatura única acreditam que Gentil esteja superestimando os números dos prefeitos que poderão gravitar em torno do seu projeto de dirigir a entidade associativa dos prefeitos maranhenses.
A unificação de proposta por Tema não distingue coloração partidária. “Independente da cor partidária, a federação contará com a parceria do governo do Estado”, observa o prefeito. A extensão dessa parceria inclui o governo federal.
Tema propõe que os prefeitos realizem um levantamento dos problemas comuns em áreas estratégicas, como saúde, educação e infraestrutura, serão elencados ainda na construção da chapa única. Essa pauta comum dará destaque aos municípios de menor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), herança de anos de descaso administrativo, que necessitam de reforço financeiro e parceria. A aproximação da bancada federal dos municípios, não se restringindo apenas às emendas destinadas pelos parlamentares, está entre as estratégias de contenção da crise financeira.
“Vamos trabalhar para aproximar os prefeitos do governo do estado que já sinalizou também para isso. No dia 1º de dezembro o governador Flávio Dino vai reunir prefeitos reeleitos e os novos prefeitos. É um passo importante”, entende Cleomar Tema.