terça-feira, 22 de novembro de 2016

Governo do Estado inaugura unidade vocacional do Iema no município de Bequimão

A iniciativa do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), atende a um antigo anseio da comunidade. (Foto: Divulgação/Secti)
A iniciativa do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), atende a um antigo anseio da comunidade. (Foto: Divulgação/Secti)
Os jovens e adultos de vários municípios da Baixada Maranhense ganharam, desde a última quinta-feira (17), muito mais oportunidade de capacitação técnica para entrar no mercado de trabalho com a inauguração da unidade vocacional do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) de Bequimão. A iniciativa do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), atende a um antigo anseio da comunidade.
“A juventude do município de Bequimão agora tem mais oportunidade. Podemos agora aprender outra língua, sabemos que aprendendo inglês teremos mais oportunidade de emprego. É uma iniciativa muito boa do Governo do Estado para nós estudantes, pois em nosso município não existiam cursos gratuitos”, disse Claudiney Ribeiro, estudante de Inglês Básico.
De acordo com o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada, esse momento tem um grande significado para o desenvolvimento educacional do Estado. “Com esta inauguração, cresce ainda mais a rede de educação profissional do Iema e vai se consolidando no Estado. Agradecemos as pessoas que têm acreditado nos cursos que estamos oferecendo, sabemos que existe uma demanda reprimida muito grande. É um acerto do Governo Flávio Dino não só em ter criado o Iema, quanto estar fornecendo as condições necessárias para que ele possa se expandir”, disse o secretário.
O secretário-adjunto de Estado da Comunicação e Assuntos Políticos, Robson Paz, natural de Bequimão, participou da inauguração e destacou que a ação é muito importante para a comunidade. “É a realização de um grande sonho do nosso povo, que buscava ter oportunidade de adquirir mais conhecimento e assim ter uma preparação melhor para ter espaço no mercado de trabalho. O Instituto chega em um momento muito importante, que o município cria grandes condições de prosperar e ter mais desenvolvimento com diversas ações que estão sendo realizadas pelo Governo do Estado”, destacou.
Para o estudante Evandro Rodrigues, o aprendizado do inglês vai ser muito importante para sua vida. “Esse curso vai abrir muitas portas para mim. Sou muito grato ao governador Flávio Dino por esta proporcionando não só para Bequimão, mas para outros municípios que já têm ou vão receber o Iema, mais qualificação e capacitação para os jovens que querem aprender e ser pessoas melhores”, relatou Evandro.
Na oportunidade, os estudantes do curso de Inglês Básico apresentaram um coral, mostrando os primeiros resultados do curso. A unidade também abriga os cursos de Armador de Ferragens e Agricultura Orgânica. A sede do Instituto, localizado às margens da Avenida Itapetininga, Bairro de Fátima.
Sobre as unidades vocacionais
Desenvolvidas para promover a formação profissional e técnica de jovens e adultos, articulada com as demandas dos setores produtivos e regionais, as unidades vocacionais visam atender às demandas existentes de formação profissional, tendo em vista sua inserção produtiva na perspectiva de melhorar os indicadores econômicos e sociais do estado. As unidades objetivam contribuir com o acesso de diversos maranhenses ao mercado de trabalho mediante uma formação profissional técnica. Na capital, são três unidades: São Luís/Praia Grande, São Luís/Escola de Cinema e São Luís/Estaleiro Escola.
No interior do estado, as cidades a serem contempladas com unidades vocacionais são Caxias, Imperatriz, Barra do Corda, Açailândia, Santa Inês, Brejo, Codó, Pinheiro, Pedreiras e Carolina.

Nenhum comentário:

Secretários deixam cargos para disputar eleições municipais de Pinheiro

  O Prefeito Luciano Genésio, anunciou a troca de alguns secretários municipais, que deixarão seus cargos para disputar as eleições municipa...