segunda-feira, 4 de julho de 2016

Operação ‘Praia com Segurança’, do CBMMA leva ações de conscientização a banhistas

Foto 6_Gilson Teixeira_03-07-2016-Praia com Segurança (6)
Foto: Gilson Teixeira/Secap
Prevenir, orientar e ampliar o serviço de atendimento a situações de afogamento e demais ocorrências no mar. Este é o objetivo da operação ‘Praia com Segurança’, realizada pelo Batalhão de Bombeiros Marítimos, que teve início neste domingo, 3, no posto da Avenida Litorânea, Praia de São Marcos. No evento de abertura foram realizadas diversas ações educativas para o público que esteve na praia na ocasião.
O público reuniu para observar uma operação demonstrativa de salvamento realizada na ocasião. Equipe técnica-operacional simulou um resgate e durante a ação, o público pode acompanhar as etapas de um salvamento e também se orientar para evitar ocorrências deste tipo. Houve ainda homenagem póstuma ao soldado Arthur Dourado, 25 anos –  que servia na unidade.
O grupamento de Bombeiros estará usando quadriciclos e a pé fazendo rondas, patrulhamento e atividades preventivas. Foto: Gilson Teixeira/Secap
O grupamento de Bombeiros estará usando quadriciclos e a pé fazendo rondas, patrulhamento e atividades preventivas. Foto: Gilson Teixeira/Secap
As ações da operação já são executadas regularmente dentro do cronograma de trabalho dos Bombeiros Marítimo e vão ganhar reforço neste período de férias. “Esse trabalho é parte de um conjunto de medidas que vem sendo realizadas pelas nossas equipes e segue determinação do governador Flávio Dino, para atuarmos na garantia da integridade física do cidadão”, disse o  comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Célio Roberto de Araújo.
A operação Praia com Segurança se estende a todas as praias da Região Metropolitana de São Luís e em São José de Ribamar nas praias do Araçagy, Panaquatira e de Banho. O grupamento de Bombeiros estará usando quadriciclos e a pé fazendo rondas, patrulhamento e atividades preventivas e de conscientização aos banhistas. A ideia é orientar sobre os riscos de nadar sem proteção, quando crianças e sem atenção, no caso dos adultos.
Eryck Pinheiro aprovou a ação educativa do Corpode Bombeiros. Foto: Gilson Teixeira/Secap
Eryck Pinheiro aprovou a ação educativa do Corpode Bombeiros. Foto: Gilson Teixeira/Secap
Quem esteve na orla recebeu informativos com dicas de segurança contra acidentes no mar. Para o serviços gerais Eryck Natam Pinheiro, 21 anos, o trabalho é importante para evitar situações graves. “Acho muito bom que possa ter esse acompanhamento, porque mesmo quem sabe nadar pode ser vítima e a natureza é imprevisível. As pessoas também devem colaborar com o trabalho tendo atenção com crianças e não se arriscar nas águas”, disse o jovem.
Homenagem
Na ocasião do evento, familiares e amigos do soldado Arthur Donato prestaram suas homenagens ao jovem bombeiro marítimo. Para a mãe, Maria José Dourado, 49 anos, o filho deixou um grande legado profissional e uma lição de vida. “Ele me ensinou a ser uma pessoa melhor com o jeito bom dele de agir. Meu filho me transformou e me mostrou que todos podemos ser adultos, mas ter o coração puro de criança”.
Ela lembra que o filho se encantou com o surf e daí decidiu-se pela profissão de bombeiro marítimo. Para os colegas, era um jovem dedicado ao trabalho. Em seu breve histórico já contabilizava medalhas, condecorações e reconhecimentos pelas vidas que havia salvo em três anos de trabalho no Batalhão.
Ação intensificada
O coronel Célio Roberto reitera que as equipes de guarda-vidas vão redobrar a atenção neste período, em que há um número maior de pessoas nas praias.  “Queremos garantir a segurança de quem escolher a orla marítima como alternativa de diversão nestas férias. É um período em que o fluxo cresce bastante e que destacamos uma equipe maior e com um trabalho mais intensivo para evitar ocorrências”, ressaltou o comandante.
O grupamento de Bombeiros estará usando quadriciclos e a pé fazendo rondas, patrulhamento e atividades preventivas. Foto: Gilson Teixeira/Secap
O grupamento de Bombeiros reforçou o patrulhamento e atividades preventivas neste período de férias. Foto: Gilson Teixeira/Secap
Ocorrências referentes a caravelas (queimaduras), crianças perdidas, perigos das chuvas, consumo de álcool, sinalização da orla serão alvo da ação preventiva. Proprietários de bares e restaurantes também serão alvo da ação e vão receber esclarecimentos sobre cuidados que os banhistas devem seguir, para que somem na orientação à clientela.
Em caso de acidentes, pode-se pedir ajuda no posto do Corpo de Bombeiro Marítimo mais próximo e ainda acionar com canais telefônicos: 193 (Corpo de Bombeiros), 190 (Ciops) e 192 (Samu). A operação Praia com Segurança será realizada durante todo este mês de julho.

Nenhum comentário:

Chuvas já desabrigaram mais de 940 famílias no MA; desalojadas ultrapassam 2.600

Os temporais das últimas semanas já deixaram mais de 940 famílias desabrigadas no interior do Maranhão, além de 2.663 desalojadas – segundo ...