quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Governo entrega quase 3 mil pares de óculos para alunos do ‘Sim, eu posso!’

Alunos do Sim eu posso em Aldeias Altas durante entrega de óculos. Foto: Divulgação
Alunos do Sim eu posso em Aldeias Altas durante entrega de óculos. Foto: Divulgação
“Eu com 76 anos ainda não tinha tido a oportunidade que estou tendo agora. Então me sinto feliz pelo governador Flávio Dino ter colocado o ‘Sim, eu posso’ em Aldeias Altas. Pra mim, foi uma fortuna que encontrei até agora que ainda não tinha encontrado, que é ler e escrever. Esse óculos que recebi vai melhorar meu estudo. Agora vai dar tudo melhor”, revelou o lavrador Manoel Carvalho da Silva, de 66 anos, um dos alunos do Programa ‘Sim, eu posso!’, beneficiado, nesta semana, com a entrega de óculos doados pelo Governo do Estado.
A entrega, que foi realizada nesta segunda (8) e terça-feira (7), beneficia, neste momento, 2.839 alunos do programa nos municípios de Santana do Maranhão, Água Doce e Aldeias Altas. Esses municípios foram os primeiros a receber a doação dos óculos, que ainda serão distribuídos em outros cinco municípios com turmas do ‘Sim, eu posso!’.
Ao todo, as peças auxiliarão aproximadamente 6 mil alunos inscritos no programa que não conseguiam desenvolver de forma plena suas atividades, por problemas de visão. Como é o caso de Sueli dos Santos, de 30 anos, que há alguns anos abandonou a escola para cuidar dos filhos e da casa, e admite que os óculos farão muita diferença em sua vida, agora que retomou os estudos por meio do ‘Sim, eu posso!’.
Valdimiro Benício experimentando os óculos logo após recebê-los. Foto: Divulgação
Valdimiro Benício experimentando os óculos logo após recebê-los. Foto: Divulgação
“Meu olho coçava muito e saia bastante água, mas agora vai ter possibilidade pra eu ler e escrever. Quando minha vizinha me chamou pra fazer o ‘Sim, eu posso’ eu disse que não queria porque labuto com meus filhos. Mas resolvi fazer. Não sabia escrever e agora sei e quero continuar meus estudos, ir pra frente”, disse.
Manoel Nascimento Araújo também é um dos alunos beneficiados com os óculos. Em forma de agradecimento, ele leu sua primeira carta, escrita em agradecimento pela oportunidade de aprender a ler e escrever. “Estou muito feliz em está aprendendo a ler e escrever. Quero agradecer essa oportunidade que está sendo oferecida a todos da cidade de Aldeias Altas”, destacou em trecho da carta.
“A entrega destes óculos simboliza o compromisso do governador Flávio Dino no combate a esta chaga que, infelizmente, ainda é muito presente em nosso estado. O ‘Sim, Eu posso!’ vem transformando a vida destas pessoas que não tiveram a oportunidade de frequentar a escola antes”, destacou o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.
“Com a entrega dos óculos aos alunos do Sim, Eu Posso, o governador Flávio Dino está honrando com o compromisso de garantir condições para que estes maranhenses possam se alfabetizar. São ferramentas necessárias principalmente para os mais idosos, que sofrem com a visão cansada em decorrência da labuta na roça”, disse Francisco Gonçalves, secretário estadual de Direitos Humanos e Participação Popular.
‘Sim, eu posso!’
Implantado pelo Governo do Estado em oito municípios maranhenses com baixo Índice de Desenvolvimento Humano, o programa ‘Sim, Eu Posso!’ é gerido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) com a coordenação da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) em parceria com o Movimento Sem Terra (MST), detentor da metodologia de alfabetização inovadora.
O método de ensino foi concebido pelo Instituto Pedagógico Latino-Americano e Caribenho de Cuba (Iplac) que, aliado aos círculos de cultura da pedagogia de Paulo Freire, o ‘Sim, Eu Posso!’ ajuda jovens, adultos e idosos a vencer o analfabetismo em apenas oito meses.
????????????????????????????????????
Alunos do Sim eu posso em Aldeias Altas durante entrega de óculos. Foto: Divulgação


Nenhum comentário:

Chuvas já desabrigaram mais de 940 famílias no MA; desalojadas ultrapassam 2.600

Os temporais das últimas semanas já deixaram mais de 940 famílias desabrigadas no interior do Maranhão, além de 2.663 desalojadas – segundo ...