segunda-feira, 13 de junho de 2016

Governo inicia campanha junina de incentivo à doação de sangue nesta segunda-feira (13)


O Governo do Maranhão, por meio do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (SES), inicia, nesta segunda-feira (13), às 9h, a campanha junina de incentivo à doação de sangue, na sede do Hemocentro, na Jordoa. Com o tema ‘Arraste o pé e estique o braço. Neste São João, doe sangue!’, a ação contará com atividades educativas, palestras sobre doação de sangue e coletas externas. A programação prossegue até o dia 28 de junho.
A campanha de doação de sangue é realizada durante a temporada junina por ser um período previsível de redução de estoque. A programação especial visa estimular o aumento das doações. No dia 14 de junho é comemorado o Dia Mundial do Doador Voluntário de Sangue, ocasião em que se destaca o valor deste ato de altruísmo e solidariedade, que salva vidas.
Coletas externas
Durante o período de campanha, serão realizadas ações educativas e coletas externas em várias instituições. A equipe de coleta de sangue do Hemomar estará, nesta quarta-feira (15), das 9h às 17h, na Igreja Assembleia de Deus, na Vila Cascavel. Na quinta-feira (16), entre 9h e 17h, os doadores serão aguardados na sede do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA), no Calhau. No sábado (18), a coleta ocorrerá na sede da Igreja Adventista, no Maiobão. Nos dias 22 e 23, a campanha será realizada na cidade maranhense de Anajatuba, das 9h às 17h, na Igreja Adventista, no Centro.
Em São Luís, as doações de sangue também podem ser feitas no Hemomar, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h e aos sábados, das 7h30 às 12h.
Além de estarem saudáveis, os doadores precisam ter entre 16 e 69 anos – sendo que os doadores de 16 e 17 anos podem doar mediante consentimento formal do responsável legal –, ter peso acima de 50 kg, apresentar documento com foto, expedido por órgão oficial.
PROGRAMAÇÃO
Ações educativas sobre doação de sangue
14/6 – 8h às 12h – Defensoria Pública/CSU – Cohab.
15/6 – 8h às 12h – Centro Elétrico – Cohama.
16/6 – 8h às 12h – Sede da Polícia Federal – Cohama.
21/6 – 8h às 12h – Instituto Federal do Maranhão (Ifma) – Monte Castelo.
23/6 – 14h às 18h – Agência Nacional de Transportes Terrestres – Vinhais.
28/6 – 14h às 18h – Ministério do Trabalho e Emprego – Dalplaza Center – Cohab/Anil.
Palestra sobre doação de sangue
16/6 – 17h – Distribuidora Rofe/Distrito Industrial.

Nenhum comentário:

Secretários deixam cargos para disputar eleições municipais de Pinheiro

  O Prefeito Luciano Genésio, anunciou a troca de alguns secretários municipais, que deixarão seus cargos para disputar as eleições municipa...