quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Governador Flávio Dino lança programas para fortalecimento do Esporte no Maranhão


“Acho muito importante esse apoio do governador Flávio Dino. A gente precisa de estímulo, de incentivo. Quem pratica algum esporte sabe o quanto o apoio é importante”, disse o jovem Dailson Sérgio, de 17 anos. Ele compete como damista desde 2001, pela Associação de Pais e Alunos dos Excepcionais (APAE-MA) e já conquistou o vice-campeonato no esporte. Dailson está entre os maranhenses que serão atendidos com o pacote de ações na área do esporte e lazer lançado pelo governador Flávio Dino. A solenidade, realizada na manhã desta quarta-feira (20), no Palácio Henrique de La Roque, teve presença de atletas de várias modalidades esportivas, secretários de Estado e demais autoridades.


“Este é um momento ímpar para a política pública do Esporte no Maranhão. É a oportunidade para somar com nosso futebol, estimular o esporte comunitário, aproximar atletas e comunidades, além de promover valores, talentos e a cultura da paz”, enfatizou o governador. As ações anunciadas por Flávio Dino têm apoio do Governo Federal.

Foram lançados três projetos no setor tendo como foco o apoio às práticas esportivas, o estímulo a novos talentos e a estruturação dos espaços de esporte e lazer. O ‘Mais Lazer para Todos’ será implantado em 38 municípios desenvolvendo atividades físicas, de recreação e jogos de diversas modalidades como basquete, futebol, vôlei.

A ‘Caravana Mais Esporte e Lazer’ vai oportunizar a prática esportiva à comunidade em geral, contemplando crianças, jovens, adultos e idosos. Serão 25 cidade atendidas e inclui, ainda, ação de lazer com a montagem de cinema em praças e espaços públicos. O ‘Mais Esporte e Lazer para Todos’ tem como meta estruturar as áreas destas práticas em 23 municípios que serão contemplados. Para execução dos projetos, o governo vai investir mais de R$ 100 milhões, até 2018.


“Estas ações serão ampliadas para escolas, esporte comunitário e profissional com reestruturação dos espaços e apoio financeiro”, reiterou Flávio Dino.

A execução desse plano de ações para o esporte vem preencher a carência deste setor e oportunizar o acesso a todos os segmentos sociais, principalmente, ao menos favorecidos. É o que avalia o secretário de Estado de Esporte e Lazer (Sedel), Márcio Jardim. “Investir no esporte é possibilitar a inclusão social afastando jovens das situações de risco e promovendo saúde”, disse.

O prefeito de Tuntum, Cleomar Tema, que representou os municípios beneficiados com as ações, destacou o incentivo que as cidades ganharão. “O programa contempla atividades de lazer, esporte, e, ainda, de reestruturação dos espaços para prática das atividades. Uma ação completa e de extrema relevância para os municípios”. Ainda entre os presentes ao evento, estavam o secretário de Estado da Comunicação, Robson Paz; o vice-presidente de Operações da Cemar, empresa parceira do programa, Márcio Almeida; e o secretário municipal de Esporte e Lazer, Júlio França.

Atletas parabenizaram o programa do Governo do Estado. Para Bruno Lobo, atleta do Kite Surf, o esporte é uma forma de melhorar todo um contexto social. “É dar perspectiva à criança, ao jovem e ao idoso praticante de alguma modalidade, além de possibilitar mais saúde e qualidade de vida. Também estimular o esporte amador e profissional”, disse. O atleta tem conquistas em campeonatos maranhense (campeão), Brasileiro (vice-campeão) e o mais recente, o Norte Americano, realizado no México, como campeão na categoria slalom.

Para o ícone do basquete maranhense, Iziane Castro, a ação é fundamental para o estímulo da diversidade esportiva no estado e descobrimento de talentos. “O governador Flávio Dino está de parabéns por esta iniciativa. Investir no esporte é somar positivamente para a saúde, educação e segurança. Nosso estado tem muitas potencialidades que podem ser alcançadas com este amplo programa”, ressaltou. No encerramento da solenidade, o governador Flávio Dino recebeu homenagens de esportistas de diversas modalidades.   

Campeonato de Futebol

Também no evento, o governador Flávio Dino anunciou o apoio ao Campeonato Maranhense de Futebol 2016, por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, inaugurando a parceria Governo-Federação Maranhense de Futebol (FMF). “Esse apoio do governo é fundamental para a recuperação do futebol maranhense e presto reconhecimento público ao governador Flávio Dino, em nome de todos os atletas do nosso estado”, pontuou o presidente da FMF, Antônio Américo Lobato Gonçalves.

O deputado estadual, representando a Assembleia Legislativa e presidente do Sampaio Correa, Sérgio Frota, enfatizou que a mudança que o Maranhão sonhou no esporte e demais setores, chegou. “Parabenizo esses projetos e tenho imensa satisfação por ver nosso esporte recebendo incentivos e sendo alvo das políticas públicas”, reiterou.

O jogador do Sampaio, Taianan Linhares, pontuou que o maior benefício é a inserção das crianças no esporte. “São o futuro e esse é fundamental”. O campeonato inicia neste sábado, 23.

Balanço


Durante a solenidade, o secretário Márcio Jardim, fez um breve relato do primeiro ano da gestão para o Esporte e Lazer. Jardim destacou os Jogos Escolares Maranhenses (JEMs), que no ano passado bateu recorde de participantes com presença de muitos municípios maranhenses; e o ParaJems que, em 2015, foi levado a mais cidades. Pioneirismo, também, nos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), onde todos os atletas participantes viajaram de avião e com tudo pago para representar o estado no campeonato. A gestão lançou ainda o I Jogos Maranhenses dos Povos Indígenas, promovendo a inclusão. Além disso, foi garantido o apoio a federações e ligas esportivas e às comunidades.


Nenhum comentário:

Assassino da drag queen Paula Ferraz é condenado a mais de 13 anos

Em julgamento realizado na tarde desta quarta-feira (13), no Fórum Desembargador Sarney Costa, o réu Genilson da Silva Reis foi condenado a ...