terça-feira, 22 de novembro de 2016

Estudantes do programa ‘Cidadão do Mundo’ retornam do Canadá e Estados Unidos

foto-2_divulgacao_secti_21112016-grupo-de-estudantes-do-programa-cidadao-do-mundo-do-governo-do-maranhao-retorna-do-canada-e-estados-unidos
Recepção aos estudantes no aeroporto Cunha Machado, em São Luís. (Foto: Divulgação)
Após três meses de intercâmbio, com o objetivo de aprender a língua inglesa no Canadá e Estados Unidos, os estudantes do Cidadão do Mundo, programa de intercâmbio do Governo do Estado, coordenado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), retornaram à São Luís.
O primeiro grupo, com 12 estudantes, desembarcou no aeroporto Marechal Cunha Machado no domingo (20), retornando da cidade de Boston, nos Estados Unidos. O segundo chegou na madrugada desta segunda-feira (21), com 32 estudantes vindos das cidades de Vancouver e Toronto, no Canadá. Com a chegada desses estudantes, encerra a primeira edição do programa Cidadão do Mundo de 2016.
O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada, que esteve no local para recepcionar os universitários, ressaltou a importância do encerramento desta primeira edição do programa com total sucesso. “Com a chegada desses intercambistas, completamos a primeira edição do programa com sucesso. O grau de satisfação é excelente e temos a certeza de que essa experiência singular vai contribuir para o sucesso desses jovens”.
O retorno dos estudantes foi um momento também de emoção para os familiares, que esperavam ansiosamente pela chegada dos jovens. A mãe Rosa Costa aguardava o desembarque da filha Gabriella Costa, de 21 anos, estudante do curso de Direito da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Ela estava em Boston. Rosa Costa disse que o momento é de felicidade e agradecimento por essa oportunidade que a filha teve de viajar e adquirir novos conhecimentos.  “Agradeço a Deus em primeiro lugar, e, em segundo, ao governador Flávio Dino. Sou professora e com a minha condição financeira jamais poderia mandar a minha filha para os Estados Unidos. Hoje estou muito feliz, porque sei que ela aprendeu muito e poderá contribuir com o nosso estado”.
Recepção aos estudantes no aeroporto Cunha Machado, em São Luís. (Foto: Divulgação)
Recepção aos estudantes no aeroporto Cunha Machado, em São Luís. (Foto: Divulgação)
Depois de muitas lágrimas e abraços, emocionada, a estudante Gabriella Costa relatou a experiência vivenciada durante o intercâmbio. “Uma experiência maravilhosa, sei que cresci muito como cidadã maranhense, aprendemos muito com a cidade de Boston. Tivemos um choque cultural, mas sei que temos muito a contribuir. Foi uma oportunidade maravilhosa e só tenho a agradecer”.
Os estudantes farão um relatório para contar sobre suas experiências e também se encontrarão com o governador Flávio Dino para contar suas histórias e como foi o intercâmbio. Após este processo, eles terão que desenvolver atividades multiplicadoras de conhecimento. Vão ministrar aulas, cursos, oficinas, palestras em escolas públicas com a carga horária de 20 horas, encerrando a participação no Cidadão do Mundo.
A segunda edição do programa ocorrerá em 2017. A seleção começou a ser realizada este ano. A primeira fase foi no mês de julho, com a inscrição de 300 candidatos e início do curso de imersão. Em dezembro ocorre a etapa final: um teste de idioma com a nota mínima de sete pontos. São 70 candidatos que serão classificados, referente o número de vagas nesta segunda edição. Os países escolhidos para o intercâmbio são Canadá e Argentina.

Um comentário:

Unknown disse...

Amigos, eu sou Administrador, Advogado e Professor. Agora, aos 75 anos, aposentado, dedico-me a escrever livros infantojuvenis educativos. Tenho um site, onde disponibilizo meus livros para baixar gratuitamente. Estes livros educativos são úteis e importantes para que as crianças de sua cidade sejam melhores pessoas e cidadãs mais conscientes! Meus trabalhos são, essencialmente, voltados para a EDUCAÇÃO de nossas crianças. São livros que colaboram para o desenvolvimento e formação de pessoas, bem como para inspirar, despertar e reforçar o interesse, nos seguintes aspectos: caráter e valores morais; conceito de cidadania; consciência ecológica; valores de família; respeito aos educadores (pais, avós e professoras); ordem e disciplina; cultura e conhecimento; incentivo ao estudo como caminho para o sucesso e espiritualidade. O site tem o caráter filantrópico e educativo, sem fins lucrativos.
Eis o site: www.literaturaeducativa.com.br



Atenção! Este e-mail não é um vírus. Se tiver dúvidas, pesquise no Google – Literatura Educativa – e acesse o site acima por este caminho, se quiser maior segurança.



Agradeço o apoio de vocês na divulgação do site, possibilitando-me uma parceria para uma melhor Educação de nossas crianças! Se gostou do site, divulgue-o aos seus amigos.



Atenciosamente, João José da Costa, Escritor.

Assassino da drag queen Paula Ferraz é condenado a mais de 13 anos

Em julgamento realizado na tarde desta quarta-feira (13), no Fórum Desembargador Sarney Costa, o réu Genilson da Silva Reis foi condenado a ...