terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Governo do estado oferece cinco cursos gratuitos com certificado


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), oferece cinco cursos gratuitos na modalidade à distância.
As vagas são ilimitadas e os interessados devem se matricular no site da Secti (www.secti.ma..gov.br), na Plataforma Negro Cosme. Os cursos oferecidos são de Informática, Leitura e Interpretação de Textos, Introdução à Pesquisa, Inglês e Matemática. A intenção do Governo do Estado é de ampliar o número de cursos este ano.
De acordo com o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Bira do Pindaré, a oferta de vagas para os cursos vem para consolidar a proposta do governador Flávio Dino de levar a população maranhense conhecimentos nas mais variadas áreas de atuação.
Os primeiros cursos disponibilizados na plataforma online da Secti são estratégicos e essenciais para que o estudante se destaque no mundo do trabalho. Nos dias atuais, aspectos como falar outro idioma, interpretar e ler textos, saber pesquisar e lidar com números; além de ter noção em informática, são importantes e abrem portas.
Os cursos
As aulas possuem carga horária de 60h e não têm prazo de inscrição. Todo o processo é online e ao final do curso o estudante receberá certificado de conclusão.
Nas aulas do curso de ‘Introdução à Pesquisa para o Ensino Médio’, os alunos terão acesso a leituras literárias e científicas; às técnicas de normatização, a estruturação e publicação de textos científicos; às formas de apresentação de trabalhos; além de outros mecanismos de adaptação da informação.
No curso de Matemática os conteúdos são subdivididos em operações e conjuntos numéricos, operações matemáticas, funções do 1º e 2º grau, análise e interpretação de dados, princípios da contagem, geometria, noções de probabilidade e educação financeira.
Na disciplina de Informática, os inscritos aprendem os fundamentos da informática, a arquitetura de computadores, os sistemas operacionais, fundamentos de redes de computadores e segurança da informação.
Com sete unidades que vão auxiliar na compreensão das estruturas básicas da língua inglesa, o curso de Inglês Básico, apresenta aos estudantes mecanismos de compreensão da fala, escrita e entendimento do idioma. Para isso são realizados Quize avaliações ao longo das videoaulas.
Os estudantes inscritos no curso de Leitura e Interpretação de Textos vão conhecer a semântica de nomes e verbos, coerência e coesão textual, alterações de funções sintáticas, figuras e funções de linguagem, leitura de enunciados em questões de interpretações e expressões idiomáticas.

Nenhum comentário:

Chuvas já desabrigaram mais de 940 famílias no MA; desalojadas ultrapassam 2.600

Os temporais das últimas semanas já deixaram mais de 940 famílias desabrigadas no interior do Maranhão, além de 2.663 desalojadas – segundo ...