quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Rádio Timbira: "sepultada” por Roseana Sarney e ressuscitada por Flávio Dino


 Uma segunda-feira, 21 de novembro de 2016, para ficar na história do rádio do Maranhão: a Rádio Timbira voltando a ser sintonizada na frequência 1290 Khz, com som de qualidade. O início do ressurgimento pleno da emissora pioneira da radiodifusão no Estado. Um novo momento, com um novo Parque de Transmissores – agora no Aterro do Bacanga – e um novo som. Um trabalho que será destaque na história do rádio maranhense.

Não custa lembrar que a emissora oficial do Estado foi extinta, como empresa pública, em outubro de 1995 no primeiro mandato de Roseana Sarney. A intenção era de se desfazer do canal de radiocomunicação, mas, como é uma concessão pública, a venda não foi permitida. 

Sem autonomia administrativa e financeira, a emissora, outrora forte, passava a ser apenas um apêndice da Secretaria de Comunicação. Além disso, ao longo dos anos, passou a sofrer com a falta de investimentos em equipamentos, com um alcance limitado pela localização de seu transmissor, no Maracanã, uma área de difícil propagação de ondas eletromagnéticas. Seu sinal, portanto, era limitado e nem chegava a cobrir toda a região metropolitana.

O governo de Jackson Lago deu uma contribuição para o início desse resgate ao investir mais de R$ 300 mil na compra de equipamentos, dentre eles um transmissor moderno que está em operação. Mas era preciso avançar com a mudança do Parque de Transmissores, do Maracanã para outra área mais central e que melhorasse significativamente  a propagação do sinal. E eis que esse grande projeto acaba de ser executado e a Timbira voltou a ser sintonizada em diversos municípios do Estado, mesmo estando, ainda, em fase de teste e operando com potência baixa. Ajustes estão sendo feitos para garantir a potência máxima nos próximos dias.

Momento de reconhecer o empenho do governador Flávio Dino em proporcionar esse resgate da Rádio Timbira, um marco de sua administração. Um projeto coordenado pelos abnegados e incansáveis Márcio Jerry (Secretário de Comunicação e Articulação Política), Robson Paz (subsecretário da Secap) e Ribamar Prazeres (Gestor de Radiocomunicação da Secap), com o auxílio de uma competente equipe técnica.

Acredito que seja apenas o início do resgate pleno da Rádio Timbira, mas é um passo importante: um som de qualidade. Que o governo continue priorizando esse importante veículo de comunicação que está nos corações dos maranhenses. 

Que a Timbira, resgatada das cinzas, volte a ser forte e contribua para que tenhamos uma comunicação mais democrática e voltada para os interesses da maioria da população.

Avante, Timbira!

Confira os documentos que comprovam a extinção da Rádio Timbira pela então governadora Roseana Sarney, em 1995.

Nenhum comentário:

Secretários deixam cargos para disputar eleições municipais de Pinheiro

  O Prefeito Luciano Genésio, anunciou a troca de alguns secretários municipais, que deixarão seus cargos para disputar as eleições municipa...