sexta-feira, 8 de julho de 2016

Campanha de doação de sangue abastece hemocentro da região de Caxias

Caravana incentivou a doação de sangue de maranhenses que moram em cidades atendidas pelo Hospital Regional de Caxias. Foto: Divulgação
Caravana incentivou a doação de sangue de maranhenses que moram em cidades atendidas pelo Hospital Regional de Caxias. Foto: Divulgação
Caravanas de 12 cidades atendidas pelo Hospital Regional de Caxias compareceram, na quarta-feira (6), na unidade hospitalar para uma campanha de doação de sangue para abastecer o Centro de Hemoterapia e Hematologia do Maranhão (Hemomar) em Caxias. A campanha promovida pelo Hospital Regional de Caxias conseguiu a doação de 101 bolsas de sangue.
De acordo com Jefferson Coutinho, diretor administrativo do hospital, a ação surgiu da necessidade de incentivar a população dos municípios vizinhos a tornarem-se doadores regulares. “Aqui em Caxias já temos um bom número de doadores regulares, mas para a demanda do hospital, que é altíssima, porque atende toda a região, não era suficiente. Então resolvemos mobilizar a população de 12 municípios da regional junto com as secretarias de saúde dessas cidades para formarem caravanas e trazer doadores para abastecer o hemocentro”, explicou.
A supervisora de leitos do Hospital Regional de Caxias, Cláudia Coutinho, informou que devido ao sucesso da ação, uma segunda campanha já está pré-agendada para o mês de outubro. Ela também explicou que as bolsas coletadas para o Hemomar em Caxias servirão para as cirurgias eletivas, que são as de maior demanda realizadas no Hospital Regional de Caxias.
Para Mirelle Sousa, que chegou junto com a caravana da cidade de Buriti, a doação de sangue traz satisfação. “Para mim, a maior importância é o fato de saber que o sangue que a gente está doando vai beneficiar e até salvar vidas”, disse. Já Geovane Pimentel, do município de São Benedito do Maranhão, aproveitou a ação para retribuir a ajuda que recebeu em um momento de necessidade. “Há uns seis meses, minha esposa precisou de sangue e pudemos contar com um doador. Agora eu estou aqui para retribuir, porque eu sei que alguém pode precisar. É um ato de amor e caridade com o próximo”, contou.
O diretor da Hemomar de Caxias, Marcos Lobão, afirmou que parcerias como está contribuem para a conscientização sobre a doação de sangue. “Parcerias como essas são importantíssimas, porque visam conscientizar as pessoas, principalmente dos municípios próximos de Caxias que são todos atendidos pelo hospital e pelo Hemomar. Então, promover campanhas que chamem mais pessoas, principalmente de fora de Caxias, é essencial, já que a nossa demanda é crescente”, explicou.

Nenhum comentário:

Secretários deixam cargos para disputar eleições municipais de Pinheiro

  O Prefeito Luciano Genésio, anunciou a troca de alguns secretários municipais, que deixarão seus cargos para disputar as eleições municipa...