Mais uma
operação de embarque de carga de bois vivos, exclusivamente de rebanhos
maranhenses, foi iniciada pelo Porto do Itaqui no domingo (8). Até quinta-feira
(12), serão embarcados 7.700 cabeças de gado no navio MV Nabolsi com destino ao Líbano. A iniciativa consolida o esforço
do Governo do Estado em abrir o Porto do Itaqui para o produtor maranhense,
dinamizando a economia local e estimulando os pecuaristas do estado.
A Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) realiza a
operação pelo berço 100, observando o disposto na Portaria nº 268/2015, que
regulamenta as normas de atracação no Porto do Itaqui. Essa é a sexta
operação de embarque de carga viva pelo Itaqui, consolidando uma série de
procedimentos operacionais a partir de rígidas regras sanitárias, de segurança
e controle ambiental.
“Em parceria com os órgãos de fiscalização e controle ligados a área,
estabelecemos rotinas operacionais extremamente detalhadas, de modo que todas
as partes envolvidas estejam protegidas e tenham seus objetivos atendidos”,
afirmou o diretor de operações da Emap, José Antônio Magalhães.
A carga é de responsabilidade da Agroexport Trading e Agronegócio,
empresa exportadora, que nomeou a Pedreiras Transporte como operadora
portuária. Foi estimada a contratação de 40 a 50 caminhões para o transporte
do gado vivo entre o Estabelecimento de Pré-Embarque (EPE) – uma fazenda
localizada em Matões do Norte (MA) – e o Porto do Itaqui. A fazenda
foi vistoriada e sua estrutura foi aprovada pelo Serviço de Inspeção e
Saúde Animal SISA/SFA/MA do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento
para realização dos embarques de gado vivo pelo Porto do Itaqui.
O embarque de gado maranhense é mais um importante passo nas ações do Governo do Estado para consolidar a cadeia produtiva de carne e couro, esforço encampado pelas Secretarias de Estado de Indústria e Comércio (Seinc) e Agricultura e Pesca (Sagrima). Também está prevista a adequação de pátio, possibilitando, além da exportação de gado vivo, a exportação de carne processada e acondicionadas em contêineres frigoríficos
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