Presos na madrugada desta sexta-feira (20) os suspeitos pelos ataques a ônibus ocorridos na noite de quinta-feira (19), na Região Metropolitana de São Luís. Do total de suspeitos, quatro são homens, duas mulheres e um adolescente. Dois deles participaram dos ataques em 2014, que resultaram na morte de uma criança de seis anos, segundo a polícia. Os nomes, no entanto, ainda não foram divulgados pela polícia. As duas mulheres foram identificadas como Maria Alciene Azevedo, 19 anos e Benta Azevedo Souza, 26 anos. Um Celta prata (placa HPU 0686) foi apreendido com os  suspeitos.
bandidosfinal-640x364
Os ataques a ônibus tiveram início às 19h30 na Vila Roseana Sarney, no município de Paço do Lumiar (MA), e nos bairros da Cidade Operária e Liberdade, em São Luís. Com os incêndios provocados pelos bandidos, o Sindicato dos Rodoviários do Maranhão (Sttrema) recolheu todos os ônibus para evitar novos ataques. Nas ruas, equipes especiais e serviços de Inteligência das Polícias Militar e Civil do Maranhão reforçaram o policiamento, trabalho que resultou na prisão dos suspeitos.
A cobradora Rosângela Gonçalves, que também faz parte do Sindicato dos Rodoviários, falou à Rádio Mirante AM na manhã desta sexta-feira sobre o drama que viveu no ônibus 36090, que fazia a linha da Liberdade. “Chegaram todos armados de revolver, pedindo para todos saírem dos ônibus e já foram botando fogo. Eram uns 10. Eles chegaram com tranquilidade, só pedindo ‘desce, desce, desce’”, conta a cobradora, que pouco dormiu após o trauma vivido. Apesar do susto, ela diz que pretende continuar trabalhando como cobradora no sistema de transporte público.
Segundo informou o coronel Marques Neto, comandante do Batalhão Tiradentes, as prisões dos suspeitos foram efetuadas por volta de 1h40, na região da Forquilha. Com eles, a Polícia Militar encontrou pelo menos um galão para combustível. Todos foram encaminhados ao Plantão Central do bairro do Cohatrac.
77d54bf4-e9fc-4e6b-b8a3-196bc290d91b
‘Força do Estado’
Em entrevista ao ‘Bom Dia Mirante’ desta quinta-feira, o secretário de Segurança Pública Jefferson Portela garantiu que todo o efetivo foi acionado para garantir a segurança da população e que os esforços são para identificar os mandantes dos ataques. As ordens, que de acordo com Portela, partiram do Complexo Penitenciário de Pedrinhas.
No ponto final do bairro da Liberdade, a SSP-MA inicia uma grande ação de reforço à segurança pública e investigação sobrre os ataques. “Todo o sistema policial está mobilizado, Polícia Militar e Civil. Passamos a madrugada e vamos atravessar a manhã. (…) A força do Estado vai prevalecer”, disse o secretário.
As investigações serão comandadas pelo Departamento de Combate ao Crime Organizado da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), segundo informou Portela.
Cúpula da Segurança Pública se reuniu na madrugada (Foto: Reprodução/Twitter/Flávio Dino)Cúpula da Segurança Pública se reuniu na madrugada (Foto: Reprodução/Twitter/Flávio Dino)
Garantia de paz
Na madrugada, a cúpula da Segurança Pública se reuniu com o governador do Maranhão, Flávio Dino, que determinou ‘as medidas necessárias e cabíveis para garantia da paz’, segundo o que escreveu em suas redes sociais.
Por meio de nota, a Secretaria de Estado da Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) afirmou que as ações podem ser reação à retomada da ‘autoridade sobre o sistema penitenciário’; que os executores ‘sofrerão as penas previstas em lei’ e condenou ‘a disseminação de pânico por mensagens falsas via WhatsApp’.

(G1)