quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Viva Cidadão realizará atendimento no Programa “Todos Por São Luís”

 
A comunidade dos bairros Rio Anil, Bequimão, Vila Palmeira e Vila Padre Xavier será beneficiada com a prestação de serviços do Viva Cidadão, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), durante a ação do Programa “Todos Por São Luís”, que acontecerá, neste sábado (30). A Unidade de Atendimento Móvel do Viva Cidadão ficará instalada na Associação dos Moradores do Bairro Rio Anil, localizada na Rua 15, Nº 23, bairro Rio Anil.
 
“Por meio da parceria com a Prefeitura de São Luís teremos mais esta oportunidade de ampliar o acesso da população aos serviços públicos de estado e dessa forma garantir inclusão e desenvolvimento social.”, ressaltou Mari-Silva Maia, diretora geral do Viva Cidadão.
 
Ao longo do dia, o Viva Cidadão oferecerá serviços de emissão de documentação básica, como Carteira de Identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e, ainda, serviços do Balcão do Cidadão, que incluem emissão de boletim de ocorrência, consultas (NIT, PIS/PASEP, bolsa família), inscrições em concursos e outros serviços online.
 
Para solicitar o RG é necessário apresentar a original da certidão de nascimento ou certidão de casamento. Para esta ação, o Viva Cidadão conseguiu a isenção da taxa de R$ 29,50 para 2ª via, portanto, primeiras e segundas vias serão gratuitas. “Solicitamos ao Instituto de Identificação do Maranhão a gratuidade na segunda via e a resposta foi positiva. É uma forma de garantirmos o acesso à documentação de quem não pode neste momento fazer o pagamento da taxa”, explicou Lucilene Menezes, coordenadora das Unidades de Atendimento Móveis do Viva Cidadão.
 
No caso do CPF, o solicitante deve apresentar certidão de nascimento ou de casamento. A inscrição é gratuita, bem como a segunda via. Vale lembrar que para menores de idade, é indispensável o acompanhamento dos pais ou responsáveis. E para maiores de 18 anos é exigida a apresentação de título de eleitor ou comprovante de votação.
 
Após a participação no Programa “Todos Por São Luís”, o atendimento do Viva Cidadão permanecerá no bairro Rio Anil até o dia 19 de fevereiro, com atendimento de 8h às 17h, com intervalo apenas durante o carnaval.
 
Programação
 
Além dos serviços do Viva Cidadão, o Programa “Todos Por São Luís” oferecerá diversos serviços e atividades para a população, a partir das 8h. Haverá atividades culturais como apresentação da Banda da Guarda Municipal, grupos de capoeira, teatro de fantoches, aulão de zumba e ginástica funcional. As atividades culturais serão realizadas na Rua 15, onde será instalado o palco principal.
 
Os moradores da região estão ansiosos pela ação conforme afirmou Joana Santos, moradora do Bequimão. “Vai ser um programa para toda a família, uma oportunidade para quem precisa atualizar a documentação, fazer uma consulta médica ou vacinar seu animal de estimação. O melhor é que é tudo pertinho de casa”, disse ela.
 
Entre os serviços mais esperados estão os atendimentos de saúde com consultas médicas, exames de mamografia, glicemia em jejum, teste rápido de HIV, vacinação, aferição de pressão, laboratório de dengue, distribuição de preservativos e orientações, que serão realizados na Associação de Moradores do Rio Anil.
 
O “Todos por São Luís” é um programa de ações de natureza social, cultural e de cidadania. O programa é desenvolvido pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom).

Nenhum comentário:

Secretários deixam cargos para disputar eleições municipais de Pinheiro

  O Prefeito Luciano Genésio, anunciou a troca de alguns secretários municipais, que deixarão seus cargos para disputar as eleições municipa...