sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Força de um mandato com a força do povo




VERDADE: uma coisa é certa... Em Pinheiro foi garganteada: “Respeita quem tem mandato”, ( quem não tinha deu uma surras)  agora com mandato o Prefeito eleito de Pinheiro provou desse sabor hoje,  ovacionado durante inauguração em Pinheiro, Luciano recebeu o governador do estado em sua casa, onde foi oferecido um almoço ao governador e secretariado, assim com as ‘canelas cinzentas” verdadeiro amigos de Luciano que peitaram as duas maquinas publicas e venceram. O Povo mostrou sua voz e pediu respeito, e com trabalho espera agora reconquistar nosso titulo de Princesa da Baixada. Agora todos juntos por Pinheiro!!!  

Prefeita eleita Valeria garante apoio do governador Flávio para reconstruir Presidente Sarneyy


Quem recebeu  hoje também os cumprimentos do governador Flavio Dino foi a prefeita eleita de Presidente Sarney Valéria Castro,  “a Valeria sempre esteve conosco nas eleições e o Penaldon conheço desde a faculdade onde estudou comigo e claro estarei também ajudando aquela cidade”, em conversa com nosso Blog Valéria nos adiantou que a equipe de transição  já esta trabalhando, e que esta muito preocupado com o estado em que deixaram  acidade ficou como a ultima cidade do Brasil, segundo pesquisa ,  “ vamos trabalhar muito pra  reverter e reconstruir nossa cidade, mas com essa vontade desse meu povo e o apoio do governo do estado, vamos reconstruir  Presidente Sarney.
Em almoço servido na casa de Luciano a prefeita confirma parcerias entre as prefeituras .
Em breve em Primeira mão estaremos divulgando o Secretariado do novo governo.

Flavio Dino Inaugura prédio do Viva em Pinhero


Durante a visita que o governador realizou nesta tarde  na cidade de Pinheiro para a entrega e  redecuação do prédio onde funcionava a Fazenda Estadual e passou abrigar o Viva


O governador Flávio Dino esteve nesta sexta-feira (28), em Pinheiro, para a inauguração da nova unidade do Viva e a entrega de 12km de pavimentação asfáltica de ruas e avenidas. A solenidade será realizada na Rua Maria Pinheiro Paiva, s/n°, bairro Santa Luzia, com um pouco de  atraso o governador pediu a fala do diretor do Viva  Duarte Junior  que falou dos avanços  da nova unidade e da expansão do órgão nos estado, a de Pinheiro tem capacidade para realizar 800 atendimentos diários, com 06 postos de serviços e 10 guichês. Entre os serviços estão emissão da 1ª e 2ª vias do RG, inscrição e consulta no CPF, emissão de antecedentes criminais, orientação ao consumidor e registro de denúncias, alistamento militar, atendimento à empreendedores para abertura de empresas e outros processos, serviços online como emissão de boletim de ocorrência, emissão de faturas e boletos, consultas (NIT, PIS/PASEP, bolsa família), inscrições em concursos e outros. Estiveram varias autoridades, prefeitos e prefeitos eleitos como  Valeria Castro prefeita eleita de Presidente sarney e Sisto de Bacurituba entre secretários de governo e vereadores.
Chamado para participar desse momento, o prefeito eleito Luciano Genésio, afirmou ter desmontado o palanque, e pediu apoio do governador do estado já que ele, já conseguiu  mais treze milhões em emendadas federais para o município de Pinheiro sendo dez milhões do deputado Waldir Maranhão,  o deputado Othelino Neto também pediu ao Luciano que o visite para que envie uma emenda para Pinheiro.

O governador garantiu apoio  a cidade de Pinheiro “ Luciano você pode contar 100% com o governo do estado” disse Dino, nosso governo tem investido cerca de 50 milhões em Pinheiro agora com um prefeito aliado vamos investir muito mais. 


quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Judiciário bloqueia recursos do Município de Itapecuru-Mirim para pagamento de servidores

A juíza Laysa de Jesus Paz Mendes titular da 1a Vara de Itapecuru-Mirim proferiu decisão nesta terça-feira (25) na qual determina o bloqueio imediato de 60% (sessenta por cento) das cotas do FUNDEF/FUNDEB, FPM, FMS e as vinculadas especificamente para pagamento de servidores, em todas as contas de titularidade do Município de Itapecuru-Mirim mantidas no Banco do Brasil, no Banco Bradesco e demais instituições financeiras locais, por tempo limitado ao completo pagamento de todos os servidores públicos municipais, dos meses de setembro a dezembro de 2016, 1/3 de férias e 13º salário. Os requeridos são o Município e o Prefeito Magno Amorim.
img_4299Narra o pedido do Ministério Público: “É de conhecimento público e notório nesta cidade que, até a presente data, o Município de Itapecuru-Mirim não efetuou o pagamento da remuneração referente ao mês de setembro/2016 dos servidores públicos municipais, inclusive aqueles contratados temporariamente, os quais possuem alguns, remunerações atrasadas em até 07 (sete) meses, embora venham prestando seus serviços normalmente perante a Administração Municipal”.
Relata que os créditos municipais vêm sendo depositados regularmente, não havendo, portanto, qualquer justificativa para o atraso no pagamento da remuneração dos servidores, além do que eventual variação de receita constitui um fenômeno natural da execução orçamentária, não podendo servir de pretexto para a inadimplência com o funcionalismo público, que está sendo privado do recebimento de verba que lhe é indispensável. O MP instruiu a ação com extratos bancários, contracheques, folhas de ponto e outros documentos comprobatórios de vínculo funcional com o Município, apresentados por servidores que compareceram perante a Promotoria de Justiça, noticiando a precariedade de suas situações.
A juíza observa que, no caso em tela, tem-se a situação em que o Município de Itapecuru-Mirim, sob a administração de Magno Amorim, vem deixando, injustificadamente e de forma reiterada, de efetuar o pagamento da remuneração dos servidores públicos, sejam efetivos, sejam contratados, “relegando-os a um descaso lamentável, o que atinge não apenas as pessoas dos servidores, mas seus familiares, comerciantes locais e a sociedade de Itapecuru como um todo, cujo maior empregador inegavelmente é o Município, como sói acontecer na ampla maioria das cidades deste Estado, sem outras significativas fontes de renda”.
“Cabe ao Poder Executivo, como função própria e basilar, o cumprimento das atividades tipicamente administrativas, de gestão do ente público, cujo mérito não pode ser discutido pelos demais Poderes. Contudo, a atuação do Poder Executivo deve sempre pautar-se de acordo com os princípios constitucionais, em especial aqueles previstos no art. 37 da Carta Magna, ou seja, legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência”, destaca Laysa.
A decisão determina, ainda, que o Secretário de Administração de Itapecuru encaminhe ao Banco do Brasil, agência local, no prazo improrrogável de 48 (quarenta e oito) horas, a contar da ciência desta decisão, as folhas de pagamento referentes aos meses de setembro e outubro de 2016 (inclusive as suplementares, se houver) de todos os servidores do quadro municipal que se encontrarem com a remuneração em atraso (servidores concursados, ocupantes de cargos em comissão, aposentados, contratados temporários), sob pena de multa diária de R$5.000,00 (cinco mil reais) imposta à pessoa do agente público.
“Determino também igual procedimento, até dia 20 dos meses de novembro e dezembro, no tocante às folhas de pagamento desses meses; dia 10, em relação ao 13º salário, também sob pena da aplicação da referida astreinte. E, por fim, determino que o gerente da Agência do Banco do Brasil e do Banco Bradesco encaminhe a este juízo, no prazo de 24 horas, informação sobre os saldos disponíveis nas contas bancárias do município e confirmação do bloqueio das aludidas contas bancárias, além das datas de recebimentos das receitas do Município e respectivos valores”, concluiu a magistrada.

Procon interdita clínicas odontológicas com irregularidades; saiba quais são

foto-operacao-dente-de-leite-1
O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/MA) e o Conselho Regional de Odontologia do Maranhão (CRO-MA), com o apoio da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), deram início, na terça-feira (25), à Operação Dente de Leite. Até o momento, 12 clínicas já foram fiscalizadas na Grande São Luís, quatro foram interditadas e três pessoas foram presas por descumprir a interdição. A ação também busca valorizar o profissional dentista.
Até o momento, foram interditadas as clínicas Consultório e Laboratório São José (João Paulo), Dentistas do Brasil (São Bernardo), Parque Odonto (Parque Vitória) e Dentistas do Povo (São José de Ribamar). Os estabelecimentos tiveram suas atividades temporariamente suspensas por descumprimento do registro profissional exigido pelo artigo 13 da Lei 4.324/64, e por submeterem os consumidores à risco contra a vida, saúde e segurança, prática proibida pelo artigo 18 do parágrafo 6° do Código de Defesa do Consumidor.
Durante a tarde desta quarta-feira (26), os fiscais do Procon e do CRO retornaram a uma das clínicas interditadas, após denúncias de que teria voltado a funcionar, e constataram que o lacre havia sido violado e o estabelecimento descumpria a interdição, funcionando normalmente. Uma atendente, um dentista e um técnico em próteses dentárias foram conduzidos à delegacia pela Polícia Militar.
foto-operacao-dente-de-leite-2
Durante as fiscalizações, são vistoriadas a regularidade do alvará de funcionamento, atestado sanitário, atestado do Corpo de Bombeiros e registro da clínica e dos profissionais junto ao CRO. A operação investiga, principalmente, as condições sanitárias e o exercício ilegal da profissão, que é considerado crime contra a saúde pública, de acordo com o artigo 282 do Código Penal.
Segundo o presidente do Procon, Duarte Júnior, as irregularidades encontradas nas clínicas interditadas põem em risco a vida, saúde e segurança do consumidor. “O nosso objetivo, em conjunto com o Conselho Regional de Odontologia, é fiscalizar todas as clínicas de odontologia para garantir a valorização desta atividade profissional, bem como a oferta de um serviço de qualidade ao consumidor maranhense”, disse.
O presidente do CRO, Marcos Pinheiro, enfatizou os perigos que o exercício ilegal da profissão representa aos consumidores desavisados. “Essas clínicas já foram notificadas e temos um trabalho constante em busca da regularização. Dessa vez, chamamos o Procon para nos ajudar nessa operação. Destaco também que uma clínica sem registro e atestado sanitário não respeita as normas sanitárias e de biossegurança”, alertou o dentista.
Mais de 30 clínicas foram notificadas pelo CRO desde 2014 para se regularizarem, mas parte delas não atendeu às determinações. O Código de Defesa do Consumidor prevê em seu artigo 56, inciso VII, a suspensão temporária da atividade em decorrência de infrações recorrentes, até que o estabelecimento esteja devidamente regularizado.
foto-operacao-dente-de-leite-3
Foram também fiscalizadas as clínicas Dentistas do Povo (São José de Ribamar), Ortodontia e Implantes (Paço do Lumiar), Dentistas da Família (Paço do Lumiar), Seu Dentista (São José de Ribamar), Dentistas do Brasil (São Bernardo), JP Odonto (São Raimundo), São Francisco Assistência Odontológica (São Bernardo), Com Você (Vila Palmeira), Vila Odonto (Vila Palmeira), Dentistas do Brasil (João Paulo), Laboratório São José (João Paulo), Parque Odonto (Parque Vitória). A Operação Dente de Leite prossegue pelos próximos dias.

Governador Flávio dino vem a Pinheiro nesta sexta


O governador Flávio Dino tem agenda cheia na Região da Baixada nesta sexta feira, logo cedo ele visita a AGRITEC, na cidade de Viana, em Seguida visita Escola em Newton Bello, a parti das 11 horas estará em Pinheiro inaugurando a nova sede o do Viva e entregando  12 Km do Programa Mais Asfalto, encerando sua agenda na cidade de Curupu com a inauguração da Delegacia de Policia Civil.
Imagens Viva de Pinheiro:




Governo inaugura maior Instituto de Genética Forense do Brasil

Governador Flávio Dino na inauguração do Instituto de Genética Forense do Brasil. Foto: Gilson Teixeira/Secap
Governador Flávio Dino na inauguração do Instituto de Genética Forense do Brasil. Foto: Gilson Teixeira/Secap
O trabalho investigativo da Polícia Civil maranhense passa a contar com uma ferramenta de extrema resolutividade na elucidação de casos criminais. O governador Flávio Dino inaugurou, na tarde desta terça-feira (25), o Instituto de Genética Forense (IGF), o maior em estrutura física do Brasil. O órgão vai integrar a Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC) e tornar possível a análise de elementos do perfil genético – sangue, unha, fio de cabelo, saliva, suor e pele – para detectar autorias de crimes.
Antes, esse material era enviado a laboratórios de outros estados e levava semanas e até meses para conclusão das análises. Agora, o resultado sairá no prazo máximo de cinco dias, diminuindo em 60% o tempo de apuração e somando na rápida solução dos casos.
Durante a solenidade de inauguração, o governador Flávio Dino destacou que o IGN representa duas importantes conquistas: a economia de recursos e a velocidade nas investigações. “Significa mais qualidade na polícia técnica para viabilizar a apuração mais rápida da autoria de crimes contra a vida, sexuais, e cometidos normalmente com violência”, destacou.
De acordo com o governador, esses inquéritos ficavam muitas vezes por meses parados, esperando retorno dessa prova que vinha de outros estados e agora o cenário é o contrário. “Além de nós podermos em uma, duas semanas, elucidarmos esse exame genético aqui no estado, nós poderemos também prestar colaboração a outras polícias do país, o que significa também que nós estamos integrando melhor o nosso sistema de segurança ao de outros estados e mesmo em nível federal porque é importante haver um banco de dados em nível estadual, mas também nacional, coordenado pela Polícia Federal, para que haja uma elucidação mais rápida”, reiterou.
“É um instituto que está entre os melhores do Brasil e é fundamental para a investigação criminal, uma vez que vai individualizar dados de pessoas e agilizar os resultados, que antes só podiam ser feitos em outros estados”, pontuou o secretário de Estado da Segurança Pública (SSP), Jefferson Portela.
O secretário destacou, ainda, que o órgão é um aporte forte do Governo do Estado com todos os equipamentos tecnológicos que a perícia precisa. “Agora teremos o alcance da prova técnica que define a aplicação da lei penal com toda a segurança, contribuindo para a melhor avaliação de promotores e juízes. Certamente, um instrumento de grande significado para a Polícia Civil do Maranhão”, disse o titular da SSP-MA.
O Instituto de Genética Forense nada fica a dever a nenhum estado da Federação em tecnologia, estrutura e modernidade, enfatiza o delegado geral de Polícia Civil, Lawrence Melo. “O pleno funcionamento deste instituto mostra o compromisso do governador Flávio Dino com a modernização da polícia maranhense e com a rápida resposta à sociedade na solução de crimes hediondos. Com o instituto, o Maranhão passará de usuário deste serviço a fornecedor de tecnologia para regiões que não possuem ou que não têm acesso a esta ferramenta”, destacou o delegado geral.
Governador Flávio Dino na inauguração do Instituto de Genética Forense do Brasil. Foto: Gilson Teixeira/Secap
Governador Flávio Dino na inauguração do Instituto de Genética Forense do Brasil. Foto: Gilson Teixeira/Secap
Na avaliação do delegado-geral, a importância do órgão se dá por qualificar, agilizar e modernizar a investigação criminal. Ainda por elevar o nível da investigação da polícia do Maranhão ao de corporações de grandes estados que sempre estiveram na vanguarda dos recursos tecnológicos, a exemplo de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. Por meio do laboratório, poderão ser analisados elementos como resíduos orgânicos, suor, sangue, pedaços de pele, unha, fios de cabelo e saliva. Antes, este material era enviado a laboratórios de outros estados, tornando mais demorada a conclusão de um exame.
“O instituto veio para tornar ainda mais qualificada e profissional e representa o avanço da capacidade de investigação da Polícia Civil”, enfatizou o superintendente de Polícia Técnico-Científica, perito Miguel Alves Neto. A diretora do IGF, perita Christiane Cutrim, pontuou que o órgão vai dinamizar os trabalhos de investigação conferindo mais agilidade e melhorando o nível de resolutividade de casos hediondos.
Os casos criminais que podem ser levados ao instituto são os que necessitem identificação de suspeitos. Na lista de crimes estão os crimes sexuais; de identificação de cadáveres (carbonizados, em decomposição, para identificar partes de órgãos e pessoas desaparecidas); identificação de autoria (relação de instrumentos lesivos – armas em geral – e vítimas); paternidade criminal resultante de estupro, incesto e aborto provocado; estudo de vínculo genético (anulações de registros civis de nascimento, rapto e sequestro de crianças, tráfico de menores); comparação de perfis genéticos para estabelecer autoria de crimes em serie e outros. “Onde não houver identificação física partiremos para o perfil genético dos restos mortais no instituto”, explica Lawrence Melo.
A equipe de profissionais é composta por peritos criminais especializados em Genética Forense e Biologia Molecular. E para potencializar essa formação, a equipe vai participar de treinamento com agentes da Polícia Técnica italiana que virá à capital especialmente para esse fim. “Estamos inaugurando este instituto com o que há de mais avanço no país em aparelhamento e seguindo parâmetros nacionais e internacionais”, disse o delegado geral Lawrence Melo, referindo à estrutura física e de materiais; meios de coleta, armazenamento e análise das amostras antes de transformá-las em perfil genético; e a formação específica do material humano.
Investigação especializada
Com a nova estrutura, trabalho investigativo do Maranhão se tornará mais ágil. Foto: Gilson Teixeira/SecapO Instituto de Genética Forense (IGF), vai permitir a inclusão da polícia maranhense no Cadastro Nacional de Banco de Dados Genéticos – Codis, cuja estrutura tecnológica é a mesma utilizada pelo Federal Bureau of Investigation (FBI), a polícia norteamericana. Este sistema armazena, de forma virtual, o perfil genético extraído do DNA. Garante mais segurança, pois é protegido contra invasão de hackers e mantém o material preservado. Esses dados podem ser acessados pelas polícias do país incluídas no sistema.
O Maranhão já possui 132 pessoas no banco de dados que serão incluídas no sistema nacional. Outros 1200 foram coletados e serão analisados para extração do material genético e inclusão no sistema nacional. Estas amostras estão guardadas fisicamente no Laboratório de Análise Forense (Inlaf) – onde são analisados os exames do Instituto Médico Legal (IML). Algumas destas armazenadas há meses no aguardo de vaga para serem enviadas aos laboratórios de outros estados. A média enviada era de 30 exames por mês. “Agora, essas análises serão feitas todas aqui no Estado e vão se transformar em amostras virtuais lançadas no sistema, sendo preservadas para sempre”, enfatiza Lawrence Melo.
O banco de dados será abastecido com as coletas de material genético realizado em detentos sentenciados, conforme prevê a Lei Federal 12.654/12. A norma determina a ‘coleta compulsória do material genético de condenados por crimes hediondos e de violência grave e dolosa contra a pessoa, além da identificação criminal quando for essencial à investigação’. Para a implantação do IGF foram investidos pouco mais de R$ 3 milhões em estrutura física, tornando o instituto um dos maiores do país; equipamentos modernos e de alta tecnologia; e pessoal altamente qualificado e especializado.
No Brasil, existem 20 laboratórios para análises genéticas com o sistema Codis, que passou a ser usado em 2011. Até então, apenas a Polícia Federal centralizava esse cruzamento. A criação do Instituto de Genética Forense (IGF) segue lei estadual nº 10.238, de 13 de maio de 2015, que trata da reorganização da Polícia Civil maranhense e institucionaliza o instituto de genética forense para atender à demanda da polícia técnico-científica para a investigação de crimes violentos letais intencionais e demais crimes hediondos.

Equipe de transição de governo já esta montada diz prefeito eleito de Pinheiro



O prefeito eleito da cidade de Pinheiro, Luciano Genésio (PP),  encaminhou no último dia 18 de outubro, ofício solicitando as informações necessárias para a transição republicana de governo, visto a Lei Estadual 10.219/2015 e a própria Constituição do Estado, que, em seu artigo 156, dispõe sobre a obrigação de o prefeito entregar ao sucessor relatório da situação administrativa no prazo de 10 dias após a proclamação do resultado da eleição.
Já está marcada para o dia 31 de outubro, próxima segunda-feira, a primeira reunião técnica com os componentes da equipe de transição.
Entre as informações solicitadas estão: a relação de contratos temporários de pessoal em vigência; relação de serviços terceirizados de pessoal, com indicação de respectiva remuneração e ocupantes; relação de bens móveis e imóveis incorporados ao patrimônio do município. 

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Flávio Dino e Carlos Brandão recebem visita da prefeita eleita de Colinas

Prefeita eleita de Colinas, Valmira Miranda; governador Flávio Dino; vice-prefeito eleito João Haroldo; vice-governador Carlos Brandão; secretário de Estado de Comunicação e Assuntos Políticos, Márcio Jerry. Foto: Karlos Geromy/Secap
Prefeita eleita de Colinas, Valmira Miranda; governador Flávio Dino; vice-prefeito eleito João Haroldo; vice-governador Carlos Brandão; secretário de Estado de Comunicação e Assuntos Políticos, Márcio Jerry. Foto: Karlos Geromy/Secap
O governador Flávio Dino e o vice-governador Carlos Brandão receberam, na manhã desta terça-feira (25), no Palácio dos Leões, a prefeita eleita de Colinas, Valmira Miranda, e o vice-prefeito João Haroldo. Na pauta do encontro, ações em parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Colinas para o desenvolvimento do município e melhoria da qualidade de vida dos colinenses. O secretário de Comunicação e Assuntos Políticos, Márcio Jerry, também participou da agenda institucional.
Desde o início do mês, o governador Flávio Dino tem recebido a visita dos prefeitos eleitos no pleito de 2016 para o início da construção de políticas públicas e a garantia de parcerias que visem o crescimento dos municípios maranhenses. “Tenho praticado essa visão segundo a qual todos os prefeitos e prefeitas, ao nos procurarem, ao desejarem efetivamente parcerias, eles são atendidos pelo nosso Governo”, ressaltou o governador.
De acordo com a prefeita eleita de Colinas, a conversa com o governador Flávio Dino e o vice-governador Carlos Brandão foi muito proveitosa, uma vez que as demandas foram ouvidas e os encaminhamentos serão tomados já no começo da gestão municipal. “Viemos trazer reivindicações emergenciais para os primeiros 120 dias de gestão, as necessidades que estamos vivendo e sentindo no município. E eles acataram todas. O apoio do Governo será muito importante para a nossa cidade”, declarou Valmira Miranda.
Ela destacou que a primeira medida, fruto da parceria entre a Prefeitura de Colinas e o Governo do Estado, será a melhoria e crescimento do acesso a saúde do município. “Vamos trabalhar em parceria em todos os sentidos. Contamos com o apoio do Governo e eles também podem contar com a gente”, reiterou a prefeita que foi eleita com 50,19% dos votos dos colinenses.
Ações do Governo em Colinas
Em Colinas, o Governo do Estado já fez uma série de investimentos nos últimos 21 meses, a exemplo do programa Bolsa Escola, que beneficiou mais de sete mil crianças e jovens; das ações voltadas para a agricultura familiar, por meio do Mais Sementes e do Programa de Aquisição de Alimentos; e do Mais Asfalto, que pavimentou oito quilômetros de ruas e avenidas do município.
Na área da educação, escolas foram reformadas e os alunos colinenses participaram do Aulão do Enem. Na segurança pública, novos policiais e viaturas foram enviados para Colinas. A cidade recebeu, ainda, a Caravana Mais Esporte e Lazer, a Carreta da Mulher e ações do Viva, que beneficiaram mais de três mil pessoas.

Carreta do Hospital de Câncer de Barretos contabiliza 532 exames na Cidade Operária

Carreta do Hospital de Barretos foi instalada na Praça do Viva. Foto: Divulgação
Carreta do Hospital de Barretos foi instalada na Praça do Viva. Foto: Divulgação
A conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce e a atenção aos sintomas do câncer mama e de colo de útero ganhou um reforço importante no bairro da Cidade Operária, com a chegada da Unidade Móvel de Prevenção ao Câncer do Hospital de Barretos, instalada na Praça do Viva. Do dia 17 a 24 deste mês, 310 exames papanicolau e 222 mamografias foram feitas nas mulheres encaixadas nos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, como faixa etária e histórico de câncer na família.
Carreta do Hospital de Barretos foi instalada na Praça do Viva. Foto: Divulgação
Carreta do Hospital de Barretos foi instalada na Praça do Viva. Foto: Divulgação
A Unidade Móvel de Prevenção ao Câncer do Hospital de Barretos é uma das principais novidades da Campanha do Outubro Rosa promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), para combater a incidência destes dois tipos de câncer nas mulheres. A ação acentua a necessidade dos exames preventivos na luta contra o câncer de mama.
Wybsem Santiago, um dos responsáveis pela Unidade Móvel de Prevenção ao Câncer, esclarece que o principal objetivo da unidade é fazer o rastreamento de câncer de mama e colo de útero e encaminhar as pacientes para o tratamento em uma unidade de saúde municipal ou estadual.
“É importante o diagnóstico precoce para a rapidez na cura. Aqui buscamos orientar a mulher que, porventura, for diagnosticada com câncer de mama ou útero, e o resultado do exame é entregue na unidade de saúde onde a paciente recebeu o encaminhamento para os exames. Se ela não tiver nenhum encaminhamento, pode receber o resultado na UPA da Cidade Operária”, explicou Wybsem Santiago.
A dona de casa de 56 anos, Terezinha Vieira, moradora do Maracanã, chegou cedo na Unidade Móvel para fazer mamografia. “Há dois anos não faço esse exame e este ano resolvi correr atrás, pois tenho caso de câncer na família, não posso vacilar”, informou.
A aposentada Maria da Costa Primeira, de 55 anos, reclama de dores nos seios e há cinco anos não fazia mamografia e preventivo. “Estou nervosa com estas dores, aí tive que buscar ajuda. Não tenho casos de câncer na família, mas não podemos deixar de nos cuidar. Espero que esteja tudo bem comigo”, comentou Maria.
O técnico em Radiologia Renato Sousa explicou que a maioria das mulheres chega nervosa para fazer a mamografia e ressaltou a importância da conscientização das mulheres para realizar anualmente os exames de rastreamento detalhado e preventivo. “O público alvo da campanha são as mulheres acima de 40 anos para exames de mamografia e de 25 a 60 anos para o Papanicolau. O estágio inicial da doença, se descoberto precocemente, facilita o tratamento e o torna mais rápido e mais fácil também”, relatou.
Até o dia 4 de novembro, a Unidade Móvel de Prevenção ao Câncer estará na Praça do Viva, na Cidade Operária.

FALA POVO!

Pacientes destacam a importância da oferta dos exames. Foto: Divulgação
Pacientes destacam a importância da oferta dos exames. Foto: Divulgação
“Tenho que me cuidar, minhas tias tiveram câncer de mama. Tenho medo de ficar com essa doença, por isso estou buscando fazer logo os exames obrigatórios de mulher”. Camila Silva, 25 anos.
“Perdi recentemente um tio com câncer de pele. A família toda ficou em alerta. Estou aqui nervosa com receio do resultado, mas o importante é se cuidar de forma preventiva para evitar o pior”. Valéria Diniz, 41 anos.
“Faz três anos que estou em falta com os exames anuais de mulher. É muito difícil encontrar um local bom e perto de casa para ser examinado. Moro na outra rua e cheguei foi cedo para não perder a oportunidade”. Tatiana Fonseca, 33 anos.
“O atendimento está sendo ótimo e rápido. Não esperei muito tempo para ser chamada e daqui a pouco vou para casa com a certeza de que receberei meus exames”. Simone Fernandes, 48 anos.
“Meu pai faleceu de câncer de fígado no ano passado. O sofrimento dele maltratou toda a família. Jamais quero ter esta doença, por isso já vim aqui fazer os exames obrigatórios de mulher”.  Nina Maria, 47 anos.

terça-feira, 25 de outubro de 2016

Vídeo: Latrocida é arrancado de viatura e pisoteado até a morte na porta de hospital, em Apicum-Açu

Populares arrancaram latrocida de viatura da PM e pisotearam até a morte na porta de hospital, em Apicum-Açu. Horas antes, ele e um comparsa assassinaram um mototaxista na zona rural do município.
Fim de tarde de começou de noite assustador em Apicum Açu, cidade localizada no Litoral Ocidental maranhense a 526 km de São Luís.
Duas pessoas foram assassinadas de forma brutal, a primeira vítima de latrocínio, a segunda – o autor do primeiro homicídio – foi linchada por populares.
14800722_1196298517116982_2016302960_n
Vesgo foi linchado após assassinato de um mototaxista.
Pouco antes das 17h dois homens um de nome Vesgo e o outro ainda não identificado, pediram frete a um mototaxista conhecido por ‘Rominho’ no centro da cidade. Após acertar valor o trio seguiu rumo a zona rural do município.
Segundo a polícia militar, ao chegar na localidade Itererezinho, a dupla que vinha na garupa pediu ao condutor para parar a moto, e então, anunciaram o assalto.
Ao esboçar reação o mototaxista recebeu pelo menos 14 golpes de faca e morreu ainda no local (veja na imagem abaixo).
Em seguida, ao encontrar o corpo da vítima já sem vida, populares que testemunharam os assaltantes na garupa da motocicleta minutos antes, alardearam o crime e saíram a procura dos malfeitores.
Vesgo, o primeiro suspeito, foi encontrado minutos depois e espancado até a chegada da polícia militar, por diversos moradores enfurecidos. O seu comparsa fugiu ao adentar em um matagal tomando rumo ignorado.
Gravemente ferido, Vesgo foi levado por uma viatura da Polícia Militar com apenas dois PM’s para o hospital municipal Sebastiana Fonseca Costa, no centro de Apicum-Açu.
14813400_1196301667116667_351770717_o
Mototaxista conhecido por ‘Rominho’ foi covardemente assassinado com 14 golpes de faca.
Ao chegar na porta da unidade de Saúde dezenas de populares indignados esperavam pelo suspeito, assim que o veículo da PM parou Vesgo foi arrancado de dentro da viatura e pisoteado até a morte (confira na foto acima).
Em número insignificante para conter a fúria de tanta gente, os PM’s nada puderam fazer para conter dezenas de pessoas fizeram justiça com as próprias mãos.
Do Blog: Domingos Costa

Bequimão - Unidade Vocacional do IEMA começou a funcionar no município.



"O IEMA Vocacional do município de Bequimão começou efetivamente a funcionar, e neste primeiro momento estão sendo ofertados três cursos: Inglês básico, Agricultura Orgânica e Montador de Ferragens. As turmas estão funcionando nos turnos matutino, vespertino e noturno. Essa é uma excelente oportunidade para nossos jovens aprenderem uma profissão para facilitar o ingresso no mercado de trabalho.Obrigado governador Flávio Dino!" As informações e os agradecimentos são do vereador Elandersom Pereira (PC do B), que muito lutou para que esse sonho se tornasse realidade. 

Na opinião do vereador, a unidade vocacional é um ganho significativo para a população do município. “É uma nova política educacional que valoriza a integração do ensino médio com o técnico pelo governo do Estado. Não só os jovens do Bequimão, mas dos municípios da região, que muitas vezes ficam ociosos e acabam entrando para a criminalidade, agora podem usufruir desta oportunidade se capacitar”, avaliou Elanderson.




Para Robson Paz, da Secretaria de Estado da Comunicação e Assuntos Políticos (Secap), que é natural de Bequimão e irmão do vereador Elanderson, as unidades vocacionais dos Iemas ofertam cursos profissionalizantes para inserção de jovens no mercado de trabalho, com aulas presenciais. “É um sonho acalentado pela população desta região. Essa oportunidade de adquirir conhecimento voltado para o campo profissionalizante abre uma perspectiva muito grande para a nossa juventude, que terá maior possibilidade de adentrar no mercado de trabalho”, comentou  Robson Paz durante vistoria na Escola Liliosa Cantanhede, acompanhado pelo secretário Jhonatan Almada, Secretario de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti),onde  a unidade do Iema foi implantada. 

Sobre as Unidades Vocacionais

As unidades vocacionais do IEMA foram desenvolvidas para promover a formação profissional e técnica de jovens e adultos, articulada com as demandas dos setores produtivos e regionais e visam atender às demandas existentes de formação profissional, tendo em vista sua inserção produtiva na perspectiva de melhorar os indicadores econômicos e sociais do estado. As unidades objetivam contribuir com o acesso de diversos maranhenses ao mercado de trabalho mediante uma formação profissional técnica. 

IMAGENS FORTES: latrocida é tirado à força de viatura e morto em Apicum-Açu




O mototaxista morto acima e o acusado linchado e morto por populares na porta da delegacia
O mototaxista morto acima e o acusado linchado e morto por populares na porta da delegacia

Dois crimes bárbaros foram registrados nesta segunda-feira (24) na cidade de Apicum-Açu. O primeiro foi um latrocínio ocorrido ainda durante a manhã de hoje. A vítima foi um mototaxista, que não teve o nome revelado. Ele foi assaltado, teve a moto roubada e foi morto a facadas por bandidos.
Com informações de testemunhas sobre o caso, a polícia chegou ao autor do crime e o prendeu. O latrocida foi então encaminhado para a delegacia de Polícia Civil de Apicum-Açu mas ao chegar no DP foi praticamente arrancado de dentro da viatura da Polícia Militar por populares revoltados com o latrocínio.
Os PM’s não conseguiram conter a fúria de dezenas de pessoas que aguardavam a chegada do latrocida e não puderam evitar o pior. Ele foi linchado até a morte e a população acabou fazendo justiça com as próprias mãos.

Novo Hospital do Servidor de 120 leitos fortalece a valorização do funcionalismo público

Hospital do Servidor está com obras avançadas. Foto: Divulgação
Hospital do Servidor está com obras avançadas. Foto: Divulgação
Na semana em que se comemora o Dia do Servidor Público os servidores do Estado têm muito a celebrar. Uma das ações do Governo do Maranhão mais festejadas pelo funcionalismo estadual é o investimento no setor da saúde, o que demonstra que a gestão não tem medido esforços para garantir mais qualidade de vida a todos que trabalham para transformar a realidade do Estado. Prova disso, é a construção do novo Hospital do Servidor, fruto de uma parceria entre as secretarias de Estado da Gestão e Previdência (Segep), da Saúde (SES) e da Infraestrutura (Sinfra).

Governo do Maranhão em missão no Panamá

Comitiva formada pelo vice-governador e representantes da EMAP e da Fiema apresentou as vantagens competitivas do Porto do Itaqui para o mercado internacional
Representantes do Maranhão estiveram no Panamá apresentando as vantagens competitivas do Porto do Itaqui. Foto: Divulgação
Representantes do Maranhão estiveram no Panamá apresentando as vantagens competitivas do Porto do Itaqui. Foto: Divulgação
Apresentar as vantagens competitivas do Porto do Itaqui para fomentar a operação com contêineres e buscar parcerias no mercado internacional foi a principal pauta da missão maranhense que visitou a cidade do Panamá na última semana. O grupo, formado pelo vice-governador, Carlos Brandão, pelo presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária, Ted Lago, e pelo vice-presidente da Federação das Indústrias do Maranhão, José de Ribamar Barbosa Bello, visitou três terminais portuários e participou da Expologística, o maior evento de logística da região, onde foi montado um estande do Porto do Itaqui.
Como resultado da missão o Governo Maranhense propôs uma agenda de trabalho conjunta com a Embaixada do Brasil no Panamá e as autoridades portuárias dos terminais visitados. “A intenção é posicionar o Itaqui como porto que reúne as características para atuar como hub logístico no Brasil e conhecer melhor a movimentação no Canal do Panamá, bem como as dos terminais portuários que lá operam”, afirma o vice-governador, Carlos Brandão.
Logo após a abertura da Expologística, o estande do Itaqui recebeu a visita do ministro da presidência daquele país, Álvaro Alemán, e da representante do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), Susana Pinilla, entre outras autoridades. A comitiva do Maranhão contou ainda com o diretor de Operações, José Magalhães, e o assessor da presidência, Artur Thiago Costa, ambos da EMAP; além do assessor especial do vice-governador, Nilo Sérgio Pereira.
Três pontos estratégicos
A programação da visita foi organizada com apoio do secretário da Embaixada do Brasil no Panamá, Patrick Bestteti Mallmann, e baseada em três pontos a respeito das vantagens competitivas do Porto do Itaqui. O primeiro diz respeito à localização geográfica do porto – que é o último porto profundo da região de quem segue em direção ao Canal do Panamá e o primeiro de quem vem de lá. Atualmente, entre as embarcações que cruzam o Canal, 90% delas transportam contêineres.
Após a conclusão recente de expansão, o Canal do Panamá, que antes só permitia a passagem de navios com capacidade de, no máximo, 6 mil contêineres, agora pode ser cruzado por navios com capacidade para até 14 mil contêineres de 20 pés. Esses navios, os chamados New Panamax, precisam de 15 metros de calado para operar plenamente. E é aqui que entra o segundo ponto que o Itaqui oferece de vantagem: a profundidade dos berços, que varia de 12 a 19 metros, naturalmente apto a receber embarcações desse porte. Para se ter uma ideia, o maior porto da América Latina em movimentação de contêineres – com 3,6 milhões de TEUS movimentados em 2015- é o de Santos, com calado de 13 a 14 metros.
E o terceiro ponto é a área de influência do Itaqui, que cobre toda a região centro norte do país, reconhecida área produtora de proteína e servida por modal rodoviário e ferroviário. “Apresentamos as vantagens competitivas do nosso porto, seu potencial para operação de contêineres e as melhorias de infraestrutura que estamos implementando para ampliar a capacidade da movimentação desse tipo de carga. E para isso teremos nesta quinta-feira, 27, a abertura da sessão de licitação para as obras dos pátios H e G, que serão preparados para armazenagem de contêineres, inclusive com infraestrutura (tomadas) para receber conteiners reefers (refrigerados)”, afirma o presidente da EMAP, Ted Lago.
Agenda
Acompanhada pelo engenheiro Tomas Douglas, da Autoridade Marítima do Panamá, a comitiva visitou, na quarta-feira, 24, os portos PSA – Panamá Internacional Terminal e o Porto de Balboa, ambos localizados no Oceano Pacífico, e o Observatório de Miraflores, comporta do Canal do Panamá de onde se pode observar a passagem de navios através de sua movimentação.
Esses dois terminais ocupam a segunda posição entre os maiores portos da América Latina. Funcionam como entrepostos, já que somente 10% dos contêineres movimentados por eles saem ou ficam no Panamá. O porto do Itaqui, que já funciona como um entreposto nas operações de carga/descarga de combustíveis, possui as características para se tornar também referência na da movimentação de contêineres na região. “Na mesma linha dos granéis líquidos, as operações com contêineres devem beneficiar diversas cadeias produtivas no Maranhão e estados vizinhos, principalmente a da proteína”, diz Lago.
Na sexta, 21, o grupo visitou o Manzanillo International Terminal (MIT), localizado na costa atlântica do Panamá, próximo à entrada do Canal. Trata-se de uma empresa de capital privado americano e panamenho que de destaca como maior operador de terminais marítimos, estivadores e ferrovias dos Estados Unidos. Como última agenda oficial a comitiva maranhense conheceu o Marine Traffic Control, a torre de controle do Canal do Panamá.

Após notificação do Procon, preços de combustíveis caem no Maranhão

Fiscalizações foram feitas pelo Instituto nesta segunda-feira (24). Foto: Divulgação
Fiscalizações foram feitas pelo Instituto nesta segunda-feira (24). Foto: Divulgação
Após notificar todas as distribuidoras de combustível do Maranhão sobre a nova política de preços da Petrobrás, o Procon/MA registrou redução de até R$ 0,10 nos preços da gasolina e do Diesel nesta segunda-feira (24). Todas as 16 distribuidoras do Estado estão sendo fiscalizadas sobre o cumprimento do reajuste.
De acordo com a nova política adotada pela Petrobrás, o preço passa a ser estabelecido de forma paritária com o mercado internacional e de modo a remunerar os riscos das operações. Com base nisso, as distribuidoras de combustíveis de todo o país passam a receber diesel e gasolina mais baratos. O preço do diesel caiu 2,7%, enquanto a gasolina caiu 3,2%.
De acordo com o ato COTEPE Nº 20 de 21/10/2016, o Maranhão está com o 6º menor valor do preço médio ponderado da gasolina ao consumidor final (R$ 3,614). Já dentro do Estado, São Luís tem o 2º menor valor entre os municípios, conforme pesquisa da Agência Nacional de Petróleo e Gás (ANP). Na pesquisa realizada semanalmente pelo Procon/MA, onde são divulgados os 5 postos com menor preço, também notou-se redução nos valores dos combustíveis. Na semana de 04 a 10/10, o menor valor constatado foi de R$ 3,300, já para a semana de 25 a 31/10, o menor valor caiu para de R$ 3,269.
Segundo o presidente do Procon/MA, Duarte Júnior, o Instituto vai acompanhar a cadeia de distribuição do Maranhão para garantir que o impacto da redução chegue efetivamente ao consumidor. “Os resultados dessas ações são bem positivos aos consumidores maranhenses. Hoje, conseguimos inibir a prática de cartel e ainda garantimos que o Maranhão tenha um dos combustíveis baratos do país”, afirmou o presidente.
 Em São Luís, foram notificadas as distribuidoras Alesat, Dislub, Ipiranga, Petrobrás, Raizen, Sabba, Setta, SP Indústria, Tabocão, Temape e Total. Em Açailândia, foram notificadas também a Alesat, Ipiranga, Petrobrás e Sabba. Já em Caxias, a distribuidora Green foi notificada.
A fiscalização do Procon/MA continuará investigando a cadeia de distribuição de combustíveis no Estado. Caso seja constatada cobrança de vantagem manifestadamente excessiva, os fornecedores poderão ser obrigados a devolver o valor pago monetariamente corrigido, com acréscimo por perdas ou danos, além de sofrer multa e as sanções criminais cabíveis.
2015
No início de 2015, o Procon/MA notificou o Sindicato dos Revendedores de Combustível do Estado do Maranhão (Sindicomb-Ma) devido ao aumento abusivo no preço de combustíveis em postos de gasolina com prazo de 48 horas para regularizar a situação. Após o vencimento do prazo, iniciou–se uma intensa fiscalização para identificar os postos que não cumpriram a determinação. Com isso, a Rede Estadual de Defesa do Consumidor (RedCon) ingressou com ação civil pública contra 244 postos de combustíveis da capital maranhense. A ação foi protocolada na Vara de Interesses Difusos e Coletivos da capital, que determinou a adequação dos preços da gasolina e do diesel, restabelecimento no preço do etanol e multa diária no valor de R$ 20 mil, no caso de descumprimento.
O resultado de uma série de ações da RedCon para autuar os estabelecimentos que praticavam preços abusivos, foi a redução dos preços cobrados pelo litro de etanol, diesel, reduziu aproximadamente R$ 0,17, e gasolina, diminuiu cerca de R$ 0,50, nos postos de combustível da região metropolitana de São Luís.
“Consumidor, caso seja constatado aumento abusivo, agiremos com o mesmo rigor que costumamos demonstrar. Destaco, ainda, que o consumidor é o maior, melhor e principal fiscal das relações de consumo. Então, ao verificar qualquer suspeita de abusividade, denuncie ao Procon Maranhão”, destacou o presidente do Procon/MA, Duarte Júnior.

Gastos com pessoal: TCE-MA emite alerta a 62 prefeitos; saiba quais

  O Tribunal de Contas do Estado (TCE), por meio de sua Secretaria de Fiscalização (Sefis), emitiu alerta relativo ao limite de gastos com p...